quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Presentes para o DIA DOS PAIS sobem mais que a média da inflação.

Quem for presentear o Pai no próximo domingo (13/08) vai sentir no bolso um peso, em média, maior que a inflação geral. Levantamento do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) revela que a chamada “Inflação do Dia dos Pais” ficou acima do índice geral de aumento de preços.

A cesta de presentes e serviços relacionados a data está 4,1% mais cara em relação ao ano passado. Essa alta fica acima do acumulado de 12 meses da inflação média, 2,8%. 

De acordo com o levantamento, os itens mais caros neste Dia dos Pais estão perfumes (8,3%), livros (8,3%), cinema (5,6%), roupas (5,5%), restaurante (5,3%) e relógios (4,2%). Os computadores (-4,3%) e celulares (-2,6%) ficaram mais baratos.

A desvalorização do dólar, cerca de 5% nos últimos 12 meses, é um dos fatores que explicam a queda no preço desses produtos eletrônicos. 

“A valorização cambial, se considerada a partir de agosto do ano passado, ajuda sim, mas juros elevados também diminuem a demanda por bens duráveis, o que ajuda a baixar os preços. O preço desse grupo de produtos foi diretamente afetado pela taxa de juros”, explica o coordenador dos Índices de Preços da FGV, André Braz. 

Ex-vereador no interior do RN, é encontrado morto a tiros após três dias desaparecido.


O ex-vereador da cidade de Severiano Melo, no interior do Rio Grande do Norte, Francisco Ornil dos Santos, conhecido como Tico da Malhada, de 67 anos, foi encontrado morto a tiros na terça-feira (08/08) no município de Pedra Grande, na região do Mato Grande.

Segundo a família, a vítima, que vendia castanhas, morava em Natal e saiu de casa a caminho da cidade de João Câmara no sábado (05), data em que desapareceu.

O veículo utilizado por Tico, uma Fiat Strada preta, foi encontrada no domingo (6) em uma estrada carroçável, próximo a um lixão do município de Pedra Grande.

Na última terça-feira, o corpo do ex-vereador foi encontrado próximo ao local de abandono do veículo. Ele foi morto por disparos de arma de fogo e teve seu celular, carteira e dinheiro roubados pelos autores do crime.

A polícia trabalha com a hipótese de latrocínio, quando se mata pra roubar, no entanto, as investigações seguem com vista a prenderem o ou os suspeitos. A prefeitura de Severiano Melo decretou luto oficial.

O corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e passará por perícia. 

Wallyson treina e deve voltar ao time do ABC contra o Ituano, dia 14/08.

Fora dos dois últimos jogos do ABC devido a dores no tornozelo, o atacante Wallyson participou normalmente ontem do início do treino no CT Alberi Ferreira de Matos.

Conforme a imprensa, a expectativa de que ele volte a ficar a disposição do técnico Allan Aal na partida contra o Ituano na próxima segunda feira (14), no Frasqueirão em Natal, ás 20 horas.

Nos últimos dois confrontos que esteve sem a presença do Mago, o alvinegro não venceu nenhuma partida.

Corpo de mulher é encontrado enterrado em quintal de casa na Zona Norte de Natal.

Um corpo de uma mulher foi encontrado enterrado na manhã dessa terça-feira (08) no quintal de uma casa no conjunto Vale Dourado, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte de Natal.

A mulher foi identificada pelo Itep como Francisca Suilma do Nascimento Ferreira, de 42 anos. Para a Polícia Civil, o principal suspeito é o ex-companheiro da vítima e morador da casa, que já foi condenado e preso por um feminicídio praticado em 2014.

De acordo com a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), familiares da vítima denunciaram que ela teria entrado na residência no sábado (05) e desde então não havia mais saído. Com essa informação, os policiais foram até o local, iniciaram diligências e localizaram o corpo enterrado.

Segundo relatos de testemunhas à Polícia Militar, um forte odor era sentido da residência. Não havia ninguém na casa.

O Corpo de Bombeiros e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foram chamados para auxiliar na escavação e retirada do corpo da cova.

Ainda segundo a DHPP, o principal suspeito é o ex-companheiro da vítima, o homem que mora na residência. Ele estava em liberdade há cerca de quatro meses após ter sido preso por um feminicídio praticado há nove anos, em 2014, contra sua então companheira.

Mesmo identificado pela Polícia Civil, até a última atualização dessa matéria ele ainda não havia sido localizado.

Fonte: g1-RN

Em partida tensa, Fluminense marca nos acréscimos e garante vaga nas quartas de final da Libertadores.


Nesta terça-feira (08/08), em jogo tenso no Maracanã, o Fluminense conseguiu arrancar nos minutos finais a classificação para as quartas de final da Copa Libertadores, com vitória por 2 a 0 sobre o Argentinos Juniors.

Os gols do Fluminense foram marcados por Samuel Xavier aos 40 minutos do segundo tempo, e John Kennedy completou aos 51 minutos finais.

Com a vaga garantida na quartas de final. Agora, o Fluminense aguarda o adversário da próxima fase, que virá do confronto Olmpia x Flamengo, que será disputado no Paraguai, na próxima quinta-feira (10/08) em Assunção.

Fernando Pedroza: Projeto da Guarda Municipal já se encontra na Câmara de Vereadores para apreciação.

Já foi encaminhou para a Câmara Municipal de Fernando Pedroza-RN, através do Executivo Pedrozense o Projeto de Lei Complementar 001/2023 de 01 de agosto de 2023, que cria o Departamento da Guarda Civil Municipal que será vinculado à Secretaria Municipal de Administração e Finanças do município. 

