sábado, 18 de novembro de 2023

Calor aumenta preços de alimentos, eletrônicos podendo impactar a luz.

Os brasileiros estão sentindo na pele os efeitos da onda de calor extremo que castiga boa parte do país. Mas, além das implicações físicas, as altas temperaturas têm impacto em outro ponto que preocupa consumidores: o bolso.

Alimentos e eletrodomésticos, como ar-condicionado e ventilador, registraram aumento nos preços, de acordo com dados de outubro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A conta de luz também pode ficar mais cara em breve devido ao aumento do consumo, avaliam especialistas.

PREVISÃO DO TEMPO.

O fim de semana deve seguir a tendência dos últimos dias no Rio Grande do Norte, com sol e pouca nebulosidade. Em Natal, ainda há a probabilidade de pancadas de chuva durante o sábado (18) e domingo (19). É o que aponta a previsão da plataforma Climatempo.

Já para o interior do Rio Grande do Norte, o fim de semana deverá ser sem o registro de chuvas. Mossoró, na região Oeste, e Assú, na região Central, têm previsão semelhante: sol com algumas nuvens e temperatura com máxima de 35º C.

FPM: Prefeituras recebem 2º repasse de novembro na próxima segunda (20).

A segunda transferência do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) entra nas contas das Prefeituras Municipais na próxima segunda-feira, 20 de novembro de 20233.

O repasse é composto pela arrecadação do Imposto de Renda e Imposto Sobre Produtos Industrializados (IR e IPI) entre os dias 1º e 10, conforme dados disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

A segunda parcela do FPM é considerada a menor do mês.

Vale lembrar que o município Pedrozense arrecadou de FPM em outubro passado (2023), o montante de; R$ 1.372.633,00. (Um milhão, trezentos e setenta e dois mil, seiscentos e trinta e três reais).

Detalhe: O dinheiro do FPM é repassado a cada dez dias, a todos os municípios brasileiros e serve para custear despesas primárias — como folha de pessoal e pagamentos a fornecedores. 

Afonso Bezerra: MPRN recomenda retomada de concurso público para cargo de agente de endemias.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Prefeitura Municipal de Afonso Bezerra retome, no prazo de 15 dias, a realização do concurso público para provimento de cargo de agente de endemias.

A recomendação leva em consideração uma decisão judicial determinando que o Município regularize o vínculo de seus agentes comunitários de saúde nos termos constitucionais.

Na recomendação, o MPRN destaca que a manutenção da situação de inconstitucionalidade e ilegalidade pode gerar a instauração de investigação por eventual abuso de poder político no processo eleitoral municipal de 2024. Ao retomar o concurso, a Prefeitura deve inserir no novo edital a possibilidade de inscrição gratuita dos candidatos que comprovarem não ter condições de arcar com a taxa de inscrição.

O MPRN concedeu prazo de 5 dias para que a Prefeitura e a comissão do concurso informem sobre as providências adotadas. Em caso de não acatamento da recomendação, o MPRN irá adotar as medidas legais necessárias a fim de assegurar a sua implementação, inclusive comunicar o fato ao Ministério da Saúde, o que pode gerar risco de interrupção dos repasses federais relativos ao Programa de Saúde da Família para a Prefeitura de Afonso Bezerra.

Lesão tira Vinicius Jr. do clássico contra a Argentina pelas eliminatórias.

O atacante Vinicius Jr. da seleção brasileira está fora do clássico com a Argentina, na próxima terça-feira (21/11), no Maracanã, pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2026.

Substituído ainda no primeiro tempo da derrota para a Colômbia, o atacante teve lesão muscular detectada na coxa esquerda e iniciará tratamento no Real Madrid.

Vini sentiu o problema por volta dos 20 minutos do primeiro tempo e deu lugar a João Pedro. O jogador já tinha ficado fora da data FIFA de setembro por problema similar, mas na coxa direita, quando teve estiramento grau 2 em jogo com o Celta e sequer foi convocado.

Além de Vini, o Brasil não terá Ederson, Danilo, Casemiro, Neymar e Richarlison, que não foram convocados por problemas médicos diversos. Caso tenha condição de jogo, Gabriel Jesus é o favorito para entrar no time titular.

O Brasil soma sete pontos em cinco jogos e é apenas o quinto colocado nas eliminatórias. O clássico com a Argentina encerra a temporada 2023, terça, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...