terça-feira, 2 de julho de 2019

Eleições 2020:Comissões provisórias do PSDB-RN têm até domingo para realizar convenções.

As comissões provisórias do PSDB no Rio Grande do Norte têm até o próximo domingo (07) para a realização das suas respectivas convenções municipais no RN.O prazo foi estabelecido pelo presidente estadual do partido, deputado Ezequiel Ferreira, e divulgado em edital há algumas semanas.
Conforme a resolução do partido, “os diretórios municipais que, por qualquer motivo, deixarem de realizar sua convenção na data base fixada, restarão dissolvidos automaticamente, oportunidade em que o Diretório Estadual designará uma Comissão Provisória”. Estão autorizados a participar das convenções, com direito a votar e ser votado, o filiado que tenha prazo mínimo de filiação de 30 dias do evento respectivo.
“Estamos dando sequência ao trabalho para fortalecer ainda mais o PSDB no Estado, contribuindo para que a legenda tenha forte atuação nos municípios potiguares e esteja representada nas próximas eleições na maior quantidade de cidades do RN”, disse Ezequiel Ferreira, que iniciará encontros regionais do partido em cidades polos do Rio Grande do Norte.
A redação deste blog, tomou conhecimento através de fontes, que alguns políticos de Fernando Pedroza com mandato ou sem, poderão ingressar na legenda partidária do PSDB em breve. Vamos aguardar os fatos...


Prefeitura Municipal de Fernando Pedroza realiza revitalização na academia popular.(Josefa Silva da Cruz)

Empenhada em possibilitar bem-estar, integração social e qualidade de vida aos cidadãos da cidade, a Prefeitura Municipal de Fernando Pedroza, por meio da Secretaria de Obras e Urbanismo, está realizando a revitalização da academia ao ar livre e denominada de Josefa Silva da Cruz  de uso popular.

Nesta ação da prefeitura, feita com recursos próprios, estar incluso o reparo e manutenção de peças, limpeza, pintura nova e reparos na iluminação, além da revitalização dos espaços em que estão instaladas.

“Os equipamentos instalados ha vários anos já necessitavam de uma manutenção, favorecendo a prática esportiva, a interação social e uma vida mais saudável”, ressaltou o secretário municipal de obras Josimário Oliveira.

Pedimos a nossa população que possa fazer um bom uso de nossa academia popular, principalmente zelando pelo patrimônio público finaliza Josimario Oliveira.

Agentes de endemias em Fernando Pedroza intensificam ação contra o mosquito da dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde de Fernando Pedroza, através dos agentes de endemias, continuam intensificando os serviços de borrifação e bloqueio no combate ao mosquito Aedes Aegypti no município.

Na tarde desta segunda feira 01 de junho, os agentes estiveram realizando os trabalhos pelo centro da cidade, onde o itinerário passou pelas travessas e ruas São José e 19 de novembro.

Os agentes de endemias lembra e orienta á população que abram suas portas e janelas, caso a residência tenha beco deixem o portão aberto para o equipamento liberar a substância, eliminando o foco do mosquito e ajudando a combater essa doença em nosso município.

Mês de Junho tem redução de quase 50% e é o menos violento de 2019 no RN, diz o OBVIO.

Dados disponibilizados pelo Observatório da Violência do Rio Grande do Norte (OBVIO) apontam que o mês de junho foi o menos violento do ano no Rio Grande do Norte. O levantamento compreende o período de 1º de janeiro a 30 de junho.

Segundo o instituto, o sexto mês do ano teve 101 homicídios contra 188 no ano passado. A redução foi de 46,3%. Foram poupadas 87 vidas em junho. Na sequência aparece fevereiro. O segundo mês do ano teve queda de 42,1%. Foram 103 homicídios em 2019 contra 178 em 2018.

Janeiro e abril também apresentaram queda de mortes violentas. No primeiro a redução foi de 38,1% (130 em 2019 contra 210 em 2018). Já o segundo a queda ficou em 36,3% (109 contra 171). Em março a redução foi de 9,3% (147 em 2019 contra 162 no ano passado).

Dos seis primeiros meses de 2019, apenas maio não registrou queda no número de homicídios. Houve 128 mortes violentas em maio deste ano contra 124 no mesmo mês de 2018. Variação de 3,2%.


1º semestre tem redução de 30% no número de homicídios

O número de homicídios no Rio Grande do Norte nos seis primeiros meses do ano caiu 30%, aponta o OBVIO. Até 30 de junho houve 718 assassinatos no estado. No mesmo período do ano passado o número foi de 1.033.

