sexta-feira, 20 de abril de 2018

ESPORTE: Sorteio,CBF define confrontos das oitavas de final na Copa do Brasil.

A CBF sorteou nesta sexta-feira 20 na sede da CBF no RJ os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil e determinou que o Cruzeiro, o atual campeão, vai enfrentar o Atlético Paranaense..

O sorteio dos mandos de campo dos confrontos será realizado no início da tarde desta sexta-feira. E a CBF reservou cinco meios de semana para os confrontos desta fase da Copa do Brasil: 25 de abri, 2, 9, 16 e 23 de maio.
Confira os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil:
Chapecoense x Atlético-MG
Cruzeiro x Atlético-PR
Vasco x Bahia
Grêmio x Goiás
Corinthians x Vitória
Palmeiras x América-MG
Flamengo x Ponte Preta
Santos x Luverdense


Prefeituras recebem segundo repasse do FPM de abril nesta sexta (20) com redução de 13%.

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será depositado nesta sexta-feira, 20 de abril, nas contas municipais. A má notícia é que o segundo decêndio do mês apresenta redução de 13,04% em relação aos mesmo período de 2017 – sem considerar os efeitos da inflação.
O resultado negativo observado nesta transferência quebra uma sequência de transferências maiores do que os feitos no ano anterior. 

De janeiro até esse segundo decêndio de abril de 2018 já foram repassados mais de R$ 30 bilhões, o que representa crescimento de 9,38% em termos nominais.
Municípios de coeficiente 0,8, como: Angicos, Afonso Bezerra e Lajes receberam bruto os valores total de 185.945,00 reais.
Já os municípios de coeficiente 0,6 como: Pedro Avelino, Bodó, São Rafael e Fernando Pedroza receberam bruto os valores total de 104.164,00 reais.

Atenção! A entidade lembra que a estimativa da STN para maio é de crescimento em torno 5,2%, apesar do resultado negativo, nesse segundo decêndio.
Programa de rádio orienta população sobre cuidados com a higiene bucal.

O programa de rádio Plantão Saúde, realizado pela secretaria municipal de saúde de Fernando Pedroza vem toda quinta feira através da FM Cidade 104,9, abordando temas interessantes sobre saúde e esclarecendo a população sobre sua importância necessária.

O programa plantão saúde vai ao ar toda quinta feira das 10:hs ás 10:20hs, com a coordenação e apresentação da Técnica Iraní Linhares. Nesta quinta feira (19) o assunto em destaque foi os cuidados com a saúde bucal.

O programa recebeu o dentista do município Alex que abordou várias orientações e cuidados com a nossa higiene bucal como a forma de escovação e seus recursos.

Ainda foi abordado no programa o agendamento da população feita pelos agentes de saúde e o atendimento no consultório dentário semanalmente.

Parabéns a gestão municipal por essa iniciativa de levar até a nossa população através do Rádio, assuntos pertinentes sobre a nossa saúde.

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves está na cota de 40,26.


Foi de apenas 22 centímetros a elevação do nível da barragem Armando Ribeiro Gonçalves nas últimas horas, ela está na cota 40,26 e do dia 12 de fevereiro até esta sexta feira dia 20 a barragem já subiu 5,80 metros.
Para atingir sua lâmina de sangria falta 14,20 metros para a sua sangria normal.
Fonte do blog Jarbas Rocha

Câncer já é a principal causa de morte em 11 municípios do estado RN.

O câncer já é a principal causa de morte em 11 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, e a estimativa é que a situação se agrave nos próximos anos. Essa foi a principal conclusão de um estudo inédito feito pelo Observatório de Oncologia do movimento Todos juntos contra o Câncer em parceria com o Conselho Federal de Medicina, com base em números do Sistema de Informações da Mortalidade.

De acordo com o levantamento, o RN está em segundo lugar no ranking de estados nordestinos com mais cidades onde o câncer é a principal causa de morte. Está empatado com a Bahia (também com 11), atrás apenas da Paraíba, que tem 15 municípios nesta condição.

Para a coordenadora do movimento e presidente e da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), Merula Steagall, o objetivo do estudo é contribuir para um melhor planejamento das ações de controle, prevenção e tratamento da doença no Brasil.

“O aumento da mortalidade pela doença aqui está relacionado, também, às dificuldades enfrentadas pelo paciente para o diagnóstico e para o acesso ao tratamento. Diversos tipos de câncer são preveníveis e outros têm seu risco de morte significativamente reduzido quando diagnosticado precocemente. Nosso objetivo é alertar e engajar os múltiplos atores a somarem esforços no combate ao câncer”, destacou Merula.

