quarta-feira, 20 de maio de 2020

Bandidos fazem arrastão em casa de delegado da Polícia Civil na Grande Natal.

A casa de um delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Norte foi invadida por assaltantes, que fizeram um arrastão no local. O assalto aconteceu no final da manhã desta terça-feira (19), no bairro Vale do Sol, em Parnamirim, Grande Natal. Uma pessoa foi detida após o crime e o carro do delegado recuperado.

De acordo com a Polícia Civil, só estavam em casa no momento do arrastão a esposa e o filho do delegado. Não há registro de agressões às vítimas. Depois de recolherem pertences no imóvel, os bandidos fugiram na caminhonete da família.

Policiais civis foram acionados e saíram em busca de suspeitos. Uma pessoa foi detida em um bairro próximo, onde também foi recuperado o veículo.

 


Prefeitura de Fernando Pedroza realiza sanitização em prédios públicos e privados como forma de prevenção ao covid-19.

Com objetivo de evitar a contaminação por coronavírus, a prefeitura de Fernando Pedroza, através da secretaria municipal de saúde vem intensificando as ações em favor da saúde da população contra a Covid-19.

Na noite desta terça feira 19/05, foi realizada sanitização em diversos locais que circula e concentra o maior atendimento ao público como, sede da prefeitura municipal,unidade básica de saúde,correios, casa lotérica e prédio do mercado público.  A medida de prevenção tem como objetivo desinfetar e eliminar riscos de contágio ao Coronavírus.

A ação realizada pela secretaria municipal de saúde contou com o método de pulverização, através de bombas costais com produto de alto nível, quaternário de amônio para tentar neutralizar a ação do novo coronavírus.
A limpeza foi realizada durante a noite e não oferece risco à população.Veja no vídeo ABAIXO o trabalho de sanitização:
                                            
“Vamos juntos combater esse vírus. A nossa ação só tem força quando temos a colaboração de todos”, afirmou a secretária Rosane Ribeiro.
Essa é mais uma ação preventiva realizada pela prefeitura de Fernando Pedroza para reduzir o risco de proliferação do novo coronavírus visando garantir mais segurança e saúde as pessoas que necessitam circular nestes locais

Alunos da Rede Municipal de Ensino recebem a 2ª Etapa do kit merenda escolar,através da prefeitura de Fernando Pedroza/RN.

Mantendo o compromisso com a educação do município,a prefeitura de Fernando Pedroza, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, iniciou nessa terça-feira (19/05), a entrega da SEGUNDA ETAPA dos Kits de Merenda Escolar para os alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Na manhã desta terça feira 19, receberam o KIT MERENDA ESCOLAR os pais dos alunos matriculados na Escola Municipal Fabrício Pedroza, recepcionados pela direção (Eliana/Gerônima e equipe) já no Cemei os pais foram recepcionados pela direção (Liziane/Gustavo e equipe).

De acordo com a prefeitura a entrega encerrará hoje, quarta-feira (20), quando será feita a distribuição dos kits na zona rural do município.
No total, o município irá entregar 369 kits de merenda escolar para os todos os estudantes da rede municipal de ensino.

Os alimentos foram adquiridos com recursos do PNAE,e serão distribuídos de acordo com a lei de Nº 13.987, de 07 de abril de 2020, que autoriza em processo, de caráter excepcional e emergencial em virtude da suspensão das aulas.

De acordo com a secretária de educação, quando o aluno está na escola, ele recebe uma alimentação rica, capaz de atender as necessidades nutricionais. Então muitas famílias contam com essas refeições para os filhos. E como estamos em isolamento social é um aumento de gastos para as famílias que já não têm como gastar. Por isso é muito importante esta ação que estamos realizando”, disse Francisca Vanúzia, secretária.

"Essa medida de extrema importância, a merenda escolar sempre foi uma prioridade nas escolas, e sabemos que para muitos desses alunos é a principal refeição do dia. Receberão os kits alunos de todas as modalidades de ensino. Fico feliz e tranquila ao saber que nossos alunos terão uma garantia de alimentação", frisou a prefeita Sandra Jaqueline.



Governo do RN prorroga DECRETO de isolamento social até 04 de junho informa: Secretário de Tributos.

O Governo do Rio Grande do Norte prorrogou as medidas de distanciamento social para o combate ao coronavírus até o dia 4 de junho. Segundo o secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, o decreto mantém as mesmas medidas em vigor e não tem maiores alterações.

Apesar da pressão que surgiu sobre o governo para instaurar o isolamento social total, o ‘lockdown’, o Estado seguiu o entendimento do Comitê Técnico da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap/RN) de que ainda há espaço para aumentar o isolamento social dentro das regras atuais.

O Comitê Técnico é formado por representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) além de pesquisadores  e médicos infectologistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Juntos, eles enviaram uma recomendação ao governo estadual nesta terça-feira, 19, que não inclui o decreto de isolamento social total (lockdown).

A informação foi confirmada pela médica infectologista Marise Reis, participante do grupo. O entendimento é que essa medida é um último recurso a ser decretado por ser mais radical, depois de esgotada todas as outras possibilidade de mitigação do contágio do novo coronavírus.

“O posicionamento da governadora segue sempre a avaliação das medidas de restrição analisadas pelo Comitê Científico, e no momento a avaliação do comitê científico é que ainda não é o caso de lockdown. Isso está em permanente monitoramento e pode ser sim uma medida tomada mais na frente”, afirmou o secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, à TRIBUNA DO NORTE.

