terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

FERNANDO PEDROZA: Prefeita Sandra Jaqueline abre os trabalhos do legislativo 2021 com a leitura da mensagem anual.

A abertura do ano legislativo da câmara de vereadores de Fernando Pedroza/RN foi marcada pela “Leitura da Mensagem Anual” da prefeita Sandra Jaqueline, MDB.

Após o rito formal de abertura, feito pelo presidente do legislativo pedrozense, Kleverlan Félix (PT), a palavra foi facultada à chefe do executivo na noite desta segunda-feira (22/02) que, de forma presencial, prestou contas do mandato de 2020 e apresentou os projetos e metas para o ano em curso destacando principalmente as ações de combate à pandemia.


“Para mim é uma alegria renovada voltar a esta Casa Legislativa e prestar contas do nosso trabalho como prefeita reeleita de Fernando Pedroza”, disse Sandra Jaqueline. Agradeço o apoio dos vereadores em momentos decisivos para o povo pedrozense.

Sandra ainda mencionou a importância de manter um relacionamento com o poder legislativo de respeito, união e reiterou o compromisso de continuar lutando por dias melhores para o nosso povo.

NA LEITURA DA MENSAGEM ANUAL, podemos destacar alguns pontos importantes como realizações e metas, pela chefe do executivo pedrozense.

Na pasta de Administração e Finanças;

Realizações em 2020: compromisso com o pagamento da folha em dia e do 13º salario de todos os funcionários, pagamento no prazo de todas as GFIP - guia de recolhimento do FGTS e de informação a previdência social, aquisição mobiliaria e material permanente para a secretarias municipais entre eles; mesa de escritório, gaveteiros, cadeiras de escritórios, armários, computadores, impressoras e equipamentos de informática.

Metas para 2021: elaboração de projetos de engenharia para executar: construção e ampliação da sede da Prefeitura com inclusão de almoxarifado, salas de reunião e arquivo e a construção de uma quadra esportiva no bairro Miguel Trindade.

Pasta da Educação, Cultura e Turismo:

Realizações em 2020: aquisição de um ônibus escolar, distribuição do kit merenda aos alunos da rede municipal desde o inicio da pandemia, valorização aos professores com reajuste nacional do magistério com 12,84%, desenvolveu o marco turístico municipal através das mídias na internet.

Metas para 2021: manutenção das estruturas das unidades de ensino, parceria com prefeituras e instituições acadêmicas próximas, aquisição de mais dois ônibus escolares, assegurar o transportes aos alunos de ifrn e universitários.

Pasta da Assistência Social:

Realizações em 2020: reforma do prédio do centro de convivência, aquisição de equipamentos de informática para o CRAS, tais como , computador, impressora, estabilizadores, entrega de 650 cestas básicas em substituição ao peixe da semana santa em virtude da pandemia, aquisição de pneus para os veículos do bolsa família e conselho tutelar.

Metas para 2021: realizar a abertura da primeira facção no município para a geração de emprego e renda, aderir ao programa criança feliz e criar um projeto social para trabalhar com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, adesão ao programa habitacional casa verde a amarela.

Pasta da Saúde:

Realizações em 2020: implantação de uma segunda equipe de estratégia e saúde da família, tornando o atendimento na zona rural do município, contratação de médicos plantonistas, cardiologista, farmacêutico/bioquímico e ultrassonografista, aquisição de dois veículos tipo Siena para reforçar a frota de transporte na área de saúde .apoio total e enfrentamento a Covid-19 com as seguintes ações; barreiras sanitárias, aquisição de tendas e lavatórios equipamentos e EPIs, além da criação de uma equipe de saúde para o combate a pandemia do Covid-19 e a construção de um polo de academia popular no bairro Miguel trindade.

Metas para 2021: implantação de equipe de estratégia e saúde da família no bairro alto são Joaquim com aquisição de um novo consultório odontológico, aquisição de um veículo tipo ambulância suporte básico de vida com recurso já em conta aguardando processo licitatório, implantação da casa de apoio na capital do estado, sendo um grande sonho da prefeita Sandra Jaqueline.

Pasta da Agricultura e Meio Ambiente:

Realizações em 2020: restaurações de estradas vicinais, limpeza de barreiros e cacimbas, corte de terras 100% e a distribuição de sementes para o plantio dos agricultoras do município, pagamento do aporte do garantia safra, aquisição de pneus para a frota de veículos e máquinas de leve e grande porte da referida secretaria.

Metas para 2021: aquisição de dois tratores agrícola com arado para atender o agricultor, aquisição de uma maquina de silagem para atender os agricultores, aquisição de um caminhão sugador de fossas.

