sexta-feira, 23 de março de 2018

Secretaria estadual de Educação Santa Rosa pede que professores desistam de greve no RN.

A Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) emitiu nota solicitando aos professores e profissionais da rede de ensino no Rio Grande do Norte que repensem a decisão de paralisar suas atividades.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN) deflagrou na última quinta-feira, 22, a paralisação após assembleia.
Os educadores não aceitaram as propostas oferecidas pelo Governo para solucionar o imbróglio envolvendo o reajuste salarial de 6,81% ao qual a categoria tem direito, e que não vem sendo aplicado.
Na nota, a SEEC explica suas propostas e afirma que o Governo do Estado não tem condições de ir mais além do que já foi oferecido. Ela pede que os profissionais da rede de ensino potiguar “reflitam” sobre os prejuízos que podem surgir em decorrência da greve.
Confira abaixo a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN lamenta a greve dos professores que atinge uma parte da rede estadual de ensino. A pasta comunica que as propostas para atender a demanda de atualização do Piso Salarial do magistério foram apresentadas, expressando o empenho do Governo de garantir a valorização dos professores e a normalidade do ano letivo.
Após estudos criteriosos, a Secretaria de Educação do RN enviou dois documentos ao Sindicato com a apresentação de cinco propostas, contemplando servidores ativos e inativos, sem distinção.  Todas as propostas apresentadas foram rejeitadas pela categoria, que tem seus salários pagos dentro do mês trabalhado e tem a garantia do reajuste salarial.
As propostas foram: Reajuste de 6,81% parcelado de julho a novembro para ativos e inativos; reajuste parcelado em junho (3%) e setembro (3,81%) para ativos e inativos; reajuste de 6,81% parcelado de abril a setembro para ativos e inativos; reajuste de 3% em junho para ativos e inativos. Em julho seria pago mais 3,81% para os servidores da ativa e essa mesma porcentagem seria paga para os inativos no mês de setembro; reajuste de 6,81% para ativos em abril e os inativos receberiam em 5 parcelas de 1% e a 6ª parcela de 1,81%, entre os meses de abril a setembro.
As propostas foram feitas dentro das condições que o Governo tem para suportar o pagamento, honrando todos os compromissos com os educadores.
Na última segunda (19), a convite da secretária Cláudia Santa Rosa, dirigentes do SINTE/RN estiveram na sede da SEEC para conhecer as quatro últimas propostas, sendo que a primeira foi rejeitada pelo sindicato na sexta-feira passada (16), e ouvir esclarecimentos sobre os recursos da educação estadual. O diálogo com a categoria sempre foi aberto, frequente e estreito. A SEEC destaca que, neste momento, o RN é um dos poucos estados que discute a atualização dos vencimentos dos educadores. Cada estado tem feito da maneira que as finanças permitem.
A SEEC convida a todos para refletir sobre os prejuízos que uma greve gera para os estudantes e apela para a categoria reavaliar o posicionamento.
Fernando Pedroza: Vem aí o 1° ECOPEDAL dia 17 de junho, com inscrições abertas a partir de abril.

O 1º Ecopedal está marcado para o dia 17/06. As inscrições serão abertas no dia 01 de Abril se estederão até 17 de Maio do ano em curso.

Na inscrição será cobrada uma taxa de R$80,00 que poderá ser paga via conta bancária para depósito, conforme especificações no cartaz.

Conforme o cartaz o “KIT participante” dará direito a café da manhã, almoço, camisa manga longa, bombeiro civil, comenda, protetor solar hospedagem gratuita e surpresas. 

O evento esportivo contará carro de apoio, mecânico motorizado e ambulância. Serão 48km de percurso com 5 pontos de apoio. Na ocasião, haverá ainda o sorteio de uma BIKE aro 29 SPECIALIZED.

Maiores informações podem se tiradas através dos organizadores pelos números: (84) 99601-2118 / 99422-2874 ou (84) 99679-1746 / 99402-7518.

Crise hidríca: Segundo Igarn Barragem Armado Ribeiro Gonçalves retorna ao volume morto.


De acordo com o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), a última medição, realizada nesta sexta-feira, 23, apontou que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves retornou ao volume morto.
O reservatório, que é o principal do estado, havia saído deste status no dia 6 de março, atingindo uma marca de 35,03m graças às fortes chuvas que atingiram a região.
A barragem, que tem capacidade de armazenar 2,4 bilhões de m³ de água, possui, neste instante, uma cota volumétrica de 34, 97m, ou seja, está 3 cm abaixo da sua cota mínima.

Mudança: Pessoas transexuais podem usar nome social no título de eleitor, decide TSE.

