terça-feira, 6 de março de 2018

Liga dos campeões: Real volta a vencer, acaba com invencibilidade do PSG em Paris e vai às quartas.

O sonho europeu do PSG sucumbiu diante de um gigante. Sem Neymar, seu principal craque, o Paris recebeu o Real Madrid no Parque dos Príncipes na tarde desta terça-feira e perdeu por 2 a 1. No jogo de ida, os merengues venceram por 3 a 1 na Espanha.
O time parisiense está fora da Liga dos Campeões. E, 51 jogos depois, perdeu em casa. Os espanhóis, por sua vez, seguem à busca do quarto título em cinco anos. E estão nas quartas de final pela oitava vez seguida. 

Com bela cabeçada da direita, Cristiano Ronaldo abriu o caminho para a vitória espanhola, aos cinco minutos. Aos 21 minutos, Verratti se irritou com uma falta não marcada e levou seu segundo amarelo. Foi expulso.

O caminho estava livre para a classificação merengue. Cavani, com um gol de joelho depois de bola rebatida na área, reacendeu um pouco as esperanças francesas. No entanto, aos 34, Casemiro acertou chute da entrada da área e fez o segundo do Real: 2 a 1.

Condenação: Por 5 votos a 0, STJ rejeita recurso do ex presidente Lula contra prisão.

Superior Tribunal de Justiça (STJ) recusou por unanimidade, nesta terça-feira, o habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a possibilidade de prisão. Os cinco ministros da 5ª Turma Criminal afirmaram que a pena só será executada após a decisão da segunda instância em relação a recursos apresentados pelo ex-presidente, mas ressaltaram que o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) permite a prisão a partir da condenação colegiada.

Em habeas corpus, a defesa de Lula alegava haver “risco iminente de constrangimento ilegal” e argumentava que, apesar de autorizar, a posição do Supremo não obriga o cumprimento da pena em situações análogas a do ex-presidente. Desta forma, o fato de ser réu primário, idoso e com endereço fixo deveria bastar para que a Justiça o autorizasse a recorrer em liberdade, como fez no decorrer de todo o processo.

Os ministros do STJ não concordaram. Para o relator, Felix Fischer, não faz sentido um entendimento do Supremo, caso da prisão em segunda instância, ser considerado uma afronta a um preceito constitucional, como a presunção de inocência. Ele também argumentou que o fato do juiz Sergio Moro e do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) não terem determinado a prisão preventiva de Lula ao longo do processo não significa que eles tenham dado um salvo conduto para que o ex-presidente não fosse preso nas etapas posteriores da ação.
Última cartada

Para evitar a prisão, resta ainda a Lula uma última cartada: conseguir que o STF mude sua atual posição.
POLITICA: Senador José Agripino defende aliança entre partidos de “centro” para outubro.

O senador José Agripino (Democratas) defendeu nesta segunda-feira, 05, a aliança entre os partidos de “centro” no Rio Grande do Norte. Para ele, o consenso é necessário para fortalecer candidaturas às eleições majoritárias de outubro.
“Acho que devemos ter, em nome dos interesses do Rio Grande do Norte, um melhor entendimento das forças de centro. Isto envolve MDB, PR, Democratas e PDT”, afirma José Agripino.

Para o senador potiguar, as conversas também devem envolver os nomes do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), e do vice-governador Fábio Dantas (PC do B), que já se articula à disputa do Governo do Estado e irá se filiar ao PSB em 17 de março. “Precisamos exaurir as alternativas de consenso, sem posições rígidas ou fechadas, com muito diálogo”, afirma.
Deputado José Adécio atenderá com ambulâncias nesta terça feira dia (06), municípios da região central, inclusive Fernando Pedroza.

O município de Pedro Avelino receberá nesta terça-feira, 6, uma UTI Móvel que também atenderá Afonso Bezerra, Angicos, Fernando Pedroza, Lajes e Pedra Preta. A doação da ambulância, pela Assembleia Legislativa, foi viabilizada pelo deputado José Adécio.

O veículo será entregue às 18 horas, por José Adécio e pela prefeita de Pedro Avelino, Neide Suely, em frente à Prefeitura, num ato público que contará com participações dos secretários municipais, vereadores, servidores e de populares, que terão, a partir de agora, um equipamento disponível 24 horas, que ajudará no socorro e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida de todos.

“Mais uma vez, fico feliz em poder atender uma antiga reivindicação da minha terra natal, Pedro Avelino, que também beneficiará outras cidades da Região Central, que sabem da minha luta e das minhas ações nesses 41 anos de vida pública. Cuidar da saúde do povo é um dos principais compromissos dos gestores públicos responsáveis e possibilitar a vinda dessa ambulância significa ter maiores chances de salvar vidas, de prestar socorro a quem precisa”, disse José Adécio.

(Assessoria de Comunicação do deputado José Adécio)


ESPORTE: Flamengo espera retorno de Guerrero aos treinos e vai avaliar reativação de contrato.

Apartir do dia 20 de março, Paolo Guerrero está liberado para voltar, com restrições, a sua atividade profissional. Se não pode atuar, o jogador - que está de volta a Lima, capital peruana - pode voltar aos treinos no Flamengo ou na seleção peruana.

A data respeita os 45 dias - previstos pelo regulamento antidoping da Fifa antes do dia 3 de maio, fim da suspensão imposta ao atleta.

O Flamengo discute o retorno do atacante e a reativação do contrato do atleta, suspenso desde o anúncio da suspensão de um ano por doping no fim do ano passado - a pena depois caiu para seis meses.

Sem entrar em detalhes e ainda sem data para o retorno de Guerrero, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Ricardo Lomba, abriu as portas do clube para o peruano.


