quinta-feira, 19 de abril de 2018

Politica: Região Central Terá Dois pré Candidatos a Deputado Federal em outubro.

O nosso sofrido e esquecido sertão do cabugi terá dois pré candidatos a deputado federal no pleito de outubro, são os ex prefeitos Jackson Bezerra (Afonso Bezerra) e Benes Leocádio (Lajes).

Benes Leocádio (PTC) e Jackson Bezerra (SD), ambos da nossa querida Região Central, eleitos serão dois defensores do municipalismo e lutaram por amor as suas origens.


Vale lembrar que Benes Leocádio foi por três vezes prefeito de Lajes e recentemente era o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), já Jackson Bezerra Foi prefeito de Afonso Bezerra por dois mandatos.


NOTA: Por isso o nosso Portal Fococentral acredita que a nossa região central terá dois nomes representativos para a eleição deste ano de 2018. Fica a dica!!

Fernando Pedroza: acumulo de chuvas já ultrapassam os 350 mm neste ano de 2018.

As chuvas que banharam a cidade de Fernando pedroza-RN ao longo deste ano de 2018 já somaram 370 milímetros.

Os dados foram repassados ao blog através do pluviometro localizado na sede da secretaria municipal de obras do nosso município pelo técnico da EMATER local Nelielson lemos.

Confira o boletim de chuvas em Fernando Pedroza:
Janeiro= 35,50mm
Fevereiro= 109,30mm
Março= 91,80mm
Abril= 133,40mm

Apesar do tamanho das precipitações, alguns reservatórios já sangraram,açude da cachoeira, açude da pista, já o açude Orós da melancia, o maior do município agora que começou a receber os primeiros volumes de água. Mas, a esperança dos moradores é que ele volte sangrar neste inverno, após longos anos.

Comunicação: Caraúbas, Paraú e Dr. Severiano Melo no RN poderão obter concessões de rádios comunitárias.

Três cidades do interior do Rio Grande do Norte poderão obter concessões de rádios comunitárias. É que o Governo Federal publicou edital com ofertas de vagas para todo o país.

O edital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) publicado na última sexta-feira (13), no Diário Oficial da União, contempla três municípios potiguares (Caraúbas, Paraú e Doutor Severiano), dentre as 100 cidades de 21 estados brasileiros e também o Distrito Federal com novas outorgas de rádio comunitária.

As fundações e associações comunitárias, sem fins lucrativos, interessadas em prestar o serviço nessas localidades terão 60 dias para se inscrever por meio do site do MCTIC, via Correios ou diretamente na sede do ministério, em Brasília.

O edital de seleção é o primeiro do Plano Nacional de Outorgas (PNO) 2018-2019 de Radiodifusão Comunitária, que prevê o lançamento de mais seis documentos até o próximo ano. Ao todo, o PNO vai contemplar cerca de 700 localidades com novas outorgas de rádio comunitária.

“O plano tem o objetivo de atender a uma demanda reprimida por novas emissoras comunitárias e foi elaborado a partir das demonstrações de interesse dos municípios, que ficam registradas em uma base de dados do ministério”, reforça a diretora de Radiodifusão Comunitária, Inalda Madio.

As entidades interessadas em obter a autorização para operar uma rádio comunitária podem conferir a íntegra do edital - com os municípios contemplados, requisitos, documentos necessários e formulários de inscrição - no site do MCTIC e também presencialmente, no protocolo, localizado no Bloco R da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. 

Esporte: No Maracanã vazio, Flamengo tropeça no Santa Fe pela Libertadores.

Na véspera, a torcida do Flamengo fez uma grande festa, mas o entusiasmo da galera parece não ter contagiado a equipe. O Flamengo empatou com o Santa Fé por 1 a 1, em partida disputada na noite desta quarta-feira, no Maracanã vazio, e desperdiçou a chance de disparar na liderança do Grupo 4 da Libertadores.
O rubro-negro da Gávea segue na frente com cinco pontos ganhos, mas já pode ser ameaçado pelas outras equipes do grupo. O Santa Fe chegou a três pontos ganhos e ocupa a segunda colocação.
O resultado foi frustrante para a equipe dirigida por Mauricio Barbieri, que começou bem melhor, marcou um gol com Henrique Dourado e teve a chance de ampliar, mas numa falha bisonha do meia Diego permitiu que a equipe colombiana chegasse ao empate. No segundo tempo, o Flamengo caiu muito de produção e ainda desperdiçou as poucas oportunidades que conseguiu criar.
Na próxima rodada, o Flamengo vai visitar o Santa Fe, em Bogotá. O River Plate vai receber o Emelec, em Buenos Aires.
Na outra partida o Corinthians venceu na Argentina o Racing e assumiu a ponta do grupo, Jadson foi o autor do único gol do jogo.

Nota: O flamengo tem que urgentemente fazer uma avaliação no seu elenco, e principalmente contratar um técnico sério que faça os atletas jogarem bola, e avisar que eles tão vestindo uma camisa de tradição que encarna gana, brilho e raça. Se não esse elenco carissímo vai sofrer decepções nas competições que disputam no momento.

Após senadores, 10 deputados querem fiscalizar cela do ex-presidente Lula em Curitiba-PR.

