quarta-feira, 3 de abril de 2019

MP denuncia sargento da PM por estupro e homicídio de universitária em Caicó, RN.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte denunciou nesta terça-feira (2) à Justiça o sargento da Polícia Militar de 36 anos suspeito de estuprar e matar a estudante universitária Zaira Dantas Silveira Cruz, de 22 anos, no dia 2 de março, durante o carnaval, na cidade de Caicó, na Região Seridó do estado.

O MP ofereceu denúncia contra o policial pelos crimes de estupro consumado e homicídio quadruplamente qualificado e pediu que ele seja submetido ao Tribunal do Júri Popular. A denúncia foi protocolada na 3ª vara da comarca de Caicó nesta terça-feira (2).

O sargento de 36 anos foi preso no dia 15 de março em Currais Novos- sua cidade natal e também de Zaira Cruz - e levado para Natal, onde segue detido no Comando Geral da Polícia Militar.A denúncia do Ministério Público se baseou no inquérito policial do caso para indicar o PM como suspeito de ter cometido o crime. O MP aponta que o sargento usou de "violência física extrema" e estuprou Zaira dentro do carro antes de matá-la.

Março fecha com volume de chuvas 4% acima da média; previsão de mais “água” nos próximos dias. Fernando Pedroza choveu 132 mm.

A gerência de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), divulga o relatório das chuvas no mês de março no RN concluindo que o volume fechou 4% acima da média histórica. Foi verificada uma boa distribuição espacial e temporal das chuvas em quase todo o Estado, com destaque para a Região Oeste que, em média, encerrou o mês com  valores que superaram os 200 milímetros (mm).

Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, chuvas abaixo de 100mm concentraram-se basicamente na mesorregião Agreste. O maior índice acumulado foi registrado no município de Martins com 425,4mm.

Confira o volume de chuvas nas últimas horas na região central:
Fernando Pedroza(Emater) 38 mm
Pedro Avelino (Base Física Da Emparn) 32,9mm
Santana Do Seridó(Emater) 29,9mm
Pedro Avelino(Particular) 25,9mm
Angicos(Prefeitura) 23,4mm
Lajes(Prefeitura) 17,5mm
Já a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu (RN), obteve um aumento significativo em seu volume d’água, elevando-o em 27 cm de ontem (2) para hoje (3).

Nos últimos seis dias o nível do reservatório foi elevado em um metro. Ainda faltam 14,85 metros para que seja iniciada sua sangria.

Copa do Brasil:ABC recebe o Santa Cruz-PE em Natal abrindo disputa por cota de R$ 1,8 milhão.

Vindo de dois resultados negativos e, consequentemente, de duas eliminações em competições distintas (2º turno do Campeonato Potiguar e 1ª fase da Copa do Nordeste), o ABC entra em campo nesta quarta-feira, 3, para encarar o Santa Cruz-PE pela 3ª fase da Copa do Brasil, no Frasqueirão.
O jogo será o primeiro de uma sequência de dois que definirá a classificação para a fase de 16 avos de final do torneio. Ela pode representar, inclusive, um novo incremento financeiro nas contas alvinegras. Desta feita, a premiação paga pela CBF será de R$ 1,8 milhão.
Para a partida de hoje3eed , o treinador do ABC, Ranielle Ribeiro, vai com força máxima. A escolha por escalar os reservas no jogo do último fim de semana, contra o Fortaleza, foi justamente para preservar os titulares pensando no embate contra o Santa. As cifras tornaram o jogo mais atrativo ao clube.
Voltam à equipe principal o goleiro Edson, o zagueiro Adalberto, os laterais Ivan e Jonathan, os volantes Joilson e Felipe Guedes, além dos atacantes Rodrigo Rodrigues e Eder. A dúvida gira em torno da participação de Neto. Criticado pela torcida, a tendência é que ele fique de fora do 11 inicial.

Plantão Policial: Comerciante de Fernando Pedroza tem casa arrombada por ladrões na madrugada de hoje.

