terça-feira, 16 de março de 2021

Ministro da Educação reforça o pedido de imunização dos professores contra Covid-19.

Em reunião com o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, Milton Ribeiro, titular da Educação, pediu a inclusão de professores e demais profissionais da área nos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI).

 “Vim pedir a possibilidade de vacinar todos os professores para voltar às aulas presenciais, esse pedido está sendo analisado e deve entrar na escala.”, declarou Ribeiro ao deixar o Ministério.

O Ministro da Educação também pediu que os professores tenham prioridade. Segundo Ribeiro, a Saúde está avaliando como serão “as questões técnicas e como será realizado.”

Na saída do encontro desta terça-feira (16), que também contou a participação do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, Ribeiro disse a jornalistas que o pedido já tinha sido feito no ano passado.

“Esse documento eu mandei em outubro de 2020. Mandei um documento pedindo prioridade pros professores e pro pessoal da área de educação. Agora, eu vim renovar esse meu pedido, foi isso que vim fazer”, afirmou o ministro, completando que cerca de 3 milhões de professores poderiam ser beneficiados com a imunização contra a Covid-19.

Milton Ribeiro ressaltou que o pais tem mais de 2,3 milhões de profissionais da educação, e que essas pessoas precisam estar vacinadas para a retomada normal das aulas presenciais.




Justiça Federal condena a 14 anos de prisão tenente-coronel da PM que liderava organização de contrabando de cigarros no RN.

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte condenou a 14 anos e oito meses de prisão o tenente-coronel da Polícia Militar André Luís Fernandes de Fonseca, que é apontado como líder uma organização criminosa que contrabandeava cigarros no estado.

Na decisão do juiz federal Walter Nunes da Silva, titular da 2ª Vara Federal, o tenente-coronel foi condenado por crimes de associação criminosa e contrabando. Além dele, outras sete pessoas também foram condenadas por envolvimento nos crimes, sendo um também cabo da Polícia Militar. A decisão absolveu duas pessoas.

A sentença também decidiu pela perda do cargo público de do tenente-coronel André Luis Fernandes e do cabo da Polícia Militar.

Em nota, a Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesed) informou que a Polícia Militar só vai se pronunciar quando for comunicada da decisão oficialmente, o que ainda não aconteceu.

O tenente-coronel Fernandes atuava como subcomandante do Comando de Policiamento do Interior desde 2008. Ele já foi candidato a deputado em duas ocasiões, chegando à condição de suplente, e também a vice-prefeito de Macau, onde já trabalhou como comandante do policiamento regional.

Eduardo Pazuello é o 13º ministro a cair na era do governo Bolsonaro.

O governo do presidente Bolsonaro registrou 13 quedas de ministros em dois anos e três meses de gestão. Ontem (15) foi anunciada a substituição do ministro Eduardo Pazuello pelo médico cardiologista Marcelo Queiroga.  

Ele será o quarto a assumir a pasta em um ano de pandemia do novo coronavírus. 

Ocuparam o posto também os médicos Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. O ritmo lento na vacinação e a pressão do Centrão, bloco aliado de Bolsonaro no Congresso, tornaram a permanência do general Pazuello, o único a comandar o ministério sem ser médico, insustentável. 

Fernando Pedroza: Secretaria de Educação finaliza ano letivo de 2020 com ação educacional na cidade e zona rural.

Na manhã desta segunda feira, dia 15 de março aconteceu a entrega das atividades avaliativas referente ao ano letivo de 2020.


A ação se deu através de professores da rede municipal de ensino com a presença de gestores e do secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo Rinacio Cruz.

Com a suspenção das aulas presenciais devido a pandemia as atividades avaliativas foram entregues casa á casa na cidade e zona rural do município de Fernando Pedroza-RN. Com esse ato foi encerrado o ano letivo de 2020 da rede municipal de ensino.

Nesse momento pandêmico a educação do município não para, e sim vem se reinventando para ficar mais próximo dos alunos.

 

Após testar positivo para covid-19 homem se suicida na cidade de Alto do Rodrigues-RN.

Um fato triste aconteceu na tarde desta segunda-feira dia 15 de março em Alto do Rodrigues cidade localizada na região do vale do Assú/RN.