Equipe técnica do CRAS de Fernando Pedroza realiza palestra sobre sustentabilidade.

Com o objetivo de promover a consciência e responsabilidade cidadã, uma equipe técnica do CRAS que é formada pela psicóloga Ingride Golveia e a Assistente Social Lana Cabral, realizaram na ultima quarta feira 18, uma palestra com crianças e adolescentes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos SCFV.

O tema abordado foi “sustentabilidade e a importância da reciclagem”. Um tema ecologicamente correto, economicamente viável e com promoção a questões sociais e ambientais, esse tema visa educar e criar uma consciência de preservação ao meio ambiente por parte de nossas crianças e adolescentes.

Município de Pedro Avelino recebe unidade móvel Sesc Saúde Mulher.

A unidade móvel Sesc Saúde da Mulher chega a Pedro Avelino, distante 156,6 km de Natal. Mamografias, preventivos e orientações sobre saúde sexual feminina serão realizados gratuitamente pelo projeto do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio. A cerimônia de instalação será no dia 25 de abril, às 19h, na Praça Garibaldi Alves, onde a unidade permanecerá até o dia 11 de maio.
Enfermeira, educadora em saúde, técnica de radiologia, médica e artífice compõem a equipe que atenderá as mulheres. A estrutura é equipada com consultório médico, sala de mamografia com mamógrafo digital, banheiro, sala de atendimento e área externa para orientações sobre saúde. A meta do projeto é realizar 640 exames, sendo destes 320 mamografias e 320 preventivos (também conhecidos como Papanicolau), além de 525 ações educativas sobre saúde.
Os agendamentos dos exames já estão sendo realizados no município através dos agentes de saúde e também poderão ser feitos na própria unidade. Podem realizar o exame Papanicolau, conhecido também como preventivo, mulheres com idade entre 25 e 64 anos. Já a mamografia pode ser realizada por mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.
Os documentos necessários para o agendamento dos serviços são RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Os atendimentos já estão sendo agendados pelos agentes de saúde, e continuam após a instalação da unidade: às segundas-feiras, das 10h às 12h, e das 13h às 17h; de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

GIRO DO ESPORTE
Pré copa do nordeste, Améica sede empate 3x3 contra o Confinça em Sergipe.

Jogando fora de casa pela pré copa do NE, o Mecão empatou em 3x3 com o confiança de Sergipe no estádio Batistão na noite desta quinta feira dia 19.
O jogo da volta será na próxima quarta feira dia 25 em Natal na arena das Dunas.

Racing goleia e complica o Vasco na Libertadores.

A situação do Vasco na Libertadores ficou complicada nesta quinta-feira após a equipe ser goleada por 4 a 0 pelo Racing-ARG, em Avellaneda. Com o resultado, os argentinos se isolaram na liderança do grupo 5, com sete pontos. Os cruzmaltinos, com apenas um, estão na lanterna.
O Vasco até criou algumas chances de gol quando a partida estava empatada. No entanto, os vascaínos sofreram com o ataque argentino, que marcou duas vezes em cada tempo. Na etapa inicial, Centurión e Lautaro Martínez abriram vantagem para o donos da casa, que ainda desperdiçaram dois pênaltis com Lisandro López em defesas de Martín Silva. No segundo tempo, Zaracho e Lisandro López, na terceira cobrança de penalidade máxima, decretaram a vitória.
As duas equipes voltam a se encontrar na próxima quinta-feira, desta vez em São Januário. Para o Vasco, somente a vitória interessa para se manter vivo por uma vaga nas oitavas de final da Libertadores.
Pelo mesm grupo o Cruzeiro ficou no empate sem gols, no duelo contra a Universidad de Chile, em Santiago, em duelo válido pela Copa Libertadores. 

São Paulo abre 2 a 0, mas cede empate ao Furacão e é eliminado.

