quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

RN registra 174 novos casos de Covid-19; ocupação nos hospitais passa dos 60%.

O Rio Grande do Norte registrou 174 novos casos de Covid-19 e sete mortes em decorrência da doença nesta quinta-feira 03/12, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

Com o número de casos confirmados, o Rio Grande do Norte tem 96.855 potiguares contaminados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

O registro de mortes desta quinta-feira aponta que apenas três óbitos aconteceram nas últimas 24 horas — duas mortes em Natal; a terceira, em Florânia. Os outros quatro óbitos ocorreram ao longo dos últimos dias, mas tiveram a confirmação apenas nesta quinta.

Ao todo, 2.711 potiguares morreram em decorrência da infecção pelo novo coronavírus ao longo da pandemia.

Ainda de acordo com a Sesap, há ainda outras 402 mortes aguardando resultado dos exames clínicos.

Ainda de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública, a taxa de ocupação geral das unidades de saúde está em 62%. Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 217.

A rede hospitalar tem cinco hospitais com lotação total: Hospital Maternidade Divino Amor (Parnamirim), Hospital Regional Cleodon Carlos (Pau dos Ferros), Hospital Regional Tarcísio Maia (Mossoró), Hospital Regional Hélio Morais (Apodi) e Maternidade de São Paulo do Potengi (São Paulo do Potengi).

 

Fátima Bernardes revela câncer de útero e afastamento para cirurgia.

A jornalista da rede Globo, Fátima Bernardes anunciou que foi diagnosticada com um câncer de útero na noite desta quarta-feira, 02/12.

“Estou bem. Depois de uma série de exames de rotina, recebi o diagnóstico de um câncer de útero em estágio inicial. Vou me afastar por uns dias do trabalho para fazer a cirurgia”, explicou a apresentadora em seu Instagram.

“Enquanto isso, aproveito o aconchego dos meus pais, filhos, do meu amor e dos amigos próximos. E já agradeço pelo carinho, pelas boas energias de todos aqui. Logo, logo estarei de volta para nossos encontros”, concluiu.

Seu namorado, o deputado federal Túlio Gadêlha, apoiou Fátima Bernardes nos comentários da publicação: “Estamos juntos nessa, meu amor.”

Prefeitos comemoram aprovação de PEC do deputado Tomba Farias, que permite repasse de recursos diretamente para os municípios.

Um presente antecipado de Natal. Foi assim que prefeitos das regiões do Trairi, Agreste e Central, a exemplo de gestores de outros municípios do estado, comemoraram a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de autoria do deputado estadual Tomba Farias, que vai permitir que, a partir de 2021, as emendas de parlamentares ao Orçamento Geral do Estado (OGE) sejam repassadas diretamente às prefeituras, beneficiando os 167 municípios do Rio Grande do Norte.

A iniciativa inédita do parlamentar municipalista surge no momento em que a as prefeituras enfrentam grandes dificuldades e desburocratiza os repasses de recursos provenientes das emendas diretamente para as prefeituras. Segundo Tomba Farias, a “transferência especial” permite que as prefeituras recebam as verbas sem qualquer intermediação, independente da celebração de convênios ou de qualquer outro instrumento semelhante. 

A medida de autoria do parlamentar também abrange as transferências com finalidade definida, que são aquelas que envolvem recursos vinculados a finalidades específicas.

“São imensas as dificuldades enfrentadas pelos municípios. A nossa emenda constitucional propicia uma maior autonomia às prefeituras, dando condições de que elas invistam em obras de infraestrutura”, disse.

 

Gás de cozinha fica mais caro a partir desta quinta-feira (03) e acumula alta de 22% no ano.

O gás de botijão usado para cozinhar vai ficar mais caro outra vez. A Petrobras anunciou que vai aumentar em 5% em média os preços do gás do tipo GLP vendido em suas refinarias a partir desta quinta-feira (03).

O reajuste vem menos de um mês depois do último aumento e poucos dias após a entrada em vigor da bandeira vermelha no sistema elétrico, que vai aumentar as contas de luz em dezembro.

Com esse aumento do preço médio do GLP praticado pela Petrobras será equivalente a R$ 33,89 por botijão de 13 quilos.

O último reajuste foi também de 5% no dia 4 de novembro. No ano, o GLP acumula alta de 21,9% nas refinarias, que vendem o combustível para as distribuidoras.

De acordo com a Petrobras, com base em dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), na última semana de novembro, a parcela da companhia correspondia a 43% do preço final ao consumidor. Os 57% restantes se referem às margens do restante da cadeia, composta por distribuidores e revendedores, além de impostos.

 

 

Santa Cruz: Jornalista Zeca Camargo visita o Santuário de Santa Rita no RN.

O jornalista Zeca Camargo visitou o Santuário de Santa Rita de Cássia, localizado na cidade de Santa Cruz/RN, para uma reportagem especial sobre o turismo religioso, pela TV Bandeirantes/SP, no programa Band Verão 2021.

A Paróquia de Santa Rita de Cássia e a Prefeitura de Santa Cruz acolhem a Secretaria Estadual de Turismo e a equipe de reportagem da Band.

O jornalista ficou impressionado com a grandiosidade da estátua, que mede 56 metros de altura. O arquiteto Alexandre Azedo também presente para falar da sua obra, ele que foi o escultor da imagem de Santa Rita. 

O padre Vicente Fernandes responsável pela paróquia de Santa Rita de Cássia esteve participado das gravações para a BAND.

Fonte: blog do Wallace

 


MEC desiste de retorno às aulas presenciais em janeiro de 2021, diz ministro.