Na ocasião a polícia militar da cidade de Alto do Rodrigues, foi acionada com a informação de que uma pessoa teria dado fim a própria vida no bairro São Francisco.

Chegando ao local do fato na Rua Maria do Socorro, a PM encontrou um homem de aproximadamente 55 anos de idade, que tinha tirado sua própria vida enforcado em um dos lugares da casa.

Segundo os policiais apuraram no local do ocorrido é que o motivo do enforcamento se deu após o homem ter recebido o teste positivo do COVID-19.

A policia militar fez o isolamento do local e aguardou a chegada dos peritos do ITEP para a remoção do corpo.

  

Concurso ITEP/RN: órgão mantém previsão de edital para março de 2021.

Segundo o órgão estadual (ITEP), o atraso na publicação ocorreu porque foram feitas adequações na distribuição das vagas. A oferta total, no entanto, permanece, sendo ela de 276 oportunidades.

Além disso, o Instituto AOCP, organizador, e o órgão ainda realizam processos burocráticos para a abertura da seleção. No entanto, o Itep RN afirma que o edital deve sair ainda neste mês de março. 

Como já informado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, as provas devem ocorrer ainda neste primeiro semestre, sendo assim, até junho. 

Resumo sobre a seleção 

Órgão: ITEP-RN 

Cargo: perito médico legista, perito odontologista e 

Perito criminal, agente de necropsia, técnico forense e 

Assistente técnico forense 

Vagas: 276 

Requisito: níveis médio e superior 

Remuneração: entre R$2.807,36 e R$7.440 

Publicação do edital: março de 2021 

 

 


Secretário de Saúde do RN afirma que governo discute novo decreto com medidas mais restritivas.

O Rio Grande do Norte passa pela “pior situação da pandemia no estado”, segundo afirmou o Secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia, na manhã desta segunda-feira (15).

O secretário confirmou que o estado discute a elaboração de um novo decreto, que poderá ter regras mais duras para conter o avanço da pandemia da Covid-19.

Em entrevista ao Bom Dia RN ele afirmou que, na próxima quarta-feira (17), o último decreto publicado pelo Governo do Estado perde a validade e um novo deve ser editado. Segundo o secretário, atendando a uma recomendação do comitê científico, o novo documento deve ter novas medidas.

“A última recomendação foi que pudéssemos restringir realmente as atividades comerciais aos serviços essenciais. E o governo vai estar discutindo e dialogando hoje e amanhã para que na quarta-feira, com a edição do novo decreto, possamos anunciar novas medidas.

E elas vão no sentido exatamente de afetar aqueles setores que provocam ainda encontros e aglomerações. Transporte público, espaços fechados que aglomeram pessoas e todas essas possibilidades, elas estão sendo discutidas”, afirmou Cipriano.

  

COPA AMÉRICA: Conmebol define novo calendário com duas seleções a menos.

O novo calendário da Copa América 2021, adiada para este ano em razão da pandemia de covid-19, foi anunciado nesta segunda feira (15), pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

O torneio ocorrerá de 13 de junho a 10 de julho na Argentina e Colômbia, com apenas dez seleções, após a desistência de Austrália e Catar, países convidados. O Brasil é o atual campeão - a última edição ocorreu em 2019.

O jogo de abertura no dia 13 de junho será entre Argentina e Chile, na capital Buenos Aires. No mesmo dia, Paraguai e Bolívia duelam na cidade argentina de Medonza. 

Já o Brasil estreia no dia seguinte, contra a Venezuela, em Medellín (Colômbia). O escrete nacional disputará todos os jogos da primeira fase na Colômbia, onde também será realizada a final da Copa América, em 14 de julho, na cidade de Barranquilla.

Na primeira fase da Copa América, as seleções estão divididas em dois grupos, e apenas os dois melhores em cada chave avançam às quartas de final. Para não precisar sair do país, o Brasil precisa terminar em primeiro ou segundo lugar na chave. Se ficar em terceiro ou quarto, fará as quartas de final na Argentina. 

O Brasil soma nove títulos da Copa América. O Uruguai é o maior vencedor, com 15, seguido pela Argentina, com 14. Paraguai, Chile e Peru somam duas taças, enquanto Colômbia e Bolívia ganharam uma. Das seleções sul-americanas, somente Equador e Venezuela nunca venceram o torneio.

 

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...