quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Identificado o vereador santanense afastado pelo MP-RN por fraude na Câmara Municipal.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quinta-feira (6) a Operação Marca-passo no município de Santana do Matos localizada na região central do RN. 

O objetivo da operação visa combater um esquema de desvio e lavagem de dinheiro público na Câmara Municipal de Santana do Matos chefiado pelo vereador Erinaldo Florêncio Xavier da Costa (PSDB), o “Naldinho, e que envolve empresários da região.

Erinaldo Florêncio foi afastado do cargo e está proibido de frequentar a Câmara. Segundo as informações os crimes foram cometidos entre 2011 e 2016, período em que Erinaldo Florêncio presidiu a Câmara Municipal.

O edil deixou a função após ser afastado por decisão judicial por também ter supostamente desviado recursos públicos do Poder Legislativo de Santana do Matos.
Bloqueios
O vereador foi um dos investigados na Operação Infarto, deflagrada pelo MPRN em 1º de setembro de 2016.Ele é réu em uma ação penal e em uma ação civil pública, ambas por desviar recursos públicos.

Além dos mandados de busca e apreensão, o MPRN conseguiu junto à Justiça o sequestro de bens dos investigados no valor de R$ 124.425,00. O grupo e as empresas também tiveram as contas bancárias bloqueadas.



Cinco municípios do Meio-Oeste potiguar registram tremor de magnitude 2.5.

Na noite da última quarta-feira, 5, às 22h53 ocorreu um novo tremor no Rio Grande do Norte de magnitude preliminar estimada em 2.5. De acordo com informações do Laboratório Sismológico da UFRN, o mesmo foi sentido em diversos municípios do Meio-Oeste como Campo Grande (ex-Augusto Severo), Triunfo Potiguar, Janduís, Caraúbas Upanema e Jucurutu.
Esse evento em específico foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pelo LabSis. Embora tenha sido registrado por várias estações, o fato delas estarem distantes da área epicentral afeta a precisão na determinação do epicentro.
Os dados da estação mais próxima da área epicentral – a estação de Paraú (NBPA) -, cujos registros serão coletados ainda nesta quinta-feira dia 06, possibilitarão uma determinação mais precisa do epicentro.


ABC negocia retorno do atacante Wallyson; técnico vê cenário favorável.

Último grande ídolo da história do ABC, o atacante Wallyson está próximo de ter seu retorno confirmado ao clube. Após disputar a Série A do Campeonato Brasileiro com o Vitória-BA, onde acabou sendo rebaixado, o atleta negocia com o Alvinegro e deve ser anunciado em breve como reforço do clube para a temporada de 2019.
De acordo com o técnico Ranielle Ribeiro, o cenário para retorno do ídolo é favorável e deve se transformar em realidade. “Eu vejo a volta dele muito próxima. Pelo que o Giscard Salton (diretor-executivo de futebol do clube) tem me passado, é uma situação palpável e mais confiável de se bater o martelo. Está próxima de acontecer”, disse o comandante.
Wallyson passou pelo ABC no início de 2018 e ajudou o clube na conquista do tricampeonato potiguar, sendo inclusive um dos artilheiros da competição com 7 gols marcados. No entanto, suas boas atuações registradas também na Copa do Nordeste acabaram atraindo o interesse do Vitória, que pagou sua multa rescisória e lhe contratou para jogar a Série A.

LUTO: Morre no Ceará o conterrâneo Chico de Júlio, vítima de atropelamento automobilístico...

É com profunda tristeza que uso essa página virtual para externar meus pêsames, pelo o passamento do conterrâneo e amigo Francisco Garcia de Melo conhecido por ¨CHICO DE JÚLIO¨...

O mesmo foi vitima de atropelamento automobilístico nesta quarta feira 05, no estado da Paraiba.

Chico era um assídio leitor deste blog e um grande ouvinte da FM Cidade 104,9...

Descanse em paz amigo...
Insegurança:Quatro agências bancárias são atacadas no RN na madrugada desta quinta-feira 06.

