terça-feira, 1 de novembro de 2022

Bolsonaro continua em silêncio, sem reconhecer derrota para Lula.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), continua em silencio sem reconhecer a derrota para o petista Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pelo Palácio do Planalto. Desde domingo, dia 30, o chefe do Executivo permanece sem falar com a imprensa, fazer pronunciamentos ou publicar mensagens nas redes sociais.

Bolsonaro se encontra no Palácio da Alvorada na manhã desta terça-feira, 1, onde recebeu a visita do candidato a vice derrotado, Walter Braga Netto, de seu filho mais velho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e do deputado Hélio Lopes (PL-RJ).

A expectativa entre aliados do presidente Bolsonaro é de que ele se manifeste ainda nesta terça-feira, 1º de novembro. 

De acordo com fontes ouvidas pelo Broadcast Político, Bolsonaro disse a ministros nessa segunda feira que não vai contestar o resultado da eleição, mas pode fazer críticas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Seleção da Copa Libertadores: Flamengo tem seis jogadores e o técnico.

A Conmebol divulgou nessa segunda-feira, (31) a seleção da Libertadores de 2022, que contou com apenas um jogador de times estrangeiros. Dos 11 atletas, seis são do Flamengo, dois do Athletico-PR, dois do Palmeiras e um do Vélez. O treinador escolhido foi Dorival Júnior, também do atual campeão da competição.

O Flamengo campeão da competição de 2022 foi o grande destaque da lista. Santos, David Luiz, Éverton Ribeiro, Arrascaeta, Gabigol e Pedro, além do técnico Dorival Júnior, apareceram na seleção; Gustavo Gómez e Scarpa, do Palmeiras, além de Thiago Heleno e Vitor Roque, do Athletico-PR, que completaram a lista da seleção da Conmebol. 

O Vélez foi a única equipe fora do Brasil com um atleta na lista: o meia-atacante Janson.

Flamengo conquistou a edição de 2022 da Copa Libertadores no último sábado (29), quando venceu o Athletico-PR por 1 a 0, com gol de Gabigol, em Guayaquil. Esta foi a terceira vez que a equipe conquistou o título da competição: o Rubro-Negro também levantou a taça em 1981 e 2019.

PRF dispersa manifestantes e libera BR-101 em Parnamirim.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) mobilizou nesta terça feira a tropa de choque da corporação para dispersar os manifestantes que obstruíam a BR-101, em Parnamirim, no sentido para quem vai para Natal. Mais cedo, por volta das 8h, as faixas Parnamirim-Natal já tinham sido liberadas. 

Para a dispersão, os agentes da PRF usaram bombas de gás lacrimogêneo e gás de pimenta contra os manifestantes.

Ainda nesta terça feira, 01 de novembro de 2022, manifestantes interditaram a BR 304, próximo a entrada da cidade de Itajá, interior do Rio Grande do Norte. Mais o manifesto durou poucas horas.

A manifestação era organizada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que não aceitavam o resultado da eleição do domingo (30) e reivindicavam novo pleito.

Abstenção cai no segundo turno das eleições e chega a 17,44% no RN.

O Rio Grande do Norte registrou um percentual de 17,44% de abstenções no segundo turno das eleições presidenciais, que ocorreu neste domingo (30). De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 445.527 eleitores que estavam aptos a votar não foram às urnas escolher um candidato.

O número é menor do que a abstenção do primeiro turno, que foi de 18,18%, tendo 463.569 eleitores ausentes dos locais de votação.

Ao todo, 2.108.799 eleitores votaram no Rio Grande do Norte neste domingo – cerca de 19 mil a mais que no primeiro turno. A votação foi apenas para um cargo, o de presidente.

No Brasil, ao todo, cerca de 32,2 milhões de pessoas se abstiveram, o equivalente a 20,95% dos eleitores. Essa foi a menor taxa de abstenção desde 2006 e a primeira vez que caiu em relação ao primeiro turno.

Flamengo tem cinco jogadores pré-convocados para Copa do Catar.

O Flamengo tem cinco jogadores entre os pré-convocados por Tite para Copa do Mundo do Catar. O clube recebeu, no último domingo (30), a notificação da CBF com os nomes de Pedro, Everton Ribeiro, Santos, Gabriel e Filipe Luís entre os 55 enviados pelo treinador para Fifa. A relação final de 26 jogadores será divulgada no próximo dia 7.

