segunda-feira, 23 de maio de 2022

RN: Pesquisa Item aponta tendência de segundo turno nas eleições para governador. (Fátima Bezerra 33,8% e Fábio Dantas 14,8%)

Pesquisa realizada pelo Instituto Item aponta tendência de segundo turno nas eleições para governador do Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra, do PT, aparece em primeiro, com 33,8 por cento das intenções de voto.

O ex-deputado Fábio Dantas, lançado pelo Solidariedade em abril, figura em segundo lugar, com 14,8 por cento.

No levantamento feito entre os 12 e 15 deste mês, com 1.500 entrevistas, a soma das intenções de voto de Fábio Dantas e os demais candidatos de oposição é semelhante ao índice obtido pela governadora, o que mostra a tendência de segundo turno.

Também foram citados na pesquisa o senador Styvenson Valentim (Podemos), com 14,4%, Clorisa Linhares (Brasil 35), com 1,9% e Daniel Morais, do PSOL, que recebeu 1,1% das intenções de voto. O contigente dos indecisos e dos que pretendem votar nulo ou em branco totalizou 32,4%.

A pesquisa Item foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral e tem margem de erro de 2,5% para mais ou para menos.

A primeira pesquisa Item deste ano confirma a tendência de crescimento do candidato Fábio Dantas.

Morre vítima de atentado a tiros contra grupo evangélico que fazia oração no interior do RN.

Morreu neste domingo 22 de maio de 2022, no Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, Alderir de Melo Lopes, 47 anos de idade. Ele foi um dos quatro evangélicos, baleados, quando participavam de uma vigília de oração “no monte”, na madrugada de sábado (21) no município de Porto do Mangue, região da Costa Branca do Rio Grande do Norte.

O grupo de oradores, foi atacado a tiros por homens armados, que se aproximaram e sem mais nem porque, começaram a atirar em direção às vítimas.

De acordo com a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, os criminosos teriam confundido os religiosos, com inimigos e só pararam de atirar, quando uma das vítimas gritou dizendo que eram crentes e estavam participando de uma vigília de oração.

Durante os disparos um dos integrantes do grupo de oração conseguiu correr e pedir socorro na cidade de Porto do Mangue. A PM realizou diligências, mas não conseguiu localizar os bandidos.

Alderi Lopes não resistiu a gravidade dos ferimentos e veio á óbito neste domingo no Hospital Tarcísio Maia em Mossoró. O corpo dele foi removido do necrotério do HRTM, para o Instituto de Medicina Legal (IML) do ITEP onde será examinado e depois liberado para os familiares.

A Polícia Civil daquela cidade, tendo a frente o DPC Luiz Antônio, vai investigar o caso.

Álvaro Dias despista ao ser perguntado sobre apoio para governador do RN: “Minha prioridade é a gestão de Natal”

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), segue neutro na disputa para o governo do Estado. Em entrevista ao jornal Tribuna do Norte publicada neste domingo (22), o prefeito afirmou que vai esperar o presidente estadual do partido, deputado estadual Ezequiel Ferreira, convocar uma reunião dos filiados para discutir quem apoiará no pleito de outubro.

“Não tenho nenhuma definição ainda sobre isso, não. Vou aguardar e no momento oportuno eu vou me pronunciar. Mas, a minha prioridade é a gestão, é a administração do município de Natal. Nós temos problemas sérios para enfrentar e resolver. E vamos resolver.

Eu preciso me dedicar a pensar, raciocinar, me reunir, encaminhar a solução para esse problema. Nós vamos encontrar a solução e no momento oportuno resolver todos”, afirmou o prefeito da capital potiguar.

Álvaro Dias já declarou seu voto para Rogério Marinho ao senado federal.

Fábio Dantas critica Governo Fátima Bezerra: “fraco, sem obras e sem desenvolvimento do RN”.

“Sabem por que coloco meu nome à disposição do Rio Grande do Norte? Porque o Governo atual falhou. É fraco, sem obras e gestão”, disse o pré-candidato ao Governo do Estado, Fábio Dantas.

Fábio esteve no último sábado (21), nas cidades de Santa Cruz e Tangará. Em reuniões com as lideranças políticas da região, o pré-candidato destacou a ineficiência da gestão atual do estado, sem ações de desenvolvimento.

Em Santa Cruz, Fábio Dantas participou de entrevista à Rádio Santa Cruz AM, com o jornalista Édipo Natan. Ele falou sobre as dificuldades que o RN tem enfrentado com uma gestão atual distante da população e que fará um governo empreendedor. Fábio destacou que a Governadora Fátima Bezerra ainda não resolveu a folha de pagamento do funcionalismo público potiguar.

“Este Governo não apresenta um só projeto de desenvolvimento em qualquer área que seja. Não olha para o povo, não olha pra Tangará e não olha para nenhuma região do Estado. O atual Governo nada fez pelas estradas, acabou com a nossa educação ao entregar nossas escolas ao total abandono. Uma ex-professora que mais abandonou os profissionais da educação do nosso RN”, disse Fábio.

O programa contou também com o pré-candidato Rogério Marinho, o deputado Tomba Farias e o prefeito de Santa Cruz, Ivanildinho. 

Chacina: Ataque a tiros deixa três mortos em espetinho de Mossoró-RN.

Uma chacina foi registrada em Mossoró-RN na noite deste domingo (22). O ataque a tiros deixou três pessoas mortas e outras feridas no bairro Costa e Silva (Pintos), na zona Leste da cidade oestana. O crime aconteceu no Espetinho Ponto Certo, localizado às margens da BR-110.