Por volta das 02h40 da madrugada desta quinta-feira, 6, duas agências bancárias em Touros, litoral Norte do Estado, foram alvos da ação de bandidos armados com fuzis. De acordo com a Polícia Militar do município, cerca de dez criminosos divididos em dois carros atacaram uma agência do Banco do Brasil e outra da Caixa Econômica Federal, e explodiram os caixas. Os bancos não informaram as quantias levadas.
Ainda segundo a polícia, foi encontrada pelo menos uma dinamite no local. A polícia de Touros, que possui apenas uma viatura, ficou sitiada dentro da delegacia, uma vez que os criminosos passaram atirar contra o prédio durante a fuga para impedir uma reação. “Não deixaram a gente sair do pelotão, eles estavam atirando direto”, relatou o soldado Rocha, que ainda explicou que cápsulas de fuzil calibre 765 foram encontradas após o tiroteio.
Durante a fuga, os bandidos também jogaram grampos nas estradas que saem do município de Touros. A polícia informou que as saídas em direção à praia de Carnaubinha, do Cajueiro e Santa Luzia foram comprometidas. Após os criminosos fugirem, a polícia utilizou a viatura para percorrer as estradas e retirar os grampos, mas de acordo com os agentes, alguns motoristas desavisados acabaram passando por cima deles e tiveram seus pneus furados.

Natal
A capital potiguar também foi alvo de bandidos. Por volta das 4h desta quinta-feira, 6, uma agência do Banco do Brasil no bairro da Ribeira, zona Leste, foi atacada. Um dos caixas foi aberto com o auxílio de um maçarico, contudo, não houve confirmação se os criminosos conseguiram levar o dinheiro do banco. Esta é a segunda vez que a agência é arrombada em menos de um mês. Na primeira ocorrência, uma quadrilha quebrou a vidraça que servia como entrada da agência, por isso, o banco estava funcionando com uma porta de madeira improvisada, que foi facilmente violada pelos bandidos. Até o momento, ninguém foi preso.
Serra Caiada
Já em Serra Caiada, município localizado no Agreste potiguar, a ação ocorreu por volta das 3h. Assim como em Touros, dois carros foram utilizados na ação. A princípio, os bandidos se direcionaram ao pelotão da Polícia Militar, e colocaram grampos debaixo dos pneus das viaturas dos policiais para impedir uma perseguição. Em seguida, foram até uma agência do banco Bradesco, onde conseguiram explodir os caixas e fugiram com o dinheiro. Nenhum suspeito foi preso.


Fernando Pedroza: Sindicato dos servidores público faz a entrega das cédulas de identidade nesta quinta feira 06.

Mais uma importante ação social é feita através do sindicato dos servidores público de Fernando Pedroza. Nesta quinta feira 06, a partir das 8:30h, acontece a entrega das cédulas de identidade dos populares que fizeram em novembro passado. Mais de 180 documentos serão entregues hoje.

A presidência do sindicato através de Guilhermina Patrícia, informa que nesta sexta feira dia 07, profissionais do ITEP em parceria com o órgão sindical estará emitindo mais cédulas de identidade para a nossa população que ainda não dispõe desse importante documento.

Detalhe: a 1ª e 2ª via custa 25.00 reais e a 3ª via custa 35.00 reais, com exceção das fotos coloridas.

URGENTE:Santana do Matos: operação do MPRN combate fraudes na Câmara; vereador é afastado.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou na manhã desta quinta-feira (6) a operação Marca-passo. O objetivo é combater um esquema de desvio e lavagem de dinheiro público na Câmara Municipal de Santana do Matos. 

Um vereador com nome ainda não divulgado foi afastado do cargo e está proibido de frequentar a Câmara. Ao todo, 15 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos.

 
Para o MP-RN, há evidências do cometimento de crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro por parte de do vereador, empresas e empresários envolvidos.
O vereador está afastado da função de vereador e do cargo de servidor público municipal.

O edil está proibido de acessar ou frequentar a Câmara de Santana do Matos e da Prefeitura Municipal, incluindo qualquer repartição pública.





Reforma da Previdência deve ser votada no primeiro semestre, sinaliza Bolsonaro.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse NESTA QUARTA FEIRA (5) que está confiante em que a reforma da Previdência começará a ser votada no primeiro semestre de 2019. Segundo ele, há a possibilidade de aproveitar parte da proposta encaminhada pelo presidente Michel Temer. A prioridade, de acordo com Bolsonaro, é fixar idade mínima.
“Não adianta apresentarmos uma boa proposta e ela acabar ficando [parada] na Câmara ou no Senado. Este seria o pior dos quadros possíveis. Nosso grande problema, o que mais interessa no primeiro momento, é a idade mínima. Vamos começar com essa ideia e, depois, apresentar outras propostas”, disse Bolsonaro, indicando que pode se reunir com o relator da proposta, o deputado federal reeleito Arthur Maia (DEM) a fim de convencê-lo de propor a votação da idade mínima.
O futuro presidente disse ainda que, se pudesse, aprovaria novas regras para a Previdência já no dia 1º de fevereiro, quando começa a nova legislatura. “Mas temos que respeitar o calendário de tramitação de proposições. Pretendemos, logicamente, aprovar a Reforma da Previdência porque, se não a fizermos, daqui a pouco estaremos na mesma situação que a Grécia esteve há pouco tempo.”
Bolsonaro também revelou que convidará os líderes partidários para discutir a proposta antes de enviá-la à Câmara. Ele reiterou que “não pretende fazer política da forma como era feito antes”. “Posso não saber a fórmula do sucesso, mas a do fracasso é continuarmos fazendo a política de coalizão, de repartir o Poder Executivo com o Parlamento, ao qual respeitamos muito.”

