terça-feira, 14 de maio de 2019

Operação do MP investiga fraudes na coleta de lixo em Caicó, RN; ex-secretário e empresários são presos.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte deflagrou nesta terça-feira (14) uma operação denominada 'Máfia Capital'. A ação apura fraudes na contratação de veículos, maquinário e pessoal para coleta de lixo na cidade de Caicó, na região Seridó potiguar. Além do RN, a operação cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em São Paulo e Pernambuco. Um ex-secretário municipal de Caicó e dois empresários foram presos.
Os suspeitos são investigados pela formação de organização criminosa, fraude em licitações, peculato e corrupção ativa e passiva.
Segundo o MP, a operação Máfia Capital é desdobramento de três outras operações:
Cidade Luz, deflagrada pelo MP em 2017 para investigar irregularidades no contrato de iluminação pública da Prefeitura de Natal; Blackout e Tubérculo, realizadas para apurar fraudes no contrato de iluminação pública da Prefeitura de Caicó.
A operação Máfia Capital foi deflagrada com o apoio da Polícia Militar potiguar e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) dos Ministérios Públicos do Rio Grande do Norte, de São Paulo e de Pernambuco.
Promotores de Justiça e policiais militares cumprem os mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades de Caicó (RN), Mossoró (RN), Recife (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE) e São Paulo (SP).

Governadora Fátima Bezerra inaugura nova Central do Cidadão de São Paulo do Potengi.

A Central do Cidadão do município de São Paulo do Potengi inaugurada pela governadora Fátima Bezerra nesta segunda feira dia 13, vai atender 10 mil pessoas por mês. A população da cidade e de municípios vizinhos passa a ter serviços de qualidade em instalações confortáveis prestados por órgãos das administrações direta e indireta do Estado como Detran, Caern, ITEP (emissão de carteira de identidade), Junta Militar, Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (IPERN),  Procon-RN, e por órgãos como a Receita Federal, para emissão de CPF, Tribunal Regional Eleitoral – TRE e Ministério do Trabalho, para emissão de Carteira de Trabalho.
Esta é a primeira unidade inaugurada no atual governo, em sede própria, e representa investimento de R$ 2,5 milhões, dentro do programa Governo Cidadão, que é financiado pelo empréstimo ao Banco Mundial. A Central conta com ar-condicionado em todas as dependências e serviços informatizados. Vinte e dois funcionários, sendo 12 do estado e dez cedidos pela prefeitura do município trabalharão no atendimento ao público, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h00 às 12h50.

Ao descerrar a placa de inauguração, a governadora Fátima Bezerra disse que as Centrais do Cidadão têm papel fundamental para aproximar os serviços do Estado ao cidadão. “Isso significa mais tranquilidade, mais conforto, menos despesas com deslocamentos para cidades mais distantes. Isso significa respeito e atenção às pessoas, mais dignidade para o nosso povo”, afirmou a governadora.


Além dos moradores de São Paulo do Potengi, a nova Central vai atender também moradores dos municípios de Riachuelo, Rui Barbosa, Barcelona, Senador Eloi de Souza, Santa Maria, Lagoa de Velhos e Ielmo Marinho. 
Após derrota em Aracaju, técnico Ranielle é demitido do comando técnico do ABC.

Ranielle Ribeiro não é mais o treinador do ABC. Na tarde desta segunda-feira, 13, o técnico se reuniu com o presidente abecedista, Fernando Suassuna, o vice-presidente e vice-presidente de futebol, Bira Marques, e o executivo de futebol, Giscard Salton, e acertou a sua saída do Alvinegro.
O profissional deixa o comando do “Mais Querido” depois de quase dois anos à frente da equipe. Ranielle assumiu o ABC ainda na reta final da Série B 2017, levou o clube ao título estadual 2018 de forma direta, sem a necessidade de final e ao terceiro lugar na Copa do Nordeste.
Foram 85 jogos de Ranielle Ribeiro sob o comando técnico Alvinegro, com 44 vitórias conquistadas, 14 empates e 27 derrotas; ele estava no clube desde 2017


Fernando Pedroza: Entidades e Autoridades confirmam participação da mobilização contra as medidas do governo federal nesta quarta 15.

Amanhã quarta feira dia 15 de maio acontecerá, em todo país, a primeira grande (PARADA NACIONAL) ou seja mobilização dos trabalhadores em educação (e da comunidade educacional, de modo geral) contra as medidas adotadas pelo governo Bolsonaro.
Na data, o SINTE/RN estará nas ruas, participando do Ato Unificado. Aqui em Fernando Pedroza o representante do órgão sindical Elias Costa conhecido como “Porongo” comunicou ao nosso blog que haverá um evento previsto para acontecer na parte da manhã, a partir das 7:h com concentração enfrente a sede do sindicato dos servidores públicos (SINDISFEP) na rua Severino Sérvulo Centro.

