terça-feira, 23 de agosto de 2022

PESQUISA BG / BRÂMANE: na espontânea Fátima lidera para o governo do RN; Carlos e Rogério estão empatados para o senado.

O instituto Brâmane divulgou nesta terça-feira (23) mais uma rodada de pesquisa de intenção de voto para o Governo do Estado. No cenário espontâneo, em que o eleitor fala o primeiro nome que lhe vem à cabeça, sem acesso a qualquer lista com nomes dos candidatos, a governadora Fátima Bezerra (PT) lidera e pontuou 34,1% das intenções de voto.

Em segundo aparece o senador Styvenson Valentim (Podemos) com 14,6% da preferência do eleitorado potiguar. Seguido pelo ex-vice-governador Fábio Dantas do (SDD) com 8,3%. Os demais nomes não atingiram a margem de erro da pesquisa. Nesse cenário, o total de indecisos foi de 30,3%. Brancos e nulos somaram 9,6%.

No cenário para o Senado esse ano, o Rio Grande do Norte renova uma das três cadeiras. No cenário espontâneo, em que o eleitor não tem acesso aos nomes dos candidatos, Carlos Eduardo Alves (PDT) aparece tecnicamente empatado com o Rogério Marinho (PL). O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo tem 17,8% contra 16,9% do ex-ministro Rogério Marinho.

Em terceiro aparece o deputado federal Rafael Motta (PSB) com 9,2% das intenções de voto. Os demais candidatos não atingiram a margem de erro da pesquisa. Os indecisos corresponderam a 39,8% do eleitorado.

A fase de coleta de dados ocorreu entre os dias 17 e 19 de agosto com 2.000 entrevistas em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,19% para mais ou para menos, considerado um intervalo de confiança de 95%. 

A pesquisa do instituto Brâmane, divulgada pelo Blog do BG, foi registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-00386/2022 e BR-08417/2022.

Bandido faz idosos como reféns e morre em troca de tiros com a polícia em Natal.

Um suspeito de assalto morreu na troca de tiros com a Polícia Militar na noite dessa segunda feira, 22 de agosto. O caso aconteceu na comunidade da África, no bairro da Redinha, na zona Norte de Natal. Ele foi identificado como “Caipora”.

Segundo a polícia, o homem tinha invadido uma casa e feito um casal de idosos como reféns. Dentro da casa, ele ameaçou e agrediu a mulher, que entrou em desespero. Após sair do imóvel, a PM foi acionada e iniciou a caçada pelo criminoso.

Ao ser localizado, ele tentou se esconder em uma casa e resolveu atirar contra os policiais, que revidaram. No confronto, Caipora foi atingido. O criminoso chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu. A PM apreendeu uma arma de fogo.

De acordo com um policial envolvido na ocorrência, Caipora já era conhecido, com histórico de vários roubos. “Ele é bastante conhecido. Faz pouco tempo que saiu da cadeia para cometer novos assaltos”, destacou.

Potiguar Ayrton Lucas evolui no Flamengo e participa de gols nos últimos quatro jogos.

Depois de um início tímido no Flamengo, o lateral esquerdo Ayrton Lucas mostrou evolução nas últimas partidas pelo "time alternativo" que tem jogado na Série A.

Natural de Carnaúba dos Dantas - RN, Ayrton tem sido decisivo nas últimas partidas: deu assistência para Victor Hugo na goleada sobre o Atlético-GO e no empate contra o Palmeiras, fez gol contra o Athletico-PR e fez o cruzamento que terminou no gol de Lázaro diante do São Paulo.

Com dois gols e três assistências em 16 partidas jogadas, a evolução do carnaubense foi destacada por Dorival Junior, treinador rubro-negro:

"É nítida (a evolução). O Ayrton é importante. Quando fala de reserva do Filipe, eu vejo os dois como titulares. A prova disso é que hoje botamos uma equipe que jogou de igual para igual. Praticamente no mesmo nível do que a do Palmeiras. 

PL confirma candidatura de ex-policial preso por triplo homicídio no RN.

Atrás das grades, preso desde o dia 20 de julho suspeito de ser um dos autores de um triplo homicídio que aconteceu na Zona Norte de Natal, o ex-policial militar Wendel Fagner Cortez de Almeida, popular (Wendel Lagartixa) de 45 anos, foi confirmado como candidato a deputado estadual pelo Partido Liberal (PL), legenda do presidente Jair Bolsonaro, no Rio Grande do Norte.

Wendel estava preso no dia da convenção do partido, no dia 31 de julho, mas foi registrado na nominata apresentada pelo PL à Justiça Eleitoral.

Ele escolheu o nome Wendel Lagartixa para aparecer nas urnas e, mesmo detido, conta com campanha eleitoral nas redes sociais, inclusive com arrecadação de ajuda financeira de apoiadores. Nas imagens publicitárias, o candidato vincula sua imagem à do presidente Jair Bolsonaro, que disputa a reeleição.

Wendel é investigado por um triplo homicídio que aconteceu no mês de abril deste ano. Ainda de acordo com a Justiça, há suspeita de envolvimento dele com um grupo de extermínio.

De acordo com as informações do portal G1-RN, o registro de candidatura de Wendel Lagartixa ainda aguarda decisão da Justiça Eleitoral.

Ministério da Saúde lança campanha sobre a varíola dos macacos.

O Ministério da Saúde lançou, nessa segunda-feira (22), em Brasília,  a Campanha Nacional de Prevenção à doença. A ideia é conscientizar a população sobre a transmissão, contágio, sintomas e prevenção, além de dar orientações sobre o que fazer em casos suspeitos de varíola dos macacos.

No Brasil, conforme a última atualização do Ministério da Saúde, de 21 de agosto, há 3.788 casos confirmados. A campanha adverte que a principal forma de prevenção é evitar contato com pessoas infectadas ou objetos contaminados como, por exemplo, copos, talheres, lençóis e toalhas.

Outro ponto destacado pelas autoridades de saúde é que a fase de incubação do vírus pode ser de cinco a 21 dias. Nesse período é possível haver transmissão. Entre os casos registrados, o contágio ocorre, especialmente pelo contato físico pele a pele com lesões ou fluidos corporais. Em pessoas infectadas, febre, erupções cutâneas, inchaço dos gânglios (ínguas), dor no corpo, exaustão e calafrios são os sintomas mais comuns.

No estado do RN a Sesap divulgou a confirmação de 14 casos da doença.

Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...