quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Urgente! Porto do Mangue: Por 8 votos contra 1, Câmara Municipal cassa mandato do prefeito Sael e assume Faustino.



A Câmara de Porto do Mangue-RN cassou na manhã desta quinta feira (26), o mandato do prefeito Sael Melo (MDB). A sessão, que começou às 8h, só terminou por volta do meio dia com oito votos a favor do impeachment e apenas 1 contrário. A sessão durou mais de 4 horas.

Com a decisão do Legislativo, quem passa a comandar o Executivo é o vice-prefeito, Francisco Faustino (PROS). 

O novo prefeito Faustino tomou posse após a cassação de Sael e foi abraçado pelo povo na manhã desta quinta feira. Veja as imagens no vídeo abaixo.

O descaso administrativo em Porto do Mangue chegou aos caos onde vários prédios tiveram a energia suspensa por falta de pagamento. De acordo com as informações o prédio sede da prefeitura teve o seu fornecimento de energia suspenso pela Cosern na manhã de terça-feira (23). Além da sede da Prefeitura, escolas e outros prédios públicos foram afetados pela interrupção (corte) da energia.

Esse fato comprova a incompetência da gestão do prefeito Sael Melo e o abandono que a cidade de Porto do Mangue vem vivenciando nos últimos meses.

Sael Melo era investigado pelo MP-RN por fraudes em contratos do município, através da operação Terceiro Mandamento.

A câmara municipal fez o seu papel de julgar o processo e cassar o mandato do responsável pelos desmandos na cidade.

Covid-19: Brasil começa a vacinar população com bivalente da Pfizer, dia 27 de  fevereiro.

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (26) o plano de vacinação contra Covid-19 para 2023. Na primeira etapa, que começará em 27 de fevereiro, as pessoas serão vacinadas com o reforço do imunizante bivalente da Pfizer.

A pasta anunciou que grupos mais expostos ao risco da doença e que foram vacinados com ao menos duas doses da vacina monovalente receberão a bivalente.

Esta vacina é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.

Na primeira etapa, os grupos serão vacinados na seguinte ordem:

Fase 1 – Com 70 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP), imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
Fase 2 – 60 a 69 anos;
Fase 3 – Gestantes e puérperas;
Fase 4 – Profissionais da saúde.

A meta do governo federal é vacinar 90% da população alvo. 

Polícia apreende 130 kg de maconha na Grande Natal e detém dupla por tráfico de drogas.

Uma ação conjunta da Delegacia Especializada de Narcóticos de Natal (Denarc) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu, nesta quinta-feira (26), uma carga de 130kg de maconha. O caso ocorreu no município de Macaíba, na região metropolitana de Natal.

Um homem de 40 anos e uma jovem de 19 anos foram presos em flagrante pela suspeita de tráfico de drogas.

Segundo a delegada Ana Laura, da Denarc, a polícia recebeu uma denúncia de que a droga seria transportada de Mossoró, no Oeste potiguar, para o bairro Emaús, em Parnamirim, na região metropolitana de Natal, em um carro modelo Pálio Weekend preto.

A Polícia Civil informou os dados do veículo à Polícia Rodoviária Federal, que abordou o carro quando ele passava pela unidade da corporação na BR-304 em Macaíba. O homem e a mulher estavam no veículo, junto com a carga de droga.

Após a apreensão da maconha, os policiais foram até o endereço onde a droga seria entregue, porém o suspeito que aguardava a carga percebeu a aproximação das viaturas e conseguiu fugir do local.

No imóvel, os policiais localizaram mais drogas e uma espécie de acampamento que seria usado pelo suspeito para fazer porções dos entorpecentes.

TJ-RN julgará pedido de prisão de "Wendel Lagartixa" em processo sobre triplo-homicídio.

De acordo com informações da mídia na capital potiguar, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RN deve julgar nesta quinta feira, (26/01) o pedido de prisão do policial militar reformado Wendel Lagartixa. O caso é referente ao processo que o acusa de participação em um triplo-homicídio.

Wendel foi solto em setembro do ano passado, após ser preso pela suposta participação em um triplo-homicídio ocorrido em abril de 2022, no bairro da Redinha em Natal-RN.

Na época, de acordo com o advogado João Antônio Dias, que representa Wendel Lagartixa, a decisão para a soltura do candidato a deputado ocorreu porque o juiz acatou a tese de que, neste momento, não havia requisitos suficientes para justificar a prisão de Lagartixa e de Francisco Rogério.

Depois que conseguiu a liberdade, Wendel manteve a candidatura a deputado estadual e bateu o recorde de votação, com mais de 88 mil votos. Porém, não assumiu por decisão monocrática do ministro do TSE, Ricardo Lewandowski.

Estadual: América-RN de virada, vence Alecrim e segue líder do Grupo B.

Jogando pelo campeonato estadual o América-RN levou a melhor sobre o Alecrim em clássico realizado no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, na noite desta quarta-feira (25/01).

O Verdão saiu na frente no início da partida, com um golaço marcado por Thallison, mas o Alvirrubro conseguiu a virada ainda no primeiro tempo e fechou o placar em 3 a 1 na segunda etapa. Wallace Pernambucano fez um gol e deu a assistência para Everton e Ítalo Carvalho.

O América segue líder do Grupo B, agora com 10 pontos - são três vitórias e um empate nas quatro rodadas.

O américa volta a campo no domingo 29, novamente contra o Alecrim, na Arena das Dunas , as 15 horas. 

PL, PP e Republicanos fecham bloco de apoios a Rogério Marinho para presidencia do Senado.

O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, fechou na noite desta quarta-feira (25) um acordo com o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, e com a senadora Tereza Cristina (PP-MS) para fechar um bloco de apoio à candidatura de Rogério Marinho a presidência do Senado.

Todos se reuniram na sede do PL para fechar o acordo, que deverá ser anunciado oficialmente no próximo sábado (28). Para ser eleito, Rogério Marinho precisa de 41 votos.

O favorito na disputa é o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tem o apoio do Palácio do Planalto.

Em conversa com a CNN no dia 17 de janeiro, Marinho sinalizou que a linha de sua campanha é apostar na eventual falta de condições de Pacheco de liderar o Senado frente ao fortalecimento do Judiciário.

Nos cálculos do Partido Liberal (PL), hoje Pacheco conta com 34 votos e Marinho tem 31. Portanto, existem 16 votos a serem conquistados.

Da redação: A eleição para a Mesa Diretora está marcada para 1º de fevereiro de 2023 e o vencedor ocupará o cargo até fevereiro de 2025.

Papa Francisco diz que homossexualidade “não é crime, mas é pecado”.

O atual líder da Igreja Católica, o papa Francisco, criticou as leis que criminalizam a homossexualidade e as classificou como “injustas”, mas se referiu à questão em termos de “pecado”.

“Durante entrevista no Vaticano , o Papa Francisco disse: Ser homossexual não é crime. Sim, mas é pecado. Tudo bem, mas primeiro vamos distinguir entre um pecado e um crime. Também é pecado não ter caridade uns com os outros”, acrescentou o líder da igreja religiosa.

O papa Francisco pediu aos bispos católicos que recebam pessoas LGBTQIA+ nas igrejas, reconhecendo a dignidade de todos.

Ainda na entrevista, concedida no Vaticano, o Papa Francisco afirmou que os gays devem ser bem-vindos e respeitados, e não devem ser marginalizados ou discriminados.

“Somos todos filhos de Deus, e Deus nos ama como somos e pela força que cada um de nós luta pela nossa dignidade”, disse Francisco.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...