O ministério da Educação decidiu revogar a portaria pela qual determinou o retorno das aulas presenciais nas universidades a partir de janeiro de 2021, após diversas repercussões negativas. O ministro Milton Ribeiro disse que abrirá uma consulta pública para ouvir pessoas da área acadêmica antes de uma nova decisão.

O ministério foi alvo de críticas de instituições de ensino, que se opuseram à volta das aulas por não considerarem que seja o momento adequado. "Quero abrir uma consulta pública para ouvir o mundo acadêmico. As escolas não estavam preparadas, faltava planejamento", disse o ministro.

A liberaração do retorno dos estudantes universitários às salas de aula ia na contramão das novas medidas de restrição que têm sido adotadas nos estados.

De acordo com o ministro, a portaria foi editada após consulta a mantenedores de universidades e que não esperava a resistência que está ocorrendo. "A sociedade está preocupada, quero ser sensível ao sentimento da população", afirmou.

Ainda segundo Milton Ribeiro, a pasta agora vai liberar o retorno às aulas presenciais apenas quando as universidades também confiarem que as atividades podem ocorrer de forma segura.

Fonte: Portal Grande Ponto

 

 

KIT MERENDA: Prefeitura de Fernando Pedroza realiza a entrega da sétima etapa aos alunos da rede municipal.

Mantendo o compromisso com os alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura Municipal de Fernando Pedroza, gestão Sandra Jaqueline, MDB, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, realizou na manhã desta quarta feira, 02 de dezembro á entrega da 7ª etapa do KIT DA MERENDA ESCOLAR, para os alunos da rede municipal de ensino.

A secretária de educação, Vanuzia Gonçalves, esteve participando da entrega nas escolas municipais, e enfatizou que os alimentos foram adquiridos com recursos do PNAE, e serão distribuídos de acordo com a lei de Nº 13.987, de 07 de abril de 2020, que autoriza em processo, de caráter excepcional e emergencial em virtude da suspensão das aulas devido a pandemia.

Uma equipe de profissionais estiveram na manhã e tarde desta quarta feira 02/12, realizando a entrega dos Kits de Merenda nas residências dos alunos matriculados na rede municipal em várias comunidades rurais do município atendendo as normas de higienização.


Foram entregues ao todo, 369 kits de merenda escolar, acompanhados das atividades remotas para os alunos na zona urbana e rural de Fernando Pedroza/RN.



Essa é mais uma ação de compromisso na área da educação municipal de Fernando Pedroza, que visa amenizar a situação das famílias nesse momento de pandemia.



Feliz festas natalina!!


 

 

COPA LIBERTADORES:Com dois gols de Veron, Palmeiras goleia e passa de fase.

O Palmeiras garantiu a classificação às quartas de final da Copa Libertadores na noite desta quarta-feira 02/12. Já em vantagem após vencer o Delfin no Equador, o time alviverde contou com grande atuação de Gabriel Veron, autor de dois golaços, para ganhar por 5 a 0.

O inspirado atacante potiguar, Gabriel Veron fez dois belos gols e ainda cruzou para o veterano Willian anotar o seu. Nos acréscimos, Danilo fechou a goleada.

Classificado às quartas de final da Copa Libertadores, o Palmeiras enfrentará o Libertad-PAR, com data e horário a ser definido pela Conmebol.


 

Corregedoria do TRE-RN recomenda que diplomação de eleitos seja virtual.

O Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Cláudio Santos, publicou recomendação às Zonas Eleitorais para a diplomação dos candidatos eleitos nas eleições municipais 2020, em face do cenário da pandemia do Covid-19.

A orientação é que os presidentes de Juntas Eleitorais possam fazer o ato de diplomação por meio de videoconferência, ou em formato presencial seguindo os protocolos sanitários e com limitação de público.

“Para as Zonas Eleitorais que optarem pelo formato de solenidade previsto no inciso I, os diplomas assinados serão disponibilizados no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte na data designada para a Diplomação, até o final da sessão de videoconferência, podendo ainda ser disponibilizado o Diploma em meio físico, impresso no papel apropriado, nas respectivas Zonas Eleitorais posteriormente à Diplomação”, diz a recomendação.

A  diplomação dos candidatos eleitos em Fernando Pedroza, está marcada para o próximo dia 17 de dezembro, faltando apenas definir o local e horário.

 

TAVA NA CARA! Dados atestam que eleição provocou alta da covid-19.

Os números não mentem e comprovam que as eleições foram a causa principal da súbita alta nos casos de covid no Brasil. Dia 6 de novembro, a média de casos era de 16,1 mil, a menor desde maio, mas disparou na reta final da campanha até atingir no dia 17, dois dias depois do 1º turno, a marca de 30,1 mil, alta de 87%. Depois de se estabilizar e até cair por alguns dias, a média voltou a subir e fechou no dia 30, logo depois do 2º turno em cidades populosas, em 35,5 mil, alta de 120,5% desde o início.

Os epidemiologistas explicam que o resultado das atitudes tomadas hoje só é sentido de 10 a 15 dias depois. Exatamente o que ocorreu no Brasil.

João Gabbardo, coordenador do combate à covid em SP e ex-número 2 do Ministério da Saúde, vê a campanha como principal causador da alta.

O ímpeto diminuiu na campanha do 2º turno por envolver apenas 57 cidades, mas com mais de 200 mil eleitores, entre as maiores do país.

O Imperial College de Londres se preocupou com a taxa de contágio de 1,3 na campanha, mas mostrou alívio com a queda para os atuais 1,03.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...