quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Educação: Lajes-RN está entre os municípios do RN que ultrapassaram as metas do IDEB.

Em 2017, um total de apenas 18 municípios do Rio Grande do Norte (11% do total) superou a meta estabelecida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de (Ideb) para os anos finais do ensino fundamental, segundo informações do Ministério da Educação (MEC).
O Ideb, principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil, foi divulgado na segunda-feira, 3. O levantamento avalia o desenvolvimento de insituições de ensino público e privado.
De acordo com o relatório, as cidades de Rafael Godeiro, Ouro Branco, Parelhas, Cruzeta, Lajes, Severiano Melo, Caicó e São Fernando lideram o ranking no RN na lista das que ultrapassaram as metas do Ideb.
Já o município de Macaíba ultrapassou as perspectivas e já atingiu, antecipadamente, as metas que eram previstas para 2019. Desde 2005, a nota da cidade registrou um aumento de 83,33%. O Ideb saiu dos 2,4 pontos para 4,3.
O secretário de Educação do município, Domingos Sávio de Oliveira, declarou que o resultado se deve ao investimento em qualificação, estrutura e material didático e isso é atribuído a capacitação e aos programas e projetos realizados”.

Insegurança:Quadrilha explodem dois bancos em São Paulo do Potengi nesta madrugada de quarta-feira (05).

A insegurança continua reinando no RN. A população da cidade de São Paulo do Potengi-RN viveu nas primeiras horas dessa madrugada de quarta-feira (5) momentos de terror. Durante cerca de 1 hora houve intenso tiroteio e explosões, provocados por bandidos fortemente armados, que ocuparam vários pontos da cidade.


A quadrilha fortemente armada provocou medo e terror na população potengiense, que na sua grande maioria ainda estava dormindo em suas residências.


Os criminosos explodiram o Bradesco (cuja agência ficou totalmente danificada) e o Banco do Brasil, onde o cofre-forte ficou completamente destruído.

No Banco do Brasil os assaltantes não mexeram nos caixas eletrônicos. Depois do assalto os meliantes fugiram em duas camionetes, disparando tiros pra todos os lados.


Infraestrutura: Prefeita Sandra vistoria desmonte de rochas na Travessa São José que terá sua pavimentada em breve.

A Prefeita de Fernando Pedroza, Sandra Jaqueline, esteve realizando a vistoria nos serviços de desmonte de rochas e pedras localizadas na via publica da Travessa São José no centro da cidade.

Esse trabalho se deu junto ao anseio dos moradores daquela artéria, onde há vários anos a rua era impossibilitada do trafego de veículos com muitas pedras e rochas sobre a via publica.


Com muito cuidado durante a retirada das rochas todos os procedimentos de segurança, como isolamento da área, informe à população, foram feitos pelo setor responsável da prefeitura municipal para não causar nenhum dano.


“Conseguimos atender um grande anseio dos moradores da Travessa São José, que há anos clamavam diante das gestões anteriores o desmonte das pedras daquela artéria, o que gerava um grande desconforto aos populares.



Segundo a prefeita Sandra, com os serviços agora executados conseguimos realizar um antigo sonho dos moradores da travessa São José, e num futuro breve iremos conseguir recursos para realizar toda a sua pavimentação.


Os moradores da travessa são José gostaram do serviço executado e aplaudiram a atitude da gestão da prefeita Sandra pela ação desenvolvida em favor de todos.

Com elenco completo, Tite esboça defesa para pegar Estados Unidos na sexta dia 07.

Em preparação para os dois primeiros amistosos após a Copa do Mundo da Rússia, a Seleção Brasileira treinou com elenco completo em Nova Jersey na noite desta terça-feira. Na Red Bull Arena, a comissão técnica chefiada por Tite esboçou a defesa para o jogo contra os Estados Unidos na próxima sexta 07.
O ex-lateral esquerdo Sylvinho, auxiliar de Tite, comandou um trabalho específico apenas com defensores. Durante a maior parte do tempo, a linha atuou com Fabinho, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís, formação que pode ser mantida para o amistoso.
Com as chegadas do lateral direito Éder Militão e dos zagueiros Felipe e Dedé, o elenco montado por Tite para os amistosos nos Estados Unidos enfim ficou completo. O treinamento realizado na Red Bull Arena já contou com os 23 atletas convocados pelo treinador.
A princípio, apenas os primeiros 30 minutos da atividade seriam abertos à imprensa, mas os jornalistas foram liberados durante toda a movimentação. Assim como os laterais e zagueiros, os meias e atacantes também trabalharam em separado, mas sem pistas de escalação.
Os dois primeiros jogos da Seleção após a Copa do Mundos serão disputados nos Estados Unidos. Às 21h05 (de Brasília) desta sexta-feira, em Nova Jersey, o time dirigido por Tite enfrenta os donos da casa. Às 21h30 de terça, em Washington, o adversário é El Salvador.