Pasta de Obras e Infraestrutura:

Realização em 2020: conclusão da obra da praça central Fabrício Pedroza, licitação e construção da pavimentação das ruas João Câncio de Oliveira, Ulisses Xavier de Sousa e inicio da pavimentação da rua Milce de Carvalho Trindade, manutenção e reposição de lâmpadas para manter a iluminação publica da cidade.

Metas para 2021: construção de galpão têxtil, construção de academia de saúde na zona rural do município, conclusão da obra do complexo turístico da Pedra do Sapo.

Respeitando os protocolos e as medidas impostas de combate á Covid-19, a Sessão contou com a participação restrita apenas da Prefeita, Sandra Jaqueline Vice prefeito, João Maria Braga, Vereadores, Kleverlan Félix (presidente do legislativo) Marcelo Bolo, Messias Mariano, Matheus Miranda, Rivaldo Silva, Junior Gonçalves, Edjailson Lenir e Rivaldo Silva. Tivemos ainda ausência do vereador Magnos Paulo por problemas de saúde.


Ainda estiveram presente Alyssandro Henrique (chefe de gabinete municipal), além dos secretários municipais, Rosane Ribeiro,(saúde), José Dantas (obras e infraestrutura), Paula Ribeiro (administração e finanças), João Custódio (agricultura e meio ambiente) e Andreza Xavier (assistência social).

ASSECOM-PMFP 

Concurso da Polícia Civil do RN é adiado devido ao agravamento da pandemia no Estado.

As provas do concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte que aconteceriam nos dias 7 e 14 de março foram adiadas devido ao agravamento da pandemia de Covid-19 no Estado. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira 22 pela corporação.

A Polícia Civil informou através de nota que após reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira, a Comissão Especial do Concurso Público da Polícia Civil decidiu por unanimidade pelo adiamento das provas.

De acordo com a corporação a medida se deu devido ao agravamento dos indicadores da pandemia, conforme dados estatísticos e análise por parte do Comitê de Especialistas da Secretaria Estadual de Saúde Pública.

Ainda segundo a polícia, a Comissão continuará vigilante e atenta à mudança do cenário atual, e tão logo a situação da pandemia seja estabilizada no Estado, o processo seletivo terá prosseguimento.

Agora RN


Com alta de casos da Covid-19, Secretaria de Saúde suspende cirurgias eletivas em hospitais públicos do RN.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) publicou nesta terça-feira (23) uma portaria que suspende temporariamente as cirurgias eletivas realizadas nas unidades de saúde do estado, devido ao crescimento do número de casos da Covid-19. A pasta ainda recomendou a mesma ação nas unidades que compõem a Rede SUS (municipais e filantrópicas) e na rede privada.

A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado. De acordo com o texto, as unidades hospitalares deverão disponibilizar os leitos e os espaços destinados aos procedimentos eletivos para atendimento e internações dos pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19, conforme o plano de enfrentamento à pandemia.

Também de acordo com a portaria, poderão continuar sendo realizadas cirurgias vasculares, ortopédicas, cirurgias via demanda judicial "e aquelas em que o adiamento possa agravar as condições de saúde do paciente".

Nesse sentido, segundo o texto, as unidades devem estabelecer medidas de gestão que possam garantir a segurança para realização das eletivas que estarão autorizadas.

A portaria também recomenda suspensão de atividades presenciais, ambulatoriais, laboratoriais e de apoio diagnóstico, que não comprometam o cuidado continuado de pacientes, com o propósito de evitar aglomeração de pessoas nos ambientes de espera.

G1-RN

 

Alerta! Fernando Pedroza (RN) ultrapassa 160 casos confirmados pela Covid-19.

O município de Fernando Pedroza/RN, Localizado na região central potiguar ultrapassou a marca de 160 casos confirmados de Covid-19 - são exatos 163.

A doença vitimou uma pessoa desde o início da pandemia. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Fernando Pedroza/RN desta segunda-feira (22/02).

Em relação ao boletim municipal de sexta-feira (19/02), o último publicado pela Secretaria Municipal de Saúde eram 154 casos positivos.

No boletim desta segunda feira, 22 de fevereiro os números são:

09 casos confirmados

08 casos suspeitos

08 monitorados

17 pacientes isolados

143 recuperados

184 descartados

Fica o alerta da redação! O momento é difícil, precisamos usar o bom senso e atender as normas e protocolos sanitários. O vírus tem se alastrado cada vez mais, pois a vacina vem demorando a chegar e o maldito vírus tem chegado constante nos lares de nossa comunidade. 

Use a mascara e higienize as mãos e evite aglomerações em certos ambientes. Fica  a dica! 

