quarta-feira, 23 de setembro de 2020

RN contabiliza 67.761 casos de Coronavírus e 2.356 mortes, informa Sesap.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do Coronavírus nesta quarta-feira (23/09). Os casos confirmados somam 67.761.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.356 no total, sendo 01 ocorrido de fato nas últimas 24 horas. Casos suspeitos somam 33.128 e descartados 135.311.

“Essa sensação de que tudo já acabou não pode prevalecer. Temos um declínio de casos e óbitos, mas o vírus ainda está presente. De ontem para hoje tivemos um aumento de 302 casos confirmados para Covid-19 e de mais 671 casos suspeitos em todo o estado, em relação ao boletim anterior” frisou o secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, em mais uma coletiva de imprensa realizada na Escola de Governo, nesta quarta-feira (23).

O secretário reforçou mais uma vez a importância dos cuidados para o momento eleitoral, com campanhas previstas a partir deste final de semana. Devem ser evitadas a distribuição de panfletos, realização de passeatas, comícios e aglomerações; e respeitadas as regras de distanciamento, com uso de máscaras e as corretas medidas de higiene.

Cuidado, atenção e responsabilidade com a vida é dever de todos nós!!! 

REVIRAVOLTA: Confirmando perda de mandato de Sandro Pimentel no TSE, Jacó Jácome pode virar deputado.

O julgamento de um recurso na sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da última terça, 22, gerou uma mudança jurisprudencial em que nos casos de parlamentar cassado por fraude ou abuso os votos são consequentemente anulados para todos os fins e a vaga do mandato poderá ir para outra coligação.

Em um caso prático, na hipótese de confirmação no Plenário do TSE, da cassação do deputado Sandro Pimentel (PSOL) que aguarda análise do recurso contra decisão do ministro Luis Felipe Salomão que decidiu pela cassação, a vaga não ficaria com o suplente Robério Paulino, mas poderia migrar para Jacó Jácome, em virtude de uma hipotética anulação dos votos de Pimentel com base na nova jurisprudência se prevalecer.

Com o julgamento de ontem foi mitigada a aplicação do §4⁰ do art. 175 do CE. Aplicado o art. 222 do CE. Portanto, votos não aproveitados para o partido ou coligação, determinada a retotalização.

 

 

Polícia Civil prende três pessoas e apreende R$ 19 mil em operação para desarticular organização criminosa em Macaíba.

A Polícia Civil prendeu três pessoas em Macaíba em uma operação para desarticular uma organização criminosa. Foram apreendidos ainda R$ 19 mil em espécie. A operação aconteceu nesta terça (22). Segundo as investigações, os presos atuavam nos bairros Campinas e Lagoa Grande, na área urbana da cidade.

De acordo com a Polícia Civil, uma mulher foi presa em cumprimento de um mandado decorrente de condenação por tráfico de drogas. Dois homens foram presos em flagrante por porte ilegal de arma e receptação de arma de fogo.

Os dois presos em flagrante são suspeitos de roubos e homicídios, no município de Macaíba. Com eles foram apreendidas uma arma de fogo calibre .38, furtada de uma empresa de segurança privada no ano de 2014, além de 19 munições do mesmo calibre. Segundo a polícia, oOutros objetos, que sinalizam possível atuação no tráfico de drogas, foram encontrados.

Os três presos foram conduzidos até a delegacia e encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.

 

 

EDUCAÇÃO: Decreto mantém suspensão de atividade escolar por todo o ano em Fernando Pedroza/RN.

Está suspensa a realização de aulas presenciais, por todo o restante do ano de 2020, no município de Fernando Pedroza, região Central do RN, para fins de enfrentamento da COVID-19.
A decisão é materializada através do Decreto nº 076/2020, assinado pela prefeita da cidade, Sandra Jaqueline Jota Ribeiro, publicado nesta terça-feira (22) no Diário Oficial dos Municípios, no site da Federação dos Municípios do RN (Femurn).

Na prática a medida acompanha decisão neste contexto tomada no âmbito da rede pública estadual de educação.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, através de portaria que será publicada posteriormente, estabelecerá o retorno das atividades excepcionais presenciais.

A prorrogação da suspensão das aulas não implica, necessariamente, na prorrogação do calendário escolar, que poderá ser cumprido mediante estratégias de ensino de forma não presenciais.

Ainda conforme a redação do Decreto editado neste dia, também não poderá impor prejuízos ao calendário acadêmico dos estudantes, especialmente daqueles que estão cursando o último ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), devendo ser assegurado o cumprimento da carga horária por meio de estratégias alternativas de ensino a fim de garantir a certificação dos estudantes. CONFIRA ABAIXO A CÓPIA DO DECRETO:



 

 

 

 

 

 

 

 

Município de Fernando Pedroza registra o 47º caso positivo da Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde de Fernando Pedroza-RN, por meio do Setor de Epidemiologia, informou nesta quarta-feira, 23/09,que foi registrado 1 (um ) caso positivo de Covid-19 em nosso município. Trata-se de um paciente do sexo feminino de 43 anos de idade. Com a confirmação, agora esse número chega ao 47º caso positivo.

Confira os números do boletim atual (23/09/2020):

É importante que possamos seguir as recomendações dos órgãos de saúde, medidas como o distanciamento social, higiene frequente das mãos e o uso de máscaras para que possamos evitar a transmissão e contágio pelo Coronavírus.

 

 

Com vários problemas, Flamengo vence o Barcelona-EQU e fica perto da classificação na Libertadores.

Mesmo com muitos desfalques, o Flamengo mostrou força ao vencer por 2 a 1 o Barcelona-EQU, nesta terça-feira pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores, em Guayaquil.

Com o resultado, os rubro-negros chegaram a nove pontos e vão definir a classificação para as oitavas de final no Rio de Janeiro. Já os equatorianos, sem pontuar, estão eliminados da competição.

Os cariocas dominaram quase todo o primeiro tempo e abriram vantagem com gols de Pedro e Arrascaeta. Na etapa final, o Barcelona cresceu e diminuiu com Martínez.

Na próxima rodada, o Flamengo recebe o Independiente Del Valle-EQU, na quarta-feira (30/09), no Maracanã. Já o Barcelona viaja para encarar o Júnior-COL, em Barranquilha.

 

 

Eleições 2020: Recomendação abrange municípios da jurisdição da 18ª Zona Eleitoral, incluindo Fernando Pedroza.

Os promotores públicos Alysson Michel de Azevedo Dantas, da comarca de Santana do Matos e titular da 18ª Zona Eleitoral; e, Augusto Carlos Rocha de Lima, da comarca de Angicos, assinam a Recomendação nº 2020/0000323872, veiculada pela edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial do Estado do RN.

A providência se dirige aos dirigentes partidários municipais e aos candidatos às eleições municipais de 2020, nos municípios de Afonso Bezerra, Angicos, Fernando Pedroza e Santana do Matos; aos prefeitos e secretários de Saúde destas cidades; e, às autoridades policiais civis e militares dos municípios citados.

Aos dirigentes e aos candidatos a orientação é “que respeitem as medidas sanitárias em vigor durante a campanha eleitoral, bem como as recomendações do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] constantes do seu Plano de Segurança Sanitária para as eleições municipais de 2020, em especial quanto a não provocação de aglomerações, evitando a realização de eventos que, obviamente, contarão com quantidade de pessoas que representam desrespeito às normas sanitárias”.

Aos prefeitos e secretários de Saúde, “que, por meio dos órgãos municipais responsáveis pela fiscalização sanitária, fiscalizem a adoção de todas as medidas sanitárias estaduais em vigor, na realização de atos relativos à campanha eleitoral”.

E, por fim, às autoridades policiais civis e militares, "que adotem as providências necessárias no sentido de fiscalizar a observância das medidas sanitárias estaduais em vigor, orientando e prevenindo a realização de condutas que possam caracterizar o crime do artigo 268 do Código Penal”.

 

 

 

Trabalhadores ligados a prefeitura do Seridó potiguar podem ficar sem pagamento até dezembro.

A falta de cuidado e zelo com o bem público é algo recorrente na atual administração municipal em Currais Novos. A comprovação disso é o Projeto de Lei nº 014/2020, enviado à Câmara Municipal que pede aos vereadores autorização para gastar mais dinheiro do que o previsto no orçamento de 2020.

A falta de economicidade e gastos excessivos dos recursos público pelo prefeito Odon Júnior poderá levar o funcionalismo público a ficar sem o pagamento dos salários referentes aos meses de setembro, outubro, novembro, dezembro e 13º salário, assim como parte do INSS patronal nos meses períodos. Quem também corre o risco de ficar sem os pagamentos até o final do ano são fornecedores e prestadores de serviços da prefeitura de Currais Novos. 

“A Câmara Municipal não pode ser culpada pela falta de planejamento e de gestão da atual administração. Infelizmente a prefeitura gastou mais do que devia e agora joga esse problema no colo dos vereadores, que ao contrário do prefeito, tem administrado tão bem os recursos do duodécimo, que todo final de ano devolve dinheiro aos cofres públicos”, disse o presidente da Câmara, vereador João Neto. 

Outro detalhe importante é que somente no dia 16/09, a administração enviou o projeto à Câmara Municipal. “Se era uma coisa tão importante porque só foi enviado agora à Câmara? Esse detalhe prova a falta de planejamento e gestão da atual administração com o dinheiro público, mas principalmente, a falta de cuidado com o servidor do nosso município, que deveria ser prioridade em uma gestão”, concluiu.

Fonte: Portal Grande Ponto

 

 

 

TSE vai testar sistema que permite votar pela internet, por celular e sem precisar sair de casa.

O TSE vai usar as eleições municipais de novembro para testar mecanismos que, no futuro, poderão permitir votações pela internet, a partir do telefone celular, sem sair de casa.

O novo sistema não vai valer para a disputa deste ano, mas é mais uma tentativa da Corte eleitoral para ampliar a participação de eleitores no processo de escolha de seus representantes.

O objetivo é também encontrar formas de reduzir custos do processo eleitoral, a exemplo de experiências de outros países. 

A partir da experiência nas eleições de novembro, o TSE pretende debater estratégias para eventuais mudanças no sistema brasileiro de votações.

No TSE, as estratégias para inovar com sistemas de participação passam obrigatoriamente pela preservação de três critérios: segurança, sigilo e eficiência.

 

 

Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...