Depois de onze senadores visitarem Lula na cadeia da Lava Jato na terça-feira, 17, agora são dez deputados que querem ir ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pretexto dos parlamentares é “verificar in loco as condições em que se encontra o ex-presidente da República na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba”.
Lula cumpre pena de 12 anos e um mês de reclusão no processo do triplex do Guarujá (SP).
Em ofício à Justiça Federal no Paraná, o deputado Paulo Pimenta (PT/RS) comunicou que “referida diligência” será realizada nesta quinta-feira, 19. Ele pede “a devida ciência aos responsáveis pelo acompanhamento da visita dos parlamentares”.
O petista anexou ao ofício endereçado à Justiça ato do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM/RJ), que informa sobre a criação de Comissão Externa, “sem ônus para a Câmara”.
Maia elencou os nomes dos dez deputados – Paulo Pimenta (PT/RS), André Figueiredo (PDT/CE), Bebeto (PSB/BA), Jandira Feghali (PCdoB/RJ), José Guimarães (PT/CE), Ivan Valente (PSOL/SP), Orlando Silva (PCdoB/SP), Paulo Teixeira (PT/SP), Wadih Damous (PT/RJ) e Weverton Rocha (PDT/MA).

Deputado Gustavo Fernandes pede celeridade no julgamento das contas de Robinson Faria.

O deputado estadual Gustavo Fernandes (PSDB) solicitou, na última terça-feira, 17, em requerimento enviado à Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa, a elaboração do calendário de apreciação das contas do governador Robinson Faria (PSD) referentes ao exercício financeiro do ano de 2016, que recebeu parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) pela reprovação.
De acordo com o artigo 16, conjuntamente com o artigo 282, parágrafo quinto, do regimento interno do Poder Legislativo Estadual, o parecer do TCE deve ser enviado ao plenário para votação em até 90 dias após recebido pela Casa. 

O relatório pela desaprovação das contas foi entregue à Assembleia no dia 7 de fevereiro deste ano. “A Assembleia precisa cumprir o prazo para fazer valer sua missão de analisar as contas do Executivo”, destacou o parlamentar.
Para mudar a recomendação do Tribunal de Contas, são necessários dois terços dos votos dos parlamentares, que somam 16 deputados. Iniciado o debate, as contas do governo deverão ser votadas pelo plenário do legislativo estadual ainda no primeiro semestre deste ano. Caso prevaleça o parecer do TCE, o governador ficará inelegível, enquadrado na Lei da Ficha Limpa, por oito anos.

Descaso: Medicamentos são descartados de forma irregular às margens da BR-101 norte.

Centenas de caixas de medicamentos foram descartadas irregularmente em uma estrada carroçável situada às margens da BR 101 norte, próxima ao município de Extremoz.
Caixas do medicamento Losartana Potássica eram os que estavam em maior quantidade dentre o despejo. Este em específico pode ser usado no tratamento de pessoas que combatem a hipertensão arterial e possuem problemas no coração, por exemplo.
Os medicamentos estavam vencidos e alguns datavam do mês de maio de 2017 enquanto outros teriam passado do prazo de validade no mês de março deste ano. Porém, mesmo vencidos, os medicamentos não deveriam ter sido descartados no local, uma vez que existem pontos de coleta específicos que encaminham ao destino correto, para que não venha a agredir ao meio ambiente e à saúde pública.
De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Natal, o lote de medicamentos não pertence a Natal. “A equipe do departamento de logística e suporte da Secretaria de Saúde, que é quem faz todo o armazenamento de todo o medicamento que chega em Natal, protocolam todos os medicamentos que chegam aqui e é a partir daí que há a distribuição. Nós checamos e verificamos que o lote não pertencia ao município”, afirmou.
Logo após saber do ocorrido, uma equipe da secretaria teria ido até o local para recolher amostras dos lotes descartados e efetuar a verificação em seu sistema. Ao constatar que não havia nem entrada nem saída dos remédios no município, a hipótese do crime ter sido cometido por empresas aliadas foi descartada.
A secretaria ainda justificou que, como o descarte aconteceu em uma via pública, não dá para saber com precisão de onde podem ter sido originados e que poderiam ter vindo de farmácias, lares de idosos, ou até mesmo escolas, que por muitas vezes recebem doações.
Nota: Isso chama-se falta de respeito com o dinheiro público, quantas pessoas não ficaram sem pegar remédios e o destino do seu dinheiro é verdadeiramente o LIXO. Isso é lamentável!!


Esporte: Ney da Matta define América-RN e quer "inteligência" na disputa do pré-Nordestão.

Sem jogar oficialmente desde o dia 23 de março, pela última rodada do estadual, o América-RN volta aos gramados nesta quinta-feira para um duelo decisivo contra o Confiança, pela pré-Copa do Nordeste, no estádio Batistão em Aracajú-SE.

E apenas quatro jogadores que atuaram no Campeonato Potiguar seguem no time titular sob o comando do técnico Ney da Matta: o zagueiro Negretti, o volante Jardson Sapé, o meia Cascata e o atacante Adriano Pardal. No mais, a equipe será formada por reforços que chegaram ao clube junto com o novo treinador.

O América-RN encara o Confiança nesta quinta-feira, às 21h15, no estádio Batistão, pelo jogo de ida da pré-Copa do Nordeste.

Confira os relacionados do América-RN:
·                   Goleiros: Daniel e Fred;
·                   Zagueiros: Negretti, André Santos e Richardson;
·                   Laterais: Guilherme, Hudson e Gilton;
·                   Volantes: Jonathas, Sapé, Gercimar e Rodney;
·                   Meias: Cascata, Luiz Fernando e Leozinho;
·                   Atacantes: Adriano Pardal, Murici, Flávio Carioca e Wandinho.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...