terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Eleitores do RN têm até a próxima quinta (14) para justificar ausência no pleito de 2020 sem pagar multa.

Eleitores do Rio Grande do Norte que não compareceram às urnas nas Eleições Municipais de 2020 têm até a próxima quinta-feira (14-01) para justificar a ausência no último pleito.

Caso a justificativa seja deferida pelo juiz eleitoral, o eleitor estará em dia com a cidadania. Se o prazo decorrer sem justificativa, o eleitor ficará em débito com a Justiça Eleitoral e deverá pagar multa.

Para requerer a justificativa de ausência, o eleitor pode acessar o Sistema Justifica, pela internet, ou realizar o procedimento pelo celular, no aplicativo e-Título.

Pelos dois caminhos, será preciso preencher um formulário com dados pessoais e anexar documentos que justifiquem a ausência nas eleições. Em seguida, a requisição será analisada pelo juiz eleitoral da zona correspondente.

G1-RN

Polícia Militar recupera em Angicos veículo roubado na cidade de Touros (RN).

Por volta das 19:30 horas desta segunda-feira, dia 11 de janeiro a guarnição policial de serviço da Companhia de Policia Militar em Angicos, conseguiu recuperar um veículo que tinha sido roubado dia 07 de dezembro do ano passado na cidade de Touros/RN.

Após levantamento de informações, a viatura se deslocou ao endereço onde possivelmente estava o mencionado veículo, uma vez que o mesmo já se encontrava sendo divulgado para negociação em site de compra e venda.

Tratava-se de uma Saveiro G5 de cor preta placa OJZ 0350.

o chegar ao local foi constatado que o chassi tinha sido adulterado, sendo o acusado e a vítima do roubo conduzidos a delegacia de plantão em Mossoró para os procedimentos cabíveis.

Na delegacia de plantão, ficou ainda constatado que a numeração do motor da Saveiro também tinha sido adulterado, sendo o acusado autuado por receptação.

A Polícia Militar reitera que está a disposição da sociedade para prestar todo apoio necessário para casos deste tipo ou diversos, bastando apenas a comunicação para a devida intervenção.

Portal CNRN

Homem é assassinado em frente a supermercado em Nova Parnamirim.

Um homem de 38 anos foi morto com cerca de quatro tiros na madrugada desta terça-feira (12) próximo à esquina na rua Clóvis Lira com a avenida Maria Lacerda, em Nova Parnamirim, no município de Parnamirim, na Grande Natal.

O crime aconteceu ao lado de um posto de combustíveis e em frente ao supermercado Extra, que fica do outro lado da avenida, por volta das 4h. A vítima foi identificada como Alim Barbosa Gomes, de 38 anos.

Segundo a polícia, não houve testemunhas e ninguém informou suspeitos para o caso. Alen foi atingido com tiros na altura do peito.

A família do homem, que mora na região, afirmou que ele era usuário de drogas há muitos anos e que já tinha tentado de todas as formas afastá-lo do vício.

A Polícia Militar informou que a possível motivação para o crime seria prestação de contas, por dívidas com traficantes.

A Polícia Civil foi até o local para iniciar a investigação e o corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). 

G1-RN

Governo divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021.

O Ministério da Cidadania divulgou nesta segunda-feira (11/01) o calendário anual de pagamentos dos benefícios do Programa Bolsa Família para 2021. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União. Em janeiro, o pagamento será feito entre os dias 18 e 29.

Programa com 14 milhões de famílias inscritas, o Bolsa Família paga os beneficiários conforme o dígito final do Número de Identificação Social. Os depósitos ocorrem sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês. 

As datas já haviam sido divulgadas pela Caixa Econômica Federal, responsável por operar o Bolsa Família. Confira o calendário.


Fonte: Agencia Brasil


Prefeitura de Fernando Pedroza restabelece Estado de Calamidade Pública por conta da COVID-19.

A prefeitura municipal de Fernando Pedroza, cidade da região Central do RN, reeditou a decretação de Estado de Calamidade Pública em decorrência da pandemia da COVID-19.

