sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Juiz Eleitoral proíbe venda e consumo de bebida durante eleições no município de Fernando Pedroza-RN.

Para manter a ordem pública e a tranquilidade no 1º turno das eleições deste ano em Fernando Pedroza-RN, a Justiça Eleitoral proibiu a venda, fornecimento e o consumo de bebidas alcoólicas. A medida se estende a bares, restaurantes, supermercados, armazéns e em lugares públicos.

A medida é referendada através de Portaria 10/2018 expedida pelo Meritíssimo Sr. juiz eleitoral Rafael Barros Tomaz do Nascimento, da 18ª Zona Eleitoral de Angicos, A decisão começa a valer a partir das 22h deste sábado (6) e segue até às 19h do domingo (7).


Ao optar por determinar a medida, O juiz argumenta que o consumo de bebidas gera transtornos e compromete a ordem dos trabalhos eleitorais. Para garantir o cumprimento da decisão, excelentíssimo Sr juiz eleitoral pediu apoio da Polícia no intuito de fiscalizar o cumprimento da referida portaria.

Nota: Neste sábado (06) no programa conversa franca na fm cidade as 9h, o sargento Ronaldo Simplício, responsável pelo policiamento da cidade, virá ao programa trazer detalhes sobre essa medida tomada pela Justiça Eleitoral.


Sesed designa 8.772 agentes da Segurança Pública para trabalhar nas eleições de domingo 07.

A Secretaria de Defesa Social e Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed) realizou, na manhã desta sexta-feira, 5, um coletiva de imprensa para discutir a sua participação e mostrar o quantitativo de agentes que estarão à disposição da população nas eleições deste domingo.
Estiveram presentes na reunião a secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social Sheila Freitas, a delegada-geral da Polícia Civil Adriana Shirley, o comandante-geral da Polícia Militar Coronel Osmar Oliveira, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Luiz Monteiro da Silva Júnior e o diretor-geral do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) Marcos Brandão.
Desde o comunicado da demanda do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), as forças de segurança pública vêm traçando e planejando a disponibilidade de pessoal para a ação, ficando todo o custo a cargo do Governo do Estado, no valor de R$ 2 milhões.
O TRE apresentou todas as informações necessárias e solicitou o quantitativo de policiais que irá participar das eleições, no sentido de guarnecer as urnas das 15h do sábado até o termino da contagem dos votos neste domingo, garantindo assim, a segurança dos eleitores que por ventura estejam acompanhando o resultado das votações em locais públicos.
Além do quadro ordinário, ou seja, os agentes que já estariam nas ruas no próximo domingo, as eleições deste ano contarão com mais 480 homens da Polícia Civil, 3.200 das Forças Armadas (que atuarão nos 97 municípios), 4182 Policias Militares (sendo 2.885 homens do Comando de Policiamento do Interior, 1.297 do Comando de Policiamento do Metropolitano).

Mais 221 do Comando de Polícia Rodoviária Estadual, 100 Bombeiros Militares, 172 da Força Nacional, 60 Gabinete de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça, 60 do Itep e 297 Guardas Municipais (112 de Natal, 116 de Mossoró, 29 de Macau, 12 de Ceará-Mirim e 28 de Guamaré), sendo um diferencial comparando com a eleição passada, totalizando 8.772 agentes da Segurança Pública trabalhando voluntariamente com diárias operacionais
Ministério Público do RN realiza operação para apurar desvio de combustíveis em Angicos-RN nesta sexta 05.

Operação Combustão, feita com apoio da Polícia Militar, cumpriu mandado de busca e apreensão em posto de combustível que mantém contrato com a Prefeitura de Angicos.

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou nesta sexta-feira (5) a operação Combustão, que apura possível crime cometido pela Prefeitura de Angicos. Com apoio da Polícia Militar, a Promotoria da cidade cumpriu mandado de busca e apreensão em um posto de combustíveis.
A suspeita é que no posto estavam sendo praticados crimes por agentes públicos locais no que se refere ao fornecimento de combustível por parte Prefeitura de Angicos. As buscas foram realizadas em posto para identificação e coleta de indícios do cometimento de ilícitos.
O MPRN reforça que caso algum cidadão tenha conhecimento sobre qualquer prática ilícita executada em relação a crimes, pode auxiliar as apurações enviando informações e documentos através do site da Ouvidoria do Ministério Público do Rio Grande do Norte ou pelo Disque Denúncia 127 do MPRN. Em Angicos, os cidadãos também podem comparecer à Promotoria de Justiça da cidade, de segunda a sexta para atendimento presencial.

Fonte: Blog do BG


Chefe do cartório da 18ª zona eleitoral de Angicos fala sobre o pleito em Fernando Pedroza no próximo domingo 07.

Na manhã de ontem quinta feira 04, o chefe do cartório da 18ª zona eleitoral de Angicos Waubeci Costa, concedeu entrevista a nossa redação sobre assuntos referente ao pleito de domingo dia 07 em Fernando Pedroza-RN.

