segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Enem 2019 foi um sucesso e Policia Federal investiga suspeitos de fraude, diz ministro.

O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, fez na noite de sábado, 9, um pronunciamento para falar sobre o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com questões de matemática e ciências da natureza.
Segundo o ministro, no último domingo, dia 3, o Enem foi um sucesso e o ministério apenas verificou pequenos problemas que não interferiram na aplicação e validade do exame.
“Aqueles que usaram o celular para tirar foto ou mesmo filmar a prova após o início do exame já foram identificados pela Polícia Federal, que está tomando as providências cabíveis.
Por parte do MEC houve eliminação de candidato e afastamento de aplicadores, que não poderão participar do Enem neste domingo. Fique tranquilo, está tudo sob controle”, disse o ministro.

 

 

 

 

 

 




FORA DO AR...

Venho comunicar aos ouvintes da rádio FM cidade 104,9, que ficarei fora do ar... da programação da emissora até o próximo sábado dia 16, por motivo de força maior.

Desde já agradeço a compreensão de todos...

Locutor Manoel Gerônimo


Flamengo vira sobre o Bahia e abre dez pontos de vantagem na liderança.

Flamengo está cada vez mais perto do título do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Rubro-Negro recebeu o Bahia no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela 32ª rodada, e conquistou a vitória de virada pelo placar de 3 a 1. Willian Arão, contra, abriu o marcador para os visitantes, mas Reinier, Bruno Henrique e Gabriel garantiram o triunfo dos donos da casa.
Com o resultado, os cariocas aproveitaram o empate do Palmeiras no Derby e abriram dez pontos de diferença na liderança da competição, somando 77. Os baianos, por sua vez, perderam a chance de se aproximar do G6 e ficaram na nona colocação com 43 pontos.
Pela próxima rodada, as duas equipes entram em campo no domingo (17), às 16h (de Brasília). O Flamengo encara o Grêmio na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS). Já o Bahia recebe o Palmeiras na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).
Antes, o Rubro-Negro enfrenta o Vasco na quarta-feira (13), às 21h30, no Maracanã, em jogo adiantado da 34ª rodada. A remarcação da partida se deve à disputa da final da Copa Libertadores no dia 23 de novembro.

No RN, 4 a cada 10 professores que atuam no ensino particular não têm ensino superior.

Duas décadas depois de estabelecida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a exigência de formação superior para professores não foi adotada totalmente nas escolas de ensino particular do Rio Grande do Norte.

A cada 10 professores que atuam no ensino fundamental, quatro não têm formação superior, segundo as estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), referentes ao Censo de Educação Básica de 2018. O percentual exato é de 40,9%.

A proporção melhora no ensino médio, apesar de ainda haver professores sem formação superior na etapa que representa um dos maiores desafios do ensino brasileiro hoje, segundo especialistas. Nas escolas de rede privada do Rio Grande do Norte, dois a cada 10 professores que atuam no ensino médio não contam com essa formação. Geralmente, no ensino médio, são O ainda em formação.

A exigência da LDB, em vigor desde 1997, é de formação superior em licenciatura ou pedagogia para atuar na educação infantil, fundamental e médio. Nos casos da educação infantil, também é permitido o magistério – que não é considerado nível superior. Para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, a exigência é que o professor atue na disciplina específica em que ele é formado.

Uma das causas desse cenário é a maior autonomia das escolas de rede privada e existência de escolas não-autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação, avalia a professora Mônica Antunes, vice-presidente do Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino no RN (Sinpro/RN). “A gente vê que em algumas escolas menores o professor chamado não tem a qualificação necessária e essa é uma escolha do dono da escola, que faz isso porque a mensalidade é barata e não tem como arcar com maior qualificação”, afirmou.

 


Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...