segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Primeira parcela do FPM do mês deixou 38 cidades do estado do RN,sem recursos. (FPM zerado)

De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, STN, na capital federal, o Fundo de Participação dos Municípios, FPM, que é a principal fonte de recursos de boa parte das cidades do estado, terá este mês queda de 26 por cento em relação a agosto.

A previsão inicial era de queda de 15 por cento, destaca informação postada pelo endereço virtual da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, FEMURN.

O resultado disso é que pelo menos prefeituras, segundo levantamento feito pela Federação, amanheceram sexta-feira passada, dia 08, data da liberação dos valores, com saldo zero nas contas de FPM após a dedução da contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social, INSS.

E o que é mais preocupante, destaca a Federação: no próximo dia 20, muitos dos municípios que tiveram a conta zerada hoje deverão ter de novo saldo zero. Detalhe: no dia 20, data da liberação da segunda parcela do FPM, as Prefeituras são obrigadas, por lei, a efetuar o repasse do duodécimo para manutenção das Câmaras Municipais.

A relação de cidades que ficaram com saldo zero após repasse do FPM correspondente à primeira parcela depositada sexta-feira é a seguinte: Alto do Rodrigues, Antônio Martins, Areia Branca, Boa Saúde, Brejinho, Campo Grande, Currais Novos, Extremoz, Felipe Guerra, Goianinha, Dix-sept Rosado, Grossos, Ielmo Marinho.


Ainda zeraram o FPM as cidades Jardim do Seridó, João Câmara, Jucurutu, Luiz Gomes, Mossoró, Nova Cruz, Nísia Floresta, Parelhas, Parnamirim, Pedro Velho, Pendências, Portalegre, Porto do Mangue, Pureza, Rio do Fogo, Rui Barbosa, Santo Antônio, São José do Mipibu, São Miguel do Gostoso, Serra do Mel, Taipu, Tibau do Sul, Touros, Umarizal e Upanema.

Fonte: portal radio princesa do vale

Analfabetismo ultrapassou a marca de 423 mil pessoas no RN e governo lançará programa.

A população analfabeta no Rio Grande do Norte ultrapassou a marca de 423 mil pessoas de 15 anos ou mais de idade. A informação consta no Pacto pela Alfabetização dos Potiguares (PactoAlfa) disponibilizado pela secretaria estadual de Educação e Cultura (SEEC), Claudia Santa Rosa, em sua conta no Facebook nesta segunda-feira, 11.

Segundo o documento, a taxa de 15,76% representa praticamente o dobro da média nacional (7,95%) e apenas um ponto da média na Região Nordeste (16,16%). Ainda de acordo com o PactoAlfa, esse fenômeno alcança sujeitos no ápice de sua vida produtiva.

Nesta terça-feira, 12, o Governo do Estado lançará o Programa RN Alfabetizado. A cerimônia ocorrerá no auditório da Escola de Governo, às 9 horas.

Segundo o Governo, o objetivo da iniciativa é reduzir os índices de analfabetismo por meio de parcerias com órgãos públicos, sociedade civil organizada e o próprio cidadão individualmente. Para isso vai assinar na ocasião, um termo de cooperação, chamado de Pacto pela Alfabetização dos Potiguares- PactoAlfa.

Com o programa, o governo espera melhorar a taxa de analfabetismo no Rio Grande do Norte, que atualmente, de acordo com o IBGE, é de 15,76% e aumentar o índice de leitura do Estado, que é de 63,34%, conforme dados da pesquisa do Instituto Certus e Instituto de Desenvolvimento da Educação- IDE.


Através do RN Alfabetizado, o Governo do Estado pretende garantir que em quatro anos, se alfabetize 100% das crianças de até 7 anos de idade e reduzir em 50% em até 4 anos, e em 100% até 2025, a taxa de analfabetismo absoluto de pessoas a partir dos 15 anos, promovendo a inclusão delas na educação de jovens e adultos.

FONTE: JORNAL DE FATO

ESPORTE: CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL SÉRIE A, JOGOS DO FINAL DE SEMANA.


Confira os resultados abaixo:
Atlético-MG 1x1 Palmeiras-SP 
Vasco da Gama-RJ 1x0 Grêmio-RS 
São Paulo-SP 2x2 Ponte Preta-SP 
Atlético-PR 1x1 Coritiba-PR 
Sport-PE 0x1 Avaí-SC 
Santos-SP 2x0 Corinthians-SP 
Vitória-BA 2x2 Fluminense-RJ 
Botafogo-RJ 2x0 Flamengo-RJ 
Chapecoense-SC 1x2 Cruzeiro-MG 
Atlético-GO x Bahia-BA11/09/2017 20:00 

Classificação do G6:

1 Corinthians-SP 50 23 15 20 
2 Grêmio-RS 43 23 13 20 
3 Santos-SP 41 23 11 11 
4 Palmeiras-SP 37 23 11 8 
5 Flamengo-RJ 35 22 9 10
6 Cruzeiro-MG 34 23 9 7 
Zona de rebaixamento:
17 Vitória-BA 26 23 7 -8 
18 Chapecoense-SC 25 23 7 -10 
19 São Paulo-SP 24 23 6 -5 
20 Atlético-GO 18 22 5 -18

Fonte: O Terra



Delator revela que presidente Michel Temer recebeu 20 milhões do dono da aviação Gol.