O São Paulo, vice-campeão em 2000, viu o sonho de conquistar o inédito título da Copa do Brasil neste ano acabar durante a noite desta quinta-feira, no Morumbi. Após abrir 2 a 0 ainda no primeiro tempo, o Tricolor cedeu o empate ao Atlético-PR e deixou a classificação escapar de suas mãos, sendo eliminado pelo segundo ano consecutivo na quarta fase do torneio.
Com o resultado, o placar agregado do confronto terminou em 3 a 2 para o Furacão, que venceu o jogo de ida por 2 a 1, na Arena da Baixada. Agora, o São Paulo foca no Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-Americana, competições que lhe restam na temporada. O seu próximo compromisso é o duelo com o Ceará, neste domingo, às 16 horas (de Brasília), pela segunda rodada da Série A.
Já o Furacão conhecerá seu adversário nas oitavas de final da Copa do Brasil em sorteio a ser realizado na manhã desta sexta-feira 20, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. 
Entre seus possíveis rivais estão todos os clubes que disputam a Libertadores – Palmeiras, Corinthians, Santos, Grêmio, Vasco, Cruzeiro e Flamengo , além da Chapecoense.


Deputado denuncia manobra para ameaçar governo Robinson com rejeição das contas.

O clima está pesado nestes dias na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte depois do pedido de alguns deputados estaduais para que a Casa acelere a tramitação da análise da prestação de contas de 2016 do governador Robinson Faria, que tem parecer favorável pela sua rejeição aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado. Para se ter uma ideia do clima, nesta quarta-feira, 18, o deputado estadual Nelter Queiroz, do MDB, se pronunciou no plenário da Assembleia e chamou a cobrança de “ridícula” por estar motivada na liberação de emendas.
“A tradição da Assembleia Legislativa sempre foi votar aprovando as contas de todos os governadores. O TCE é político, de indicação de política. Tive essa posição e não vou abrir mão. O que está por trás disso aí é alguma safadeza de alguns deputados, que inclusive colocaram o nome no documento pedido a liberação de emenda e depois solicitaram a retirada em troca de liberação de emendas. Isso é uma coisa ridícula”, repetiu o deputado Nelter em contato com o Agora RN, nesta quinta, 19.
Inicialmente, o pedido de celeridade na tramitação da matéria (a Assembleia teria 90 dias para votar o parecer) foi feito por meio de requerimento proposto pelo deputado estadual Gustavo Fernandes (PSDB) e assinado também pelo deputado George Soares (PR). Procurado, Soares afirmou via assessoria de imprensa que ainda está se “aprofundando” sobre o tema. Fernandes falou sobre o assunto e não escondeu a importância eleitoral que o assunto tem e que, por isso, precisaria ser votado o quanto antes na Casa.
“Nós temos a missão de analisar esse relatório e colocar em votação o mais rápido possível para que seja apreciado, visto que o atual governador é pré-candidato ao Governo do Estado”, afirmou Fernandes, acrescentando que a rejeição das contas do governador pode torná-lo inelegível por oito anos. E para que esse parecer seja desconsiderado, o governador precisaria ter 16 votos favoráveis a ele – e contra a análise do Tribunal.
O líder do governo na Assembleia, deputado estadual Dison Lisboa (PSD) também se manifestou sobre o caso. Colocando “panos quentes” no clima, Lisboa preferiu dizer que não acredita que, apesar do caráter eleitoral levantado pelo próprio Gustavo Fernandes, a pressa na votação seja baseada em alguma suposta manobra para tirar o governador da disputa – ou mesmo forçar o Governo a liberar emendas, como denunciado por Nelter.

Inverno: EMPARN confirma chuvas acima da média no estado RN.

A Unidade de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) elaborou um relatório com as informações pluviométricas no estado, desde 1º de janeiro de 2018 até ontem quinta (19).

O levantamento revelou que o acumulado ficou 22,3% acima da média, apesar do veranico (período sem chuva) prolongado de março. A média utilizada para o estudo, segundo o chefe da unidade, Gilmar Bristot, refere-se aos dados coletados, no período de 2003 a 2016, dos postos pluviométricos com mais de 30 anos acompanhados pela Emparn.

A pesquisa foi realizada mês a mês e por mesorregião do Estado, em fevereiro, na sede da Emparn, no bairro do Jiqui, em Parnamirim. 

O estudo confirma as previsões dos meteorologistas do Nordeste e de várias instituições e órgãos nacionais: as chuvas estão acima da média em várias regiões do RN e do Nordeste, principalmente no semiárido, que atravessava seis anos consecutivos de estiagem.

Estatística
No mês de janeiro de 2018, nas quatro regiões do Estado, as precipitações acumuladas chegaram a uma média observada de 50,6mm, quando comparada a uma média histórica de 36,9mm, indicando um desvio positivo de 37,1%.

No mês de fevereiro, as chuvas acumuladas atingiram uma média de 163,4mm, para uma média histórica de 70,5mm, apontando um saldo acima da média de 131,9%.

