quinta-feira, 21 de março de 2019

Ex-presidente Michel Temer é preso na Lava Jato; ex-ministro Moreira Franco também é detido.

A Força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta quinta-feira, 21, Michel Temer, ex-presidente da República. Os agentes ainda tentam cumprir um mandado contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia.
Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio.
O ex-ministro Moreira Franco foi preso no Rio de Janeiro, voltando de Brasília. Ele foi de ministro de Minas e Energia do governo Michel Temer, também preso pela Lava Jato nesta quinta 21.

Desde quarta-feira, 20, a Polícia Federal (PF) tentava rastrear e confirmar a localização de Temer, sem ter sucesso. Por isso, a operação prevista para as primeiras horas da manhã desta quinta-feira atrasou.
Ainda não está claro a qual processo se referem os mandados contra Temer e Moreira Franco. Temer responde a 10 inquéritos. Cinco deles tramitaram no STF pois foram abertos à época em que o emedebista era presidente da República e foram encaminhados à primeira instância depois que ele deixou cargo.

Professores e governo do RN chegam a acordo para pagamento do piso nacional.

A assembleia Estadual do SINTE/RN, realizada em Natal na manhã desta quarta-feira (20),decidiu aprovar, (com apenas 4 votos contrários), a nova proposta de pagamento do reajuste do Piso do Magistério apresentada pelo governo do Estado.
Para o coordenador geral do SINTE/RN, professor Rômulo Arnaud, o processor de negociação para implantação de outras pautas da categoria deve continuar, como “as mudanças de letras, de nível, quinquênio, pagamento de horas extras, melhorias nas estruturas das escolas”.
A assembleia também aprovou continuar a luta, juntamente com o Fórum dos Servidores, pelo pagamento dos atrasados dos aposentados e aposentadas.
VEJA AS PROPOSTA APROVADA
PARA OS/AS PROFISSIONAIS DA ATIVA:
Reajuste de 4.17% a partir de abril.
RETROATIVO:
3 parcelas nos meses de abril, maio e junho.
PARA OS/AS PROFISSIONAIS APOSENTADOS/AS:
Reajuste de 4.17% a partir de maio.
RETROATIVO:
Primeira parcela de 4.17% em junho relativo a janeiro;
Seis parcelas de 2.085% nos meses de julho a dezembro, referentes aos meses de fevereiro, março e abril.

Carnaubais: Homem que foi atingido á bala já está em casa e população clama por segurança.

O cidadão Rilzemar Cortez de Moura, conhecido popularmente como Leiteiro já se encontra em casa após sofrer alguns disparos de arma de fogo na última terça feira 19 no município de Carnaubais no vae do Assú.

Rilzemar que foi alvejado com três tiros por dois elementos quando na ocasião deu entrada no HMSL de Carnaubais e em seguida foi transferido para o hospital Tarcísio Maia em Mossoró e liberado ontem.

A Polícia Militar do destacamento local, através do sargento Ronaldo Simplício fez os procedimentos de praxe. Ninguém ainda sabe a motivação desta ação criminosa.

Segundo relatos de populares Infelizmente, Carnaubais está registrando cada vez mais ocorrências policiais. Este ano já ocorreram duas execuções á bala, além de varias tentativas de homicídios. Precisamos de mais efetivo policial, urgentemente, clama á população.


Fonte: Blog Tony Martins

DESCASO: Escola em Natal têm aulas com dias alternados por falta de merenda e auxiliares.

Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Luiz Gonzaga Diniz Filho, no bairro de Pajuçara, na Zona Norte de Natal, têm recebido aulas em dias alternados neste início de ano. O motivo é a falta de merenda escolar e de auxiliares na escola - atualmente o déficit é de sete profissionais, segundo o secretário interino de educação do município, Carlos Castim.

A logística funciona dessa maneira: estudantes de um nível vão num dia para a escola e no outro folgam para a ida de alunos de outro nível. Assim, vivem a rotina de um dia com aula e um sem.

"A escola começou o ano letivo por obrigação, porque não tem lanche para as crianças. Elas entram às 12h e saem às 14h. Tem mãe que está trazendo lanche. Ontem mesmo eu trouxe dois quilos de açúcar e cuscuz para fazer de lanche para as crianças", reclamou Clarisse, mãe de um dos alunos. "Falta auxiliar e falta professor. Pela manhã não tem professor. E pela tarde não tem auxiliares de três turmas", completou.

