quarta-feira, 4 de março de 2020

Jerns 2020: Angicos sediará Etapa Regional e Fernando Pedroza pode sediar três modalidades.

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 03/03, na sede da 8ª Direc na cidade de Angicos, uma importante reunião para definir a realização da etapa regional dos Jogos Estudantis do Rio Grande do Norte (Jerns), com sede em Angicos.

A reunião contou com a participação da Diretora da 8ª Direc/Angicos, Marileide Matias, além de secretários municipais e coordenadores de esportes da região central.

Representando o município de Fernando Pedroza, estiveram presentes, a secretaria de educação,cultura e turismo, Francisca Vanúzia, o coordenador de esportes, Antônio Pegado e o professor de educação física, Matheus.

A etapa dos JERNS 2020 na instância da 8ª Dired compreenderá várias cidades da região central: Angicos, Fernando Pedroza, Pedro Avelino ,Afonso Bezerra, Lajes e Santana do Matos com diversas modalidades esportivas. Este será o primeiro ano que Angicos sediará uma etapa dos Jerns.

Em contato com a nossa redação, o coordenador de esportes de Fernando Pedroza, Neto Pegado, informa que nosso município poderá sediar as modalidades de Jiu-jitsu, Tae-kwon-do e futsal feminino.

Em breve haverá outra reunião para definir oficialmente o inicio da competição e outros assuntos referido ao Jerns 2020.

 




Homem não aceita fim de relacionamento e tenta matar ex-companheira com caco de vidro em Natal.

Uma mulher de 24 anos foi vítima de uma tentativa de feminicídio em Natal, na noite de terça-feira (3).O agressor é o ex-companheiro da mulher, que não aceitava o fim do relacionamento dos dois.

Segundo a denunciante, o término da relação que durou nove anos aconteceu justamente por causa das recorrentes agressões.A mulher foi ferida com um pedaço de vidro no rosto, no peito e nas costas. A mãe dela presenciou o crime e a socorreu ao hospital.

"Ele estava atrás de uma porta e furou ela com um pedaço de vidro. Eu socorri ela na calçada, já toda cheia de sangue e com a orelha toda decepada. Minha filha também está com o olho roxo de uma outra agressão. Ele batia nela demais e me jurou de morte quando tava fugindo", conta a mãe da vítima.

O homem conseguiu escapar por uma região de mata e está sendo procurado pela polícia. A mulher está sob cuidados médicos e a ocorrência foi registrada na Polícia Civil.

VEM AI O 7º FESTIVAL DE PRÊMIOS ALUSIVO A FESTA DO PADROEIRO SÃO JOSÉ DOS ANGICOS 2020.

Vendas de cartelas em Fernando Pedroza coma amiga Katiúsia.
Valor: 10.00 reais

Câmara Municipal de Parnamirim tem maior bancada feminina de sua história.

Quase 30 anos depois da eleição das duas primeiras mulheres para o posto de vereadora na Câmara Municipal de Parnamirim, o parlamento parnamirinense tem a maior bancada feminina de sua história – com seis mulheres eleitas.
Percentualmente, a representatividade aumentou bastante, de 14,3%, em 1992 – primeira legislatura com vereadoras eleitas –, para 30% na atual. Contudo, esse recorde está abaixo da meta estipulada pela ONU (Organizações das Nações Unidas), que seria de 50%, ou seja 9 do total das 18 vagas.
Para as eleições de 2020, a Emenda Constitucional (EC) nº 97/2017 determinou o fim das coligações. Com isso, cada partido deverá, individualmente, indicar o mínimo de 30% de mulheres filiadas para concorrer no pleito no ato do pedido de registro de candidaturas à Justiça Eleitoral. No entanto, a cota garante as candidaturas, mas não a eleição das mulheres para os legislativos municipais, estaduais e federal.
Conheça as vereadoras da atual legislatura:
*Ana Michele – É enfermeira e possui Doutorado em Saúde Coletiva. Exerce seu primeiro mandato e é a 1º Secretária da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Assistência Social na atual legislatura, dentre outras atribuições.
*Fativan Alves (PSDB) – É pedagoga e atualmente está em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Parnamirim e é integrante da Comissão Permanente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
*Kátia Pires (DEM) – É advogada e pós-graduanda em Direito Público. Atua como presidente da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira e está em seu quinto mandato, além de ser líder do governo na Câmara.
*Raimunda Nilda (PRP) é Pedagoga e especialista em Gestão Escolar, está em seu primeiro mandato e atua como membro da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Assistência Social.
*Rhalessa de Clênio (PODEMOS) – É bacharel em Direito, pós-graduada em Gestão Pública. Em seu primeiro mandato, é presidente da Comissão Permanente de Constituição, Legislação e Redação Final e membro da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira.
*Vandilma Oliveira (MDB) – É professora e está no exercício de seu primeiro mandato. Na Câmara Municipal, ela é presidente da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Assistência Social e é a única mulher a participar da Mesa Diretora da Casa.

