terça-feira, 19 de junho de 2018

Parceria: Correios e ITEP firmam parceria para emissão de carteiras de identidade.

Os Correios e o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte – ITEP/RN assinaram nessa segunda-feira (18) termo de cooperação para o desenvolvimento do Projeto Piloto para a emissão de carteira de identidade nas agências do Estado.
A parceria possibilitará ampla oferta de atendimento aos cidadãos, tornando as agências dos Correios um importante canal de referência, promovendo facilidade de acesso e economia de tempo.
“Nenhuma outra empresa tem a nossa capilaridade. Estamos presentes em todos os 5.570 municípios do país. Usar as agências dos Correios como balcão de atendimento, tanto dos governos estaduais quanto do federal, democratizará o acesso da população a serviços públicos básicos, como, por exemplo, emissão de documentos”, destacou o presidente dos Correios, Carlos Roberto Fortner, na cerimônia que marcou a assinatura do acordo.
De acordo com o diretor geral do ITEP, Marcos Brandão, o órgão conta atualmente com cerca de 20 postos no RN para o atendimento à população. “A parceria com os Correios irá permitir aumentar os canais de atendimento, diminuindo, assim, as filas para a obtenção do documento tanto em primeira quanto em segunda via”, ressaltou.
“Há uma demanda reprimida para emissão de carteiras de identidade no Estado e nós resolveremos esse problema com o apoio dos Correios”, afirmou o governador do RN, Robinson Faria, durante a solenidade.

RODADA DO DIA: Senegal bate Polônia e fatura primeira vitória da África na Copa do Mundo.

Nesta terça feira pelo grupo H, Senegal conquistou a primeira vitória entre as seleções do continente na Copa do Mundo da Rússia. Em jogo disputado contra a Polônia, no Spartak Stadium, na capital do país, o time do craque Sadio Mané venceu o rival por 2 a 1 e deu importante passo rumo à classificação para as oitavas de final no Grupo H do Mundial.
As duas equipes voltam a campo no domingo. Às 12h, Senegal joga contra o Japão (que também venceu na estreia) e às 15h, a Polônia encara a Colômbia. Os horários são os de Brasília.
Colômbia fica com um a menos no início e perde por 2 a 1 para o Japão na estreia.
Com um a menos por praticamente toda a partida, a Colômbia não teve forças para aguentar a pressão e perdeu por 2 a 1 para a seleção japonesa nesta terça-feira, na Arena Mordovia, em Saransk, pela primeira rodada do Grupo H.
A derrota do time sul-americano começou a ser desenhada logo aos 2 minutos e 54 segundos de partida, quando o volante Carlos Sánchez colocou a mão na bola dentro da área e foi expulso. Foi o primeiro cartão vermelho na Copa da Rússia e a segunda expulsão mais rápida na história dos Mundiais.
A seleção colombiana volta a campo no próximo domingo, às 15h (de Brasília) para enfrentar a Polônia em Kazan. O Japão, no mesmo dia, às 12h, jogará contra Senegal em Ecaterimburgo.

Insegurança: Criminosos assaltam escritório da CAERN em Macaíba, na Grande Natal.

Dois criminosos assaltaram na manhã desta terça-feira (19) o escritório regional da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) em Macaíba, na Grande Natal. De acordo com a Polícia Militar, a dupla conseguiu fugir com vários celulares dos funcionários.

O assalto aconteceu por volta das 7h30 no escritório localizado no bairro Alfredo Mesquita. Os dois criminosos chegaram em um carro, um deles entrou no estabelecimento e, armado, rendeu os funcionários no salão de atendimento.

Ainda segundo a PM, nenhum cliente da Caern estava no escritório durante o crime. Até o momento ninguém foi preso. A diretoria da Caern informou que vai se reunir com a Secretaria de Segurança para avaliar que medidas podem ser tomadas para melhorar a segurança nos postos da Caern.


FUTSAL:Campeonato de emancipação prossegue nesta terça 19, com a penúltima rodada.

Na noite desta terça feira dia 19, o campeonato de emancipação de futsal prossegue com dois jogos valendo pela penúltima rodada classificatória.
1° jogo: São Caetano x Tudo Bletes
2° jogo: Flamengo x São Romão
Após quatro rodadas, confira os números do campeonato.
Foram marcados 48 gols até o momento, uma média de 6 gols por jogos.
Foram distribuídos dois cartões vermelhos (duas expulsões)
O ataque mais positivo do campeonato é do time do Alto Santo com 10 gols marcados
A defesa mais vazada do campeonato é do flamengo com 09 gols sofridos.
Principais artilheiros: Beto e Sandro do Alto Santo, Nuna dos Vaqueiros ambos com 03 gols marcado cada.


Confira a classificação atual após a realização da quarta rodada.
Chave A: Vaqueiros 06, São Caetano 03, Tudo bletes 03 e último colocado Playboyzinhos com zero ponto.


Chave B: Alto Santo 06, São Romão 03,Barcelona 03 e último colocado Flamengo com zero ponto.



Comunidade católica PEDROZENSE realiza com sucesso MARANATHA no fim de semana.

O retiro Maranathá, organizado pela Renovação Carismática Católica – Grupo de Oração Força e Vitória da Igreja de São Joaquim, reuniu aproximadamente 200 participantes neste fim de semana. 

O evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo Raimundo Roberto Carvalho Trindade, em Fernando Pedroza. O encontro foi voltado para participantes de grupos de oração jovem de toda região.

