quarta-feira, 7 de junho de 2023

Governo do RN autoriza realização de concurso público para a Emater em 2024.

O Governo do Rio Grande do Norte autorizou a realização de concurso público para provimento de vagas em cargos efetivos no Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN) em 2024.

A seleção tem previsão de 67 vagas e será organizada pela Secretaria Estadual de Administração (Sead). As áreas a serem selecionadas ainda não foram definidas pela Emater.

O último concurso público para preenchimento de cargos efetivos da Emater foi realizado em 2006, com as primeiras nomeações ainda naquele ano.

A Emater possui 156 escritórios locais, 10 escritórios regionais e um escritório central, que funciona no Centro Administrativo do Estado, em Natal.

A autarquia oferece serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural a agricultores e agricultoras familiares do Rio Grande do Norte e executa programas e projetos voltados ao setor rural. 

Furacão bate o Libertad-PAR e garante vaga antecipada nas oitavas da Copa Libertadores.

Athletico-PR garantiu vaga antecipada nas oitavas de final da Copa Libertadores de 2023. Na noite desta terça-feira (06), o Furacão venceu o Libertad-PAR por 1 a 0, na Arena da Baixada, pela quinta rodada do grupo G da competição. Christian anotou o único gol da partida.

O Athletico é líder do grupo G, com 10 pontos. Já o Libertad fica na terceira posição, com seis.

O Athletico volta a campo na Copa Libertadores em 27 de junho, diante do Alianza Lima, às 19h, na Arena da Baixada, pela última rodada da fase de grupos.

Já o Libertad fecha essa fase contra o Atlético-MG, no mesmo dia, no Defensores Del Chaco.

PRF apreende 229 kg de lagosta pescada ilegalmente no interior do RN.

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na tarde desta terça-feira (06/06), no agreste potiguar, 229 quilos de lagosta pescada irregularmente.

No início da tarde desta terça-feira, no km 61 da BR 406, em Jandaíra/RN, foi detido um homem de 57 anos, condutor de uma S10 cinza, transportando 229 quilos de lagosta viva pescada ilegalmente, acondicionadas em caixas térmicas.

A mercadoria seguia de porto do mangue/RN para a cidade de Touros/RN e não possuía nenhum documento fiscal. 

Este flagrante de crime ambiental acorreu na Semana Nacional do Meio Ambiente, na qual a PRF reforça a necessidade de preservação dos recursos naturais e da biodiversidade.

A ocorrência foi encaminhada para o IBAMA em Natal/RN.

Governadora Fátima Bezerra sanciona lei que reajusta o piso salarial dos professores.

A governadora do RN, Fátima Bezerra (PT) sancionou nessa terça-feira, 06 de junho de 2023, a lei que atualiza o piso salarial do magistério. O Projeto de Lei, que pedia para que fosse implantado o piso salarial dos professores e especialistas em educação do Estado, havia sido enviado pelo Governo do RN e foi aprovado pelos deputados e deputadas em sessão plenária nesta mesma data. Tão logo chegou à sua mesa, a governadora assinou sua sanção.

“Com a sanção desta lei, quero aqui assegurar que o pagamento referente ao mês de maio será pago em uma folha suplementar ainda em junho. E as duas últimas parcelas, conforme a própria lei, serão pagas em novembro e dezembro”, explica a governadora e professora Fátima Bezerra, no ato de assinatura da sanção da lei. VEJA O VÍDEO.

A lei que atualiza o piso garante o reajuste de 14,95% ao magistério, e é importante salientar que não alcança somente os trabalhadores da educação da ativa, mas abrange também os aposentados e pensionistas, respeitando os princípios da paridade, da integralidade, e da linearidade.

Esse reajuste é retroativo a 1º de janeiro e será feito em três parcelas, conforme anunciou a governadora – em folha suplementar ainda neste mês de junho, e junto aos salários de novembro e dezembro.

