sábado, 29 de julho de 2023

Fernando Pedroza: Reunião entre Gestão e FUNCERN define realização de Concurso Público ainda este ano.

Estiveram reunidos nessa sexta feira (28/07), a prefeita de Fernando Pedroza-RN, Sandra Jaqueline (MDB), com representantes da FUNCERN, Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte, onde foi tratado os novos trâmites processuais para realização do Concurso Público, após recomendação do Ministério Público.

De acordo com as informações, a gestão municipal realizará um estudo técnico em todas as áreas da administração para ter o conhecimento do quantitativo para preenchimento de vagas com a realização do concurso.

A expectativa da Gestão Municipal é de que o certame seja realizado nos meses de outubro ou novembro de 2023.

Os cargos são de provimento efetivo, abrangem as administrações direta, autárquica e fundacional. Haverá ainda formação de cadastro reserva.

O Projeto será enviado para a Câmara Municipal de Fernando Pedroza nos próximos dias para aprovação dos vereadores.

Após aprovação a prefeitura municipal publicará o edital. A realização das provas ficará a cargo da FUNCERN.

Detalhe: O último Concurso Público realizado em Fernando Pedroza-RN, aconteceu em setembro do ano de 2008, com 75 vagas para todos os cargos da administração municipal. Espera-se que neste certame haja vagas disponíveis também pra todos os setores da administração, pois a carência de vagas é real.

João ou Vavá, quem será o escolhido para sucessão da prefeita Sandra em 2024?

Quando o assunto é sucessão municipal para a escolha do nome para prefeito do grupo da situação se inicia uma série de especulações nas rodas de conversa pela cidade de Fernando Pedroza-RN.

Pelo grupo governista ou situação, surge agora o possível nome do atual vereador Rivaldo Silva (MDB), popular VAVÁ.

Em contato com nossa redação, o vereador Vavá enviou os dados de uma pesquisa ou enquete realizada recente, onde seu nome pontua em 2º lugar com 28%, um ponto a menos do atual vice prefeito, João Maria Braga, nome que também aparece bastante especulado para ser o candidato a sucessão da prefeita Sandra Jaqueline.

Pelo que o blog FOCO CENTRAL vem apurando, entre os nomes especulados da situação e colocado na pesquisa, destacamos AQUI em matéria anterior o nome do atual vice-prefeito João Maria Braga, o popular João de Xota como o favoritíssimo na cabeça.

Mas agora surge a especulação do nome do vereador Rivaldo Silva, ou Vavá, como conhecemos popularmente.

Segundo alguns aliados da prefeita Sandra Jaqueline, a informação é que o nome mais indicado pela população, será o candidato que deverá disputar as eleições rumo ao Executivo Pedrozense em 2024. João ou Vavá??

UM RAIO-X, sobre os dois prováveis pré-candidatos: João Maria Braga é o atual vice-prefeito por duas vezes, já foi presidente da câmara municipal e se for lançado mesmo candidato a prefeito em 2024 pelo grupo de situação, será um fato inédito na história da politica na cidade da Pedra do Sapo. 

Segundo aliados governistas, João de Xota tem prestigio dentro da gestão municipal e falando politicamente é um dos homens de total confiança da prefeita Sandra.

Já o atual vereador Rivaldo Silva, carrega consigo o sonho de ser prefeito da cidade há anos, mais abriu mão desse sonho de consumo em outras eleições anteriores. Como tem um dito popular, “tudo tem seu tempo e sua hora”. Será que essa frase vai encorajar o vereador Vavá bater de frente com o grupo e disputar o executivo Pedrozense em 2024? Vavá ganhou destaque mais uma vez...Vavá coleciona cinco mandatos de vereador e um mandato de vice-prefeito.

Vamos aguardar o desfecho dos fatos, ainda falta um ano e meio para as eleições municipais em FP.

Por enquanto estamos apenas no campo das especulações, haja vista que existem outras possibilidades quando o assunto é sucessão municipal para a escolha do nome para prefeito na cidade da Pedra do Sapo.

Sobre o provável ou prováveis nomes da oposição para disputar a prefeitura municipal de  FP em 2024, esse assunto será publicado AQUI em outro momento. Aguarde!!

Por enquanto ainda não há manifestos através das mídias visual ou digital.

Governo do RN atrasa repasses e Banco volta a bloquear acesso aos consignados, diz presidente do Sinsp-RN.

O Banco do Brasil voltou a bloquear o acesso do funcionalismo  público estadual aos empréstimos consignados. A denuncia é do Sindicado dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (Sinsp-RN), que tem sido procurado por servidores ativos e inativos para comunicar a suspensão do atendimento.

De acordo com as informações, o impasse segue dois meses, depois de o Governo do RN ter vendido em 30 de maio, a folha de pessoal ao Banco do Brasil.

“O Governo há dois meses atrasa o repasse de um dinheiro que não é dele, o dinheiro é retirado dos contracheques dos servidores para pagar o seu empréstimo consignado”, alertou a presidente do Sinsp, Janeayre Souto.

 A sindicalista acusa o Governo de “fazer uma festa” ao vender a folha de pagamento do Estado ao Banco do Brasil “pra pagar o que já devia” de quase quatro meses atrasados, porém, agora faz dois meses que não repassa o dinheiro descontado dos empréstimos ao BB.

 “Com isso, mais uma vez, o Governo do Estado confisca parte dos salários dos servidores “pra fazer sua gestão e isso tem sido uma denúncia corriqueira do Sinsp”, enquanto “faz uma maquiagem para dizer que está tudo bem e não está”.

 Finalmente, Janeayre Souto disse que o Sinsp exige o pagamento imediato dos valores das parcelas de empréstimos descontados em folha, de maneira que os servidores possam voltar a ter acesso ao serviço no BB.

Governo prepara ações para garantir que jovens terminem o ensino médio, afirma ministro da educação.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou neste final de semana que o governo federal trabalha em ações para fortalecer a permanência dos jovens no ensino médio, mas que isso ainda precisa ser mais bem planejado para garantir recursos no orçamento.

“O jovem, quando chega ao ensino médio, muitas vezes larga ali, porque quer trabalhar. Ele precisa ter apoio financeiro para se manter na escola”, disse Santana, sem detalhar as medidas.

Segundo Camilo Santana, pesquisas indicam que apenas 64% dos jovens que entram no ensino fundamental terminam o ensino médio no Brasil.

“Nós estamos perdendo quase um terço dessa meninada, mas nós não queremos perder nenhum” afirmou.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...