sábado, 27 de janeiro de 2024

RN inicia 2024 com maior volume de água nos reservatórios em 12 anos, diz Igarn.

O Rio Grande do Norte começou o ano de 2024 com o melhor volume de água desde 2012, de acordo com o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn).

O último relatório dos principais reservatórios do estado, divulgado na quinta-feira (25), indica que o total acumulado nas reservas hídricas superficiais é de 2,215 bilhões de metros cúbicos, ou seja, 50,74% da capacidade total potiguar, que é de 4,367 bilhões de m³.

No mesmo período de 2023, o volume acumulado era de 1,910 bilhão de m³, correspondentes a 44,17% da capacidade total do estado.

Atualmente a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, localizada no Rio Piranhas-Assu, entre os municípios de Assu, Itajá e São Rafael, acumula 1,261 bilhão de m³, equivalentes a 53,17% da sua capacidade total, que é de 2,373 bilhões de m³. 

No último dia 25 de janeiro de 2023, o manancial estava com 1,224 bilhão de m³, 51,60% da sua capacidade total.

Fonte: g1-RN

Bandidos que assaltaram a loja da TIM em Caicó são presos por policiais do RN e CE.

O assalto à loja da operadora TIM na manhã dessa sexta-feira (26/01), no centro de Caicó, levou para a cadeia a prisão de cinco bandidos já no estado do Ceará.

A prisão se deu através de uma operação das forças policiais estaduais do Rio Grande do Norte e Ceará com apoio da PRF.

Após a prisão dos cinco elementos já é quase certa a participação do grupo em outros assaltos em diversas lojas  operadoras em várias regiões do Nordeste. Parte do material roubado foi recuperado pelos policiais.

O assessor de comunicação da PRF afirmou que todo o levantamento está sendo feito, inclusive a busca por armas de fogo, além de objetos roubados pelo bando. O órgão disse ainda que está levantando a ficha um a um para saber mais sobre a quadrilha interestadual.

Municípios com dívidas previdenciárias terão FPM retido.

O Governo Federal comunicou a estados e municípios que será retomado o procedimento de Retenção no Fundo de Participação dos Municípios e no Fundo de Participação Estados (FPM/FPE) para as obrigações correntes vencidas pelos entes públicos, inclusive daqueles que têm parcelamento em atraso, com cláusula que autoriza o bloqueio.

A informação preocupa gestores que estão em atraso com suas obrigações previdenciárias, já que a retenção da obrigação corrente vencida ocorrerá até o último dia útil do mês do vencimento e pode comprometer o equilíbrio das contas públicas.

Ou seja, o repasse feito até o dia 10 do mês subsequente poderá ter bloqueio por parte da União. Além disso, caso o saldo do FPM/FPE seja inferior ao valor devido, a diferença não retida poderá ser incluída em parcelamento. 

Nesse sentido, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN alerta aos gestores municipais para que se planejem e busquem a Receita Federal, a fim de negociar e parcelar seus débitos, até o fim deste mês, evitando, dessa forma, a retenção do FPM em razão da mora. E caso não obtenha êxito no parcelamento administrativo, deve acionar sua Procuradoria para ajuizar a medida judicial cabível.

A última parcela do FPM referente ao mês de janeiro será creditada nos cofres municipais na próxima quarta-feira (30/01).

Inverno: Fernando Pedroza registra 114 mm de chuvas em Janeiro.

Nos últimos dias a cidade de Fernando Pedroza tem registrado algumas chuvas de pequena e grande intensidade pluviométrica.

Segundo dados pluviométricos da Emater local, o acumulo de chuvas em janeiro até o momento é de 114,40 milímetros

As informações repassadas a redação deste  blog foram do técnico agrícola, Nelielson Lemos.

A maior chuva de 2024 foi registrada na última quarta-feira (24), onde choveu 73 mm.

Neste sábado (27/01) a previsão do CLIMATEMPO para Fernando Pedroza, será sol com algumas nuvens carregadas e chuva rápida. 

Flamengo em Natal: campeão da Libertadores estará em duelo contra a Portuguesa.

Com a utilização do time titular em amistosos nos EUA, a delegação de atletas do Flamengo que irá disputar a partida contra a Portuguesa neste sábado (27/01), na Arena das Dunas em Natal, será composta por jogadores das categorias de base em sua maioria. Porém, também haverá a presença de um “medalhão” entre os relacionados: o volante Thiago Maia, campeão da Libertadores de 2022.

Ainda reforçarão a equipe rubro negra, os atletas Matheuzinho e Pablo, a informação foi confirmada pelo presidente do time carioca, Rodolfo Landim, em vídeo divulgado pelas redes sociais.

O Flamengo enfrenta a equipe da Portuguesa neste sábado (27), às 18h10, na Arena das Dunas pelo Campeonato Carioca. Mais de 25 mil ingressos já foram vendidos para o duelo.

Recém-contratado pelo Cruzeiro, Gabriel Veron passará por cirurgia.

Anunciado oficialmente pelo Cruzeiro por empréstimo do Porto, de Portugal, em dezembro, o atacante potiguar Gabriel Veron sofreu um trauma no pé direito durante o treino, e após exames, foi diagnosticado com uma lesão no local. 

De acordo com o clube, a indicação para o caso é de um procedimento cirúrgico, que será conduzido pelo médico do clube, Dr. Sérgio Campolina. Todo o processo de recuperação acontecerá no Departamento de Saúde do Cruzeiro.

Natural de Assu-RN, o meia ainda não estreou oficialmente com a camisa da equipe mineira. O atacante não entra em campo desde o dia 08 de outubro de 2023, quando atuou pela equipe B do Porto, e deixou a partida após sofrer uma lesão.

Homem é preso por ameaçar ex-companheira com enxada na grande Natal.

Um homem de 43 anos foi preso nesta sexta-feira (26), por ameaça e vias de fato contra a ex-companheira. O fato aconteceu no bairro São Antônio do Potengi, no município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal.

A prisão foi feita por policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM/São Gonçalo) e da 12ª Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

Na ocorrência, foi relatado que o homem empurrou e ameaçou a mulher com uma enxada, além de dizer que iria dar um tiro na vítima. Testemunhas no local presenciaram o fato ocorrido e interviram na ação do agressor.

A Polícia Civil foi acionada e prendeu o homem em flagrante. Durante o procedimento foi constatado que o celular em posse do autuado era produto de roubo, sendo novamente autuado, desta vez por receptação culposa.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...