  

Se não houver consciência coletiva, teremos o mês mais dramático da pandemia', diz governadora do RN.

Após publicar um decreto com recomendações para os municípios adotarem medidas de contenção à Covid-19, como o fechamento de bares e restaurantes depois das 22h, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), cobrou que as prefeituras adotem essas e outras ações mais restritivas para conter o avanço da pandemia no estado de forma urgente.

Em entrevista ao RN 1, da Inter TV Cabugi, a governadora falou que considera a situação no estado "dramática" e que os municípios precisam agir com coragem e até "antipatia" para adotar medidas restritivas mais severas. Caso contrário, ela acredita que o estado pode viver em março a situação mais crítica de toda a pandemia.

"Eu estou tomando medidas no sentido de dizer: é preciso adotar urgentemente essas medidas restritivas", disse Fátima Bezerra.

O Rio Grande do Norte ultrapassou a marca de 160 mil casos confirmados de Covid-19 - são exatos 160.752. A doença vitimou 3.498 pessoas desde o início da pandemia. 

Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) desta segunda-feira (22).

G1-RN 

Superlotação nos Hospitais na grande Natal faz pacientes com Covid-19 serem transferidos de avião para Mossoró/RN..

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) realizou a primeira transferência de pacientes com Covid-19 por transporte aéreo para hospitais de Mossoró, no Oeste potiguar, na tarde desta segunda feira 22. Segundo a Sesap, a medida se fez necessário devido à alta ocupação de leitos de UTI críticos da região Metropolitana.

Às 18h20 desta segunda, nove hospitais públicos do RN estão com 100% dos leitos Covid ocupados. Ainda de acordo com a pasta, a decisão envolve dois pacientes que terão como destino o Hospital Rafael Fernandes e o Hospital São Luiz, ambos em Mossoró.

Toda a logística teve o apoio da SAMU RN na locomoção dos pacientes, conforme relato da Sesap. Um dos pacientes saiu da Unidade de Pronto Atendimento de Parnamirim, na Grande Natal, utilizando oxigenação, com destino ao Hospital Rafael Fernandes; e o outro paciente, foi transferido do Hospital Regional de João Câmara para o Hospital São Luiz.

O Hospital Rafael Fernandes é de serviço estadual. A unidade é considerada referência macro regional no tratamento de condições infectocontagiosas, dispondo de 14 leitos para pacientes acometidos Covid-19, sendo 10 de UTI com leitos críticos.

Já o Hospital São Luís é contratado pelo Estado para atendimentos Covid, dispondo de 40 leitos de UTI.

G1-RN


CBF remarca jogo da final da Copa do Brasil 2020, para dias 28/02 e 07/03.

A Diretoria de Competição da CBF remarcou nesta segunda-feira (22) o horário da finalíssima da Copa Continental do Brasil 2020.

A segunda partida entre Palmeiras e Grêmio agora será disputada às 18h, no dia 7 de março (domingo), Estádio Allianz Parque, em São Paulo.

A decisão começa no próximo domingo (28), às 16h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Caso conquiste a taça, esta será a quarta vez que o Verdão se consagra campeão da Copa do Brasil.

Se o título for gaúcho, o Imortal Tricolor iguala o Cruzeiro como o maior vencedor da competição, com seis títulos.

Fonte: Portal Grande Ponto

Ótima oportunidade: IBGE abre concurso com mais de 3 mil vagas no RN para Censo 2021.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reabriu o aguardado concurso para mais de 200 mil vagas temporárias para a realização do Censo Demográfico 2021, com salários de até R$ 2.100.  No RN, são oferecidas 3.313 vagas. Os editais foram publicados nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial da União. 

São dois processos seletivos e há vagas distribuídas para todos os 167 municípios do estado. Veja a distribuição de vagas e salários: 

2.910 vagas para a função de Recenseador: remuneração por produção, de acordo com o número de domicílios visitados e questionários respondidos. 

151 vagas para a função de Agente Censitário Municipal (ACM): salário de R$ 2.100. 

252 vagas para a função de Agente Censitário Supervisor: salário de R$ 1.700 

Para a função de recenseador, é exigido ensino fundamental completo. A previsão de duração do contrato é de até 3 meses, podendo ser prorrogado mediante necessidade de conclusão das atividades do Censo e de disponibilidade orçamentária. A jornada de trabalho é de, no mínimo, 25 horas semanais.  

Inscrições 

Para as vagas de recenseador, as inscrições começam no dia 23 de fevereiro e vão até 19 de março, pelo site http://www.cebraspe.org.br/concursos/ibge_20_recenseador. 

A taxa de inscrição é de R$ 25,77. 

Fonte: Agora RN

  

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...