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (22), por unanimidade, que os travestis e os transexuais poderão solicitar à Justiça Eleitoral a emissão do título de eleitor com seu respectivo nome social, acompanhando o nome civil. Os ministros decidiram, ainda, que o Cadastro Eleitoral manterá as informações dos dois nomes: tanto social, quanto civil.
A decisão desta quinta-feira complementa o que os ministros já haviam decidido na sessão do último dia 1º de março, quando responderam a uma Consulta formulada pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN). Na ocasião, o ministro Tarcisio Vieira, relator, defendeu o uso do nome social nas urnas a partir das eleições deste ano. Ele foi acompanhado por todos os demais integrantes da Corte.
Na manhã desta quinta-feira, o ministro Napoleão Nunes Maia acrescentou que “cabe à Justiça Eleitoral proceder a atualização do respectivo Cadastro Eleitoral a fim de viabilizar aos travestis e transexuais o direito ao reconhecimento de seus nomes sociais”. Ele destacou que tal modificação pode ocorrer “até mesmo antes de eventual alteração do registro civil”.
A partir dessa decisão, os cartórios eleitorais de todo o país serão orientados sobre como proceder para a emissão do documento com o novo nome. Em breve, a Justiça Eleitoral divulgará a data a partir da qual cidadãos interessados em registrar o nome social e a identidade de gênero com os quais se identificam poderão comparecer aos cartórios.


Amistoso: Brasil deslancha no 2º tempo e bate Rússia no palco da final da Copa.

Com uma atuação consistente durante o segundo tempo, a Seleção Brasileira ganhou da Rússia por 3 a 0 na tarde desta sexta-feira, em Moscou. O time dirigido pelo técnico Tite bateu os donos da casa no Estádio Luzhniki, palco da final da Copa do Mundo no dia 15 de julho.
Após um primeiro tempo com escassas chances de gol, o time deslanchou na etapa final e conseguiu furar o bloqueio russo. O zagueiro Miranda abriu o placar, Philippe Coutinho aumentou em cobrança de pênalti e o volante Paulinho usou a cabeça para fechar o marcador.
No último amistoso antes da convocação definitiva para a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira reencontra a Alemanha às 16h45 (de Brasília) de terça-feira, no Estádio Olímpico de Berlim. O jogo marca o primeiro duelo com o adversário germânico após a goleada por 7 a 1 de 2014.


Parada: Sem merenda escolar, professores da Escola Francisco Veras ameaçam aderir à greve, relata Caxita.

Os professores da Escola Estadual de Ensino em Tempo Integral, professor Francisco Veras de Angicos ameaçam aderir a Greve Estadual caso o Governo do Estado não atenda as reivindicações da unidade.

A problemática é adiantada pelo Diretor Regional do Sinte-RN no sertão Central, Francisco Canindé Dantas (Caxita). Ele ressaltou que a Escola vem sofrendo com as péssimas condições de trabalho, a falta de estrutura para os educandos e agora, com a falta da merenda escolar.

Caxita salienta ainda que, a direção advertiu: caso não seja resolvida a situação da merenda escolar, até a próxima segunda-feira (26/03), os educadores deverão aderir ao movimento paredista.

A principal reivindicação dos profissionais da educação estadual é o pagamento da correção de 6,81% do Piso Salarial 2018, que até o momento não aconteceu. Além da correção do Piso, os profissionais da educação estadual também reivindicam melhorias nas condições de trabalho e o pagamento de direitos que, segundo eles, vêm sendo negados.

Fonte: Angicos Noticias

Prefeitura de Fernando Pedroza, Câmara de vereadores  e UFERSA em parceria definem turmas para o inicio do curso básico de informática a partir de segunda 26.

Através de parceria entre a Prefeitura de Fernando Pedroza, Câmara Municipal  e a Ufersa, será iniciada na próxima segunda feira dia 26, várias turmas para o curso de informática do programa semi-árido digital. Confira a abaixo:
Turma 06- Câmara municipal segunda 26: com inicio as 8hs até 11h. Alunos:
Fernanda Priscila dos Santos  Silva
Krisllyn  Calyn dos Santos Silva
Kaleby dos Santos Silva
Elias Elizeu Estácio
Érika Carneiro Lopes
Jefersson Gabriel Santana
José Arthur da Silva
José Carlos da Silva Ferreira
Turma 07- Câmara municipal (Quarta feira 28: de 13:30h as 16:30h).
Francisco Erenilas de Lima
Lucas Vinicius da Silva
Victor Leandro da Silva
Francisco Medeiros Alves
Francinete Rocha da Silva
Maria Eloiza Rocha da Silva
Izabelly Beatriz Monteiro
Maria Josenilda da Costa Bonifacio
Jucimara Liege do Nascimento Rocha
Joana Darc dos Santos Rocha