Segundo o instituto, foram poupadas 315 vidas nos primeiros 180 dias do ano. O número de CVLI’s por 100 mil habitantes é de 20,47% no ano.

TUDO OU NADA: Brasil e Argentina decidem vaga para a final da copa América nesta terça feira 02.

A seleção brasileira enfrenta a Argentina nesta terça-feira, 02, às 21h30, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. A partida contra os argentinos vale uma vaga na final da Copa América.
O treino de ontem segunda-feira foi importante para Tite definir a equipe que jogará a semifinal da competição. A volta do volante Casemiro ao time é praticamente certa. O jogador esteve ausente da partida contra o Paraguai, cumprindo suspensão por ter recebido o segundo cartão amarelo.
Já Filipe Luís, que saiu do jogo contra o Paraguai sentindo dores na coxa direita, ainda se recupera.De acordo com informações divulgadas no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o lateral esquerdo apresentou excelentes respostas em relação ao trabalho proposto. “Ele avançou no processo para estar à disposição do técnico Tite no jogo decisivo contra a Argentina”.
O volante Fernandinho, que se recupera de uma entorse no joelho direito sofrido no jogo contra a Venezuela, esteve em campo na Cidade do Galo. Ele trabalhou com o preparador físico Ricardo Rosa e segue em processo de recuperação.
Confira abaixo as prováveis escalações:
BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís (Alex Sandro); Casemiro e Arthur; Gabriel Jesus, Philippe Coutinho e Everton; Roberto Firmino. Técnico: Tite.

ARGENTINA: Armani, Foyth, Pezzella, Otamendi e Tagliafico; De Paul, Paredes e Acuña; Messi, Lautaro Martínez e Aguero (Di María). Técnico: Lionel Scaloni.



Fernando Pedroza: COMDICA divulga horário e local da Prova para os candidatos ao Conselho Tutelar.

A Comissão Especial Eleitoral do processo eletivo do Conselho Tutelar de Fernando Pedroza,divulga local e horário da prova eliminatória para os candidatos a Conselheiros Tutelares a ser realizada no próximo domingo dia 07 de julho do ano de 2019.

As provas iniciarão de 08h ás 12:h na Escola Municipal Fabrício Pedroza, localizada na Rua Severino Sérvulo, centro, Fernando Pedroza/RN.

Os candidatos deverão comparecer no local da prova meia hora antes do início da mesma (7h30),após esse horário os portões serão fechados sob recomendação do CONSEC, Conselho Estadual da criança e do adolescente.

Lembrete ao candidato no dia da prova:
Portar um documento oficial de identificação.
Só poderá ser utilizada caneta azul ou preta.
As provas serão recolhidas pontualmente às 12:h da tarde.

Detalhe: Em Fernando Pedroza, um total de 19 candidatos estão aptos a participarem do processo unificado de escolha dos membros ao conselho tutelar.



PUNIÇÃO:Ex-prefeito de Itajá-RN é condenado por contratar professores sem concurso.

Ex-prefeito de Itajá-RN, Gilberto Lopes foi condenado por improbidade administrativa, pelo fato de ter contratado pessoas com vínculo pessoal próximo e sem a necessária qualificação para as funções de professor. Para a Justiça, o político usou o pretexto de necessidade temporária de excepcional interesse público, sem a realização do devido processo seletivo.

Gilberto Lopes teve como condenação o pagamento de multa civil, em favor da municipalidade, de três vezes a remuneração percebida à época quando exercia o cargo de prefeito, acrescido de juros e atualização monetária. Ele também está proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo mesmo prazo de três anos.

Com relação ao prejuízo ao erário, embora a Lei nº 8.429/92 preveja o ressarcimento integral do dano, o Grupo de Apoio às Metas do CNJ considerou que, no caso, não cabe exigir a devolução dos valores. Isso porque a Administração Pública usufruiu do serviço, conforme pode se extrair das provas produzidas em juízo na instrução do processo.
Entenda o caso
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte moveu Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa contra Gilberto Lopes por suposto cometimento de ato de improbidade administrativa consistente em violação aos dispositivos da Lei 8.429/92, tendo em vista a contratação e manutenção, nos quadros funcionais do Município, de professores sem a devida qualificação para o desempenho da atividade de magistério.

O MP sustentou que o acusado, quando exercia o cargo de prefeito, contratou pessoas para integrar o quadro de professores do ente administrativo, os quais não possuíam a formação acadêmica mínima exigida, tendo, ainda, estas, vínculo pessoal e próximo com o ex-governante.

