segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Projeto Capacita Brasil teve inicio em Fernando Pedroza-RN com bom número de inscritos.


Foi realizado em Fernando Pedroza-RN no último sábado, dia 05 de fevereiro, o inicio do projeto capacita Brasil, com capacitação abaixo custo. Os cursos são administrativos e comerciais e será ministrado durante três sábados.

O curso chega ao município numa parceria do vereador e presidente da Câmara Municipal, Kleverlan Félix (PT) com o Centro de Educação e Capacitação Profissional..

De acordo com as informações foram feitas 35 inscrições onde compareceram 28 alunos para participar do curso.


O “PROJETO CAPACITA BRASIL” visa arrecadação de alimentos para o auxílio de famílias carentes.

O evento acontece na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Fernando Pedroza, no centro da cidade.

Angicos-RN: "Professores, Sindspan e Legislativo" se reúnem visando avaliação da implantação do piso do magistério.

Uma comissão de professores da rede municipal de ensino de Angicos-RN se reuniram  dessa vez com membros do SINDSPAN e Legislativo. O encontro se deu na manhã desta segunda-feira, 07 de fevereiro, nas dependências da Câmara Municipal.

O objetivo maior do encontro foi o de avaliar o que foi discutido na reunião da última sexta-feira, 04, quando o prefeito de Angicos, Miguel Pinheiro Neto, se reuniu com o Sindspan e com uma comissão de professores pra discutir possibilidades sobre a implantação do piso nacional da educação básica.


De acordo com as informações, as definições ficaram para o próximo dia 11 de fevereiro, uma sexta-feira, quando a prefeitura do município irá se reunir novamente com os professores de Angicos.

Haverá outra assembleia, ainda na sexta feira seguinte, dessa vez, na própria sede do sindicato, e de acordo com a diretora Maria de Fátima Gomes, os professores esperam a implantação do piso nacional, que tem aumento de 33,24% em relação aos atuais salários.

E atenção!! Caso os professores não aceitem a proposta do prefeito pinheiro Neto, deverá ser deflagrada uma greve a partir da próxima segunda-feira, 14 de fevereiro.

Fotos: Leonardo Ribeiro

Caos na segurança do RN: PM leva preso para delegacia em Natal, mas volta com ele porque delegado não recebe.

CAOS NA SEGURANÇA DO RN. A Polícia Militar precisou retornar com um preso, na manhã desta segunda-feira (7), que havia sido conduzido à Central de Flagrantes, mas não ficou detido porque o delegado não o recebeu.

O fato aconteceu em meio à greve anunciada pelos policiais civis do RN.

Durante assembleia geral nesta segunda, os policiais civis decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado. A categoria espera ser recebida pela governadora Fátima Bezerra para negociar sobre a situação do adicional por tempo de serviço (ADTS), haja vista que até o momento não houve avanço nas tratativas.

Uma ação judicial movida pelo Ministério Público pediu a retirada desse direito histórico dos policiais civis e, caso a Justiça acate, os servidores terão redução de salário de até 35%.

Do blog: Esse é o retrato da segurança em nosso estado. Enquanto isso a governadora Fátima Bezerra, o seu maior interesse é atrair aliados para conseguir sua reeleição politica. O povo tá de olho!!!

Homem que estudava para ser pastor é morto a tiros na zona oeste de Natal-RN.

Um homem de 43 anos foi assassinato, na manhã desta segunda-feira (07), no interior de uma serralharia, na rua São Patrick, no bairro Planalto, zona Oeste de Natal. Laércio Laurentino chegava para trabalhar quando dois homens em uma moto se aproximaram e atiraram.

De acordo com o Sargento Robson Silva, do 9° Batalhão a vítima pode ter sido morta após reagir a um assalto. "Não é nossa competência afirmar isso, mas tudo leva a crer que se trata de um latrocínio", disse. 

No local existiam fortes indícios de uma luta corporal entre os suspeitos e a vítima. Laércio era evangélico, estava estudando para se tornar pastor.

Há alguns meses ele foi alvo de um assalto no mesmo endereço. Na ocasião os bandidos levaram um carro da vítima.

