segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Itep identifica suspeitos mortos em troca de tiros com as PMs do RN e Paraíba.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) identificou três dos quatro homens mortos na tarde deste domingo (3) durante uma troca de tiros com policiais militares do RN e da Paraíba.

O confronto aconteceu em uma fazenda entre as cidades de Campo Grande e Janduís, na região Oeste potiguar, após perseguição a uma quadrilha suspeita de explodir caixas eletrônicos em Brejo do Cruz, no sertão paraibano.

Os corpos identificados, e já liberados para sepultamento, são todos de potiguares. São eles: Francisco Cleber da Silva, de 32 anos, natural de Umarizal; Eric Jhony Apolinário da Silva, de 25, natural de Mossoró; e Herbyson Paiva de Azevedo, de 23 anos, natural de Caraúbas.

Um PM da Paraíba ficou ferido durante a troca de tiros, mas foi socorrido e passa bem. Pelo menos outros quatro suspeitos conseguiram fugir.

Foram apreendidos três fuzis, entre eles um AK-47 (arma russa que foi fabricada na segunda guerra mundial), três espingardas calibre 12, duas pistolas e vários explosivos, além de sete coletes à prova de balas e dois carros.


Fonte: G1-RN
Estudante  pedrozense  é condecorado com menção honrosa pelo desempenho na olimpíada brasileira de matemática.


O estudante pedrozense Jorge Lucas,foi condecorado com uma“Menção Honrosa”, pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, e o Ministério da Educação, pelo seu desempenho na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-(OBMEP 2016).

A entrega aconteceu no final de semana durante a abertura da biblioteca itinerante no setembro cidadão, pela equipe da  secretária municipal de educação e cultura, gestão Eliana de Santana, ao lado de sua mãe Alíres Mariano.

O mesmo esteve representando à Escola Municipal Fabrico Pedroza, do Município de Fernando Pedroza-RN.


Nota: parabéns ao jovem estudante Jorginho pela sua dedicação e pelo zelo com seus estudos,  e pela sua personalidade e caráter de cidadão jovem.

Polícia Militar e GTO evitam arrombamento a agência dos correios na cidade de São Rafael nesta segunda dia 04.

A Polícia Militar de São Rafael e GTO Assú e Jucurutú, conseguiram evitar a madrugada desta segunda-feira (04) um arrombamento a agencia dos correios na cidade de São Rafael.

Segundo informações com o casal foi aprendido alguns material de ferramentas, os dois foram recambiados a delegacia de plantão para os procedimentos cabíveis.


Trata-se de Cristiane da Rocha, natural de Colatina/ES e Francisco Adriano da Silva Junior, natural de Currais Novos, a polícia informou ainda que outros dois elementos conseguiram fugir antes da chegada da polícia, já mulher apreendida teria a função de olheira do bando.

Participaram dessa ocorrência; a PM de São Rafael, GTO de Assú e GTO Jucurutú.  


Fonte: Blog Na Ficha da Polícia. 
Três municípios do RN teve impacto positivo no FPM após nova estimativa populacional feita pelo IBGE.

De acordo com levantamento da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, realizado após a divulgação da nova estimativa populacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última semana, três municípios do Rio Grande do Norte terão impacto positivo no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), aumentando seu coeficiente a partir de 2018. 
As cidades de Bom Jesus e Luís Gomes deixam de terem o coeficiente 0,6 e passam a serem considerados 0,8, já a cidade de Ielmo Marinho aumenta seu índice de 0,8 para 1,0.
Os demais 164 municípios do Estado, apesar das perdas ou ganhos de população, se mantêm com os mesmos coeficientes do FPM. Ainda de acordo com a Confederação, a maior parte dos municípios de todo país não mudarão de coeficiente em 2018. Em todo Brasil, serão 14 Municípios com redução e 100 com aumento.
No Rio Grande do Norte, 32 municípios tiveram a população reduzida em relação a 2016, 134 aumentaram o número de habitantes e 1 se manteve com o mesmo índice. A CNM ainda indicou que existem, em todo país, 262 Municípios que estão próximas às faixas de mudança do FPM, na faixa de até 500 habitantes para esta alteração.

Fonte: Tribuna do Norte

Ação Social: ITEP fará mutirão para emissão de identidade na cidade de Assú.

O Instituto Técnico e Científico de Perícia (ITEP) realizará dois mutirões de emissão de carteira de identidades (1ª, 2ª e 3ª vias) nos dias 09 e 23 de setembro, respectivamente.

A meta é emitir 500 documentos nos dois dias, sendo 250 por cada sábado. De acordo com informação enviada à nossa redação por Canindé Barbalho que integra a equipe do ITEP, o objetivo é “atender as demandas remanescentes de pessoas que não conseguem o atendimento de segunda à sexta”.

Os mutirões acontecerão na Central do Cidadão de Assú a partir das 08h. Terão direito a gratuidade na emissão do documento somente as pessoas que farão a primeira via e idosos a partir dos 60 anos de idade, conforme leis vigentes. Para a segunda via o valor cobrado é de 25 e terceira via 35 reais.

Registro original de Nascimento ou Casamento; CPF (opcional); Duas fotos 3x4 recentes; e comprovante de residência,  são necessários para emitir a primeira via.

