quarta-feira, 28 de agosto de 2019

ALERTA: Sesap confirma três casos de sarampo no estado do Rio Grande do Norte.

O Rio Grande do Norte tem 3 casos confirmados de sarampo de 1º de janeiro a 24 de agosto de 2019. Outros 12 casos notificados seguem em investigação no estado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Púplica (Sesap).

Ainda segundo a Sesap, neste período foram notificados 22 casos suspeitos de sarampo no RN, dos quais 7 foram descartados após investigação.

(Correção: O G1 errou ao informar que o RN tem 4 casos confirmado de sarampo. A Secretaria Estadual de Saúde Pública informou que eram 4 e depois retificou a informação. Na verdade, o RN tem 3 casos confirmados da doença. A informação foi corrigida às 7h38 de 28/08/19).

Os 3 casos confirmados são de moradores de Natal, Macaíba e Tibau do Sul. Dois destes casos são de pacientes que possivelmente contraíram a doença em São Paulo.

De acordo com a Sesap, os casos suspeitos só são efetivamente confirmados ou descartados após serem analisados todos os critérios clínicos, laboratoriais e epidemiológicos.

PLANTÃO POLICIAL: Dono de academia é assassinado a tiros na cidade de Mossoró- RN.

O dono de uma academia de ginástica foi morto a tiros no final da madrugada desta quarta-feira (28) na cidade de Mossoró, na região Oeste potiguar. Pedro Francisco de Oliveira Neto, de 32 anos, estava saindo de casa, de carro, quando foi baleado. O assassino fugiu.

Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 5h30, na Rua Júlia Borges, no bairro Aeroporto 2. O assassino estaria do lado de fora, encostado no muro, só esperando Pedro sair. Assim que o portão foi aberto e o carro deixou a garagem, os tiros foram disparados.

De acordo com o delegado de plantão, Teixeira Júnior, o crime tem características de execução, mas ainda não se sabe a motivação do assassinato.

 

 


Fernando Pedroza: Secretaria Municipal de Saúde realiza com sucesso palestra sobre ¨O Agosto Lilás¨.


Com o intuito de alertar sobre a violência contra a mulher, a Prefeitura Municipal de Fernando Pedroza, por meio da Secretaria de Municipal de Saúde, realizou uma importante palestra, na tarde desta terça-feira (27/08), sobre o Agosto Lilás.

As equipes do ESF e NASF ficaram na incumbência de organizar e apresentar a palestra Com o tema: ¨A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER¨.

A secretária municipal de saúde, Rosane Ribeiro, deu as boas vindas para os participantes e convidados, em seguida falou da importância do combate a violência contra a mulher.

O evento aconteceu no prédio da câmara municipal e teve como palestrantes a assistente social do CRAS local, Lana Cabral e da agente da policia civil Shirley ,onde na ocasião foram abordados relatos, histórias e orientações sobre o enfrentamento a violência contra a mulher dentro do mês comemorativo do agosto lilás.

Vários seguimentos da sociedade participaram do evento como: Igreja,professores, alunos, secretários e coordenadores municipais,profissionais das secretarias de saúde e da assistência social, legislativo, imprensa e populares.


“Nós fazemos ações durante todo o ano, mas essa data é um marco para mostrarmos todos os serviços que fazemos o ano inteiro. Além disso, é o momento para conscientizar ainda mais a sociedade sobre a importância da lei”, afirma Rosane Ribeiro.

Parabéns aos profissionais da saúde pedrozense  pela organização  do Agosto Lilás em nosso município...

 

 

 

 

 

 

 

 

 


BOA NOTICIA:Governadora Fátima garante pagamento dos salários de 2019 dentro do mês, inclusive o 13º.

Na reunião com o fórum dos servidores estaduais, realizada na Governadoria na tarde desta terça-feira, 27, o governo assumiu o compromisso de quitar os salários referentes ao exercício de 2019 dentro do mês trabalhado até o fim do ano. “Desde que assumimos, nosso compromisso tem sido o de pagar os salários dos servidores dentro do mês. E com muito esforço e dedicação da equipe econômica temos feito isso. Vamos garantir essa movimentação até o fim do ano, inclusive o pagamento do décimo terceiro de 2019”, ressaltou a governadora Fátima Bezerra.