Segundo informações, dois homens armados chegaram ao estabelecimento e passaram a efetuar vários disparos. Três homens que bebiam morreram no local e outras duas pessoas foram atingidas, socorridas e encaminhadas para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

Várias viaturas da Polícia Militar (PM) foram mobilizadas para a ocorrência e dar suporte às ambulâncias que realizavam atendimento aos feridos. Até o momento ninguém foi preso.

A motivação do triplo homicídio será investigada pela Polícia Civil.

Governo da Professora Fátima Bezerra foi um desastre para educação do RN, aponta Inep.

O governo da professora Fátima Bezerra já pode ser considerado um desastre para a educação. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam que o RN foi o vice-campeão nacional de taxa de abandono escolar durante a pandemia, só ficando atrás do Pará.

O caos da gestão Fátima na educação foi destaque no Jornal Nacional da REDE GLOBO no fim de semana.

De acordo com o Inep, a taxa de abandono entre os alunos médio no Brasil passou de 2,3 por cento em 2020 para 5 por cento em 2021. Já o Rio Grande do Norte foi o campeão disparado no Nordeste, com uma taxa de 14,7 por cento, quase o triplo da média nacional e mais do que o dobro da média dos nove estados nordestinos, que foi de 6,3 por cento.

Somente o Pará, com uma taxa de abandono escolar de 15,6 por cento, superou o Rio Grande do Norte. Apesar disso, a taxa média da região Norte, de 10 por cento, é bem menor do que o caos potiguar.

O censo escolar divulgado só confirma o que estava anunciado e foi se revelando durante a pandemia.

Com as medidas de isolamento social decretadas a partir de 2020, as escolas foram fechadas e os alunos mandados para casa, sem a menor estrutura. O governo do estado não investiu  na educação. 

O Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sinte-RN) que já foi presidido pela hoje governadora, revelou em janeiro passado que os professores não receberam equipamentos nem treinamento adequado para ministrar aulas de forma remota. E nem apoio governamental.

Fernando Pedroza: Vereador Marcelo Batista cobra do governo municipal melhorias nas estradas vicinais."estão intransitáveis"

Na última sessão ordinária, o vereador Marcelo Batista (MDB), cobrou na tribuna da câmara, que o governo municipal execute melhorias e manutenção nas estradas vicinais que cortam a Zona Rural de Fernando Pedroza-RN.

De acordo com o parlamentar, atualmente várias estradas na zona rural estão intransitáveis. Ainda segundo o vereador Marcelo Batista em conversa com o secretário da pasta, João Custódio o mesmo explicou que existe um cronograma e no momento a prioridade são as estradas da rota escolar.

O vereador Marcelo Batista disse entender a prioridade, mais também cobrou que tem outras estradas que dão acesso as comunidades de Barra da Cruz, Santa Cruz, Riacho do Saco, Pelo Sinal I e II que necessitam sim de melhorias, pois alguns moradores se deslocam para município com pessoas doente e o trajeto é de difícil acesso ao município.

O parlamentar enfatiza que a gestão municipal veja com bons olhos a situação, pois essa reivindicação é no sentido de resolver o problema das estradas na zona rural, toda via o inverno já amenizou.

“Tenho sido procurado por moradores que tem reclamado das condições atuais das estradas vicinais. Eles reclamam que há dificuldade em passar com carro pequeno pelas estradas. Fica aqui a nossa cobrança na tribuna em nome dos moradores, pois a voz do vereador é a voz do povo”, reforçou Marcelo Batista.

Parabéns a postura e atitude do vereador Marcelo Batista, apesar de fazer parte da base governista tem feito suas criticas e cobranças direcionada á gestão municipal no sentido de resolver os problemas que afligem a população pedrozense.

O vereador é um agente público em defesa da população!!

Corinthians fica no empate diante do São Paulo e permanece na liderança do brasileirão.

Corinthians e São Paulo ficaram no empate por 1 a 1 na tarde deste domingo (22-05), na Neo Química Arena, num resultado que mantém o Timão na liderança do Campeonato Brasileiro após esta sétima rodada.

O artilheiro Calleri abriu o placar no primeiro tempo, mas já na reta final, Adson igualou a partida num momento em que o Tricolor já se preocupava apenas em se defender.

Num Majestoso quente, de boas chances e algumas polêmicas, o empate acabou sendo o mais justo.

O empate leva o Corinthians aos 14 pontos, ainda na liderança do brasileirão, enquanto o São Paulo sobe para 12, empatado e ocupa a terceira posição.

Os próximos jogos pelo brasileirão, o Timão joga no domingo contra o AméricaMG novamnete na arena Neo Quimica-SP, já o São Paulo no sábado recebe o Ceará no Murumbí.

Município de Lajes e Semarh selam entendimento visando limpeza de reservatório hídrico.

A limpeza e conservação da barragem Caraúbas localizada no município de Lajes, região Central do RN, foi o objeto de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) pactuado entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Prefeitura da cidade.
O extrato de tal compromisso institucional, com prazo de doze meses, é estampado por meio da edição de sábado (21-05) do Diário Oficial do Estado.

Assinam o citado documento (veja AQUI) o titular da Semarh, João Maria Cavalcanti, e o prefeito municipal da cidade de Lajes, Felipe Ferreira Menezes de Araújo.

Do blog: Enquanto em Fernando Pedroza, o nosso maior reservatório, o açude ORÓS DA MELANCIA clama por uma limpeza e uma reforma na estrutura  de sua parede por parte dos governantes. As diversas visitas da equipe da SEMARH órgão ligado ao governo do estado foram só de cortesia não resolveram nada...

Nossa redação está preparando um registro em breve será publicada.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...