 



 

 




Prefeitura de Fernando Pedroza intensifica os serviços de cortes de terra gratuitamente para os agricultores.

A Prefeitura Municipal de Fernando Pedroza, gestão Sandra Jaqueline, por intermédio da Secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, está disponibilizando gratuitamente aos agricultores do município, dois tratores para o corte de terra na cidade e zona rural. A princípio o corte de terra iniciou na fazenda Cachoeira (Fomento).

O secretário de Agricultura, Marcelo Batista, explica que os cortes de terra seguirão por localidade para facilitar a realização do serviço e comunica ainda aos interessados em fazer a aração de suas terras para procurar a Secretaria Municipal de Agricultura.


Em breve publicaremos as comunidades que já foram feitas os cortes de terra...


ANGICOS:Açude Novo Angicos continua sangrando intensamente .

Com as chuvas ocorridas recente na região central do RN, o Açude Novo Angicos tem aumentado sua lamina de sangria.
O reservatório começou a sangrar desde a manhã da última segunda-feira (02/03), após as fortes chuvas que caíram na região.Na manhã desta quarta feira 04,a beleza das águas continua na sua parede do sangradouro.

O Açude Novo Angicos é o maior reservatório público da cidade de Angicos e ainda sangra só pelo primeiro sangradouro e poderá com a sequência do período invernoso na região central vir a sangrar pelos dois sangradouros proporcionando um espetáculo ainda mais belo da natureza.

Governo Fátima apresenta forma de pagamento para cumprimento do piso nacional do magistério.

O Estado apresentou a proposta quanto à forma de pagamento do reajuste do Piso Nacional do Magistério, fixado em 12,84% em janeiro deste ano pelo Ministério da Educação (MEC). Conforme já foi comunicado anteriormente, o reajuste deste valor está assegurado e o governo propõe que seja pago em três parcelas de 4,11%, nos meses de junho, setembro e dezembro de 2020 para os professores ativos e, em agosto, outubro e dezembro, para os aposentados.
A reunião com alguns representantes da base e a diretoria do sindicato, representada pela coordenadora Fátima Cardoso e outros membros da direção, foi realizada na sala de reuniões do Gabinete Civil, conduzida por uma comissão formada pelo chefe da Casa Civil, Raimundo Alves, pelo secretário de estado da Educação, da Cultura, do Desporto e do Lazer (Seec-RN), Getúlio Marques, e pela secretária de estado da Administração (Sead-RN), Virgínia Ferreira, designada pela governadora Fátima Bezerra.
“Respeitando ativos e inativos, serão necessários R$ 300 milhões para implantar o reajuste. É um montante o qual não dispomos de imediato. Junto com a área econômica do Governo e com o Sindicato, traçamos a maneira que poderemos honrar com esse compromisso, respeitando o uso racional dos recursos e cumprindo com sua totalidade até dezembro”, afirmou o secretário Getúlio Marques. Ele completa que o diálogo aberto com o sindicato dos professores demostra o respeito que a pasta tem com o posicionamento da classe.
A primeira proposta quanto ao pagamento do retroativo, segundo apresentado pelo secretário Raimundo Alves, será o parcelamento em 24 vezes, nos exercícios de 2020 e 2021. Mas, a depender da liberação de um saldo que o Estado tem para receber referente ao Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), o retroativo poderá ser pago ainda em 2020. “A governadora está indo próxima semana a Brasília para negociar com o Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação desse recurso”, sinalizou Raimundo.
A chefe do Executivo estadual participou do final da reunião e esclareceu que em seu governo não caberia nenhuma dúvida quanto ao cumprimento do piso nacional do magistério.

 


Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...