terça-feira, 4 de agosto de 2020

92% dos municípios do RN afirmam que adotaram aulas remotas durante pandemia.

92% dos municípios do Rio Grande do Norte afirmam ter adotado atividades remotas durante a pandemia, diz pesquisa da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime/RN). A pesquisa online foi realizada no período de 06 a 15 de julho, destinada aos dirigentes municipais de Educação, gestores (as) escolares, professores (as), servidores da educação e estudantes da rede municipal dos 167 municípios potiguares.

O objetivo da pesquisa buscou sistematizar em dados a realidade da comunidade escolar para a elaboração de um diagnóstico mais fidedigno possível sobre a Rede Municipal de Ensino no Rio Grande do Norte neste período de pandemia, bem como subsidiar as equipes para elaboração de plano das retomadas das aulas presenciais.

Para tal finalidade, a pesquisa contou com a colaboração da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) na fase de elaboração dos questionários, que corresponde ao período de suspensão das atividades presenciais e aulas remotas, e do apoio técnico dos/as professores/as e estudantes do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para realização da análise e tabulação dos dados. Neste relatório, apresentamos os dados dos questionários aplicados durante o período da pesquisa, a fim de compreender como os municípios potiguares vêm se organizando na tarefa de educar em tempos tão difíceis.

Ao todo, a pesquisa contou com a participação de 70.475 integrantes da comunidade escolar, sendo ela subdividida em 5 pesquisas: 1) Gestores das Secretarias Municipais de Educação (total de respondentes = 167); 2) Gestores Escolares (total de respondentes = 1.124); 3) Professores (total de respondentes = 10.028); 4) Servidores da Educação (total de respondentes = 5.259) e 5) Alunos das Escolas Municipais (total de respondentes = 53.879).

Para Alexandre Soares, Presidente da Undime/RN, a pesquisa é um instrumento diagnóstico importante para Educação Básica Potiguar, pois apresenta de que forma os municípios têm se organizado para enfrentar a crise do coranavírus na educação. Para o professor Alexandre, “as aulas remotas são uma realidade. Os resultados da pesquisa apontam que a rede municipal, apesar de todas as dificuldades, têm buscado diferentes estratégias para garantir o direito e acesso à educação”.

O presidente da Undime/RN considera ainda que a comunidade escolar precisa se planejar para o retorno das aulas de forma gradual, o que não significa um retorno imediato, mas sim, o planejamento dos gestores, escolas e da família de como serão as rotinas em um possível retorno. “Todos ficam muito assustados quando falamos em planejamento de retorno. É importante destacar que o planejamento é parte de um processo para que dotemos de nossos espaços de medidas preventivas. Além disso, os dados da pesquisa já mostram percentuais consideráveis de profissionais e estudantes dentro do grupo de risco, o que requer ainda mais atenção de todos”, afirma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prejuízo das enchentes no Rio Grande do Sul já passa de R$ 8 bilhões. As enchentes no Rio Grande do Sul ocasionaram até o momento cerca de R...