quinta-feira, 2 de maio de 2019

Rio Grande do Norte inicia ciclo de vacinação de animais para combater febre aftosa.

Começou nesta quarta-feira, 1º, o ciclo de vacinação dos animais bovinos e bubalinos contra os avanços da febre aftosa no Rio Grande do Norte. O início da vacinação atende ao calendário divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no começo deste ano.
Até o final de 2018, o RN contabilizava um rebanho bovino de 891.848 animais. Anualmente, grande parte desta comunidade sempre é vacinada, tanto é que, desde 2014, o Estado é considerado livre da doença pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Segundo Toscando, a vacinação está ainda mais acessível para os criadores atualmente, vez que a dose, que antes era de 5ml, passou para 2ml. “É importante lembrar de levar as notas fiscais das vacinas quando da aplicação. Os fiscalizadores precisam autenticar o produto”, alertou.
Sobre a aftosa
A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.







Inspeção aérea da Defesa Civil permite nova avaliação dos açudes na região central do RN.

A Defesa Civil Estadual esteve em Fernando Pedroza realizando essa semana uma inspeção aérea para ter uma nova perspectiva de avaliação que possibilite tomada de providências mais amplas para o monitoramento e contingenciamento dos reservatórios de água da região Central do estado. O açude São Miguel 1, na localidade, rompeu-se no último dia 21 de abril, após receber um volume de água de chuvas acima do esperado. O trabalho foi realizado com o auxílio da aeronave Fênix 03, cedida pelo Governo do Ceará.
Técnicos do Instituto de Águas do RN – IGARN, em parceria com as coordenadorias municipais de defesa civil das cidades de Ipanguaçu, Angicos e Fernando Pedroza observaram os pontos críticos, principalmente no que diz respeito à segurança dos municípios. Foi sobrevoada a região da Bacia do Rio Piranhas/Açu, cujos reservatórios – Sobradinho, Vavá 2 e São Miguel 2 – desaguam no açude Pataxó, o maior da localidade.

Além de capturar imagens aéreas para posterior análise da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semarh, os técnicos envolvidos trabalharam na abertura de um canal no açude Vavá 2 no sentido do açude vizinho, Sobradinho, onde há uma válvula-dique que dá vazão à água e onde há capacidade suficiente para recebimento do volume transferido. A ação do sobrevoo confirma a integração entre os poderes estaduais – CE e RN – e municipais.
GOVERNO CRIOU COMITÊ
O Governo do Estado instituiu um comitê permanente de acompanhamento e monitoramento de barragens envolvendo o Gabinete Civil, Semarh, IGARN, Departamento de Estradas de Rodagem – DER e Defesa Civil Estadual.

 


Blog FOCOCENTRAL registra passagem da cavalgada do trabalhador pelo centro de Fernando Pedroza.


Vereador Totonho da cidade de Bodó marca presença na cavalgada do trabalhador e recita uma entoada,confira.


Servidores públicos cobram do estado reajuste de 16,38% nos salários.

Os sindicatos que compõem o Fórum dos Servidores Públicos do Rio Grande do Norte querem que o Governo do Estado reajuste em 16,38% os salários de todo o funcionalismo dos órgãos da administração direta e indireta. O mesmo índice de aumento foi proposto pelo Executivo para a recomposição salarial dos procuradores do Estado. O projeto de lei aumentando os vencimentos dos procuradores foi enviado no dia 26 de abril à Assembleia Legislativa.
A próxima reunião entre os servidores públicos estaduais e o Governo do Estado acontece na próxima segunda-feira, 6, quando também vão cobrar a apresentação de um calendário de pagamento das folhas salariais em atraso e dos meses restantes de 2019.
Ainda de acordo com o Fórum dos Servidores Públicos do Rio Grande do Norte, a principal pauta do encontro será a revisão geral dos salários do funcionalismo público, que estão sem qualquer reajuste há dez anos. A entidade também exige que a governadora Fátima Bezerra participe do diálogo com os servidores.


Em homenagem ao dia do trabalhador Câmara Municipal de Fernando Pedroza  realiza sua 10ª cavalgada.

Nesta quarta feira feriado 01 de maio, aconteceu a 10° Cavalgada do Trabalhador em Fernando Pedroza, onde reuniu-se dezenas de Cavaleiros e amazonas de várias localidades da região Central do RN.
Realizado pela Câmara de Vereadores do município de Fernando Pedroza, sob a gestão do seu Presidente, vereador Francisco Kleiber, o evento é alusivo aos trabalhadores e tem se tornado tradicionalmente conhecida, e a cada ano ganha evidência.

A concentração ocorreu logo cedo na fazenda Pantanal, com café da manhã. Na ocasião fizeram uso da palavra o presidente da câmara municipal, Francisco Kleiber e o ex-vereador Miranda um dos fundadores da cavalgada do trabalhador.

Em seguida o desfile dos cavaleiros e amazonas se deu percorrendo as principais ruas e bairros de Fernando Pedroza com chegada no Ginásio de esportes.