Tite faz a convocação definitiva no dia 07 de novembro, próxima segunda feira. Mas depois de mandar a lista para a Fifa no dia 21, o regimento interno previa a notificação aos clubes neste domingo. 

Dos cinco selecionados do Flamengo, os que têm bastante chance de entrar na lista de 26 são Everton Ribeiro e Pedro.

Autor do gol do tri da Copa Libertadores do Flamengo, Gabigol foi figura constante nas convocações de Tite neste ciclo - soma 656 minutos jogados em 14 jogos (sete como titular) e três gols marcados. 

Após indicações dos vereadores Marcelo e Lenir; Prefeitura de Fernando Pedroza licitará pavimentação de ruas.

Após anos de espera os moradores da rua Belchior Matias e travessa Cecilia Pedroza, ambas situadas no centro de Fernando Pedroza, em breve terão essas artérias públicas pavimentadas com paralelepípedo e com drenagem superficial.

A boa noticia também chega aos vereadores Marcelo Batista (MDB) e Edjailson Lenir "popular Novinho" (PSDB), autores dessas solicitações direcionadas ao poder executivo pedrozense. De acordo com a informação do vereador Marcelo Batista, essa solicitação se arrasta desde a primeira gestão da prefeita Sandra Jaqueline (MDB).

Diante das reinvindicações mais recente a Prefeitura Municipal de Fernando Pedroza, junto a Comissão Permanente de Licitação (CPL), realizará no dia 17 de novembro de 2022, a Tomada de Preços nº 001/2022 objetivando a contratação de empresa para executar os serviços de infraestrutura nas artérias publicas citadas.

Veja ACIMA, a cópia do aviso referente à licitação assinado pelo presidente da CPL, José Alisson Nicácio Barboza Arruda, e publicado no último sábado (29/10) pelo Diário Oficial do Estado.

Os moradores das referidas artérias públicas agradece!!

Quem não votou no segundo turno tem até 9 de janeiro para justificar.

O eleitor brasileiro que não compareceu às urnas no domingo (30), na votação do segundo turno, tem 60 dias para justificar a ausência e assim não ficar em situação irregular junto à Justiça Eleitoral.

Quem não vota e não justifica fica sem poder emitir o certificado de quitação eleitoral e pode ficar impedido de emitir documentos de identidade ou passaporte, entre outras limitações. Isso ocorre porque o voto é obrigatório no Brasil, para quem tem entre 18 e 70 anos.

Para ficar quite com a Justiça Eleitoral é preciso ter votado em todas as eleições passadas ou justificado as ausências. O eleitor também não pode ter deixado de atender aos chamados para trabalhar como mesário. Caso esteja irregular, é necessário regularizar a situação por meio do pagamento de multas, por exemplo.

Cada turno de votação é contabilizado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. No caso do primeiro turno das eleições deste ano, quem não votou tem até 1º de dezembro para justificar a ausência. 

IBGE adia prazo para conclusão do Censo 2022 no Rio Grande do Norte.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não conseguiu concluir o Censo 2022 no Rio Grande do Norte até esta segunda-feira (31), prazo original para o término do recenseamento.

O adiamento do prazo foi confirmado nesta segunda (31). A nova expectativa da instituição é terminar o trabalho ao longo do mês de novembro, segundo afirmou o superintendente no RN, Damião Ernane de Sousa.

"Ainda não concluímos. Hoje, o Rio Grande do Norte é o terceiro estado mais avançado, com 80,5% do trabalho realizado, atrás apenas do Piauí e Sergipe. Temos mais de 10 municípios concluídos e cremos que teremos outros 10 encerrados até o fim do dia.", relatou Ernane.

Segundo o superintendente, o órgão enfrenta dificuldade para concluir o trabalho em grandes cidades como Natal, Mossoró e Parnamirim. Também falta recenseador em cidades pequenas.

O IBGE mantém aberto um processo simplificado para contratação de recenseadores, porque, ao longo de todo o período do Censo, iniciado em agosto, não conseguiu preencher as 2.900 vagas abertas no RN.

"Muitos municípios estão em fase final do levantamento e acreditamos que vamos encerrar a maioria até o dia 15 de novembro", considerou o superintendente.

Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...