A edição deste ano teve como tema: Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor - Salmos 143,15 e deu-se início na tarde do sábado, 16, com apresentações, animação e oração. Durante os dois dias do evento, os jovens participaram de pregações com o padre Gilmar Victor; Tainá Azevedo; Rejane Rodrigues; Irmã Lurdinha; Pedro e Raimunda.


Padre Gilmar, que esteve durante quatro anos na cidade, não escondeu a alegria de estar conduzindo uma das pregações e o reencontro com os irmãos católicos de Angicos e Fernando Pedroza. 

De acordo com o jovem enfermeiro, João Henrique Gonçalves, um dos organizadores, ele se mostrou feliz com os dois dias de retiro. “Superou nossas expectativas. É legal ver tantos jovens reunidos buscando a Deus, e aqui foi exatamente assim”, destacou.


No domingo (17), pela manhã foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo administrador paroquial, padre Antônio Gomes. Os retirantes acompanharam as pregações de Tainá Azevedo, Raimunda e Rejane Rodrigues, fundadora da comunidade católica Maria Mater. O Maranathá encerrou na noite deste domingo, com DJ. Jocca, realizando a festa das cores em praça pública.

'Estamos à beira de um colapso no abastecimento de gás de cozinha no RN', diz Singás.

O Rio Grande do Norte pode sofrer um colapso no abastecimento de gás de cozinha, de acordo com o presidente do sindicato das empresas revendedoras do setor, Francisco Correia. Segundo ele, atualmente todos os 167 municípios potiguares convivem com a falta do gás. “Estamos à beira de um colapso”, reforça.
Correia afirma que a quantidade que atualmente chega ao estado potiguar só consegue abastecer à metade da demanda. “Para se ter uma ideia, antes nós mandávamos mil botijões para a cidade de Canguaretama por semana. Agora nós mandamos 100”, revela o presidente do Singás.
Francisco Correia diz que a Petrobras produz hoje na Refinaria Clara Camarão, em Guamaré, 50% do gás de cozinha demandado pelo Rio Grande do Norte. Os outros 50% são divididos entre o Ceará e Pernambuco. “Mas os navios que levam o gás a Fortaleza estão atrasando, e eles pararam de nos mandar. Em Pernambuco, o Ministério Público entrou com uma ação com relação ao desabastecimento deles, e o estado pernambucano também não está mais enviando o gás para o RN”, explica.
Através de nota, a Petrobras alegou que as vendas de gás de cozinha estão acima do volume contratado com as distribuidoras para o mês de junho. “Além disso, frisamos que os estoques da Petrobras desse produto no país se encontram em níveis confortáveis”, diz a nota.
A empresa afirmou também que a sua produção do gás no estado é “historicamente inferior” às vendas das distribuidoras no RN, conforme consumo aparente publicado pela Agência Nacional de Petróleo. Assim, a Petrobras confirmou que, regularmente, parte do gás de cozinha vendido para a população potiguar é oriundo de instalações da Petrobras fora do Rio Grande do Norte.

Vereador Petista Fernando Lucena prevê Robinson no segundo turno contra Fátima Bezerra.

Se houver segundo turno na disputa pelo Governo do Estado neste ano, quem vai é a senadora Fátima Bezerra (PT) e o governador Robinson Faria (PSD). A previsão é do vereador de Natal, Fernando Lucena, do PT. Segundo ele, que fez oposição a gestão Carlos Eduardo Alves (PDT) na capital potiguar, o ex-prefeito não “está nem na disputa”, pela baixa popularidade no interior do Estado.
“Ainda acho que é o governador Robinson. Tendo segundo turno, é Robinson. Se Carlos Eduardo for no interior e correr nu, vão dizer ‘olha o homem nu’, e ninguém vai saber nem quem é ele. Ele tinha que ter saído com 100 mil votos a mais do que Fátima, es está empatado, Robinson colado nele. Acho que Carlos Eduardo não está nem na disputa”, avaliou Fernando Lucena, em entrevista ao Jornal das Seis, da 96fm, na última semana.
Lucena, porém, deixou claro que o partido dele trabalha para que a senadora Fátima Bezerra vença ainda no primeiro turno e, uma das estratégias utilizadas agora, é atrair o empresariado potiguar, mostrando que o PT não é esquerda radical. “A visão que o PT tem é que o empresariado tem que ganhar dinheiro. Nós não podemos fechar as empresas. O PT vai turbinar as empresas”, acrescentou.


SAÚDE: Obesidade atinge quase 20% da população brasileira, mostra pesquisa.

A obesidade já é uma realidade para 18,9% dos brasileiros. Já o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%). Os dados são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) e foram divulgados hoje (18) pelo Ministério da Saúde.

Entre os jovens, a obesidade aumentou 110% entre 2007 e 2017. Esse índice foi quase o dobro da média nas demais faixas etárias (60%).

No mesmo período, o sobrepeso cresceu 56%.

Apesar desses índices, o levantamento registrou um aumento da prática de atividades físicas no tempo livre de 24,1% no período de 2009 a 2017 e uma queda de 52,8% no consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas entre 2007 e 2017. A perda da preferência por esses tipos de bebidas ocorreu sobretudo entre adultos com idades entre 25 e 34 anos e entre pessoas com mais de 65 anos.

A inclusão de frutas e hortaliças no cardápio habitual também teve um acréscimo nos últimos anos, crescendo 5% entre 2008 e 2017.

A Vigitel é realizada com maiores de 18 anos em 26 capitais e nos Distrito Federal. Foram entrevistadas 53 mil pessoas entre fevereiro e dezembro de 2017.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...