Em novo trecho de sua delação premiada,o operador financeiro Lúcio Funaro acusou o presidente Michel Temer de receber propina de R$ 20 milhões de Henrique Constantino, um dos fundadores da Gol Linhas Aéreas (Gol), em troca de apoio ao projeto de abertura do setor aéreo ao capital estrangeiro.

As informações são do jornal O Globo. Segundo o delator, a propina foi paga em horas de voo na campanha eleitoral de 2014.

Durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma, no ano passado, a Câmara aprovou medida provisória que permitia 100% do controle acionário de empresas aéreas brasileiras pelo capital externo.

De acordo com o Globo, por se tratar de fato relacionado ao exercício do mandato, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, poderá incluir as informações na nova denúncia que pretende apresentar contra Temer.

A versão original da medida provisória aumentava de 20% para 49% da participação do capital externo no controle acionário das companhias aéreas brasileiras. Em junho de 2016, a base governista eliminou todas as restrições ao capital externo, conforme defendiam as principais aéreas do país.

A mudança, porém, encontrou resistência no Senado, onde sofreu alterações. Temer, então, vetou a proposta e enviou novo texto ao Congresso que mantém a abertur de 100% do setor aéreo ao capital externo, mas introduziu condicionantes para atender também as empresas regionais brasileiras. O projeto está parado na Câmara.

Em resposta ao Globo, Temer negou ter recebido recursos da Gol e informou que fez apenas voos particulares na campanha de 2014, “tudo pago pelo Comitê de campanha da ex-presidente Dilma”.


Fonte: Jornal de Fato
Justiça cassa mandato do presidente da câmara de Vereadores em Afonso Bezerra.

O juiz Eleitoral Mark Clark Santiago decidiu nesta sexta-feira-feira, 8, cassar o mandato do presidente da Câmara Municipal do município de Afonso Bezerra, Gustavo Luiz dos Santos Bezerra, do PDT, por improbidade administrativa.
Gustavo Bezerra também ficou inelegível por oito anos. O magistrado determinou que seja feita remessa de cópia dos autos ao Ministério Público Eleitoral para os fins legais (artigo 22, XIV, LC 64/1990).
Ele determinou ainda a remessa de cópia dos autos para o Ministério Público Eleitoral e também para o Ministério Público Estadual a fim de apurarem a eventual prática de outros crimes eleitorais e/ou crimes comuns tanto por parte dos investigados, quanto em relação às condutas praticadas pelas pessoas arroladas como testemunhas pelo investigante e pelos investigados.
Fonte: Blog Fernando, A Verdade
É Campeão! Operário-PR perde em casa para o Globo-RN mais fica com o título da série D de 2017.

Não foi o passeio do primeiro jogo, mas o Operário-PR confirmou o título de campeão da Série D 2017 na noite deste domingo, no Germano Krüger. 

Mesmo com a vitória do Globo por 1 a 0, o Fantasma fez valer o placar de 5 a 0 conquistado no primeiro jogo para garantir o seu primeiro título nacional em 105 anos de história. 

O gol de Tiago Lima no primeiro tempo não fez diferença nem para o resultado final e nem para a torcida, que fez uma linda festa no estádio. 

Operário-PR e Globo-RN junto com Atlético-AC e Juazeirense já comemoraram como os quatro classificados para a Série C em 2018. No entanto, nessa noite, a festa é única na cidade de Ponta Grossa, pois o Operário-PR é campeão da Série D!

Fonte: G1-RN

Nota: Veja o que é o futebol, no jogo em casa de forma irreconhecida o Globo perdeu de 5x0, e agora bate fora de casa o operário por 1x0. Coisas do futebol!!!
MP-RN recomenda que as prefeituras de Afonso Bezerra e Jucurutu reduzam gastos com pessoal e se enquadre na LRF.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte recomendou que a Prefeitura de Afonso Bezerra, na região Central potiguar, remeta cronograma das medidas que pretende adotar para reduzir gastos com pessoal. 


O objetivo é fazer com que o Município volte a se enquadrar no que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A recomendação foi publicada na sexta-feira, 08, do Diário Oficial do Estado (DOE).

Pelo texto do documento, a prefeitura tem 30 dias para informar que medidas serão adotadas para cumprir o recomendado. Além disso, a Prefeitura deve se abster de conceder vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a qualquer título, salvo os derivados de sentença judicial ou de determinação legal ou contratual.

O Município também não deve criar cargo, emprego ou função, nem alterar estrutura de carreira que implique aumento de despesa.

Jucurutu

Na semana passada, o MPRN recomendou que a prefeitura de Jucurutu também deve se abster de conceder reajustes, de criar cargos ou funções, de alterar estrutura de carreira que implique aumento de despesa, de prover cargo público, admitir ou contratar pessoal e de contratar hora extra, considerando as devidas ressalvas.


Com informações do MPRN.
Corrupção: Joesley Batista e Ricardo Saud se entregam à Policia Federal.

O empresário Joesley Batista e o ex-executivo da J&F Ricardo Saud se entregam neste domingo 11, por volta das 14:15h à Polícia Federal (PF), em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria da companhia. 

A prisão temporária foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O pedido de prisão foi feito depois de Janot concluir que os colaboradores esconderam do Ministério Público fatos criminosos que deveriam ter sido contados nos depoimentos.

A conclusão de que os delatores omitiram informações passou a ser investigada pela PGR a partir de gravações entregues pelos próprios delatores como complemento do acordo.

A PGR também pediu a prisão do ex-procurador da República Marcelo Miller, mas Fachin disse que não há elemento indiciário com a consistência necessária à decretação da prisão temporária.

Fonte: Agencia Brasil

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...