Informações que chegam ao nosso blog dá conta de que  elementos de má conduta agiram nas primeiras horas desta quarta feira 03, realizando um arrombamento a casa da comerciante Núbia Xavier aqui na cidade de Fernando Pedroza.
A ação delituosa ocorreu por volta de 2:h da madrugada, onde alguns elementos destelaram a casa e em seguida adentaram tentando praticar o roubo contra a comerciante.
Segundo as informações no momento do ato delituoso,um dos meliantes chamou pelo nome da comerciante disfarçando dizendo que era seu irmão, foi quando a comerciante desconfiou ligou para a PM que não apareceu e aflita começou a gritar chamando pela vizinhança.

Sem êxito e assustados os meliantes fugiram pulando o muro da casa e deixando para tráz alguns pertences, uma camiseta e uma chinela que servirá de linha de investigação para Policia chegar aos verdadeiros meliantes.
Populares da rua São José logo se mobilizaram nas buscas pelos ladrões mais sem sucesso.
Esse é retrato da insegurança que continua reinando nas cidades da esquecida região central do RN...


Blog é convidado para cobrir vistoria de equipe da SEMARH na parede do Orós da Melancia nesta quarta 03.

Á convite do legitimo representante e aliado do governo Fátima Bezerra em nosso município, a redação do blog FOCOCENTRAL, foi convidada pelo vereador Magnos Paulo (PT), para nessa manhã de quarta feira 03, acompanharmos mais uma visita da equipe da SEMARH no açude Óros da Melancia em Fernando Pedroza.

Além do nosso maior reservatório (Orós da melancia), outros três açudes do nosso município será feito uma vistoria como, os açudes de Cacimba de Cima, Moribundo e Salgadinho.

Essa será a terceira visita que os técnicos do órgão estadual responsável pela manutenção do açude Orós da melancia fazem em Fernando Pedroza, esperamos que dessa vez alguma solução seja tomada pelo governo do RN.

Detalhe, o açude Orós da melancia fez 27 anos agora em Março e desde sua construção nunca passou por uma manutenção na estrutura de sua parede pelos governos estaduais. José Agripino (Fundador), Garibaldi Filho, Fernando Freire, Wilma de Faria, Iberê Ferreira, Rosalba Ciarline, Robinson Faria e agora Fátima Bezerra.

NOTA: Vale lembrar aos leigos que o açude Orós da melancia é de competência do governo do estado, portanto sua manutenção é feita através de licitação por meio da SEMARH, ligada ao governo do RN.

Somos testemunhas que as gestões anteriores como também a atual gestão já solicitaram junto ao estado sua manutenção, só que no meu entendimento a coisa emperra na burocracia e a falta de força politica em si...

Governo do RN garante pagar salário de abril em dia apesar de queda no repasse do FPE.

A série de medidas de contenção de gastos adotada a partir do primeiro mês da atual gestão permitirá que o Governo do Estado mantenha o pagamento dos servidores em dia no mês de abril, apesar da queda de repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE), hoje responsável por aproximadamente 40% da receita total do Rio Grande do Norte. 
“Tem sido recorrente essa queda do FPE nos meses de março e abril. Portanto, nos preparamos para enfrentar esse momento com todas as medidas cabíveis e possíveis. Ainda assim, iremos manter esse pagamento em dia de abril com dificuldade porque a situação do Estado ainda é de calamidade financeira”, salientou o secretário estadual do Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire. 
A revisão de todos os contratos com fornecedores e o corte de despesas, além da publicação do decreto de programação financeira com consequente limite de empenho nas secretarias, foram algumas medidas adotadas nos primeiros meses. E em abril, ressalta o secretário, o Governo recolherá 30% da receita dos órgãos com recursos próprios do Estado, referentes a janeiro, fevereiro e março.
As outras receitas complementares são uma compensação do INSS, um saldo da dívida ativa e a expectativa de aumento das receitas tributárias. Aldemir Freire frisa o tamanho dos esforços do Governo para pagar o salário do mês em dia.
“Analise o quanto temos feito para, apenas, honrar nossa obrigação de pagar o salário do trabalhador. Paralelo a isso, outro pacote de medidas está em curso para que consigamos recursos extras para pagar os atrasados deixados pela última gestão”, concluiu o secretário. 
O calendário de pagamento do mês de abril será anunciado ainda nesta quarta-feira, 3, durante reunião com os servidores a partir das 10h, no Gabinete Civil.

