sexta-feira, 26 de julho de 2019

Pasep começou a ser pago desde ontem quinta feira 25; veja abaixo o calendário.



Governadora Fátima surfa com os investimentos do governo Bolsonaro na área da segurança pública.

A governadora Fátima Bezerra (PT), vem surfando com os investimentos do Governo Federal para a área da segurança pública no Estado. Anunciou a compra de 30 viaturas, 9 motocicletas, 364 cadeiras, 241 armários e 119 mesas para as delegacias e unidades da Polícia Civil.

Ela só esqueceu de dizer que tudo isso foi graças aos repasses de R$ 80 milhões do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), através da Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp. Governo este que ela diz ser ilegitimo e que não quer nem conversa.

Fátima também assumiu a responsabilidade pra si da redução dos índices de criminalidade no RN no primeiro semestre deste ano. Mas esqueceu de citar que essa redução é em todo o Brasil.

Insegurança:Em Extremoz, policial militar reage a assalto e fratura a perna.

Um policial militar fraturou a perna enquanto reagia a um assalto em Extremoz, Região Metropolitana de Natal, na madrugada desta sexta-feira, 26. De acordo com o 4º Batalhão da Polícia Militar, no qual o policial trabalha, dois indivíduos o abordaram enquanto ele retornava para casa.
Segundo a PM, a tentativa de assalto ocorreu por volta das 1h da madrugada, nas proximidades da Rua Espada, localizada no bairro Redinha Nova, em Extremoz. O militar estava a caminho de sua residência, em sua motocicleta, quando notou atitude duvidosa de dois suspeitos na região.
Ao ser abordado, o policial reagiu e houve troca de tiros com os criminosos. No momento da ação, o policial saltou da moto, sofrendo uma fratura na perna, porém, conseguiu escapar sem maiores danos e evitar o roubo.
Conforme informado pela polícia, não há maiores detalhes sobre os suspeitos desta tentativa de crime. O caso segue sob investigação.


Presidente da Femurn alerta para risco de atrasos de salários das Prefeituras no 2º semestre.

A possibilidade de atrasos de pagamentos de salários dos servidores públicos municipais não está descartada no segundo semestre, admite o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Leonardo Cassimiro de Araújo Júnior. “Atualmente há casos pontuais de atrasos, por causa de problemas mais profundos, como de previdências próprias que ficaram de gestões anteriores”, disse ele. Mas, a partir de agosto, a tendência é aumentar a quantidade de prefeituras que não terá recursos suficientes para cumprir em dia os compromissos com a folha de pessoal.
“Naldinho”, como é chamado o presidente da Femurn, disse ser essa uma preocupação, em virtude de que entre agosto e outubro,  historicamente, ocorre uma queda no valor dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Neste  período, geralmente, há uma diminuição das receitas com Imposto de Renda, que ao  lado do IPI, forma o  bolo dos recursos do Fundo de Participação.
Ele disse que conversou, inclusive, a respeito disso com a governadora Fátima Bezerra (PT), porque o governo  tem três folhas em atraso referentes aos meses de novembro e dezembro e do 13º salário de 2018, e o Estado também deve enfrentar queda de receitas do Fundo de Participação.
A preocupação com a folha de pessoal é uma constante para os municípios. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) já começou a emitir termos de alerta de responsabilidade fiscal para os 91 municípios (54,5%) dos 167 municípios do Rio Grande do Norte,  que no segundo bimestre do ano, ultrapassaram o limite de alerta com gasto de pessoal. O caso emblemático é o de Pureza, que comprometeu  92,4% de sua receita corrente líquida com o pagamento de salários.
Segundo “Naldinho”, pelo  menos em julho os municípios receberam 1% de recursos extras de FPM, e mesmo assim, 44 municípios tiveram saldo zero no repasse da primeira cota, dia 10, Lamentavelmente, diz ele, “é onde a corda quebra,, do lado mais fraco, principalmente dos municípios que sobrevivem exclusivamente do Fundo de Participação”.
O presidente da Femurn diz que os municípios só passam a contar com 1% de recursos extras em dezembro, justamente como ajuda para complementação da folha do 13º salário.

Eleições 2020: Sandro Salviano poderá ser indicado como pré candidato á prefeito pelo grupo opositor em Fernando Pedroza.