Mais da metade do eleitorado do RN acompanha o horário eleitoral pela TV.

Mais da metade [exatamente 56,35%] do eleitorado do RN recorre à televisão para acompanhar os programas eleitorais que tiveram início em 31 de agosto. A conclusão foi tomada após a divulgação da pesquisa Fiern/Certus nesse domingo (2).

A televisão domina a audiência de quem acompanha a propaganda eleitoral. O rádio, mídia na qual os programas também são veiculados, detém a preferência de 5,68% dos entrevistados. Os que se informam pela televisão e pelo rádio correspondem a 5,25%.

A força da televisão e do rádio é importante, principalmente, para aquelas regiões do estado com acesso mais remoto à internet. Caso do Agreste e Trairi, por exemplo, onde 41,67% dos entrevistados estão desconectados.

Robinson Faria acusa Carlos Eduardo e Fátima de se omitirem durante auge da crise.

O governador Robinson Faria, candidato à reeleição pelo PSD, criticou nesta terça-feira, 4, a falta de apoio da senadora Fátima Bezerra (PT) e do então prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), durante o ápice da crise na segurança pública no Rio Grande do Norte, entre o final do ano passado e o início deste ano.
Em entrevista à TV Tropical, Robinson disse que assumiu um governo em estado caótico nas áreas de segurança pública e saúde e que, mesmo assim, não contou com a colaboração de Fátima Bezerra e Carlos Eduardo, que são adversários do governador na disputa eleitoral este ano.
“Herdei um presídio de papelão, onde presos fugiam cavando túneis com as mãos. Depois disso, enfrentei, sozinho, três rebeliões. O ex-prefeito de Natal Carlos Alves não ajudou em nada. A senadora Fátima também não participou. Em quatro anos de mandato, ela não trouxe uma emenda sequer para ajudar o Estado”.
Na entrevista, Robinson destacou investimentos realizados na segurança, como promoção de policiais militares, aquisição de armas e viaturas, melhorias no setor de inteligência e implantação do Ronda Integrada e Ronda Cidadã. “Transformei o presídio de Alcaçuz. Foi do caos ao case. Hoje, essa penitenciária é modelo. Contudo, precisamos avançar mais, principalmente na discussão da legislação penal vigente”.
Na educação, o governador citou a implantação de 49 escolas de tempo integral em diferentes municípios potiguares. Ele também mencionou ações de cidadania em sua gestão, observando a necessidade de novas pactuações com os municípios, Estados e União.
Ao ser questionado sobre a retirada de recursos financeiros do Fundo Previdenciário do Estado, Robinson lembrou que, antes mesmo de assumir o governo, a ex-governadora Rosalba Ciarlini já vinha fazendo saques no Fundo para pagar a folha salarial dos servidores ativos, inativos, aposentados e pensionistas.
“Estamos trabalhando duro para atrair investidores, aumentar as receitas e normalizar o calendário de pagamento. Também estou lutando para que a sobra orçamentária dos poderes legislativo e judiciário volte para o Executivo. O problema que tudo é culpa de Robinson. A conta caiu no meu colo e muita gente torce para que eu não consiga mudar o quadro atual”, finalizou.

Policiais do Rio Grande do Norte recuam de parar dia 7 de setembro.

Em Assembleia Geral Unificada ocorrida na tarde desta terça-feira (04) no Clube Tiradentes – sede da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN), os policiais e bombeiros militares decidiram transferir o ato previsto para a próxima sexta-feira (07), para o dia 04 de outubro, acatando, desta forma, a proposição da desembargadora Maria Zeneide Bezerra. 

Em sua decisão a respeito da mobilização dos profissionais da segurança, a desembargadora convocou o Governo do Estado e as associações representativas dos militares do RN para uma audiência conciliatória no dia 04 de outubro. Assim, a Assembleia Geral de policiais e bombeiros militares deliberou uma nova mobilização para este dia, quando a categoria se reunirá em frente ao Tribunal de Justiça do RN, em ato público, às 9h. 

Também foi levado em consideração o cumprimento ao Mandado de Segurança, com a previsão de multa de R$ 50.000,00, direcionada a cada associação de militares, determinado pela desembargadora Zeneide Bezerra.

Prefeita Sandra recebe Atletas medalhista de Taekwoondo e é agraciada com uma comenda.

Na manha desta terça feira dia 04, uma equipe de atletas do município de Fernando Pedroza que foram medalhistas em são Gonçalo do Amarante no Open de Taekwoondo fizeram uma visita na sede da prefeitura municipal a prefeita Sandra Jaqueline.

A equipe de atletas e o mestre Neto Pegado, estiveram agradecendo o apoio logístico da viagem para a disputa do Open São Gonçalense de Taekwoondo. Na ocasião a gestora foi agraciada com uma comenda ofertada por todos os atletas que fazem o projeto social força e vitória.

