segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Visando a redução do risco de contágio e disseminação pela Covid-19, Sesap emite recomendações para eventos de final de ano no RN.

Com a proximidade das festas de fim de ano e o veraneio no litoral potiguar a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou uma nota técnica com recomendações gerais para a população, organizadores de eventos e municípios, no sentido de manter os protocolos e recomendações sanitárias para enfrentamento à Covid-19.

Com os momentos de confraternização e mobilização de grande parte da população para compras, além do aumento de fluxo intermunicipal e interestadual – com potencial concentração de pessoas – a Sesap pede que os cuidados sejam redobrados, já que nas últimas semanas há regiões do estado com aumento sustentado de incidência de casos de Covid-19 e demais regiões com tendência de aumento.

Além dos cuidados já conhecidos da população como uso de máscaras (com troca a cada 3 horas ou quando estiver úmida), distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas e higienização frequente das mãos, a Sesap recomenda ainda:

– Nas compras de Natal e fim de ano, dar preferência ao comércio virtual com entregas por delivery, contribuindo para evitar aglomerações e maior fluxo de pessoas nas ruas e centros comerciais;

– Em eventos presenciais, preferir ambientes abertos com renovação de ar e evitar participar de brincadeiras que exijam o contato direto com as pessoas como beijos, abraços e apertos de mãos;

– Pessoas com sinais ou sintomas de síndromes gripais (coriza, tosse seca, dor de garganta), mialgia, diarreia, cefaleia, perda parcial ou total de olfato ou paladar, entre outros, evitem comparecer em espaços públicos, até que sejam sanados os sintomas e tenha melhora da sua condição de saúde, devendo procurar atendimento médico para receber as corretas orientações;

– Evitar viagens para locais com tendência a grandes aglomerados de pessoas no período de Natal e Ano Novo, como no caso do litoral.

Para a realização de eventos devem ser seguidas as orientações da Portaria conjunta nº 026/2020-GAC/SESAP/SEDEC/SETUR, de 21 de setembro de 2020, e Recomendação nº 18/2020 do Comitê de Especialistas da Sesap que estabelecem os Protocolos Específicos para a retomada das atividades relacionadas ao setor de eventos corporativos, técnicos, científicos e convenções no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte.

Em eventos que envolvam a “chegada do Papai Noel” ou permanência desse personagem em lojas, praças, parques, brinquedotecas, shoppings centers etc., fica proibido o contato direto ou muito próximo, sendo permitido a “foto com o Papai Noel” somente com barreira física de material resistente, como vidro, acetato ou acrílico para separação entre o personagem e as pessoas e/ou distanciamento de 1,5 metros. É necessário realizar a higienização da barreira física com álcool a 70% a cada foto ou sempre que necessário. A nota técnica da Sesap recomenda a criação de sistemas de contato virtual entre as crianças e o Papai Noel, por exemplo, por videoconferências, jogos interativos, telões com exposição de vídeos online ou gravados.

Para os 167 municípios do RN, a Sesap recomenda, entre outros pontos, a alimentação correta dos sistemas de informações recomendados pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado; facilitação do acesso da população aos testes diagnósticos disponíveis, e intensificação a busca ativa de novos casos com visitas domiciliares.

 

Músico vitima de acidente na BR-304 foi sepultado em Jucurutu-RN, nesta segunda 23.

Foi sepultado na manhã desta segunda-feira (23), no cemitério público de Jucurutu, o corpo do músico Joalyson Jams Pereira Nery, de 21 anos, que morreu em um acidente na BR-304.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o músico pilotava uma moto Honda/CBX 500, quando perdeu o controle, desceu a pista e caiu da motocicleta. Com o impacto da queda, o capacete se partiu e ele morreu no local.

Joalyson tocava bateria em uma banda e retornava de um show que tinha participado em Angicos, durante a noite. Segundo informações da PRF, o acidente aconteceu por volta das 5h30 de domingo (22), quando ele retornava pra sua casa, na cidade de Jucurutu, que fica distante cerca de 90 km de Angicos.

O corpo do músico foi levado para o Itep de Mossoró e liberado ainda no domingo. O sepultamento aconteceu na manhã desta segunda (23).

G1-RN

REGISTRO: ESTIVE NO FIM DE SEMANA COM OS AMIGOS DO 15.

Há convite dos amigos do 15, nesse fim de semana esse redator esteve saboreando um bom churrasco numa resenha sobre politica.

Registro a presença dos vereadores eleitos, Magnos Paulo e Rivaldo Silva, advogados Orecic Eduardo e Jota Neto, empresários Lenilson e Nilton Santos, amigos Nal Viana, Raimundo, velho Nindé e Henrique. foi uma resenha!!