Os representantes do fórum de servidores apresentaram uma pauta de reivindicações que contemplava principalmente questões relativas ao pagamento de salários e quitação das folhas atrasadas. Com relação a esta última, a governadora manteve o posicionamento já apresentado em reuniões anteriores de reunir esforços para buscar recursos extras que serão usados para a quitação desse passivo.

Durante a reunião, a equipe de auxiliares do governo apresentou o resultado das medidas em execução para recuperação fiscal e redução de gastos como as auditorias e revisões de contratos, por exemplo. “Estamos trabalhando incansavelmente para recuperar o equilíbrio das finanças do Estado e fazer o Rio Grande do Norte retomar o caminho do crescimento. São muitas frentes de trabalho, todas atuando em harmonia para alcançarmos um bom resultado”, enfatizou a governadora.

Estiveram presentes os secretários Raimundo Alves (Gabinete Civil), Virgínia Ferreira (Administração), Carlos Eduardo Xavier (Tributação), o procurador Geral do Estado, Luiz Antônio Marinho e o Controlador Geral do Estado, Pedro Lopes. A próxima reunião do governo com o fórum de servidores ficou marcada para a segunda quinzena de setembro.

 

 


MP-RN determina fiscalização e blitzen no trânsito de Fernando Pedroza e mais duas cidades da região central.


Foi publicado através da edição desta terça-feira (27) do Diário Oficial do Estado, a Recomendação nº 2019/0000363169, chancelada pelo promotor de Justiça da comarca de Angicos, na área Central do estado, bacharel Augusto Carlos Rocha de Lima, é consequência da Notícia de Fato 119.2019.000678.

A citada medida contém instruções ao comandante geral do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), coronel Silva Júnior, e ao responsável pelo 2º Núcleo de Policiamento Rodoviário Estadual (NPRE), com sede na cidade do Assú, tenente Hugo Madeiro, que realizem operações (blitzen), com frequência a ser definida de acordo com o cronograma do órgão, destinadas à fiscalização do trânsito nas cidades de Fernando Pedroza,Angicos e Afonso Bezerra.

O representante do Ministério Público do RN (MPRN) estabeleceu prazo de dez dias para que sejam prestadas informações à Promotoria da comarca acerca das providências adotadas em cumprimento à Recomendação, advertindo que “o descumprimento desta recomendação, de falta de resposta ou de resposta considerada inconsistente, ensejará a adoção das medidas cabíveis, inclusive pela via judicial”. 

 


COPA LIBERTADORES:Palmeiras toma virada do Grêmio e cai nas quartas de finais.

A caminhada do Palmeiras na Copa Libertadoresfoi encerrada na fria noite desta terça-feira. Em um Pacaembu lotado, o time dirigido por Luiz Felipe Scolari chegou a sair na frente, mas tomou a virada do Grêmio e acabou derrotado por 2 a 1, resultado que determina a eliminação nas quartas de final.
Em um primeiro tempo movimentado, o Palmeiras saiu na frente por meio de Luiz Adriano, mas o Grêmio virou rapidamente com Everton Cebolinha e Alisson. Com a vantagem de passar com um empate, o time mandante não conseguiu nem sequer assustar o goleiro Paulo Victor na etapa complementar.
Garantido nas semifinais da Copa Libertadores, o Grêmio apenas espera pelo classificado no confronto decisivo entre Internacional e Flamengo, marcado para as 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira, no Beira-Rio. No Maracanã, o time rubro-negro ganhou pelo placar de 2 a 0.

Ministro do TSE nega pedido do PSDB para cassar mandato de Zenaide Maia.