Turma 08- Escola Fabricio Pedroza quinta feira 29: das 8h as 11hs. Alunos:
Kristian Roberto Caetano Viana
Mateus Gomes Machado
Andrey Marques Targino
Mateus Silva Nunes
Lucilho Pereira Nunes
João Maria da Silva
Edjailson Lenir de Souza Junior
francinete rocha da silva
Eliza Cassiano do Nascimento
Fátima Eduarda Dantas Costa

Turma 09- Escola Fabricio Pedroza sexta feira 30. de 8:h as 11:h. Alunos:
Vitória karoline da Silva
Roberta Vitória da Silva Gomes
Luiz Carlos dos Santos Catarino
Joítalo de França Rocha
Jarilene Ferreira Dantas
Érica Juliana de Oliveira Silva
Damiana Vitória de Lima Silva
Dário Augusto dos Santos Jota
Francisca Francidalva Tavares da Costa
Érika Luiza Tavares Costa




Prefeitura de Fernando Pedroza segue até a próxima terça feira 27 realizando o cadastramento do peixe da semana santa.


A prefeitura municipal de Fernando Pedroza por meio da Secretaria Municipal de Ação Social continua realizando desde a última terça feira dia 20 de março e prosseguirá até o próximo dia 27 o cadastramento para a entrega do peixe da semana santa para toda população sem destinação de condição financeira ou social. O cadastramento acontece nas dependências da sede da secretaria na antiga estação ferroviária nos horários das 8h as 16 horas.

Vale lembrar que o cadastramento das famílias que são inseridas no programa bolsa família do governo federal deveram levar o cartão do NIS e comprovante de residência (papel de água ou luz) e para a população em geral é necessário trazer o CPF e um comprovante de residência.


A título de esclarecimento, o cadastramento se faz necessário para que os beneficiários do bolsa família e população em geral levem a documentação exigida para efetivar o cadastro, todavia para que se haja uma segurança jurídica na distribuição do peixe, já que, estes serão comprados com recursos públicos do município ,e portanto, deverá ser prestada contas junto aos órgãos de fiscalização

Segundo informações da secretaria a entrega do peixe acontece entre a quarta e quinta feira da próxima semana.







ABSURDO: Deu no blog do xerife: Prefeitura de Angicos-RN gasta R$ 45 mil em alface para merenda escolar.

Absurdo em cidade da região central, segundo matéria publicada no blog do xerife nesta sexta feira 23,a prefeitura municipal de Angicos através da gestão do prefeito Deusdete Gomes (PSDB), firmou contratos com as empresas abaixo relacionadas, visando o fornecimento de gêneros alimentícios para a merenda escolar do município, no valor de R$ 624.754,40:


O que mais chama atenção nesta matéria, é o absurdo de dinheiro que a prefeitura gastará com alface na merenda escolar no valor de 45 mil reais.

Confira abaixo os valores dos contratos licitados:
MERCEARIA SÃO LUIZ (Luis Guilherme de Souza) – R$ 389.244,00, com alguns preços que chama a atenção:
Alface – 3.000 kilos a R$ 15,00 = R$ 45.000,00
Laranja – 5.000 kilos a R$ 3,49 = R$ 17.450,00
Tomate –  5.000 kilos a R$ 6,95 = R$ 34.750,00
DISTRIBUIDORA MARINA – BR 304 – Zona Rural – Assú – R$ 186.270,40
PURO SABOR – Sítio Santo Antônio – Assú – R$ 49.240,00









Fernando Pedroza: O blog parabeniza nesta sexta feira 23, José Renato, ex- prefeito e presidente de honra da rádio comunitária FM Cidade 104,9.

Parabéns amigo! Felicidade,paz, saúde e sabedoria...

GIRO DO ESPORTE: 
Amistoso: Sem Neymar, Brasil enfrenta Rússia hoje a tarde no palco da final da Copa 2018.

Desfalcada do astro Neymar, a Seleção Brasileira entra em campo para enfrentar a Rússia às 13 horas (de Brasília) desta sexta-feira, em Moscou. O amistoso será disputado no Estádio Luzhniki, palco da final da Copa do Mundo no próximo dia 15 de julho.
Vitimado por uma fratura no pé direito pelo Paris Saint-Germain (PSG), Neymar está fora do confronto com os russos. Douglas Costa, escolhido por Tite para atuar pelo lado esquerdo do ataque no amistoso, terá mais uma oportunidade de tentar garantir presença na convocação final.
O técnico pretende ainda trocar Renato Augusto por Willian, com o atacante na ponta direita e Philippe Coutinho centralizado. Na defesa, o experiente Thiago Silva será titular ao lado de Miranda, uma vez que o jovem Marquinhos ainda inspira cuidados por seu estado físico.
BRASIL: Alisson; Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Willian, Paulinho, Philippe Coutinho e Douglas Costa; Gabriel Jesus
Técnico: Tite

Paulistão: Corinthians domina o Bragantino e se junta a grandes nas semifinais.