Salientou que, com base em Lei Municipal, sob o fundamento de necessidade temporária de excepcional interesse público, o gestor municipal, à época, realizou a contratação direta de professores, sem realização de processo seletivo simplificado, havendo, ainda, concurso público suspenso para o provimento de tais vagas, pendente de realização das demais etapas do certame.

Ressaltou que os contratados prestaram serviço por tempo superior àquele previsto em lei (24 meses), permanecendo trabalhando na função de professor desde o ano de 2009 até 2012, com renovações sucessivas dentro desse período e que seus contratos só foram encerrados após a troca do chefe do executivo.

Gilberto Lopes foi devidamente citado e não apresentou contestação. Por isso, a justiça aplicou contra ele o que prevê o art. 344 do CPC e, por consequência, decretou sua revelia.
A condenação
Quando analisou os autos, a Justiça observou, pelos documentos anexados, que Gilberto Lopes, à época Prefeito do Município de Itajá, celebrou contrato de prestação de serviços de professor, com um total de 11 pessoas, a qual se deu, segundo os termos descritos no negócio jurídico firmado, em razão de excepcional interesse público para o complemento dos quadros de funcionários no âmbito da Secretaria de Educação do município.

Das provas dos autos o Grupo concluiu que acusado realizou, na condição de Prefeito, a contratação direta de pessoas, sem o necessário procedimento de seleção simplificada imposto na norma legal específica para tanto, muito embora essas contratações tenham se dado sob o fundamento de excepcional interesse público.

“Com efeito, não obstante o requerido tenha justificado, à época da contratação, os motivos que levaram a celebração dos contratos, não formalizou o procedimento exigido em lei, o que denota a ilicitude de sua conduta, reforçada pela sua revelia nos presente autos, violando, assim, os princípios da publicidade, legalidade e imparcialidade, que devem reger os atos emanados pelo Poder Público”, assinalaram os julgadores.

Avião pilotado por italiano é apreendido com R$ 4,6 milhões após pouso forçado em MT.

Um avião com R$ 4,6 milhões em malas de dinheiro foi apreendido no último domingo (30) em um aeroporto no município de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (1º) pela Polícia Civil.
Segundo o delegado Vinícius Nazário, o piloto da aeronave fez um pouso forçado depois de uma pane. O piloto foi ouvido e liberado pela polícia. O dinheiro seria usado para compra de ouro em Itaituba, no Pará.
O piloto é italiano e foi identificado como Francesco Turriziani, de 61 anos.

Alerta!Servidores da Saúde do RN marcam protesto para quarta-feira dia 03 na Governadoria.

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN) convoca toda a categoria médica a participar da manifestação que ocorrerá nesta quarta-feira (3), às 9h, em frente à governadoria, contra a nova recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN).
A orientação visa a não incorporação do adicional de insalubridade, noturno e a gratificação de localização geográfica, esta última somente do nível superior, na aposentadoria dos servidores. Há ainda uma ameaça mais grave, a de devolução dos recursos para pessoas que se aposentaram após o ano de 2014.
Sobre a devolução, o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, informa que existe um projeto acoplado à Constituição do Estado que assegura a incorporação, desde que tenha ocorrido o desconto da Previdência sobre esses adicionais nos últimos 5 anos.
“Apenas se fizermos manifestações que mostrem a nossa unidade, o nosso número, a nossa presença, que isso simboliza a nossa força, conseguiremos abrir caminhos para as negociações com o Governo. A simples manifestação em redes sociais não vai fornecer a solução para o problema. Então, eu convido os colegas médicos a participarem das assembleias promovidas pelo Sinmed e agora, especialmente, a estarem presentes nas manifestações” finalizou o presidente.
Todos os demais sindicatos de servidores da área de saúde do Rio Grande do Norte também estarão presentes no ato em frente à governadoria.

Bandeira amarela: Conta de luz mais cara a partir desse mês de  julho.

A conta de luz está mais cara a partir desse mês de julho, por causa da bandeira tarifária utilizada como referência nas contas deste mês ser a amarela. Com a medida, as cobranças terão um acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em comunicado divulgado na última sexta-feira (28).

O adicional retorna às contas após a autoridade reguladora ter definido bandeira verde em junho, situação em que não é cobrado acréscimo nas contas. No comunicado, a Aneel justificou a bandeira amarela pelo fato de julho ser um mês “típico da seca nas principais bacias hidrográficas do país”.

“A previsão hidrológica para o mês sinaliza vazões abaixo da média histórica e tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios. Esse cenário requer o aumento da geração termelétrica, o que influenciou o aumento do preço da energia (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) em patamares condizentes com o da Bandeira Amarela”, justificou a agência.

 

 


Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...