O evento contou com a participação de várias autoridades pedrozense (Prefeita Sandra,Vice João, Secretários e Vereadores), além de algumas autoridades das localidades de Cerro-Corá, Bodó,Angicos e Pataxó.

Nem mesmo o sol forte, o calor e o atoleiro do paredão que puxava os cavaleiros desanimaram os participantes da 10ª Cavalgada do Trabalhador. 


Finalizando a cavalgada tivemos no ginásio de esportes, uma gostosa feijoada, sorteio de sacolões e muito forró pé-de-serra..

Vários vendedores ambulantes marcaram presença na cavalgada aquecendo a economia do município...




“Todos os anos a Cavalgada do Trabalhador tem superado expectativas, apesar das dificuldades este ano não foi diferente. Agradeço a todos que colaboraram para a realização deste evento”, agradeceu Francisco Kleiber (Tiva), Presidente do Legislativo Pedrozense.

Veja abaixo outros registros...




Rodada do Brasileiro tem vitória do São Paulo, empate do Timão e derrota do Flamengo.

A segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série A foi iniciada ontem, 1º, durante o feriado do Dia do Trabalhador. Ao todo, oito jogos movimentaram o certame nacional em oito estados diferentes (Alagoas, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e Ceará). Às 16h, foram três partidas, a começar por CSA-AL e Palmeiras, que empataram por 1 a 1 em Maceió. Matheus Sávio fez para o Azulão, enquanto Raphael Veiga empatou para o time paulista.
Em Porto Alegre, Internacional e Flamengo protagonizaram o jogo mais esperado da rodada. No fim, melhor para o Colorado, que venceu por 2 a 1. Guerrero e Sarrafiore marcaram para os donos da casa, enquanto que o uruguaio Arrascaeta fez para o Rubro-Negro. Na Arena de Itaquera, o Corinthians, atual campeão paulista, enfrentou a Chapecoense e venceu por 1 a 0. Carlos Augusto marcou o único gol do jogo.
Já de noite, às 19h15, duas partidas deram sequência a segunda rodada. Na Ressacada, em Florianópolis, Avaí e Grêmio empataram por 1 a 1. Michel (contra) marcou para o Avaí, enquanto Romulo foi o responsável pelo gol do Tricolor gaúcho. No Mineirão, em Belo Horizonte, o Cruzeiro fez o placar mínimo pra cima do Ceará: 1 a 0. Thiago Neves foi o autor do gol que garantiu os três pontos ao time celeste.
No encerramento do dia futebolístico pelo Brasil, três jogos deram sequência ao certame. No Castelão, o Fortaleza encarou o Athletico-PR e venceu por 2 a 1, com gols de Edinho e Wellington Paulista. Em São Januário, o Vasco recebeu o Atlético Mineiro e acabou derrotado também por 2 a 1. Já em Goiânia, o Goiás encarou a equipe do São Paulo e perdeu por 2 a 1. Pato e Toró marcaram para o Tricolor. Hoje, duas partidas encerram a segunda rodada: na Vila Belmiro, o Santos pega o Fluminense, e no Nilton Santos o Botafogo encara o Bahia.

Lava Jato: STF arquiva inquérito contra Rodrigo Maia e Renan Calheiros.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou um inquérito da Lava Jato que tinha como alvo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e também o senador Renan Calheiros (MDB-AL).
O inquérito havia sido aberto com base na delação premiada de ex-executivos da empresa Odebrecht, que relataram o pagamento de R$ 7 milhões em propina a diversos políticos na Câmara e no Senado para a aprovação, em 2013, de medidas provisórias em benefício da companhia e de suas subsidiárias.
Na parte que se refere a Maia e Calheiros, a Procuradoria-Geral da República (PGR) disse que as investigações não encontraram indícios suficientes para justificar o prosseguimento do caso, motivo pelo qual deveria ser arquivado.
Ante a solicitação de arquivamento feita pela PGR, Fachin destacou ser “obrigatório o deferimento do pedido, independentemente da análise das razões invocadas”, embora tenha ressalvado que o inquérito poderá ser reaberto “caso surjam novas evidências”


INSEGURANÇA: Policial civil é morto a tiros na BR-101 na Grande Natal.

Um agente investigativo da Polícia Civil potiguar foi morto a tiros na noite desta terça-feira (30 de abril) próximo ao viaduto de Emaús, na marginal da BR-101, em Parnamirim, na Grande Natal. 

André Severiano da Silva, de 45 anos, foi encontrado morto ao lado do carro dele, um Fox de cor branca, e estava com o distintivo no pescoço. Ainda não há pistas dos criminosos. Ele foi o sétimo agente de segurança pública morto no Rio Grande do Norte em 2019. Em 2018, foram 26 agentes mortos. 

 

André Severiano trabalhava na 2ª DP de Parnamirim. Ele levou vários tiros. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso. Não estão descartadas a possibilidade de execução nem de latrocínio (roubo seguido de morte). A arma do policial não foi encontrada. 



 

 


Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...