quinta-feira, 11 de julho de 2019

Armadilhas para combater mosquito Aedes aegypti são instaladas na Zona Norte de Natal.

Armadilhas e outras ações de combate ao mosquito Aedes aegypti foram instaladas na Zona Norte de Natal nos últimos dias por agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Natal.

A intenção é evitar a proliferação dos vetores na região mais populosa da cidade - o mosquito transmite doenças como a dengue, zika e chikungunya. As ações aconteceram principalmente no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, onde foram instaladas 1.327 armadilhas nas residências dos moradores.

A instalação faz parte de uma ação chamada de "Estações Disseminadoras de Larvicidas", feita em parceira entre o CCZ e a Fundação Osvaldo Cruz. Ele consiste na instalação de vasilhas de plástico, revestidas com um tecido impregnado com larvicidas. Isso porque, ao pousar, o mosquito leva o larvicida para outro depósito, que muitas vezes é de difícil acesso para os agentes de endemias.
Também já haviam sido colocadas 141 ovitrampas pela Zona Norte, que estão espalhadas a cada 300 metros.

As ovitrampas simulam o ambiente ideal para o Aedes aegypti procriar, com um vaso de planta preto coberto de água parada e uma palheta de madeira. Assim, é possível armazenar os ovos dos vetores, que são utilizados para mapear os locais com maiores índices vetoriais para servir de base para que a Secretaria Municipal de Saúde possa desencadear as ações de combate.

“Hoje temos 101 pontos estratégicos na Zona Norte, que são locais em que as equipes focam mais os trabalhos por serem regiões que normalmente têm índices maiores. Mas de acordo com os mapas, vamos adaptando as equipes”, destacou Márcia Cristina, chefe do núcleo de Vigilância Entomológica do CCZ Natal.

 




Justiça condena jovem a 40 anos de prisão por participação na morte de duas pessoas em festa em Mossoró.

Douglas Rafael da Silva, de 19 anos, foi condenado a 40 anos de prisão em regime fechado por participação no assassinato de Ellane Alline Jácome e de Moisés Wilkson da Silva Lopes em uma festa em Mossoró, na Região Oeste potiguar, em fevereiro do ano passadoA sentença foi dada em julgamento que ocorreu na tarde desta quarta-feira (10).

O crime aconteceu no dia 5 de fevereiro de 2018 durante uma festa em Mossoró. A investigação apontou que três pessoas, entre elas o acusado, atiraram no local. Ellane e Moisés morreram no mesmo dia. Além deles, outras cinco pessoas foram baleadas. Douglas Rafael foi atingido por um tiro na cabeça e, após alguns dias de internação no Hospital Regional Tarcísio Maia, ele foi preso.


"Esse crime foi praticado no contexto de rivalidade entre facções criminosas. Entendemos que não só o resultado, a condenação, foi justo, como a pena de 40 anos dada pelo magistrado foi justa", disse o promotor Ítalo Moreira Martins. Segundo a acusação, o jovem portava um rifle calibre 44, arma de uso restrito.


A defesa de Douglas, no entanto, aponta que ele não efetuou os disparos. "O rifle que ele estava, estava intacto, com as munições intactas, foi feito a perícia, não teve nenhum disparo. Foram duas pessoas que efetuaram esses disparos, só que elas não foram pegas, aí querem pegar toda essa responsabilidade e colocar para a pessoa que tinha sido atingida", disse o advogado de defesa, Guilherme Marinho.

Fonte: Portal G1

POR 379 X 131 REFORMA DA PREVIDÊNCIA É APROVADA: Maioria da bancada potiguar vota favorável; Natália e Rafael votam contra.

O texto-base da reforma da Previdência é aprovada em 1º turno na Câmara com 379 favoráveis e 131 contrários. O placar superou com folga o mínimo exigido e até a expecativa do governo.
Para que a reforma da Previdência fosse aprovada, seriam necessários pelo menos 308 votos, ou 60% do total. Até o início da sessão de hoje, o Governo contabilizava cerca de 330 votos. O resultado superou com folga as expectativas.
O texto passará agora por uma por nova análise da Casa em segundo turno, o que pode acontecer ainda nesta semana. Após isso, segue para o Senado, que deve se debruçar sobre o tema a partir de agosto, na volta do recesso, com novas discussões nas comissões e novas votações em dois turnos pelo Plenário.
Em relação a nossa bancada federal veja como cada um votou:

A maioria da bancada potiguar na Câmara dos Deputados votou favorável à Reforma da Previdência nesta quarta-feira (10), votaram contra apenas os parlamentares que fazem oposição ao Governo Federal.
Votaram sim os deputados Benes Leocádio, Beto Rosado, Fábio Faria, João Maia e Walter Alves. Votaram contra apenas os deputados Rafael Motta e Natália Bonavides.
O deputado federal General Girão não participou da sessão porque se encontra hospitalizado, se recuperando de um procedimento cirúrgico, mas também seria um voto favorável à matéria.