Para segunda e/ou terceira é preciso o titular estar de posse de Registro original de Nascimento ou Casamento; CPF; PIS/PASEP (opcional); Uma foto 3x4 recente; e comprovante de residência.

“Importante Ressaltar que não se trata de uma ação de cidadania. Ou seja, trata-se de mutirões que objetivam a extensão do atendimento da semana nos dois sábados referidos acima. Haverá disponibilidade de um fotógrafo terceirizado no local para fins das demandas de fotos 3x4 recentes”, salientou Canindé Barbalho.


Fonte: Assú todo dia
Esporte: Globo Joga mal, e é goleado pelo operário-PR no Barretão em Ceará-Mirim-RN.

O Globo jogou os primeiros dez minutos da etapa inicial, e a partir dai só deu Operário, melhor postado, marcando forte, querendo jogo e muito bem equilibrado taticamente. O time paranaense abriu o placar com gol contra de Tiago Lima e ampliou de pênalti com Lucas Batatinha.

Na segunda etapa, a mesma pegada com o Operário se impondo, propondo jogo e construindo facilmente a goleada de 5 a 0. Jean Carlo, Quirino e Dione fecharam o placar dilatado, mostrando a superioridade do time de Gerson Gusmão.


Jogo da volta no próximo dia 10, sete da noite, no Germano Krüger, com o Operário como virtual campeão brasileiro.

Fonte: Blog do Marcos Lopes Radio Globo Natal
Cinco assaltantes de Banco foram mortos pela PM em confronto neste domingo em Janduís-RN.

Cinco suspeitos de participarem da explosão e roubo da agência do Bradesco de Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba, morreram na tarde deste domingo, 03 de setembro, em confronto com policiais militares do Estado do Rio Grande do Norte e Paraíba, numa fazenda, na zona rural de Campo Grande, no RN.


Segundo informações, depois do assalto na Paraiba, os elementos fugiram em direção ao Rio Grande do Norte por uma estrada carroçável, que sai de Caicó para Janduís, mas foram seguidos pela polícia da Paraíba.

Já com o apoio das Guarnições do GTO de Patu e de Assú, o confronto com os bandidos, terminou com 05 mortos e 04 detidos. Além de dez armas de grosso calibre que foram apreendidas.


Fonte: Blog Jbelmont

Deputado da PB, é contra a venda de refrigerante em escolas Públicas e  privadas.

A venda de refrigerantes nas escolas públicas ou privadas pode ser proibida. Um projeto de lei com a medida será analisado pelo Plenário da Câmara (PL 1755/07).
Relator em uma das comissões que aprovou a proposta, o deputado Luiz Couto (PT-PB) defendeu a proibição tendo em vista os riscos relacionados ao excesso de consumo de bebidas açucaradas e o aumento dos casos de sobrepeso e de obesidade entre crianças e adolescentes.
Couto lembrou ainda que a legislação (Lei 11.947/09) já determina que a merenda escolar deve observar o emprego da alimentação saudável e adequada e usar alimentos variados e seguros, mas ainda assim a proposta levou dez anos para ser aprovada nas comissões e enfrentou muita resistência.
"Ele, desde 2007, está aqui para ser votado. Foi toda uma pressão para que fosse retirado de pauta para apresentar novas propostas, para ter emendas e não podia mais. Porque ele é muito importante para saúde de nossas crianças e adolescentes, porque queremos que elas sejam bem alimentadas nas escolas, tanto públicas, como privadas.

Verificamos que crianças deixam o suco para tomar o refrigerante, achando que aquilo é muito bom, mas com o tempo a sua saúde é debilitada, pode se tornar um obeso ou mesmo com problemas de saúde, como a diabetes Disse o deputado.
Fonte: portal radio câmara

Governo do RN Inaugurou neste fim de semana Café Cidadão em Alto do Rodrigues.

Mais uma unidade do Café Cidadão foi inaugurada nesta sexta-feira (1°), pelo Governo do RN, por meio da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas-RN).


A unidade vai beneficiar por semana, mil pessoas por dia do município de Alto do Rodrigues, na região do Vale do Açu. Esse é o 10º Café inaugurado este ano, totalizando 16 unidades do programa em todo o estado. O novo Café funciona na Rua Ângelo Varela, 466, Centro, das 6h às 8h da manhã.


“O Café Cidadão é um equipamento que oferece um café da manhã saudável e nutritivo com pão, cuscuz, bolacha, café, suco, uma refeição completa para começar o dia”, enfatizou a secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria, durante seu discurso.

O agricultor João Batista, de 50 anos, elogiou a alimentação oferecida pelo programa de segurança alimentar. “Uma refeição muito nutritiva com uma boa quantia que dá para passar a manhã de barriga cheia”.


O Café Cidadão oferece um café da manhã nutritivo e de qualidade pelo preço de 50 centavos. O programa conta com 16 unidades e está nos municípios de Baraúna, Monte Alegre, Natal (Felipe Camarão, Nossa Senhora da Apresentação e Cidade da Esperança), Alexandria, Goianinha, Touros, Tangará, João Câmara, Mossoró, Ceará-Mirim, Angicos, Assú, Tangará, Patu e Alto do Rodrigues. No total serão oferecidos 84 mil cafés da manhã por mês quando as 18 unidades estiverem funcionando.

Fonte: portal G1-RN

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...