Segundo Elias Costa outras entidades sindicais e de representação estudantil também participarão do evento protestativo, como também professores e funcionários de todos os turnos da Escola estadual Francisca Alves, do Fabrício Pedroza e CEMEI confirmaram presença e membros de outras repartições estão sendo convidados pelos seus sindicatos para participar.

As autoridades pedrozenses como executivo (prefeita Sandra ) e legislativo (vereadores ) confirmaram presença na mobilização.

A Greve Nacional da Educação se posiciona especialmente contra os cortes de investimentos na educação básica e superior e contra o desmonte da previdência e da aposentadoria – consequências de uma possível aprovação da PEC 06/2019, em tramitação na Câmara dos Deputados.  
A Greve Nacional foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e trata-se de um dia de luta da categoria.

Conmebol realiza sorteio das oitavas de finais da copa libertadores 2019.

Com um sorteio realizado em sua sede na noite desta segunda feira dia 13, a Conmebol definiu os confrontos das oitavas de final da Copa Sul-Americana na noite desta segunda-feira.
O colombiano Juan Fernando Quintero, do River Plate, e o paraguaio Roque Santa Cruz, do Olímpia, participaram do evento que determinou os adversários dos seis brasileiros ainda no torneio. 
Confira abaixo os confrontos:
River Plate x Cruzeiro

Godoy Cruz x Palmeiras
Emelec x Flamengo
LDU x Olímpia
Athletico-PR x Boca Juniors
Nacional x Internacional
Grêmio x Libertad
San Lorenzo x Cerro Porteño

Os jogos de ida pelas oitavas de final serão disputados de 23 a 25 de julho, com as partidas de volta de 30 de julho a 1º de agosto. Nas etapas eliminatórias da Copa Libertadores, os gols marcados na condição de visitante têm peso diferenciado.

Fernando Pedroza e mais 46 municípios serão contemplados com cisternas pelo governo do RN.

O Governo do Estado e cinco entidades sem fins lucrativos – Núcleo Sertão Verde, Seapac, Diaconia, ATOS e CEEAD – assinaram os contratos para a construção de 1.796 cisternas em 47 municípios. O investimento de R$ 13 milhões, em parceria com o Governo Federal, beneficia mais de 8,9 mil moradores das regiões Seridó, Alto Oeste, Costa Branca, Trairi, Potengi, Agreste e Central.
A verba para a construção das cisternas estava bloqueada por uma liminar judicial. A governadora Fátima Bezerra acionou a Procuradoria Geral do Estado (PGE) no fim de abril, após reunião com as instituições selecionadas para executar as obras, para atuar no caso o mais rápido possível e garantir o benefício para as famílias da zona rural.
“Esse convênio estava cancelado e com muito empenho conseguimos recuperá-lo. Com a participação das entidades envolvidas, em conjunto com a PGE, garantimos esse investimento para o povo potiguar, que representa mais respeito, mais cidadania. Uma pena que tenha demorado tanto, pois se as cisternas já estivessem prontas, a água dessas chuvas recentes seria aproveitada”, afirmou a governadora do RN.
A ação atende famílias de baixa renda que vivem com dificuldade de acesso à água no semiárido potiguar, seja pela intermitência no abastecimento ou pela quantidade insuficiente para atender as necessidades básicas. As 1.796 cisternas são divididas em dois tipos, sendo 1.176 de primeira água, voltada para a captação e armazenamento de água da chuva para consumo humano. As outras 620 cisternas são de segunda água, destinada à produção agropecuária. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas até o fim de maio.
As cisternas serão construídas nos municípios de Alexandria, Marcelino Vieira, São Miguel, Tenente Ananias, Serrinha dos Pintos, Almino Afonso, Antônio Martins, Francisco Dantas, João Dias, Luís Gomes, Patu, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, Frutuoso Gomes, Martins, Lucrécia, Venha Ver, São Francisco do Oeste, Guamaré, Angicos, Fernando Pedroza, Caiçara do Rio dos Ventos, Lajes, Macau, Pedro Avelino, Galinhos, Pedra Preta, Afonso Bezerra, Jardim de Angicos, Alto do Rodrigues, Pendências, Ipanguaçu, Equador, Jardim do Seridó, Santana do Matos, São Fernando, Santa Cruz, São José do Campestre, Serra Caiada, Serra de São Bento, Tangará, São Bento do Trairi, Riachuelo, São Paulo do Potengi, São Tomé, Rui Barbosa.

Policiais civis/RN realizam protesto contra avanços da reforma da Previdência.

O Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol-RN) está desde o início da manhã desta segunda-feira, 13, fazendo uma manifestação contra o atual modelo da reforma da Previdência, apresentada pelo Governo ao Congresso, e que atualmente passa por avaliação em uma Comissão Especial na Câmara dos Deputados.
O movimento é nacional e encabeçado pela União dos Policiais do Brasil (UPB), mas seguido por confederações, federações e sindicatos regionais de vários Estados brasileiros. Durante a manifestação liderada pelo Sinpol-RN, algumas delegacias estão fechadas em Natal região, bem como parte dos serviços estão suspensos.
Segundo o presidente do Sinpol-RN, Nilton Arruda, a UPB está liderando, em Brasília, uma série de reivindicações da classe policial brasileira, como a garantia da manutenção da atividade de risco; a integralidade e paridade em razão do exercício de atividades de risco para todos os policiais; regras de transição justas; diferenciação entre homens e mulheres na idade e tempo de contribuição; e pensão integral por morte em serviço.

UFRN, Ufersa e IFRN apresentam a deputados federais relatório com impactos do corte no orçamento.

Reitores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) entregaram nesta segunda-feira (13) para deputados federais do Rio Grande do Norte um documento que aponta o nível de atuação atual e os possíveis impactos que serão causados nas instituições pelo corte anunciado pelo Ministério da Educação de 30% no orçamento previsto para 2019.
O documento mostra, de forma resumida, a atuação e o alcance das instituições públicas federais em todo o Rio Grande do Norte. Os números presentes no relatório apontam que UFRN, Ufersa e IFRN tem 41.456 estudantes matriculados atualmente, o que representa 36% do total de estudantes do ensino superior no estado. O relatório indica ainda que as instituições formaram 6 mil novos profissionais em 2017.
Estiveram presentes na reunião com os reitores os deputados Rafael Motta (PSB), Natália Bonavides (PT) e Benes Leocádio (PTC), além do senador Jean-Paul Prates (PT). O senador Styvenson Valentim (PODEMOS) enviou um representante.
A análise também reitera que 31 das 71 formações disponíveis nas três instituições são exclusivas, como por exemplo os cursos de química, física, matemática, agronomia, economia, artes, música e engenharias biomédica, materiais, de alimentos, pesca e de telecomunicações. A atuação na formação de professores, o índice crescente de publicações científicas, de pós-graduações, de pesquisa e extensão também são detalhados no documento.
As instituições federais apontam que na prática o bloqueio orçamentário representa uma porcentagem mais elevada em função de algumas áreas terem sido preservadas do corte, como assistência estudantil e pagamento de pessoal. Com isso, os cortes reais em custeio e capital representam respectivamente 33% e 44% na UFRN, 30% e 50% no IFRN e 35% e 48% na Ufersa.
Com o corte de 30%, o impacto total no RN é de aproximadamente R$ 109 milhões, com R$ 21 milhões de investimento em obras, aquisição de livros, entre outros, e R$ 78 milhões para custeio com pagamentos de terceirização, água e energia. Segundo os reitores, o corte previsto vai deixar inviável o funcionamento das instituições e provocará impactos também na economia do estado, já que a rescisão de contratos com as empresas de terceirização pode acarretar desemprego para mais de 2 mil pessoas.

Os dados do documento serão apresentados pelos deputados federais ao Ministério da Educação (MEC). “Precisamos discutir o porquê desses cortes, que têm causado um apagão científico em nosso país. Essa situação vai fechar as portas das instituições que são parceiras do estado e fazem com que os seus alunos tenham ascendência social”, disse o deputado federal Rafael Motta.


 

 

 


Temer é transferido da sede da PF para o Comando de Policiamento de Choque, em SP.

O ex-presidente Michel Temer (MDB), preso desde quinta-feira da semana passada (9) na sede da Polícia Federal, na Lapa, em São Paulo, foi transferido nesta segunda-feira (13) para o Comando de Policiamento de Choque , da Polícia Militar, localizado na Luz, região central da cidade. 
A PF alegou não ter condições de abrigá-lo. Por ser ex-presidente e advogado, a defesa alegou que Temer tem direito a uma sala de estado maior, o que não há no prédio da PF Lapa. 
A juíza Carolina Figueiredo, da 7ª Vara Federal Criminal, no Rio de Janeiro, aceitou pedido da PF e determinou a transferência. Antes de ser levado para a sede do Choque, o ex-presidente passou por exame de corpo de delito na sede do Instituto Médico Legal (IML) localizada no Centro da capital. 
Em nota, a PF afirmou que "Conforme determinação da 7 Vara Federal Criminal no Rio de Janeiro, o ex-presidente Michel Miguel Elias Temer Lulia foi transferido da Sede da Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo para o Comando de Policiamento de Choque, onde deverá cumprir a prisão preventiva em sala de Estado-Maior". 
A Polícia Militar cogitou outras duas salas, ambas no prédio que abriga a Cavalaria, na Rua Dr. Jorge Miranda, a mesma rua em que fica o CPChoque.


Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...