O secretário interino de educação de Natal, Carlos Castim, admitiu a falta de merenda no CMEI Luiz Gonzaga e em outros núcleos e garantiu que em até 10 dias vai "normalizar o processo de aquisição" dos alimentos, mas que há uma reserva que conseguirá suprir as necessidades a partir desta quinta-feira dia 21.

Quanto aos auxiliares, ele diz que dois profissionais foram contratados até o momento e promete que até a próxima terça-feira (26), os que ainda restam também vão fazer parte da equipe do CMEI. "Nós temos uma deficiência de sete auxiliares. Garantimos dois e vamos atrás para que até terça-feira isso esteja sanado", disse.

Recepção Nota 10: locutores da FM Cidade são bem recepcionados pelos colegas da imprensa angicana.

Durante a festa do padroeiro São José em Angicos na última terça feira 19, os locutores da FM Cidade de Fernando Pedroza, Manoel Gerônimo e Tarcísio Gonçalves registram a boa recepção que tivemos através dos amigos da imprensa angicana (rádio e blog).

Foi um encontro amigável de muita conversa e um bom papo sobre a politica estadual e da região central...

Na ocasião estivemos na FM Cabugi Central para realizarmos uma entrevista com a governadora Fátima Bezerra.

No momento fomos recepcionados pelos colegas locutores Tony Flávio e Carlos Costa (blogueiro) além do amigo Gean Carlos do jornal Cabugi Noticias.





BAIXA: Pesquisa aponta queda de 15% em aprovação de Bolsonaro.

Deu no portal G1:Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (20) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL):
§  Ótimo/bom: 34%
§  Regular: 34%
§  Ruim/péssimo: 24%
§  Não sabe/não respondeu: 8%

A avaliação positiva do presidente caiu 15 pontos percentuais desde a posse. Em fevereiro, segundo a pesquisa, 19% consideravam o governo “ruim/péssimo”; 30%, “regular”; e 39% o avaliavam como “bom/ótimo”.

A pesquisa também avaliou a opinião dos entrevistados sobre a maneira de governar do presidente da República:
§  Aprovam: 51%
§  Desaprovam: 38%
§  Não souberam ou não responderam: 10%
Em fevereiro, 57% aprovavam e 31% desaprovavam.
Outro ponto questionado pelo Ibope foi sobre a confiança dos entrevistados em relação ao presidente:
§  Confia: 49%
§  Não confia: 44%
§  Não souberam ou não responderam: 6%

Em fevereiro, 55% afirmaram confiar no presidente e 38% disseram não confiar.
A avaliação positiva de Jair Bolsonaro é inferior àquelas registradas para Fernando Henrique Cardoso (1º mandato), Lula (1º e 2º mandatos) e Dilma Rousseff (1º mandato). No entanto, ela é maior que as de Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff no início do segundo mandato.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas entre 16 e 19 de março.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Servidores do RN revelam decepção com Fátima: ‘Ela Adota práticas de governos anteriores’.

A greve dos servidores estaduais da saúde chegou ao 43º dia nesta quarta-feira, 20. De braços cruzados desde 5 de fevereiro, a categoria é uma das mais descontentes com a gestão da governadora Fátima Bezerra, que ainda não estabeleceu um prazo para pagar as quatro folhas salariais herdadas do governo Robinson Faria (2015-2018).
Na terça-feira, 19, parte do funcionalismo realizou um protesto em frente à sede da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), em Natal, para reivindicar melhores condições de trabalho e o pagamento dos salários atrasados. A categoria terá um encontro com Fátima nesta quinta-feira, 21, e espera receber uma proposta convincente – que deverá ser analisada em assembleia na segunda-feira, 25.
Coordenador geral do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde), Breno Abbott afirma que as perspectivas para o novo encontro com a governadora não são boas. “Não temos muita expectativa. Tivemos uma última reunião, na qual eles ficaram de documentar uma proposta. Mas não mandaram nada pra gente”, afirma.
O dirigente do Sindsaúde revela que a categoria está decepcionada com o governo Fátima Bezerra, principalmente porque ela já foi sindicalista e prometeu durante a campanha afinar o diálogo com o funcionalismo público se fosse eleita governadora.
“O governo está mal assessorado. Em menos de três meses, tivemos o debate em torno das licenças-prêmio, que o governo impôs na base do ‘se colar, colou’ e das requisições de pequeno valor (RPV) e precatórios. O governo vem adotando práticas de governos anteriores, inclusive praticando assédio na greve. Um governo que se diz popular e democrático jamais diria isso”, critica Breno Abbott.