No mês de março, quando ocorreu o veranico de mais de 20 dias, as chuvas observadas chegaram a 105,6mm, para uma média de 147,6mm, portanto um resultado negativo (-28,4%).
Até o dia de ontem (18), o mês de abril vem apresentando um comportamento altamente favorável principalmente no sertão nordestino. No Rio Grande do Norte não tem sido diferente. O acumulado no Estado chega a 486,8 milímetros, para um histórico do clima de 398,0mm, o que representa 22,3% acima da média.


Greve dos professores está encerrada no RN; aulas devem reiniciar nesta sexta, 20.

A greve dos professores da rede estadual está suspensa. Segundo informações repassadas por um dos coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), José Teixeira, em entrevista ao Jornal Agora RN, a categoria resolveu aceitar a proposta oferecida  pelo governo do Rio Grande do Norte. A Assembleia aconteceu na tarde desta quinta feira, 19, na Escola Estadual Winston Churchill, no bairro Cidade Alta. As negociações contaram com mediação judicial
Pelo que ficou acordado, os professores receberão o salário com o reajuste de 6,81% já em abril. O retroativo dos meses de janeiro, fevereiro e março será diluído em seis parcelas a partir de outubro de 2018 para os servidores da ativa. O valor devia ter sido pago em janeiro, quando o Ministério da Educação oficializou o reajuste.
O coordenador acrescentou ainda que a reposição das aulas vai ser feita de acordo com o planejamento organizado por cada direção de escola. Já nesta sexta feira, 20, as aulas serão reiniciadas, segundo Teixeira. Os informes aos pais e alunos, avisando sobre o fim da paralisação, serão feitos também pelas redes sociais.
Para a professora Fátima Cardoso, também coordenadora do Sinte-RN, a proposta do governo para pagar o Piso não é a ideal, mas é válido em razão da ‘conjuntura de cortes de investimentos’. “Sabemos que a proposta que veio não é a melhor. Não é a que esperávamos. Porém, é a que conseguimos arrancar do governo após muita luta, sobretudo em um momento que os governos estão seguindo a cartilha de Temer e cortando investimentos”, declarou.
A greve foi deflagrada no dia 23 de março. Os professores reivindicavam, entre outros pontos, o repasse imediato do aumento de 6,81%, referente ao Piso Nacional de 2018; o que não foi concedido de imediato pela Secretaria Estadual de Educação (Seec-RN). Cláudia Santa Rosa, titular da pasta, fez algumas propostas em conversas com a categoria, ao longo das últimas semanas, com o intuito de suspender a paralisação, sem sucesso.
A greve chegou a contar com a adesão de 90% das 610 escolas, segundo o Sinte. O estado tem hoje 15 mil professores atuando.

MP recomenda exoneração de servidores aposentados em município do interior.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte recomendou ao prefeito de Jardim de Piranhas, Elídio Araújo de Queiroz, que proceda a exoneração imediata de todos os servidores públicos municipais que tenham se aposentado pelo INSS com fundamento no vínculo funcional que mantinho com o Poder Público Municipal. 
A recomendação foi baseada na informação de que a Prefeitura tem 27 servidores que, embora aposentados, permanecem no serviço público, recebendo, simultaneamente, os proventos de aposentadoria e os vencimentos do cargo em que se aposentaram.
A recomendação, assinada no dia 17 e publicada nesta quinta-feira, 19, no Diário Oficial do Estado (DOE), deve ser entregue “em mãos” ao prefeito, que terá que informar, no prazo de 30 dias, as medidas adotadas com o fim de atender o texto, inclusive, com cópia da documentação pertinente, “ressaltando-se que o descumprimento injustificado importará na adoção das medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis”, conforme apontou o promotor de Justiça Vinícius Lins Leão Lima.
O MPRN justifica que a recomendação tem como base o fato de que “se tratando de servidores públicos estatutários, verifica-se inexistir norma constitucional ou infraconstitucional que autorize a permanência no serviço público após concessão da aposentadoria” e que a Prefeitura se comprometeu a realizar concurso público de provas e títulos para provimento dos cargos vagos, no prazo máximo de um ano a contar da finalização do processo seletivo simplificado.
“Ademais, o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte recebeu a informação de que no Município de Jardim de Piranhas, vários servidores, aposentados por tempo de serviço e contribuição, continuariam exercendo as mesmas funções, mesmo após o ingresso na inatividade”, pontuou o promotor.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...