Os bastidores da politica em Fernando Pedroza naturalmente vem acontecendo principalmente nos finais de semana em vários cantos e recantos da cidade. Em conversa recente com um dos membros opositor, a informação é que o grupo de oposição á atual prefeita, Sandra Jaqueline, vem buscando alguns  entendimentos e conversas para lançar um nome forte na disputa do pleito em 2020, com perfil  de pouca rejeição popular...
Segundo a informação repassada a nossa redação, surge o nome de Sandro Salviano, ex-secretário de educação na gestão do ex-prefeito Gondemário jr. Sandro foi candidato a prefeito em 2012 pelo PP, ficando em 3º lugar  obtendo 650 votos ou seja 23,69% do eleitorado.
Mais nossa redação apurou de uma fonte segura, que Sandro Salviano não se mostra 100% interessado em disputar mais um pleito em Fernando Pedroza. Como temos dito, a politica é dinâmica e tudo pode acontecer, pois os aliados de hoje serão adversários amanhã e assim por diante...
Enquanto isso, o grupo de situação, liderado pela prefeita Sandra, ainda não se pronunciou oficialmente na mídia falada ou escrita sobre sua reeleição que é natural evidentemente.
DO BLOG: Como dizem os mais sábios: “Vamos aguardar os acontecimentos”…


PESQUISA DA CONSULT: 46,6% aprovam governo Fátima; 32,4% desaprovam.

Quanto a forma com que o governo Fátima Bezerra vem conduzindo a gestão, 46,6% dos caicoenses afirmaram aprovar, segundo a pesquisa Consult, divulgada pelo Blog do BG, nessa semana.
Um total de 32,4%, por outro lado, afirmaram desaprovar a gestão da governadora. Um universo de 21% dos munícipes também afirmou não saber dizer qual a avaliação.
A pesquisa Consult foi realizada nos dias 18 e 19 de julho com 500 entrevistados. Ela foi calculada com margem de erro de 4% para mais ou para menos e com grau de confiabilidade de 95%.

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores.

O Grêmio venceu nesta quinta-feira o Libertad-PAR por 2 a 0 na Arena pela primeira partida das oitavas de final da Libertadores. Num duelo em que teve de superar a forte retranca dos paraguaios, o time gaúcho garantiu o resultado mesmo ficando com um atleta a menos em campo após a expulsão do zagueiro Pedro Geromel. Diego Tardelli e David Braz marcaram os gols gremistas.
Com o resultado, o Tricolor Gaúcho joga pelo empate, derrota de um gol e até pode perder por dois de diferença desde que marque. Se os paraguaios devolverem o mesmo placar a decisão da vaga irá para as penalidades.
A partida de volta está marcada para o dia 01 de agosto, quinta, às 21h30 (de Brasília), no Defensores Del Chaco. Pelo Brasileiro o Grêmio visita no dia 29, segunda, o CSA, às 20 horas (de Brasília), no Rei Pelé.

Governo do Rio Grande do Norte convoca 81 novos professores efetivos.

O Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 25, trouxe a convocação de 81 professores efetivos, aprovados no Edital nº 001/2015-SEARH/SEEC. Essa chamada acontece em substituição os candidatos que não assumiram seus cargos na convocação de efetivos realizada no final de março. No total, foram publicadas duas convocações.
Esses profissionais serão distribuídos pelas unidades de ensino estadual espalhadas pelas 16 diretorias regionais de Educação e Cultura. Os candidatos terão trinta dias, a partir da data de publicação, para se apresentarem nas sedes das Diretorias Regionais de Educação e de Cultura para onde foram convocados. Os educadores deverão levar toda a documentação e exames obrigatórios para assunção do cargo. Os itens exigidos estão descritos nas convocações publicadas no DOE.
Os nomeados desenvolverão suas atividades nas disciplinas de Artes, Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia (anos iniciais e educação especial), Química, Sociologia, Arte e Música. Também foram convocados especialistas em educação para atuar como suporte pedagógico.


LULA EM PÂNICO: Processo do Instituto esta pronto para sentença.

O ex-presidente Lula tem motivos para não dormir nas próximas noites. Isso porque, está pronta para sentença a ação em que Lula é acusado de receber R$ 12,5 milhões de propina da Odebrecht. 

O valor e referente a imóvel usado para sediar seu instituto e um apartamento vizinho à sua residência em São Bernardo do Campo.

No último dia 2, Luiz Antonio Bonat negou pedido da defesa para ter acesso a todo o acordo de leniência da Odebrecht e rejeitou um questionamento sobre a condição de vítima da Petrobras no processo. 

Passado o tempo para Lula recorrer dessas decisões, o processo voltou para o gabinete do juiz, para que condene ou absolva o ex-presidente.


Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...