 



Governadora "FÁTIMA BEZERRA" envia a deputados projeto de lei que aumenta o salario dos professores da rede estadual.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), enviou nesta quarta-feira (19) à Assembleia Legislativa do RN o Projeto de Lei Complementar que aumenta em 12,84% os salários básicos dos professores e especialistas da educação da rede pública estadual. De acordo com o Executivo, o reajuste terá efeito retroativo, contando desde 1º de janeiro de 2020.

O aumento é referente à Portaria Interministerial do Ministério da Educação/MF nº 3, de 13 de dezembro de 2019, que atualiza o valor do piso salarial da categoria. O acordo contempla os servidores ativos, aposentados e os pensionistas.

Segundo o Governo do RN, o reajuste será pago em três parcelas: 3% em junho, outros 3% em outubro e 6,363% em dezembro. Já o valor retroativo será pago em 11 parcelas: 40% do valor será distribuído em 6 seis parcelas iguais de fevereiro a julho, e os 60% restantes em cinco parcelas iguais de agosto a dezembro.

Receberão o aumento professores e especialistas da Educação que atuem no âmbito das Unidades Escolares de Educação Básica e da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), incluindo as Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIRECs) e as Diretorias Regionais de Alimentação Escolar (DRAEs).

O reajuste alcança os profissionais de atividades de docência ou de suporte pedagógico à docência - compreendendo as funções educacionais de direção, administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação, coordenação, tendo como base a jornada de trabalho diversa de 30 horas semanais.

De acordo com o Poder Executivo, a despesa decorrente do reajuste é oriunda do Fundeb/Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e está prevista na Lei do Piso, sendo uma exceção prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

 


Rodrigo Maia sinaliza que eleição municipal de 2020 será adiada, mais sem prorrogação de mandatos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sinalizou nesta terça-feira que a data das eleições municipais deste ano deve ser adiada em razão da pandemia do novo coronavírus. Maia afirmou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), irá montar um grupo de deputados e senadores na próxima semana para debater o assunto. A tendência, de acordo com o presidente da Câmara, é postergar a data do pleito, marcada para o dia 4 de outubro. Entretanto, segundo ele, há o entendimento de que a medida não deverá compreender a postergação de mandato de prefeitos e vereadores.
As prefeituras seriam ocupadas, portanto, por um político eleito ainda este ano. Para que haja a mudança, os parlamentares precisam alterar a Constituição. A Carta determina, em ano eleitoral, a votação de primeiro turno no primeiro domingo do mês de outubro e o segundo turno no último domingo de outubro.
— Vamos começar a discussão nos próximos dias sobre a data da eleição. O presidente Davi vai construir um grupo junto com a Câmara para que nós possamos discutir a questão da data da eleição, se vamos mantê-la no mesmo dia ou se a decisão do parlamento vai ser modificá-la dentro do próprio mandato, uma outra data. Então seria seria o adiamento da eleição sem prorrogação de mandato. Eu vi ontem, na discussão com os líderes, que essa é uma posição de quase unanimidade. A maioria dos parlamentares entende que podemos ter o adiamento, mas não devemos ter a prorrogação de nenhum mandato — disse Maia.
A visão dos parlamentares é a mesma já defendida pelo ministro Luís Roberto Barroso, que assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima segunda-feira. O ministro diz que, se for o caso de mudar a data, o adiamento possa ser o mais breve possível, sem alterar o tempo de mandato dos atuais e futuros prefeitos.
Maia disse que, após a discussão entre parlamentares, haverá um diálogo também com Barroso. Em abril, o TSE criou um grupo de trabalho para projetar os impactos da pandemia provocada pelo novo coronavírus. A ideia é monitorar a pandemia e os possíveis impactos no pleito. Alguns dos motivos de preocupação do tribunal são as possíveis aglomeração em convenções partidárias e o atraso de testes das urnas eletrônicas.

 


Deputado Getúlio do Rego requer pagamento imediato dos produtores do programa do leite no RN.

O deputado Getúlio Rêgo (DEM) solicitou ao Governo do Estado o pagamento imediato dos produtores de laticínios e fornecedores do Programa do Leite Potiguar. O parlamentar justifica que o programa beneficia mais de 83 mil famílias e tem uma importância vital para a subsistência dessas pessoas mais carentes.

“Neste momento de imensa fragilidade, em que a economia foi gravemente atingida e as famílias mais vulneráveis estão passando por necessidades, o Governo Estadual ignora esse panorama e está há mais de dois meses sem repassar o pagamento aos produtores e fornecedores de leite, que tem nesta atividade a sua principal fonte de renda”, disse o deputado.

Getúlio condenou a postura do Governo do Estado, que declarou como inadmissível e reiterou que protocolou um requerimento cobrando providências imediatas da governadora Fátima Bezerra (PT).“A falta de repasse dos pagamentos põe em risco um programa essencial para milhares de famílias norte-rio-grandenses”, finalizou Getúlio.


Polícia prende homem que matou ex-companheira em Caiçara do Rio dos Ventos-RN.

Heleno Moreira da Silva, conhecido como "Leno", 40 anos foi preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Única da Comarca de Extremoz, pela suspeita da prática do crime de homicídio.

De acordo com investigações, no ano de 2008, Heleno Moreira teria assassinado a ex-companheira, utilizando uma arma branca, após uma discussão. Ele estava foragido da Justiça e foi capturado na Serra da Gameleira, localizada no município de Caiçara do Rio do Vento.
Heleno Moreira foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do telefone da Decap 3232-786, 981356174 ou pelo Disque-Denúncia 181.

 


Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...