O ministro Jorge Mussi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou o pedido do PSDB para cassar o mandato da senadora potiguar Zenaide Maia (Pros). Eleita com mais de 660 mil votos em 2018, a parlamentar teve as contas reprovadas pela Justiça Eleitoral. Com base na decisão e em um parecer do Ministério Público, o PSDB conclui que houve uma série de infrações à lei na campanha da senadora.
Em decisão do último dia 15 de agosto, tornada pública nO final de semana, o magistrado argumentou que, apesar de a prestação de contas de campanha de Zenaide conter irregularidades, os recursos envolvidos foram irrisórios e, por isso, não houve comprometimento da “normalidade do processo eleitoral” de forma a ensejar uma cassação de mandato.
O pedido do PSDB julgado por Mussi era um recurso à decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) que absolveu Zenaide em junho. Por sete votos a zero, os juízes potiguares entenderam que as irregularidades apontadas pelos tucanos no processo não eram graves o suficiente para a cassação do diploma da senadora. O recurso do PSDB ao TSE foi apresentado no mês passado.
A principal infração da campanha de Zenaide teria sido, segundo o PSDB, a omissão de R$ 519 mil em despesas na prestação de contas parcial, entregue em agosto de 2018 – no meio da campanha. Os tucanos alegam que várias despesas foi realizada antes da entrega da prestação de contas parcial, mas os gastos não foram informados à Justiça Eleitoral à época, sendo contabilizados apenas posteriormente.

Número de mortos em confronto com a polícia é o maior dos últimos cinco anos no RN.

O número de mortos durante confronto com a polícia do Rio Grande do Norte é o maior dos últimos cinco anos, comparado ao mesmo período dos anos anteriores. Conforme os dados informados pelo Observatório de Violência do RN (Obvio), até o mês de agosto deste ano, já foram contabilizados 108 óbitos por intervenções policiais.
De acordo com o cientista e coordenador do Obvio, Ivênio Hermes, este acréscimo foi ocasionado pelo déficit e envelhecimento do atual contingente policial do estado. Ele acredita que estes problemas geram “estresse” no policial que vai para a ação, por temer sua vida e dos inocentes que possam estar ao redor, tomando atitudes mais “letais”.
“Quando se tem uma supremacia numérica de policiais inibe que os criminosos reajam. Mas como aqui no estado não existe isso, os bandidos têm esta superioridade em quantidade e não temem entrar em confronto relatou.
Vale registrar que até agosto de 2018 ocorreram 105 mortes. Este é o ano que mais se aproxima do quantitativo de 2019. O ano com o menor índice foi 2015, com 46 mortes.

Governo Fátima Bezerra fecha com Banco do Brasil, e servidores voltarão a ter consignados.

Os servidores do Governo do Estado poderão retomar os empréstimos consignados já a partir de setembro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 26, pela governadora Fátima Bezerra, durante assinatura de contrato, com o Banco do Brasil, para administração da folha de pagamentos.
O Governo do Rio Grande do Norte acertou contrato com a instituição por meio de dispensa de licitação. O banco vai gerenciar a folha de mais de 108 mil servidores, entre os da ativa e os aposentados e pensionistas.
O valor final da negociação ficou em R$ 251 milhões. Desse montante, R$ 102 milhões serão retidos pelo banco para quitar o débito da administração anterior com consignados. Apesar de descontada do servidor, a verba não foi repassado ao Banco do Brasil, que entrou na Justiça contra o Estado.
Outros R$ 23 milhões serão debitados a título de pró-rata sobre os seis meses de carência oferecidos ao servidor que voltar a contrair consignados. E outros R$ 800 mil serão descontados para pagamento de honorários de sucumbência (honorários advocatícios), referentes ao mesmo processo movido pelo BB.
O secretário Aldemir Freire, da pasta do Planejamento e Finanças, qualificou a negociação com o Banco do Brasil como “excelente”, mas preferiu não entrar nos detalhes relacionados à proposta feita pela Caixa Econômica.
O contrato entre o Estado e o Banco do Brasil tem vigência de cinco anos e acarretará o pagamento de multa sobre quatro meses não cumpridos, a ser descontado do valor a ser recebido no final do ano. Com isso, o total a entrar na conta do Governo e que será todo ele destinado ao pagamentos de folhas do funcionalismo será de R$ 123 milhões. O crédito deverá acontecer no dia 5 de setembro, confirmou o governo.
O secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, disse que, por se tratar de uma receita extraordinária, a verba será utilizada no pagamento de salários atrasados, mas ele não especificou como será o pagamento nem estabeleceu datas.
O Governo do Estado deve três folhas salariais ao funcionalismo: parte de novembro de 2018 e as folhas integrais de dezembro e do 13º salário do ano passado. A gestão Fátima Bezerra ainda não deu prazos para quitar esse passivo.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...