O Corinthians mostrou um futebol muito superior em relação ao apresentado no final de semana, dominou o Bragantino com uma grande apresentação do lado esquerdo do seu ataque e fez 2 a 0 sobre a equipe do interior paulista, com gols do lateral Sidcley e do volante Maycon, este em lindo chute de fora da área. Como havia perdido por 3 a 2 na ida, o Timão assegurou a passagem sem precisar da disputa de pênaltis.
Com o resultado, os corintianos agora têm dois treinamentos pela frente até encararem o São Paulo, no domingo, às 16h (de Brasília), em partida agendada para o estádio do Morumbi, que começa a disputa da semifinal do Campeonato Paulista deste ano. Pelo fato de o Alvinegro ter melhor campanha do que o rival, o duelo da volta está marcado para Itaquera, na quarta-feira, às 21h45 (de Brasília).

Taça Rio: Fluminense empata com o Flamengo e garante vaga na decisão.

O Fluminense se classificou para a decisão da Taça Rio ao empatar com o Flamengo por 1 a 1 ena noite desta quinta-feira, no Engenhão. Agora, o Tricolor das Laranjeiras enfrentará o Botafogo pelo título do segundo turno do Campeonato Carioca, no domingo, no Maracanã. Os gols foram marcados por Gum, no primeiro tempo, para o Fluminense, e Everton, no final do segundo, para o Flamengo.
Como tinha a vantagem do empate, o time dirigido por Abel Braga soube jogar com inteligência, bloqueando os pontos fortes do adversário. O Flamengo fez um primeiro tempo irregular, melhorou muito na parte final do jogo, mas não conseguiu a virada que lhe colocaria na disputa pelo título.


Educação: Professores da rede estadual decidem deflagrar greve no Rio Grande do Norte.

Foi deflagrada nesta quinta-feira(22), a principal reivindicação dos profissionais da educação estadual é o pagamento da correção de 6,81% do Piso Salarial 2018, que até o momento não aconteceu.
Além da correção do Piso, os profissionais da educação estadual também reivindicam melhorias nas condições de trabalho e o pagamento de direitos que vêm sendo negados: “Os trabalhadores já não aguentam mais serem massacrados pelo governo Robinson. Nossa pauta já acumula 51 itens.

Nem mesmo o Piso (Salarial), que está previsto em lei, foi corrigido. Por isso, os profissionais decidiram dar um basta e decretar greve. Não há outra saída”, afirmou a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso.

Agora é oficial: Policia Federal prendeu nesta quinta feira 22,  ex-deputado federal Laíre Rosado.

O médico e ex-deputado federal potiguar Laíre Rosado (PSB) foi preso pela Polícia Federal nesta quinta-feira (22), em Mossoró. Ele foi levado para a sede da corporação na cidade.

De acordo com a própria PF, o mandado de prisão é da Justiça Federal do Mato Grosso. Após a prisão, o ex-deputado foi levado ao Instituto-Técnico-Científico de Perícia (Itep) para fazer exames de corpo de delito.

Laíre Rosado Filho trabalha atualmente como médico. Ele foi condenado na metade do ano passado, pela Operação Sanguessuga, a cumprir sentença de 9 anos e 6 meses de prisão. A condenação é por corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

O ex-deputado foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF), em 2006, de ter destinado R$ 110 milhões em emendas parlamentares para um esquema criminoso que pagava de volta para ele 10% de propina. Os crimes teriam acontecido no período de 2000 a 2005.

Os recursos desviados deveriam ser destinados a municípios do estado, por meio de instituições controladas por sua família, mas eram desviados.

A prisão de 9 anos e 6 meses de prisão foi determinada em julho de 2014. Laíre Rosado recorreu mas foi derrotado na Justiça. O caso quase chegou a prescrever.

 


Pedido de Habeas Corpus: STF proíbe prisão de Lula até volta do julgamento em Abril.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram no início da noite desta quinta-feira (22) adiar para o próximo dia 4 de abril a conclusão do julgamento do habeas corpus preventivo de Luiz Inácio Lula da Silva, impetrado pela defesa com o objetivo de evitar a prisão do ex-presidente.

