92% dos municípios do RN afirmam que
adotaram aulas remotas durante pandemia.
92% dos municípios
do Rio Grande do Norte afirmam ter adotado atividades remotas durante a
pandemia, diz pesquisa da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio
Grande do Norte (Undime/RN). A pesquisa online foi realizada no período de 06 a
15 de julho, destinada aos dirigentes municipais de Educação, gestores (as)
escolares, professores (as), servidores da educação e estudantes da rede
municipal dos 167 municípios potiguares.
O objetivo da
pesquisa buscou sistematizar em dados a realidade da comunidade escolar para a
elaboração de um diagnóstico mais fidedigno possível sobre a Rede Municipal de
Ensino no Rio Grande do Norte neste período de pandemia, bem como subsidiar as
equipes para elaboração de plano das retomadas das aulas presenciais.
Para tal
finalidade, a pesquisa contou com a colaboração da Secretaria de Estado da
Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) na fase de elaboração dos
questionários, que corresponde ao período de suspensão das atividades
presenciais e aulas remotas, e do apoio técnico dos/as professores/as e
estudantes do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio
Grande do Norte (UFRN) para realização da análise e tabulação dos dados. Neste
relatório, apresentamos os dados dos questionários aplicados durante o período
da pesquisa, a fim de compreender como os municípios potiguares vêm se
organizando na tarefa de educar em tempos tão difíceis.
Ao todo, a pesquisa
contou com a participação de 70.475 integrantes da comunidade escolar, sendo
ela subdividida em 5 pesquisas: 1) Gestores das Secretarias Municipais de
Educação (total de respondentes = 167); 2) Gestores Escolares (total de
respondentes = 1.124); 3) Professores (total de respondentes = 10.028); 4)
Servidores da Educação (total de respondentes = 5.259) e 5) Alunos das Escolas
Municipais (total de respondentes = 53.879).
Para Alexandre
Soares, Presidente da Undime/RN, a pesquisa é um instrumento diagnóstico
importante para Educação Básica Potiguar, pois apresenta de que forma os
municípios têm se organizado para enfrentar a crise do coranavírus na educação.
Para o professor Alexandre, “as aulas remotas são uma realidade. Os resultados
da pesquisa apontam que a rede municipal, apesar de todas as dificuldades, têm
buscado diferentes estratégias para garantir o direito e acesso à educação”.
O presidente da
Undime/RN considera ainda que a comunidade escolar precisa se planejar para o
retorno das aulas de forma gradual, o que não significa um retorno imediato,
mas sim, o planejamento dos gestores, escolas e da família de como serão as
rotinas em um possível retorno. “Todos ficam muito assustados quando falamos em
planejamento de retorno. É importante destacar que o planejamento é parte de um
processo para que dotemos de nossos espaços de medidas preventivas. Além disso,
os dados da pesquisa já mostram percentuais consideráveis de profissionais e
estudantes dentro do grupo de risco, o que requer ainda mais atenção de todos”,
afirma.