quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Fuga de dois presos em presidio federal do RN tem repercussão nacional. "Até agora ninguém foi preso".

A fuga de dois presos nesta quarta-feira (14/02), a Penitenciária Federal de Mossoró-RN, unidade de segurança máxima do sistema penitenciário federal é a principal notícia hoje no Brasil.

Os sites nacionais, televisões e portais como CNN, Band News, Globo News, Jovem Pan e Record por exemplo, destacaram, inclusive com especialistas em segurança e chegaram a citar que é caso de intervenção no sistema penitenciário nacional.

Um presídio federal de segurança máxima, de altíssimo custo e dois bandidos fugiram e não há até agora clareza sobre o ocorrido. Alguns especialistas ouvidos defendem também o afastamento de todos da unidade prisional.

A ficha dos dois criminosos fugitivos.

Deibson Cabral Nascimento (vulgo Tatu) e Rogério da Silva Mendonça (Martelo), são oriundos do estado do Acre.

Deibson, estava preso desde agosto de 2015, já tendo passado também pelo presídio federal de Catanduva (PR). Ele tem condenações e responde por assaltos, furtos, roubos homicídio e latrocínio.

Rogério, que também tem vasta ficha criminal, também cumpria pena no Acre, quando foi determinada sua transferência para o Rio Grande do Norte. Ambos são apontados como líderes de organização criminosa.

De acordo com a Polícia Federal eles, teriam ligação à facção criminosa Comando Vermelho. