terça-feira, 7 de novembro de 2023

Enem 2023: quase 25% dos candidatos faltaram ao 1º dia de provas no RN.

Pelo menos 24,9% dos candidatos no Rio Grande do Norte faltaram ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, no último domingo (05/11). Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O tema da redação do (Enem) 2023 foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Ao todo, o estado do RN teve 100.712 inscritos no Enem 2023. A média de faltosos é menor do que a registrada no país. Em todo o Brasil, 28,1% dos candidatos faltaram.

A prova foi aplicada em 40 municípios do RN, totalizando 255 locais de provas e 3.384 salas de prova.

Sobre a reaplicação das provas:

Os candidatos que tiveram problemas logísticos ou estavam com doenças infectocontagiosas podem pedir a replicação das provas. O pedido deve ser feito na Página do Participante, entre os dias 13 e 17 de novembro.

Quem tiver a solicitação atendida, vai fazer o exame nos dias 12 e 13 de dezembro.

Nesta terça-feira (07) tem Sessão Legislativa na Câmara de FP.

Nesta terça-feira, 07 de novembro de 2023, acontecerá a 14ª sessão legislativa na Câmara de Vereadores de Fernando Pedroza/RN. 

O Presidente da Câmara, Vereador Marcelo Batista comandará os trabalhos legislativos durante a sessão plenária.

A comunidade Pedrozense está convidada a acompanhar os trabalhos legislativos e saber o que o vereador está propondo e reivindicando em favor da comunidade.

A sessão Legislativa terá inicio ás 15 horas, com transmissão ao vivo pelas redes sócias da Câmara Municipal e através da Rádio FM 104,9. 

Se ligue!!  

Vasco bate o Botafogo, sai do Z-4 e aumenta pressão sobre o líder do Brasileirão.

Em clássico crucial para os objetivos no Brasileirão, o Vasco foi mais eficiente e venceu o Botafogo por 1 a 0, em São Januário, na noite desta segunda-feira (06/11).

A partida careceu de criatividade e chances claras de perigo. Mas o time da casa contou com uma defesa sólida e uma bonita jogada individual de Paulo Henrique no ataque para vencer e deixar a zona de rebaixamento. 

Com a vitória, o Vasco chega a 37 pontos e sai da zona de rebaixamento. O número é o mesmo do Cruzeiro que abre o Z-4, mas a equipe carioca leva a melhor nos critérios de desempate.

O Botafogo continua líder, mas a derrota aumenta a pressão sobre o time, que tem a mesma pontuação do segundo colocado, Palmeiras. Ambos com 59. O time de Lucio Flavio, entretanto, tem uma partida a menos contra o Fortaleza.

Agenda dos clubes:

Com jogo adiado, o Vasco só volta a campo no próximo domingo, para enfrentar o América-MG, em São Januário.

Antes, é o Botafogo quem vai a São Januário, como mandante, para enfrentar o Grêmio, na quinta-feira.

Eliminatórias da Copa de 2026: Diniz convoca Seleção para jogos contra, Colômbia e Argentina, dias 16 e 21 de novembro.

Após conquistar a Libertadores com o Fluminense no último sábado, o técnico Fernando Diniz anunciou sua terceira convocação como treinador da seleção brasileira. A lista é para os jogos contra Colômbia em Bogotá, no dia 16/11, e Argentina, no dia 21/11, no Maracanã.

A principal novidade é a presença de Endrick, atacante de 17 anos do Palmeiras, convocado pela primeira vez. Lesionados, Casemiro e Neymar não foram chamados.

Confira a lista dos convocados:

GOLEIROS: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Lucas Perri (Botafogo)

LATERAIS: Emerson Royal (Tottenham), Carlos Augusto (Inter de Milão), Renan Lodi (Olympique de Marselha)

ZAGUEIROS: Bremer (Juventus), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense), Marquinhos (PSG)

MEIO-CAMPISTAS: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras), Rodrygo (Real Madrid)

ATACANTES: Endrick (Palmeiras), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Brighton), Paulinho (Atlético-MG), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona) e Vinicius Junior (Real Madrid).

Advogado que facilitava comunicação de facção criminosa é preso em Natal-RN.

Um advogado de 35 anos foi preso na tarde dessa segunda-feira (06/11) pela participação em uma organização criminosa. De acordo com a investigação, ele usava das prerrogativas de sua função para facilitar a comunicação entre presos em penitenciárias do Rio Grande do Norte.

Foragido da Justiça, ele teve seu mandado de prisão cumprido por policiais da Delegacia Especializada de Capturas e Polícia Interestadual (Decap/Polinter), no bairro da Redinha, na Zona Norte de Natal. Ele já havia sido preso na operação “Carteiras 2”, deflagrada pelo Ministério Público estadual em 2022.

Segundo o que foi apurado pela investigação, o suspeito usava das prerrogativas enquanto advogado para evitar a fiscalização penitenciária. Dessa forma, promovia a comunicação entre presos que seriam chefes da organização criminosa para qual ele trabalhava.

A prisão do advogado aconteceu em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Regional de Execução Penal, do Tribunal de Justiça do RN. Ele foi encaminhado ao sistema prisional.

Natália Bonavides e Mineiro são contra aumentar pena para bandidos.

O projeto de lei que aumenta as penas para os crimes de furto, roubo, receptação de produtos roubados, latrocínio (roubo seguido de morte) e outros delitos, já foi aprovado em (31/10/2023) na Câmara dos Deputados e agora seguirá para deliberação no Senado Federal.

A maioria da bancada do Rio Grande do Norte – seis deputados -, votou favoravelmente às alterações promovidas no Decreto-Lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940 – Código Penal, com o voto contrário dos deputados Fernando Mineiro e Natália Bonavides, filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Os deputados federais Benes Leocádio (União), General Girão (PL), João Maia (PL), Paulinho Freire (União), Robinson Faria (PL) e Sargento Gonçalves (PL) votaram a favor das mudanças no Código Penal. 

Para o deputado federal Benes Leocádio “somente punições severas são capazes de afastar a impunidade de quem faz crimes como roubo ou furto de aparelho celular, por exemplo, valer a pena”.

Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...