O Projeto de Lei Complementar sobre a criação da Guarda Municipal em Fernando Pedroza, se dará através de concurso público. O mesmo já se encontra tramitando nas comissões da Câmara Municipal para apreciação dos vereadores.

Segundo as informações do vereador e autor do referido projeto de lei, Magnos Paulo (PT), o certame ofertará (12) vagas, além de (08) vagas para  cadastro reserva e uma cota de 40% para o sexo feminino.

A lei regulamenta as atividades da Guarda Civil Municipal, incluindo o curso de formação, o uniforme e o armamento, a posse e o uso de armas de fogo. A prefeitura Municipal terá a obrigação de investir em equipamentos e viatura para a guarda.

Com a criação da Guarda Civil Municipal, a mesma exercerá a segurança municipal, a vigilância diuturna e noturna interna e externa do patrimônio público municipal de toda e qualquer natureza, em especial, as repartições públicas e etc...

A criação da Guarda Civil Municipal de Fernando Pedroza é uma luta incansável do mandato popular do vereador Magnos Paulo (PT).

Após batalha judicial, idoso com tumor gigante no rosto tem cirurgia agendada no RN.

O idoso José Nilton Cardozo, de 65 anos que luta para retirar um tumor gigante do rosto pela rede pública de saúde desde o mês de março no Rio Grande do Norte teve os procedimentos agendados para serem realizados nesta semana em Natal-RN.

Nilton Cardozo chega a tomar 18 doses de morfina por dia para suportar as dores causadas pelo problema. A família acionou a Justiça para garantir o direito ao procedimento com urgência e teve decisão favorável do Tribunal de Justiça do RN em junho.

O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) confirmou ao g1 que marcou o procedimento de embolização (técnica para obstruir a artéria bloqueando o fluxo de sangue para formações indesejadas) para quinta-feira (10/08).

A família informou que a cirurgia para retirada do tumor acontecerá no sábado (12/08) na Policlínica da Liga Contra o Câncer.

O marceneiro José Nilton Cardozo tem um tumor intracraniano, com diagnóstico de aumento descontrolado na fossa infratemporal direita.

O diagnóstico é de meningioma, um tumor benigno que se origina a partir das membranas que recobrem e protegem cérebro. Por conta do tumor, o idoso já teve surdez em um dos ouvidos.

Os meses mais recentes do idoso têm sido de dores e medicação.

"Sinceramente não dá pra explicar [a dor], porque é fora do controle do ser humano. Só o Senhor que está me sustentando. É uma coisa que não se explica. Pra quê tanto sofrimento assim? E às vezes eu penso que eu fui uma pessoa de só fazer o bem", diz José Nilton.

A família ajuda como consegue o idoso, mas também sofre ao vê-lo nessa situação.

"A gente o vê nesse estado, quer fazer alguma coisa e não consegue, porque a gente fica fazendo de tudo para agradá-lo, para ver se ele se consola. Mas a gente não sabe nem o que dizer. É muito triste o que a gente está passando", lamentou a mãe Maria Macena, de 86 anos.

Com informações no g1-RN

Paciente é operada para retirada de tumor de 10kg em Currais Novos-RN.

A vida de uma mulher de 45 anos mudou completamente na tarde da última segunda-feira (07), em Currais Novos-RN. Com um tumor de aproximadamente 10kg em um de seus ovários, ela, enfim, conseguiu realizar a cirurgia para a retirada, que ocorreu no Hospital Regional Dr. Mariano Coelho. O tamanho do cisto impressionou a equipe médica.

A paciente relatou, em consulta, que estava há dois anos aguardando pela cirurgia. Os exames apontavam para um tumor benigno, o que deverá ser confirmado após o exame laboratorial do material retirado. Segundo os médicos que realizaram o procedimento, esses cistos crescem rapidamente.

"A paciente me procurou no ambulatório da cirurgia geral e disse que aguardava há dois anos pela cirurgia. Era um cisto no ovário direito, provavelmente benigno, mas foi para a biópsia. Eram mais de 10 litros", explicou a cirurgiã Nayana Campero, que participou do procedimento.

A recuperação, ainda de acordo com a equipe médica, é rápida e a mulher recebeu alta nesta terça-feira (08).

Da Tribuna do Norte!

Justiça mantém prisão de homem que fez família refém por 15 horas em Macaíba-RN.


A Justiça do Rio Grande do Norte determinou, nesta terça-feira (8), a manutenção da prisão de Marigel Custódio Filho, de 29 anos. Ele encontra-se detido desde domingo (06/08), após manter a ex-companheira de 28 anos e os dois filhos, com idades de 3 e 10 anos, em cárcere privado na cidade de Macaíba, na Grande Natal.

Durante a audiência de custódia, realizada por volta das 14h desta terça-feira (08), a Justiça optou por manter a prisão de Marigel, levando em consideração seu histórico criminal e reincidência nesse tipo de crime.

Após a audiência, Marigel foi conduzido ao Centro de Triagem em Parnamirim para ser encaminhado a um presídio estadual.

Sobre o sequestro:

No último domingo (06), Marigel manteve a ex-companheira de 28 anos e os dois filhos, com idades de 3 e 10 anos, como reféns por mais de 15 horas em Macaíba.

O sequestro chegou ao fim após os militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) ouvirem gritos vindos da residência e arrombarem a porta da casa. 

De acordo com a PM, o homem havia montado uma barricada para dificultar a entrada da polícia. A mulher e as crianças foram resgatadas pelos policiais militares e levadas para uma unidade de saúde da região. Marigel, que já tinha passagens pela justiça por diversos crimes, recentemente havia rompido a tornozeleira eletrônica.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...