Detalhe: A demora na votação do projeto irritou dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN). Na semana passada, sindicalistas visitaram gabinetes de deputados estaduais para cobrar ação da bancada governista para acelerar o trâmite. O líder do governo, Francisco do PT, prometeu empenho para tirar o projeto das gavetas da Assembleia.

Prefeitura de Fernando Pedroza anuncia atrações regionais da festa de emancipação; "mas não dá publicidade aos artistas locais".

A Prefeitura de Fernando Pedroza (RN), Gestão Prefeita Sandra Jaqueline (MDB), anunciou na pagina do instagram as atrações oficiais que animarão a festa de 31 anos de emancipação politica da cidade.

Na referida publicação a prefeitura municipal não dá publicidade para as atrações locais que se apresentarão na festa da cidade. Vale lembrar que existe uma lei municipal que obriga a participação dos artistas locais em qualquer evento social realizado pelo município.

Tal cobrança veio na sessão ordinária da câmara municipal desta terça feira (06). "A gestão municipal falta com respeito aos artista locais e ignora as leis do município" disse alguns legisladores.

Com a publicação direcionada para as atrações regionais, a prefeitura municipal de FP, divulgou na página do instagram para os dias 18, 23,24 e 25 os seguintes artistas e bandas. VEJA!

Dia 18/06 – Festival de quadrilhas – Banda Pode Balançar

23/06 – Gizele Alves e Izza Figueiredo

24/06 – Zé sanfoneiro & Zé Filho e Rei Vaqueiro

24/06 – Circuito Musical, Litto Lins e Núzio Medeiros.

Quando será anunciada as atrações locais?? Apenas uma pergunta!

Série B: ABC desperdiça chances e empata sem gols com a Ponte Preta.

Na noite dessa terça feira (06/06), o ABC desperdiçou uma grande oportunidade de conquistar sua segunda vitória na Série B do Brasileiro e entregar a lanterna da competição de volta para o Tombense.

A equipe potiguar criou quatro chances claras, mas em três delas falhou na conclusão final e na outra Thonny Anderson acertou o travessão do gol pontepretano.

O empate sem gols não foi bom para nenhum dos lados, mas devido às circunstâncias da partida no estádio Moisés Lucarelli, teve um sabor mais amargo para os visitantes.

Com o resultado, o ABC chega a cinco pontos, e segue na lanterna. O Mais Querido volta a campo na próxima sexta-feira (09), diante da Chapecoense, às 21h30, no Frasqueirão, em Natal-RN. 

Copa do Brasil 2023. CBF define sorteio das quartas de final do torneio.

A CBF sorteou na tarde desta terça-feira (06/06), em sua sede, no Rio de Janeiro, os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil 2023.

Confira abaixo os duelos e as chaves dos confrontos até a final.

América-MG x Corinthias

São Paulo x Palmeiras

Bahia x Grêmio

Flamengo x Athletico-PR

As partidas das quartas de final serão disputadas nas semanas de 5 e 12 de julho de  2023.

Detalhe: Quem passar do confronto entre Corinthians e América-MG enfrentará na semifinal o vencedor de Palmeiras e São Paulo.

Do outro lado, quem avançar entre Grêmio e Bahia encara o vencedor de Flamengo e Athletico-PR.

Corpo de mulher é encontrado seminu e com marcas de tiros em meio a lixo em Natal.

O corpo de uma mulher foi encontrado seminu e com marcas de tiros na manhã dessa terça-feira (06) em meio a entulhos e restos de podas de árvores em Natal-RN. A vítima ainda não foi identificada oficialmente.

O caso aconteceu na rua Teotônio Freire, no bairro das Rocas, Zona Leste da cidade. Uma equipe da Polícia Militar chegou ao local por volta das 10h, após moradores da região ligar para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) informando o encontro de cadáver.

Após a chegada da PM e a confirmação da ocorrência, a Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foram acionados para ir ao local iniciar as investigações.

O corpo foi recolhido para passar por perícia na sede do Itep.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...