Este foi o objetivo do Decreto nº 082/2021, chancelado pela prefeita Sandra Jaqueline Jota Ribeiro. A medida tem divulgação integral nesta segunda-feira (11) através do Diário Oficial dos Municípios, produzido pela Federação dos Municípios do RN (Femurn).

Fica decretado Estado de Calamidade Pública no município em razão da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do surto epidêmico de COVID-19. 

Dentre outros pontos, fica determinada a proibição de circulação de pessoas, bem como, a entrada delas em qualquer estabelecimento sem uso de máscaras de proteção.

Fica determinado que as academias sejam responsáveis por realizar limpeza e higienização intermitente das máquinas e dos ambientes após o uso, e aferir a temperatura dos alunos na entrada.

Fica determinada também a proibição de frequência de pessoas pertencentes aos grupos de risco maiores de 60 anos e menores de 10 anos, bem como, pessoas com sintomas gripais.

Fica liberada a venda de bebidas alcoólicas, porém, o consumo poderá ser realizado nos estabelecimentos de bares e restaurantes, desde que respeitados o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as mesas e frequentadores de mesas distintas, evitando aglomeração e contato próximos não superior a quatro pessoas por mesas obedecendo inclusive o uso de máscaras.

Tais estabelecimentos só poderão funcionar até 23h59. Fica liberado o uso do ginásio poliesportivo Raimundo Roberto Carvalho Trindade para as atividades esportivas.

 


Com lesão confirmada, Gabriel Veron fica de fora do confronto contra o River nesta terça (12).

Na véspera do duelo com o River Plate, pela semifinal da Libertadores, o Palmeiras confirmou uma lesão na coxa esquerda do atacante potiguar Gabriel Veron. O tempo de recuperação não foi informado.

O jovem atacante não poderá estar à disposição do técnico Abel Ferreira para enfrentar os argentinos no Allianz Parque. A tendência é que Luiz Adriano, Rony e Scarpa sejam titulares na linha de frente.

Por outro lado, o Verdão deve ter Raphael Veiga à disposição. O meio-campista havia apresentado fadiga após o duelo com o Sport, mais participou normalmente das atividades desta segunda-feira,11.

O embate entre Palmeiras e River Plate pelas semifinais da copa libertadores ocorre na terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque. No jogo de ida, os brasileiros venceram por 3 a 0.

GAZETA ESPORTIVA

Pedra Preta (RN): Prefeito mais jovem do RN é flagrado comprado votos.

Eleito numa disputa apertadíssima em Pedra Preta/RN com maioria de apenas 60 votos, Paulo Henrique (PP) se tornou, aos 21 anos, o prefeito mais jovem do Rio Grande do Norte.

No entanto, ele já tem pela frente uma gravíssima acusação de corrupção eleitoral formulada pelo oponente Jadson Mendes (PSDB).

A ação que tramita na Justiça Eleitoral tem provas concretas de que o prefeito agiu pessoalmente para comprar o voto do cidadão Romário Augusto Silva de Melo. O áudio tem duração de 15 minutos e já circula na internet.

O contato se deu no dia 30 de outubro por meio do coordenador da campanha de Paulo Henrique, Gustavo Ramon Bandeira Teixeira. Na conversa, o cidadão diz não  votar por menos de R$ 1.500 quando Paulo Henrique intervém sinalizando com a mão propondo R$ 1 mil segundo consta na denúncia.

Além da compra de voto, a denúncia também aponta abuso de poder econômico:

 No caso concreto, afora a prática da captação ilícita de sufrágio, também se vislumbra a prática do abuso de poder econômico por parte dos investigados, na medida em que dispenderam valores não contabilizados em plena campanha eleitoral, com o claro indício de criar vantagem desproporcional e ilícita em detrimento das demais candidaturas à Prefeitura, gerando notório desequilíbrio ao pleito eleitoral.

Fonte: Blog do Barreto

  

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...