segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Primeiro dia de provas do ENEM tem participação de mais de 2,4 milhões de alunos.

O primeiro domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, realizadas nesse domingo (13), teve a participação de 2.490.880 de estudantes em todos país.

Segundo dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número corresponde a 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas versões impressa e digital da prova.

Os participantes fizeram provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.

Esse ano o tema da redação do (Enem) foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

No próximo domingo (20), os participais voltam para cumprir a etapa final do exame com provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Até o dia 23 de novembro, conforme previsto em edital, serão divulgados os gabaritos oficiais das provas.

Enem

O Enem é adotado como passaporte para ingresso no ensino superior, e foi aplicado em 11.175 locais, de 1.747 municípios de todo o país. Assim como ocorreu ontem, no próximo domingo, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h.

Como não haverá mais redação, as provas começam no mesmo horário, às 13h30, mas terminam meia hora antes, às 18h30, quando os inscritos terão que entregar o caderno de respostas.

Os resultados da prova servem como critério único ou complementar d processos seletivos e para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Com Covid-19 em alta, Ministério da Saúde recomenda uso de máscara.

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar, nesse domingo (13), a utilização de máscaras devido ao avanço da Covid-19, principalmente pela circulação da sublinhagem BQ.1.

Na semana epidemiológica entre 6 e 11 de novembro, foram notificados 57.825 casos e 314 mortes causadas pelo coronavírus.

A média móvel dos últimos sete dias ficou em 8.448 diagnósticos diários, representando um aumento de 120% em relação à semana anterior, com 3.834.

Já a média móvel de óbitos foi de 46, um acréscimo de 28% se comparado com a última semana, com 36.

São aconselhados ainda o esquema vacinal completo, com atenção às doses de reforço, e a lavagem das mãos com álcool 70% e água e sabão.

Essa é uma recomenda do Ministério da Saúde.

A covid-19 está em avanço. Muito cuidado!!!

Alecrim vence o Mossoró, conquista a segunda divisão e retorna a elite do futebol potiguar em 2023.

O torcedor alviverde finalmente pode comemorar, o Alecrim está de volta à elite do futebol potiguar após cinco anos disputando a segunda divisão.

O acesso veio após a vitória por 1 a 0 diante da equipe do Mossoró, no Barretão. O gol foi marcado por Piauí.

O Alecrim conquistou o título da segunda divisão do Campeonato Potiguar por ter sido o líder geral da competição com 26 pontos. O Laguna também terminou a competição com o mesmo número de pontos, mas o Alecrim levou a melhor no saldo de gols, um dos critérios de desempate.

O alviverde ocupou a liderança em boa parte do campeonato com certa folga dos demais colocados, tendo o Laguna como principal adversário pela disputa do acesso, mas nas últimas rodadas a equipe tropeçou e viu essa distância na tabela diminuir. Com isso, a decisão do acesso e do título ficou para a última rodada.

Homem é preso por tentativa de estupro de menina de 12 anos em Natal.

Um homem foi preso por tentativa de estupro de vulnerável em Natal, no último sábado (12). Segundo a Polícia Militar, o homem foi flagrado com a vítima de 12 anos dentro de um carro no bairro Planalto, na Zona Oeste da capital.

O homem informou aos policiais que sua filha, uma adolescente de 12 anos, estava sendo aliciada por um homem de 43 anos há alguns dias com conversas, promessas de presentes, além de encontros às escondidas.

O pai ainda informou aos policiais que o suspeito estava com sua filha, naquele momento, em um local próximo e que precisava do apoio da viatura.

Chegando ao lugar informado, os policiais militares abordaram um veículo e determinaram que todos os ocupantes desembarcassem. No veículo, eles encontraram o suspeito e a vítima em situação de vulnerabilidade.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, diante da situação, a vítima e o suspeito foram conduzidos para a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e o homem ficou detido em flagrante, à disposição da Justiça.

Internacional bate o Palmeiras e fica com o vice Campeonato Brasileiro de 2022.

O Internacional venceu por 3 a 0 o campeão Palmeiras na tarde deste domingo no Beira-Rio e garantiu a segunda colocação do Brasileirão da série A 2022. Os gols do time gaúcho foram marcados por; Mauricio, Alemão e Braian Romero.