Com a decisão desta quinta, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), de segunda instância, não poderá decretar a prisão de Lula na próxima segunda (26), quando julgará o único recurso da defesa contra a condenação do ex-presidente a 12 anos e 1 mês de prisão.

A retomada foi marcada para 4 de abril porque é a data da próxima sessão de plenário do STF, já que na semana que vem não haverá julgamentos em razão do feriado de Semana Santa.

O julgamento do Supremo se iniciou na sessão desta quinta do Supremo, mas, antes de apreciar o mérito (a concessão ou não do habeas corpus), os ministros decidiram primeiro uma "questão preliminar": se o pedido do ex-presidente era 'cabível' de ser julgado pelo Supremo.

Por 7 votos a 4, os ministros admitiram julgar o habeas corpus. Mas, quando essa decisão foi tomada, às 18h30, já tinham transcorrido mais de quatro horas da sessão, e parte dos ministros tinha compromissos e necessitava viajar.

Diante da decisão do adiamento, o advogado José Roberto Batochio, integrante da defesa de Lula, pediu a concessão de uma liminar (decisão provisória) para que o ex-presidente não seja preso antes da conclusão do julgamento, no próximo dia 4. A presidente Cármen Lúcia submeteu então o pedido aos demais ministros. Por 6 votos a 5, a liminar foi concedida.

Votaram em favor de impedir a prisão de Lula antes do dia 4 os ministros Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello. Em favor de permitir, votaram ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

VALORIZAÇÃO: Prefeitura de Extremoz cria programa para incentivar alunos, pais e professores.

Com o objetivo de incentivar alunos, professores, auxiliares de professores, pais de alunos e pessoal de apoio e gestão das escolas públicas municipais de Extremoz, a Prefeitura criou, dentro do programa “Nossa Escola Melhor”, a premiação “Escola Nota Dez”, que consiste na concessão, ao final de cada ano letivo, de premiações nas modalidades de ensino “Educação Infantil” e de “Ensino Fundamental I e II”.

Será selecionada como vencedora a escola que obtiver os melhores índices pedagógicos e administrativos no campo da educação, por modalidade de ensino. As regras de avaliação para a premiação “Escola Nota Dez” serão criadas pela Secretaria Municipal de Educação e submetidas ao Conselho Municipal de Educação.

De acordo com o prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira, esta é mais uma forma da Prefeitura de Extremoz incentivar a comunidade escolar e promover cada vez mais uma boa educação para os alunos da rede pública municipal.

“A premiação será creditada a cada servidor em forma de gratificação e equivalerá ao valor de um salário base devido ao servidor no momento do pagamento da premiação. Será uma forma boa de competição e nós esperamos que toda a comunidade escolar se empenhe para continuarmos avançando cada vez mais na educação”, declara o prefeito.

Ainda dentro da Premiação “Escola Nota Dez”, será premiado o melhor aluno de cada turma em todas as modalidades de ensino e os melhores pais e/ou responsáveis, sendo dois por escola. Os premiados receberão um Kit de material educativo, com itens e quantidades a serem definidos pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Conselho Municipal de Educação.

Reajuste no Bolso: Preço da gasolina vai subir 0,9% nesta sexta-feira (23), diz Petrobras.

A Petrobras elevará os preços em 0,9% e do diesel em 2,1% nas refinarias a partir de sexta-feira, informou a estatal nesta quinta-feira em comunicado no seu site.
Com os reajustes, que fazem parte da nova sistemática de formação de preços da petroleira, o valor do diesel irá para R$ 1,8565 por litro, enquanto o da gasolina passará para R$ 1,6404. Esses são os preços dos combustíveis nas refinarias.

Violência: RN é o estado com a maior taxa de crimes violentos de 2017 no País.

Com uma taxa de 64 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes, o Rio Grande do Norte foi o estado brasileiro mais violento de 2017 quando considerado o tamanho da população. O levantamento foi realizado em todo o país pelo G1 – por meio do Monitor da Violência que usou dados oficiais repassados diretamente pelas secretarias de segurança pública de cada estado ou por meio da Lei de Acesso à Informação.
A projeção populacional do IBGE para o RN em 2017 foi de aproximadamente 3,5 milhões de habitantes. No RN, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), 2.246 pessoas foram vítimas de crimes violentos no ano passado, sendo: 1.862 homicídios, 83 latrocínios e 301 casos de lesões corporais que resultaram em morte.
Fora essas três situações, também foram registrados ano passado 139 casos de ‘Ação Típica de Estado’, que é quando o indivíduo morre em razão de alguma ação de segurança pública, como a troca de tiros com policiais, por exemplo. 

Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...