Inicialmente o chefe do cartório eleitoral fala do número atual de eleitores aptos a votar no pleito de domingo dia 07 em nosso município, num total de 2.807, e que só poderá votar aqueles que participaram do processo biométrico, já quem não fez a biometria e tenha justificado ao juiz eleitoral o motivo das razões como: doença ou acidente estará apto, caso contrário o eleitor está impedido de votar tendo seu titulo cancelado, só podendo regularizar após a eleição deste ano.


Sobre a documentação para ser apresentada no ato da votação no próximo 07, é exigido documentos com fotos.

Em relação a mudança de locais de secção ficou definido que devido a reforma da escola estadual Francisca Alves as secções de números 26,27,28,30 e 120 funcionaram na Escola Infantil Marlene Cavalcante, localizada na rua Calmon Costa, Centro.

E na Escola Municipal Fabricio Pedroza, localizada na rua Severino Sérvulo, Centro, funcionarão as seguintes secções: 23,24,25,29,31 e 35.

No quesito segurança para o pleito de domingo dia 07, que corresponde a 18ª zona eleitoral, segundo o chefe do cartório Waubeci Costa, as cidades de Angicos e Afonso Bezerra , a segurança será feita pelas forças federais, já os municípios de Fernando Pedroza e Santana do Matos, a segurança será feita pelo efetivo da Policia Militar-RN.

Finalizando o chefe do cartório eleitoral deixa um recado importante ao eleitor, onde destaca a importância do comparecimento as secções de votação, e votando de forma consciente além de instruir o eleitor a levar a sua cola de papel com o número do seu candidato, já que a eleição desse ano tem um grande número de candidatos e pode confundir a cabeça do eleitor.
   
A entrevista com o chefe do cartório da 18ª zona eleitoral de Angicos, Walbeci Costa, será exibida hoje a noite no jornal da cidade a partir das 18:20h.

Esporte: Boca Jr arranca empate no Mineirão contra cruzeiro e se classifica para as semi da Libertadores.

Foi um típico jogo de Libertadores: teve foguetes na madrugada da torcida do Cruzeiro, teve catimba de argentino, teve jogo fechado e gol no contra-ataque. No fim das contas, na noite desta quarta-feira, no Mineirão, a Raposa ficou apenas no empate por 1 a 1 com o Boca Juniors, dando adeus à competição continental.
O Cruzeiro foi superior em todo o jogo. A Raposa conseguiu entrar em campo com intensidade e tentou a virada. No entanto, em alguns momentos, abusou da transpiração e perdeu em inspiração. No fim, com a expulsão de Dedé, o time celeste, já cansado, não conseguiu se defender com qualidade e sofreu o empate.
Já nos acréscimos, se existia a esperança, o Boca acabou. Pavon, em lançamento na área, chutou forte e colocou no fundo das redes.
Agora o Boca enfrenta o palmeiras, que decidem vaga para final do torneio em dois jogos.

Temor de derrota no 1º turno leva tensão aos membros do (PT), Partido dos Trabalhadores .

O desempenho do candidato Fernando Haddad nas mais recentes pesquisas do Ibope e Datafolha e a ameaça de uma derrota no primeiro turno para Jair Bolsonaro (PSL) acentuaram diferenças internas e levaram o PT a procurar culpados e buscar correções na reta final da disputa presidencial. O principal revés da candidatura Haddad ocorreu no índice de rejeição, que disparou nos últimos dias – crescendo de 9 a 11 pontos porcentuais nas sondagens dos institutos divulgadas nesta semana.

Segundo relatos, as discordâncias entre o círculo mais próximo de Haddad e o grupo ligado à direção do PT ficaram evidentes na reunião da coordenação da campanha realizada na terça-feira, 2, na casa que abriga a produtora de vídeos da campanha, em São Paulo.
Enquanto um grupo defendia que o candidato imponha mais sua personalidade e seja “mais Haddad” nesta reta final para amenizar os efeitos do antipetismo, outro exigia a manutenção do roteiro original traçado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – condenado e preso na Operação Lava Jato -, no qual o candidato é o porta-voz do programa de governo elaborado pelo PT
Aos poucos, as críticas até aqui veladas ao programa de governo, considerado “radical” por muitos petistas, começam a ficar públicas. Na terça-feira, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) afirmou, durante evento de campanha em um bar na Vila Madalena, na zona oeste da capital paulista, que Haddad deve abandonar a proposta de convocação de uma Constituinte, prevista no programa
O secretário nacional de Comunicação do PT, Carlos Árabe admite que a estrutura de Bolsonaro nas redes, segundo o petista montada em 2013, é mais eficiente e bem estruturada do que a do PT, criada a partir de 2016.
Haddad, que teve crescimento meteórico desde que foi oficializado candidato, no dia 11 de setembro, estacionou em 21% na penúltima pesquisa Ibope/Estado/TV Globo e oscilou positivamente para 23% na sondagem divulgada nesta quarta-feira, 3. Petistas ainda temem que Bolsonaro seja eleito na votação em primeiro turno.