Ministro STF, Barroso autoriza quebra do sigilo bancário de do presidente Michel Temer.

BRASÍLIA - O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a quebra do sigilo bancário do presidente Michel Temer no inquérito que investiga supostas irregularidades no decreto dos Portos. Em nota, o Palácio do Planalto informou que vai solicitar e divulgar os extratos do presidente.

"O presidente Michel Temer solicitará ao Banco Central os extratos de suas contas bancárias referentes ao período mencionado hoje no despacho do iminente ministro Luís Roberto Barroso. E dará à imprensa total acesso a esses documentos. O presidente não tem nenhuma preocupação com as informações constantes suas contas bancárias", diz a nota.
Um inquérito foi aberto no STF para investigar se Temer beneficiou a Rodrimar no Porto de Santos em troca de propina. O presidente é suspeito de ter cometido os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A defesa do presidente sustenta que o decreto, editado por ele em 2017, não beneficiou a empresa Rodrimar.
O inquérito foi instaurado no dia 12 de setembro por Barroso, a pedido do então procurador-geral da República Rodrigo Janot. O caso tem origem na delação da JBS, relatada originalmente pelo ministro Edson Fachin, também do STF. 



Em Caraúbas-RN, Governador Robinson assina ordem de serviço para construção de escola e termo para manter Hospital Regional funcionando.

O assentamento Primeiro de Maio, no município de Caraúbas, a 309 quilômetros de Natal, vai contar a partir de dezembro com uma escola moderna composta por oito salas de aula, biblioteca, sala multimídia, laboratórios de informática, matemática, química, física, biologia e línguas, além de uma quadra poliesportiva.

A ordem de serviço para construção da Escola Assentamento 1º de Maio foi assinada nesta segunda-feira, 05, pelo governador Robinson Faria. “Estamos atendendo uma antiga reivindicação dos moradores da comunidade. 

Vamos construir uma escola de qualidade, bem equipada, e que vai dar todas as condições para a nossa juventude estudar, adquirir conhecimentos, ter acesso a tecnologia, produzir e trabalhar com mais qualidade e obter mais é melhor renda com o seu trabalho”, afirmou o Governador.

A escola teve um investimento de R$ 4,6 milhões com recursos do Governo do Estado, através Projeto Governo Cidadão, por meio do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial. A previsão de entrega é dezembro deste ano.  Serão atendidos 600 alunos nos turnos matutino e vespertino.

RELIGIÃO:Tradicional Festa do Padroeiro São José dos Angicos começa na próxima sexta-feira (09).

A Paróquia de São José, a qual compreende jurisdicionalmente os municípios de Angicos e Fernando Pedroza, vai festejar a partir de sexta-feira (09/03), o padroeiro, com uma programação diversificada. A celebração envolve novenário, missas, recitação do terço e ofício de São José, além de atividades socioculturais, integram as festividades deste ano de 2018.

Com o tema “São José inspira-nos a ser sal e Luz do mundo”, a abertura inicia às 18h, com a tradicional carreata saindo da cidade de Fernando Pedroza, com destino à Igreja Matriz de Angicos. Na sequência, haverá a benção dos carros e motos, hasteamento da bandeira e celebração de missa solene, presidida pelo pároco, o padre Severino Neto.

As atividades seguem nos demais dias, encerrando no dia 19 de março, com celebração da missa dos devotos de São José, às 6h, presidida pelo pároco Severino Neto. Às 9h haverá missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
Às 12h vai acontecer pipocaço e às 16h, tradicional procissão pelas ruas da cidade, culminando com a missa de encerramento, às 17h30 celebrada pelo Arcebispo Emérito Dom Matias Patrício e às 19h, Arriamento das bandeiras.

Inovação: Motoristas do RN terão acesso a CNH digital a partir da próxima quinta (9).

Os motoristas do Rio Grande do Norte podem acessar a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir desta quinta-feira (8), através de um aplicativo de celular.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN), o serviço é gratuito e válido para condutores que possuem a CNH com QR Code, que é um código específico para ser lido por aparelhos eletrônicos.

Antes de usar o aplicativo, o motorista precisa atualizar os dados no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e comparecer ao Detran em que foi emita a CNH. O aplicativo estará disponível para download em sistemas Android (Google Play) e iOS (App Store).

Segundo o Denatran, será necessária conexão com a internet somente no primeiro acesso, quando é feita uma senha com quatro dígitos. Depois, a CNH estará disponível de modo off-line.

Quem não possui a carteira de habilitação com QR Code, precisa renovar o documento antigo para ter acesso a versão do aplicativo. De acordo com o Ministério das Cidades, a CNH digital terá o mesmo valor jurídico da CNH impressa.


Pente fino: primeira etapa de fiscalização cancela mais de 80% de benefícios do INSS no RN.

pente fino que o Governo Federal está realizando nas aposentadorias por invalidez e auxílios doença cancelaram 83% dos benefícios no Rio Grande do Norte.
A informação foi repassada pela assessoria de comunicação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e a publicação está na página virtual do Jornal de Fato.
Segundo a pasta, foram realizadas 2.140 perícias com 1.781 benefícios cancelados. Ainda de acordo com o órgão, a ausência de convocados levou ao cancelamento de outros 512 benefícios no estado.
Além disso, 230 benefícios foram convertidos em aposentadoria por invalidez, 49 em auxílio-acidente, 06 em aposentadoria por invalidez com acréscimo de 25% no valor do benefício e 74 pessoas foram encaminhadas para reabilitação profissional.
A economia anual é estimada em R$ 74 milhões. No Brasil, até 31 de janeiro de 2018, foram realizadas 252.494 perícias com 201.674 benefícios cancelados.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...