Furacão empata com o Junior Barranquilla em primeiro jogo da decisão da Sul-Americana.

O Atlético Paranaense foi à Colômbia para o jogo de ida da final da Copa Sul-americana e voltará para casa com um empate em 1 a 1, diante do Junior Barranquilla, depois de sair na frente no Estádio Roberto Meléndez. Com o resultado, o título está totalmente em aberto, já que não existe a vantagem do gol qualificado.
Depois de um primeiro tempo em branco, após o intervalo Pablo abriu a contagem para o Rubro-Negro, aos quatro minutos. A comemoração durou pouco, já que Yony González deixou tudo igual aos sete minutos. Rafael Pérez ainda perdeu uma penalidade, aos 26 minutos, carimbando a trave.
As equipes voltam a se encontrar na próxima quarta-feira, desta vez na Arena da Baixada, em Curitiba, onde o Furacão faz uma ótima temporada.





Câmara Municipal de Santa Cruz empossa seis novos vereadores.

Com a posse dos novos vereadores, está prevista para a próxima terça-feira (11) a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal da cidade de Santa Cruz. Quem for eleito presidente, vai assumir interinamente o cargo de prefeito do município, até a Justiça realizar uma eleição suplementar em breve.

Foram empossados os suplentes: 
Marco Celito da Costa, Renato Cézar de Medeiros, Fábio Rodrigues Dias, Tarcísio Félix do Santos, Manoel Edmilson da Silva e Jackson Renê Gomes de Assunção.

A prefeita Fernanda Costa e seis vereadores foram afastados dos cargos pela justiça.

No RN, 110 médicos migram da atenção básica para o programa Mais Médicos.

Em todo o país, segundo o Conselho de Secretários Municipais de Saúde, 2.844 trocaram programas básicos de saúde pelo Mais Médicos. Na zona rural de Janduís, a 300 quilômetros de Natal, o posto de saúde está sem médico há dez dias, depois da saída do profissional que atuava lá para o programa Mais Médicos.

Nesta quarta-feira (6) foi o terceiro dia de trabalho da médica Kássia Galvão, em Santa Maria, a 66 quilômetros de Natal. Ela deixou um programa do Ministério da Saúde em outro município do Rio Grande do Norte e assumiu a vaga deixada por uma médica cubana, no Mais Médicos. O salário mais alto contribuiu para a decisão da mudança. Essa é a mesma situação de outros 109 profissionais da medicina que atuavam na atenção básica à saúde no estado potiguar.

Kássia Galvão estava lotada na cidade de Lagoa Salgada e por lá recebia R$ 7 mil. O Mais Médicos está pagando R$ 11.800, líquido.

No Rio Grande do Norte, 110 médicos saíram do Programa de Estratégia de Saúde da Família e foram para o Mais Médicos. Os dados foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).Isso representa a metade dos profissionais que atuavam na atenção básica. As vagas deixadas pelos cubanos estão sendo ocupadas, porém surgiu um problema: está faltando médico nos municípios mais distantes.

Em um ano, número de potiguares em situação de extrema pobreza aumenta 1,8%, diz IBGE.

Em um ano, o número de potiguares vivendo em situação de extrema pobreza aumentou 1,8% . O percentual de habitantes do estado nesta condição subiu de 9,9%, em 2016, para 11,7%, em 2017. São cerca de 66 mil mais pessoas abaixo da linha da extrema pobreza no estado.

As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta quarta-feira (5) a Síntese de Indicadores Sociais (SIS), um relatório sobre o quadro social do Brasil. Em todo o país, o número de pessoas na situação de extrema pobreza cresceu, exceto na Região Norte, que se manteve estável.De acordo com as definições do Banco Mundial, as pessoas nessa situação são aquelas com rendimento inferior a US$ 1,90 por dia ou R$ 140 mensais.

Além de potiguares na extrema pobreza, também houve aumento da proporção daqueles que vivem abaixo da linha de pobreza, índice que mapeia aqueles que vivem com US$ 5,5 por dia ou R$ 406 por mês. Se em 2016 36,9% da popalação estava nessa situação, em 2017 o percentual subiu para 39%, o que indica que pouco mais de 1,3 milhão sobrevivem com pouco mais de R$ 400 mensais.

Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...