A Polícia Civil irá investigar o caso. As informações foram divulgadas inicialmente no Portal BO.

Ex desafetos se unem: Carlos Eduardo confirma entendimento para ser senador de Fátima Bezerra.

O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, confirmou ao Blog do Dina que será o senador de Fátima Bezerra nas eleições de 2022.

“A gente está conversando, é provável uma aliança com Fátima para reeleição e eu para o Senado”, disse Carlos Eduardo.

A aliança está praticamente definida. Conforme apurou o Blog do Dina junto às hostes petistas, falta apenas contornar um ponto de divergência: Jean Paul Prates, algo que a governadora Fátima Bezerra deverá tratar nos próximos dias.

Ao longo da conversa, o ex-prefeito de Natal regrediu a 2018, quando ele e Fátima protagonizaram uma campanha renhida para o governo do Estado.

“Fátima votou em mim para prefeitura diversas vezes. Foi minha candidata em 2008 contra Micarla. Mas em 2018 pleiteávamos o mesmo posto. Em 2022 eu não tenho como estar em outro lado. Eu não tenho como apoiar o bolsonarismo, que critico desde o começo do governo”, declarou.

Do blog: Como dizem, a política é dinâmica. Os adversários de hoje serão os aliados de amanhã e vice-versa. Ainda tolo é o eleitor que é passional. (apaixonado).

Justiça suspende "abate de jumentos no Brasil" para exportação para a China.

A Justiça Federal decidiu suspender o abate de jumentos no Brasil para exportação à China. A medida foi tomada por 10 dos 13 desembargadores da Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, na noite da quinta-feira (3/2).

Desde 2016, o Brasil passou a exportar a couro do animal para a produção de um remédio conhecido como ejiao, bastante popular na China. Não há comprovação científica de que ele funcione, mas, no país asiático, o ejiao é utilizado com a promessa de tratar diversos problemas de saúde, como menstruação irregular, anemia, insônia e até impotência sexual. Ele é consumido de várias maneiras, como em chás e bolos.

Para fabricar o produto, os animais são recolhidos da caatinga e de zonas rurais do Nordeste em grande volume, sem que exista uma cadeia de produção que renove o rebanho, como ocorre com o gado. Ou seja, eles são abatidos em uma velocidade maior do que a capacidade de reprodução, o que acendeu um alerta de que a população de jegues pode ser eliminada nos próximos ano no Nordeste.

No final de dezembro, uma reportagem da BBC News Brasil mostrou que cidades do centro-sul da Bahia se tornaram dependentes economicamente do abate de jumentos.

Abono salarial Pis/Pasep começa a ser pago a partir da próxima terça feira, (08).

O pagamento do abono salarial Pis/Pasep, ano-base 2020, terá início a partir da próxima terça-feira, 08 de fevereiro de 2022. O pagamento será realizado pela Caixa Econômica Federal para os trabalhadores vinculados ao PIS, e o pagamento do Pasep segue feito pelo Banco do Brasil.

Quem tem direito ao Pis começa a receber nesta terça feira, dia 8 de fevereiro, Já os beneficiários do Pasep poderão sacar a partir de 15 de fevereiro. 

O calendário oficial já foi aprovado e divulgado.

Calendário PIS

Janeiro – 8 de fevereiro
Fevereiro – 10 de fevereiro
Março – 15 de fevereiro
Abril – 17 de fevereiro
Maio – 22 de fevereiro
Junho – 24 de fevereiro
Julho – 15 de março
Agosto – 17 de março
Setembro – 22 de março
Outubro – 24 de março
Novembro – 29 de março
Dezembro – 31 de março

Calendário Pasep

Final da inscrição/Data de saque

0 – 15 de fevereiro
1 – 15 de fevereiro
2 – 17 de fevereiro
3 – 17 de fevereiro
4 – 22 de fevereiro
5 – 24 de fevereiro
6 – 15 de março
7 – 17 de março
8 – 22 de março
9 – 24 de março

O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil.

SUGESTÃO: Sinalização sobre risco de acidente.