A vitória do Inter quebrou uma invencibilidade de 22 jogos do Palmeiras como visitante.

Com o resultado, o Internacional terminou o Brasileirão na segunda colocação, com 73 pontos conquistados e a vaga garantida na fase de grupos da Copa Libertadores 2023. 

A última rodada definiu a situação de vários clubes.

Classificados para fase de grupos da Libertadores.

Palmeiras (Campeão)

Internacional (vice do Brasileiro)

Fluminense

Corinthians

Flamengo (Campeão da Copa do Brasil e Libertadores)

AthleticoPR

Fase pré Libertadores

Atlético-MG

Fortaleza

Vaga na copa sul-americana

São Paulo

América-MG

Botafogo

Santos

Goiás

Bragantino

Clubes rebaixados:

Ceará

Atlético Goiano

Avai

Juventude

Governadora Fátima Bezerra pode ter dificuldade para formar maioria na Assembleia Legislativa em 2023.

A decisão das urnas no dia 02 de outubro deixou a governadora Fátima Bezerra (PT) com minoria na bancada da Assembleia Legislativa a partir de 2023. O  grupo político da situação elegeu nove deputados, enquanto a oposição elegeu 15 deputados no primeiro turno das eleições.

Pela primeira vez, a governadora se vê com minoria na Casa Legislativa, o que pode dificultar o andamento de diversas matérias. Até o momento, boa parte dos parlamentares eleitos pela oposição não demonstram inclinação  para aderir à base governista.

Na eleição deste ano, Fátima perdeu aliados importantes na base, como Raimundo Fernandes (PSDB), Vivaldo Costa (PV), Albert Dickson (PSDB) e Jacó Jácome (PSD), que não conseguiram a eleição, assim como o deputado Souza Neto (PSB), que não disputou o pleito.

Mesmo assim, o atual líder do governo na Assembleia, deputado Francisco do PT, afirma que “existem diálogos já iniciados e com bons indícios de resultarem em parcerias importantes do ponto de vista do apoio ao novo Governo”.

A bancada da situação conta no momento com os deputados; Francisco do PT, Dr. Bernardo (PSDB), Kleber Rodrigue (PSDB), Ezequiel Ferreira (PSDB), Isolda Dantas, (PT), Divaneide Basílio (PT), George Soares (PV), Eudiane Macedo (PV) e Hermano Morais (PV).

Homem mata o próprio irmão com tiro de espingarda no interior do RN.

Uma discursão provocou um crime familiar na tarde desse domingo (13), no município de José da Penha/RN. A tragédia aconteceu por volta das 15:30 horas da tarde.

De acordo com as informações da PM, os dois irmãos estavam discutindo quando um deles entrou em casa, pegou uma espingarda de cartucho e atirou no outro. O crime aconteceu na zona rural, na comunidade Lajes, próximo ao Sítio Engenho.

O criminoso “Dodô de Zé das Lajes”, como é mais conhecido matou o irmão por nome de Ailton. Após o tiro, a vitima caiu no chão e foi socorrido pela ambulância do município, mas não resistiu ao ferimento e morreu no local.

A Polícia Militar foi acionada e chegou rápido ao local, prendendo em flagrante de delito o acusado Dodô de Zé das Lajes. 

O criminoso foi encaminhado ao hospital para fazer exame de corpo de delito e posteriormente para a delegacia de plantão de Alexandria para ser autuado em flagrante.

Homem é assassinado e outro fica baleado na saída de festa no parque de vaquejada de Caicó-RN.

Um homicídio foi registrado na manhã deste domingo (13), na saída da festa do Parque de Vaquejada Polion Torres Júnior, em Caicó-RN. A vítima foi identificada como Junior Marques da Silva, de 31 anos, nascido em Piracicaba-SP.

O corpo ficou estendido no chão em uma área fora do local onde aconteceu a festa, mas, nas dependências do parque.

Além da vítima fatal, outro homem também foi baleado e socorrido para a urgência do Hospital Regional do Seridó. A Polícia Militar isolou o local até a chegada da Polícia Civil e Itep.

Testemunhas relataram ter visto dois homens, saindo do local em uma moto. Um deles com as mãos sujas de sangue.

Ninguém foi preso. 

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...