Sandra agradeceu a toda equipe de atletas pela lembrança e disse que em breve apresentará boas noticias  para o nosso esporte através de projetos sociais...

A equipe pedrozense de Taekwoondo conseguiram ganhar 28 medalhas no tatame sob o comando do mestre Neto Pegado. Todos de medalha no peito. Parabéns Garotada!!!

MPE acusa Robinson Faria de usar propaganda do Governo para se promover.

O Ministério Público Eleitoral ajuizou nessa segunda-feira, 3 de setembro, uma representação contra o candidato à reeleição Robinson Faria (PSD), contra o candidato a vice-governador, Tião Couto (PR), e contra o próprio Estado, em virtude da instalação de nove outdoors institucionais, afixados no anel viário que serve ao aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.
A representação, protocolada junto Juiz (a) Eleitoral Auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral, destaca que a propaganda institucional é vedada no período das eleições, além de enaltecer o atual governo com claro efeito de promoção pessoal, tendo ainda sido veiculada mediante outdoor, meio proibido pela legislação.
“A ideia de se tipificar conduta vedada é exatamente garantir a isonomia do pleito eleitoral, para evitar que agentes públicos se favoreçam eleitoralmente, em detrimento dos demais candidatos ao usar e abusar da máquina pública”, destaca trecho da representação.
O MP Eleitoral aponta ainda que a partir de 16/08/18 teve início o período da propaganda eleitoral, que deve ser custeada pelos candidatos e partidos. “A propaganda institucional, sobretudo porquanto custeada pelo erário, não pode, assim, fazer as vezes de propaganda eleitoral por afrontar claramente a isonomia do pleito eleitoral”.
Além de pedir que os réus retirem os nove outdoors,a representação pede o pagamento de multa e a cassação do registro ou diploma, a depender do momento processual do julgamento.
Resposta
O Governo do RN informou que as placas constantes no Anel Viário Metropolitano foram fixadas em data anterior ao período eleitoral e “que nela não constam marcas ou slogans de programas de governo, constando somente o brasão oficial legal do Estado, conforme prevê a legislação eleitoral. O Governo informa ainda que as referidas placas têm somente a função de informar à população sobre a obra”.

Petrobras anuncia que preço do litro da gasolina passará a custar R$ 2,20.

A Petrobras anunciou aumento de 1,68% em 5 de setembro no preço médio do litro da gasolina A sem tributo nas refinarias. O valor de 2,2069 estabelece nova máxima histórica desde que a estatal passou a divulgar o preço médio diariamente em seu site, em 19 de fevereiro.
A alta acumulada no período é de 45,7%. Na ocasião, o preço médio da gasolina estava em R$ 1,5148.
A recente escalada de preços, que supera os valores atingidos durante a greve dos caminhoneiros, teve início no último dia 23, quando a gasolina voltou a ser negociada acima de R$ 2.
O preço do diesel, que seguia congelado desde 1º de junho, permanece em R$ 2,2964, após o reajuste de 13% anunciado na sexta-feira, dia 31. O valor será mantido até 29 de setembro.

Justiça do RN determina que deputado Jacó devolva o valor de 304 mil aos cofres  público.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve decisão judicial de bloqueio e sequestro de bens e valores do deputado estadual Jacob Helder Guedes de Oliveira Jácome, conhecido por Jacó Jácome, e da ex-servidora da Câmara Municipal de Natal Renata Bezerra de Miranda até o valor de R$ 304 mil.  A determinação da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal defere pedido ministerial feito em ação civil de improbidade administrativa.
Na ação, o MPRN demonstra que os demandados agiram de forma a se beneficiar dos cofres públicos, causando prejuízo ao Município de Natal através de atos ilegais operacionalizados no âmbito da Casa Legislativa. O fato se deu à época em que Jacó Jácome era vereador na capital potiguar.
Nas investigações, o MPRN constatou que Renata Bezerra de Miranda, de janeiro de  2013 a janeiro de 2015, recebeu mensalmente a remuneração de R$ 4 mil pelo exercício do cargo de assessora parlamentar municipal. Nesse mesmo período, ela cursava Medicina na Faculdade de Ciências Médicas de  Campina Grande, cidade paraibana distante 262,5 quilômetros de Natal.
Renata Bezerra Miranda iniciou o curso no segundo  semestre  de 2013, assim permanecendo até o final de 2014 – totalizando um ano e seis meses de efetivo recebimento dos valores sem que exercesse qualquer atividade referente ao cargo para o qual havia sido nomeada. A própria frequência no curso de graduação comprova a incompatibilidade de horários entre as obrigações cumpridas perante a faculdade e a  atividade  que  deveria cumprir junto à Câmara Municipal, fora a distância entre as duas cidades.
O MPRN apontou que a servidora “fantasma” foi contemplada ilicitamente através do então vereador, atualmente deputado estadual Jacó Jácome, com um cargo no órgão. Com a prática, a ela causou prejuízo ao erário e obteve enriquecimento ilícito.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...