Estadual: Em jogo atrasado ABC joga o básico e vence o Assu no Frasqueirão.

O ABC fez o suficiente para vencer o Assu por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, no Frasqueirão. Com o resultado, o Alvinegro chegou aos 10 pontos e segue na quarta posição do returno do Campeonato Potiguar.
Os gols da vitória foram marcados por Ivan e Maurício. Jânio Daniel descontou para o Camaleão do Vale, que tem cinco pontos, na sexta colocação.
Por ter um jogo a menos que alguns concorrentes, o ABC segue com chances de chegar à final do segundo turno. Para não depender de outros resultados, precisa vencer Potiguar de Mossoró e Força e Luz.
O Assu continua em situação crítica, ameaçado pelo rebaixamento. O Camaleão é o último colocado na classificação geral, com 10 pontos, e precisa da vitória sobre o América-RN na última rodada. Mesmo assim, ainda dependerá dos resultados de Santa Cruz de Natal e Força e Luz.


Robinson Faria e Tião Couto são condenados por conduta vedada durante as eleições de 2018.

O ex-governador Robinson Faria foi condenado pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte por conduta vedada nas eleições de 2018. Ele teve sua candidatura irregularmente beneficiada devido à doação de duas ambulâncias ao Município de Santo Antônio, em pleno período eleitoral.
Além dele, foram condenados o então candidato a vice, Sebastião Couto; o prefeito da cidade, Josimar Custódio; o ex-secretário estadual de Saúde, Pedro de Oliveira Cavalcanti Filho; assim como a Coligação Trabalho e Superação (formada pelo PRB, PTB, PR, PPS, PMB, PTC, PSB, PRP, PSDB, PSD, Avante e Pros). Todos foram sentenciados a pagar multas individuais no valor de 10 mil Ufirs, mas da decisão ainda cabem recursos.
Pedro Cavalcanti Filho esteve em Santo Antônio, em 25 de agosto do ano passado – quando a campanha já havia se iniciado – e formalizou a doação das duas ambulâncias em uma solenidade pública com a presença do prefeito Josimar Custódio e que serviu para promover a candidatura à reeleição de Robinson Faria, derrotado ao fim do pleito.
A representação do MP Eleitoral comprovou que o secretário usou camisa da cor da campanha do então governador, bem como o prefeito de Santo Antônio, constando nos autos foto dele fazendo o número 55, exatamente o de Robinson Faria nas urnas. Nas redes sociais, a solenidade de entrega das ambulâncias foi divulgada com a hashtag #todoscomrobinson55.
Em seu acórdão, o TRE/RN destacou que, em relação à “entrega das mencionadas ambulâncias, indubitavelmente, ficou fartamente comprovado o uso promocional vedado”. Essa mesma irregularidade também é parte de uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije) – ainda não julgada – de autoria do MP Eleitoral e que requer a condenação dos envolvidos por abuso de poder político e econômico. Essa Aije pode resultar na inelegibilidade dos réus pelo prazo de oito anos.

Deputado Benes apresenta projeto de lei para acabar com a saídas temporárias de presos.

O deputado federal Benes Leocádio (PRB) apresentou um Projeto de Lei (1438/19) que pretende impedir o benefício da saída temporária concedido aos detentos durante datas comemorativas, popularmente conhecido como “saidão”. Para o parlamentar a regalia não cumpre o seu principal propósito, que é a ressocialização dos presos, além de representar perigo a manutenção da segurança pública.
“A regra das saídas temporárias nada mais é do que uma oportunidade para bandidos voltarem a cometer variados crimes, o que coloca a população em risco. Além disso, esse benefício favorece a impunidade, à medida que, muitos bandidos aproveitam para fugir e não cumprirem a pena que lhes foi imposta. Por isso propomos a alteração na Lei de Execução Penal, para acabar com essa determinação”, explicou o deputado Benes.
As saídas temporárias ou “saidões”, estão fundamentados na Lei de Execução Penal (Lei n° 7.210/84) e nos princípios nela estabelecidos. Geralmente ocorrem em datas comemorativas como Natal, Páscoa e Dia das Mães, para confraternização e visita aos familiares.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...