Aqui vai uma sugestão da REDAÇÃO do blog Foco Central á nossa gestão municipal. Desde a última sexta feira (04), a carreta da Unidade Móvel Saúde Odonto Sesc encontra-se instalada ao lado da Estação Ferroviária em Fernando Pedroza, onde em breve estará atendendo á população com vários procedimentos odontológicos.

Neste final semana presenciamos quase um acidente de moto próximo a Carreta. Algumas pessoas que trafegam de veículos solicitam uma sinalização de quem vem do centro comercial no sentido rua Levi Herculano entrando para rua São José.

Aqui vai nossa sugestão. Coloque alguns cones ou sinalize as proximidades que identifique o estacionamento da carreta da Saúde Odonto Sesc.

Caso haja alguma imprudência de motoqueiros ou motoristas, pelos menos o local está sinalizado pelo município.

Apenas uma sugestão!!

Homem é preso acusado de estuprar menor de idade em Angicos-RN.

Policiais Militares da cidade de Angicos-RN, prenderam na manhã deste domingo, 06 de fevereiro, um homem de acusado de estuprar uma menor com as iniciais M.E.S de apenas 16 anos.

O acusado preso trata-se de Francisco de Lima Bezerra, 53 anos de idade, residente na rua; Tenente Lopes Viegas, centro de Angicos.

A viatura sob o comando do Sargento Ramos, no momento da abordagem deram voz de prisão, ao acusado que se encontrava com uma arma branca tipo (faca), não reagindo a prisão dos policiais.

Logo em seguida, a vitima e acusado foram conduzidos a delegacia regional de Macau-RN onde foi feito os procedimentos de praxe.

O acusado ficou a disposição da justiça. 

ESTADUAL: América vence o Força e Luz e encara o ABC na final do 1º turno.

O América venceu por 3 a 1 o time do Força e Luz na tarde deste domingo (6) na Arena das Dunas e agora vai encarar o ABC na final do 1º turno do Campeonato Estadual.

O time Alvirrubro saiu atrás no placar. Edson Kapa, de pênalti, marcou o primeiro gol do jogo a favor do Time Elétrico. A virada americana só veio no segundo tempo da partida.

Wallace Pernambucano (pênalti), Téssio e Thiaguinho marcaram os gols rubros.

A FNF deve divulgar em breve o dia e o horário do Clássico Rei que decidirá o 1º turno entre América e ABC.

Presidente do legislativo pedrozense (Kleverlan) participa de  evento que oficializa ordem de serviço da barragem de São Vicente.

O presidente da Camara municipal de Fernando Pedroza-RN, Kleverlan Félix (PT), participou no último sábado, 05 de fevereiro, da cerimônia oficial através do Ministério do Desenvolvimento Regional, onde contou com a presença do ministro Rogério Marinho que oficializou a ordem de serviço para construção da barragem de São Vicente na zona rural de nosso município.

O referido documento foi assinado pela gestora municipal, Sandra Jaqueline (MDB).

Durante a cerimônia o Governo Federal anunciou e garantiu, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), os valores de R$ 39 milhões em investimentos para garantir a segurança hídrica do Rio Grande do Norte.

Na ocasião município Fernando Pedroza foi beneficiado com o montante de R$ 4 milhões para construção da tão sonhada barragem de São Vicente. 

O deputado Benes Leocádio grande parceiro político de Fernando Pedroza, esteve presente na cerimônia recepcionando os vereadores pedrozeense Matheus Miranda e Rivaldo Silva, popular Vavá.

“A construção da barragem de São Vicente é também uma luta de nosso mandato e de outros abnegados. Sua construção vai garantir a segurança hídrica para mais de 10 comunidades rurais do município de Fernando Pedroza gerando emprego e reduzindo as desigualdades sociais” disse Kleverlan.

Por fim, o vereador Kleverlan agradeceu o ministro Rogério Marinho e principalmente ao deputado Benes em viabilizar esses investimentos importantes destinados para o nosso pacato município através do Ministério do Desenvolvimento Regional. Somos gratos”, finalizou o presidente do legislativo pedrozense.

Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...