Grato pelo convite, amizade e a consideração de todos!!.

Lajes: Deputado federal mais votado do RN em 2018 encarou insucesso eleitoral em sua cidade.

Deputado federal do RN mais votado na eleição estadual de 2018, Benes Leocádio, eleito pelo PSC e hoje no partido Republicanos, que somou naquela ocasião 125.841 votos, o correspondente a 7,82% dos votos válidos, sofreu uma derrota política em sua principal base eleitoral, a cidade de Lajes, onde foi prefeito por vários mandatos, na eleição municipal transcorrida domingo último (15).

Seu aliado e correligionário, o prefeito e candidato à reeleição, José Marques, Marcão (Republicanos), foi derrotado nas urnas pelo prefeito eleito Felipe Menezes (PP).

Marcão totalizou 3.144 votos (46,35%) enquanto Felipe Menezes obteve 3.475 (21,23%).

O terceiro candidato na disputa sucessória da cidade de Lajes, João Maria Pereira, Joca de Ozir (Solidariedade), teve somente 164 votos (2,42% dos votos válidos).

Lembrar que na região central do RN, na majoritária, Benes só foi vitorioso nas cidades de Santana do Matos e Caiçara do Rio dos Ventos.

  

América-RN se recupera, vence Floresta e se classifica em primeiro lugar.

O América-RN se recuperou após o tropeço diante do Salgueiro e bateu o Floresta por 2 a 1 na tarde deste domingo, na Arena das Dunas, em Natal.  Dico e Wallace Pernambucano marcaram os gols da vitória rubra, enquanto Deysinho descontou para a equipe cearense.

Os dois times estão classificados para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro, faltando apenas definir as posições.

Com o resultado conquistado em casa e a derrota do Salgueiro na rodada, o Alvirrubro não perde mais a primeira colocação do Grupo 4 e terá a vantagem no mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro.

Outro representante potiguar, o ABC no sábado venceu o time do Jaciobá em Arapiraca-AL pelo placar de 6x0. destaque para o atacante Wallinson que marcou quatro vezes.

Em alta:Mulheres representam 12,2% dos prefeitos eleitos no País.Sandra Jaqueline é destaque entre elas.

As mulheres representam 12,2% dos prefeitos eleitos em primeiro turno nas eleições municipais de domingo 15. Entre elas está Sandra Jaqueline, (MDB) eleita prefeita de Fernando Pedroza-RN, com mais de 51% de votos. Obtendo 1.404 votos no total . 

Apesar de as mulheres representarem 52,5% do eleitorado, as candidaturas femininas neste ano, para prefeita, vice-prefeita ou vereadora ficaram, mais uma vez, próximas ao limite estabelecido pelas cotas.

De acordo com os dados do TSE, do total de 556.033 pedidos de registro de candidatura, 186.144 foram de mulheres, o que corresponde a um percentual 33,48%. Em 2016, as candidaturas femininas foram 31,9% do total.

 


Música de Luto:Morre o cantor e compositor Louro Santos vitima de covid-19.

Uma notícia pegou todos de surpresa na madrugada desta segunda-feira (23), o cantor e compositor Louro Santos, conhecido pela banda Forró da Malagueta e também por ter feito sucesso cantando músicas românticas ao lado do seu filho, Victor Santos, faleceu em decorrência do Covid-19.

De acordo com informações, ele já vinha lutando contra o vírus há cerca de um mês, mas acabou não resistindo.

Aulas presenciais da rede estadual de ensino retornam dia 1º de fevereiro de 2021.

As aulas presenciais da rede estadual de ensino retornarão no dia 1º de fevereiro de 2021.

O Governo do Estado, Ministério Público (MPRN) e a Defensoria Pública do Estado (DPE/RN) firmarão um termo de acordo para tratar do assunto.

O documento que será assinado nesta segunda-feira (23), visa ajustar as medidas necessárias na rede estadual dentro dos próximos meses.

Presidente da CNM, Aroldi se reúne com os novos prefeitos a partir desta segunda (23).

Passadas as comemorações da vitória nas eleições municipais, os gestores eleitos e reeleitos começam a pensar no planejamento do mandato para melhor atender às demandas de seus cidadãos.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), principal entidade municipalista do país, será uma importante parceira no cumprimento dos desafios da gestão local.

Para dar inicio à atuação conjunta dessa caminhada, o presidente da entidade, Glademir Aroldi, convida os novos representantes do executivo municipal a participarem do 1º Encontro de Prefeitos Eleitos entre os dias 23 e 30 de novembro. Veja o convite abaixo:


 

Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...