PESQUISA SETA/BLOGDOBG GOVERNO ESPONTÂNEA: Fátima tem 23%; Carlos Eduardo, 12%; Robinson, 7%.

O instituto Seta divulgou nesta quinta feira 04,o levantamento da corrida eleitoral pelo Governo do Estado de forma espontânea, ou seja, com os eleitores falando o primeiro nome que lhes vem à cabeça, sem acesso aos nomes dos candidatos. Nesse cenário, Fátima Bezerra lidera com 23%.
Seguem: Carlos Eduardo Alves com 12%; Robinson Faria com 7%; e Brenno Queiroga com 1%. Os demais candidatos tiveram, juntos, 2%. O total de brancos e nulos foi de 25% e o de indecisos de 30%.
NA ESTIMULADA: A pesquisa do instituto Seta também quis saber da população as intenções de voto para o Governo do Estado de forma estimulada, ou seja, apresentando os nomes dos candidatos. Nesse quesito, Fátima Bezerra lidera com 32%.
Seguem: Carlos Eduardo Alves com 16%; Robinson Faria, 11%; e Brenno Queiroga, 2%. Os demais candidatos somaram, juntos, 3%. O total de brancos e nulos foi de 28% e o de indecisos de 8%.
Sobre a pesquisa
A pesquisa do instituto Seta encomendada pelo Blog do BG foi registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-03095/2018, BR-03943/2018. As entrevistas foram realizadas entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro com 1700 eleitores. O intervalo de confiança é de 95% com margem de erro de 2,4% para mais ou para menos.

PESQUISA SETA/BLOGDOBG SENADO 1º VOTO ESTIMULADA: Styvenson tem 21%; Zenaide, 18%; Garibaldi, 9%; Geraldo, 8%

A pesquisa do instituto Seta também quis saber da população as intenções de voto para o Senado Federal de forma estimulada, ou seja, apresentando os nomes dos candidatos. Nesse quesito, para primeiro voto, Capitão Styvenson lidera 21%, seguido por Zenaide Maia, tecnicamente empatada, com 18%.
Seguem: Garibaldi Alves com 9%; Geraldo Melo, 8%; Antônio Jácome, 5%; Magnólia Figueiredo, 2%; e Alexandre Motta, 1%. Os demais nomes, juntos, somaram 2%. O total de brancos e nulos somou 27% e o de indecisos 7%.


PESQUISA DATAFOLHA EVOLUÇÃO: Bolsonaro cresce 3% e aumenta vantagem pra Haddad que cresceu 1%.

O Data-Folha também realizou uma comparação dos números de hoje em relação à pesquisa anterior do instituto, que foi divulgada na terça-feira (2). Nessa evolução o candidato Jair Bolsonaro mostrou um crescimento de 3%, saindo de 32% para 35%, um crescimento fora da margem de erro.
Confira os números
Bolsonaro passou de 32% para 35%;
Haddad foi de 21% para 22%;
Ciro se manteve com 11%;
Alckmin foi de 9% para 8%;
Marina se manteve com 4%;
Os indecisos se mantiveram em 5%
Os brancos ou nulos foram de 8% para 6%.
Sobre a pesquisa
A pesquisa DataFolha foi contratada pela TV Globo e pela Folha de S. Paulo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02581/2018. A coleta dos dados aconteceu entre os dias 3 e 4 de outubro com 10.930 eleitores de todas as regiões do país. Ela foi calculada com margem de erro de 2% para mais ou para menos e com 95% de confiança dela retratar o atual cenário.




Justiça Eleitoral orienta eleitores sobre vestuário no próximo domingo 07 dia da eleição.

Nesta quinta-feira (04), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Desembargador Glauber Rêgo, o Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Cornélio Alves, e a Procuradora Regional Eleitoral, Cibele Benevides, emitiram um ofício-circular conjunto nº 01/2018 aos juízes e promotores eleitorais, esclarecendo que é permitida, no dia do pleito, a manifestação do eleitor pelo candidato de sua preferência por meio do vestuário, inclusive uso de camisas, desde que a conduta seja espontânea, individual e silenciosa. 
A orientação da Justiça Eleitoral quanto à vestimenta que é permitida no momento da votação visa sanar as dúvidas dos eleitores sobre essa temática, ressaltando que a medida tem em vista o direito fundamental à livre manifestação de pensamento, de acordo com o artigo 5º, inciso II e IV, da Constituição Federal Brasileira. 
No entanto, é importante ressaltar que a permissão se refere apenas à circulação individual, de modo que está proibida a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, de modo a caracterizar manifestação coletiva e, portanto, crime eleitoral. 
O ofício-circular ainda destaca que cabe aos juízes e promotores eleitorais fiscalizarem e coibirem práticas ilegais consubstanciadas na confecção, utilização e distribuição, por comitê, candidato ou pessoa por ele autorizada, de brindes, camisas, cestas básicas ou quaisquer outros bens que possam proporcionar vantagem ao eleitor. 



Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...