Eleições 2020: Naldo Rocha coloca seu nome como pré-candidato a vereador em Fernando Pedroza.

Na eleição municipal do próximo ano teremos um dos pleitos mais disputados para o cargo de vereador na política em Fernando Pedroza. 
O blog tomou conhecimento que no momento político, vários nomes vem ganhando forças diante do cenário de renovação para ocupar uma das nove cadeiras do legislativo pedrozense. 

Dentre essas renovações surge, Naldo Rocha que colocará seu nome como pré-candidato a vereador no município de Fernando Pedroza em 2020.

Naldo Rocha é de família humilde e atualmente é membro do conselho tutelar de nosso município, onde ocupa seu segundo mandato nessa legislatura.

Em conversa com a redação deste blog, Naldo confirmou que tem pretensões e vem recebendo incentivo de familiares e amigos para disputar uma cadeira no legislativo pedrozense em 2020. Tenho bons projetos em favor do nosso município, fazendo assim um mandato ativo de coerência e responsabilidade frisa Naldo Rocha.

Atualmente filiado ao PT, Naldo Rocha disse ter recebido convites de alguns políticos de Fernando Pedroza para migrar para outra sigla partidária, situação essa que definirá num futuro breve.

De acordo com o trabalho social que desenvolve em Fernando Pedroza, Naldo desponta com boas chances de ter uma votação sólida e assim se consagrar vitorioso para o seu 1º mandato no Poder Legislativo pedrozense em 2020.

O blog deseja boa sorte amigo!!!

Cultura: Junina sensação de Fernando Pedroza abre o 3º festival de quadrilhas Juninas em Angicos nesta quinta feira 11.

Nesta quinta feira dia 11 de julho será realizado no Clube Municipal de Angicos, o 3º Festival de Quadrilhas Juninas, evento realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura daquela cidade.

Disputando o titulo de 2019, estão confirmadas 20 quadrilhas Juninas, inclusive o Arraiá Junina Sensação da cidade de Fernando Pedroza sob o comando de Francisca Estevam que buscam esse  título inédito.


Você é o nosso convidado a prestigiar o Arraiá da Junina Sensação nesse festival em Angicos. É HOJE!!!!!

Copa do Brasil:Com VAR protagonista, Athletico e Flamengo ficam no empate na Baixada.

Em noite de polêmicas, VAR, gols anulados e um grande jogo na Arena da Baixada, em Curitiba, Athletico Paranaense e Flamengo empataram em 1 a 1 pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Com o resultado, a definição do classificado fica em aberto para a volta, na próxima semana.
Depois de uma primeira etapa em branco, o time da casa, logo aos quatro minutos, conseguiu abriu o placar com Léo Pereira, desviando escanteio cobrado por Nikão. Aos 19 minutos, Gabigol deixou tudo igual, tocando na saída de Santos.

Os dois times voltam a se encontrar na próxima quarta-feira, dia 17 de julho, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Antes, voltam suas atenções para o retorno do Campeonato Brasileiro.

Placar de ontem:
Palmeiras 1x0 Internacional
Grêmio 1x1 Bahia
Hoje teremos, Atlético-MG x Cruzeiro

Professores de escolas públicas do RN têm até dia 22 para se inscrever para trabalhar no Enem.

Os professores de escolas públicas do Rio Grande do Norte têm até o dia 22 de julho para se inscrever para trabalhar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para cada domingo de prova é pago R$ 342, o que corresponde a R$ 28,50 por hora. As inscrições podem ser feita pela internet.

Podem se inscrever docentes da rede estadual e municipal de ensino para atuarem na Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Enem. Nos dias de prova, 3 e 10 de novembro, os certificadores atuarão como representantes do Inep, conferindo vários procedimentos nos locais onde o Enem estiver sendo aplicado.

O Inep exige uma nota mínima em um curso de capacitação a distância, realizado após as inscrições. Os professores também precisam cumprir alguns critérios.
Ser docente da rede estadual ou municipal de ensino, efetivo e registrado no Censo Escolar 2018;
– Ter formação mínima em nível médio;
– Não estar inscrito como participante do Enem 2019;
– Não ter cônjuges/companheiros ou parentes – em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau – inscritos no Enem 2019;
– Não ter vínculo com as atividades do processo logístico de elaboração, impressão, distribuição, aplicação ou observação da aplicação do exame, e nem com o processo de correção da redação.

 


Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...