Esporte:Flamengo tenta manter 100% na Libertadores diante do Peñarol.

Líder do Grupo D da Copa Libertadores com seis pontos e cem por cento de aproveitamento, o Flamengo entra em campo nesta quarta-feira para receber o Peñarol no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), às 21h30 (de Brasília), no encerramento da terceira rodada.
O Rubro-Negro, que está embalado pela conquista da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, no domingo passado, diante do rival Vasco, vai se aproximar muito das oitavas de final em caso de triunfo.
Nos dois jogos anteriores pela Copa Libertadores, o Flamengo derrotou o San José por 1 a 0, na Bolívia, e a Liga Deportiva Universitaria, a LDU do Equador, no Maracanã, por 3 a 1. Já o Peñarol, que ganhou novo ânimo com a goleada de 4 a 0 sobre o San José no Uruguai, tem três pontos e pretende embolar de vez o grupo.
FLAMENGO: Diego Alves, Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Gustavo Cuéllar, Willian Arão, Diego e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol
Técnico: Abel Braga


Coronel Azevedo denuncia armação da governadora Fátima Bezerra para humilhar comandante da PM.

Em pronunciamento feito na sessão desta terça-feira, 2, na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Coronel Azevedo (PSL) denunciou que o Governo do Estado fez uma armação para humilhar o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo.
O parlamentar citou um vídeo que tem circulado nas redes sociais, inclusive postado no perfil da governadora Fátima Bezerra (PT) onde ela cobrou ao oficial um tratamento com maior educação nas abordagens policiais.
O fato ocorreu em uma reunião realizada semana passada na Governadoria com a presença de outros auxiliares e deputados estaduais. No local, segundo o coronel Azevedo foi colocado, de propósito, um cenário para constranger os oficiais com a grosseria de Fátima Bezerra.
Durante sua fala no plenário, Azevedo questionou a chefe do Executivo estadual. “Se a senhora pede tanto tratamento com maior educação, por quê não deu o exemplo destinando ao comandante de uma tropa com cerca de oito mil homens um tratamento com educação”, disse.
O deputado estadual ressaltou sua solidariedade não só ao comandante-geral como a “todos os policiais militares do nosso estado que mesmo enfrentando atrasos salariais não tem deixado de honrar com seu compromisso pela segurança pública do nosso Estado, inclusive vários casos perdendo a vida”.

Servidores da Saúde do RN ganham na Justiça direito à correção monetária nos salários.

Por meio de uma iniciativa do Sindicato dos Servidores Estaduais da Saúde (Sindsaúde), servidores de outras categorias também estão conseguindo – junto à Justiça – condenações para que o governo do Estado inicie o pagamento das correções monetárias nos salários a partir de 2016, quando foram suspensas.
Desta vez, a ministra Carmen Lúcia – do Supremo Tribunal Federal (STF) – negou o recurso extraordinário de agravo do Governo do Estado, que queria reverter o mandado de segurança concedido pelo Tribunal de Justiça do RN. Pela sentença, a correção monetária tem que ser feita, mas o modelo a ser utilizado ainda tem que ser definido. Nem mesmo os sindicatos sabem qual será o valor total.
Adonyara Azevedo Dias, advogada do Sindsaúde, informou que não cabe mais recursos pelo governo do Estado. No entanto, ela também deixou claro que a ação é válida de março de 2016 para cá e que quando o processo voltar de Brasília o pedido de cumprimento da pena será feito o quanto antes. Ela destacou ainda que não sabe quando será cumprida porque é necessário fazer muitos cálculos e juntar documentos. Contudo, o Estado impugnar os valores aos servidores ativos e inativos.



Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...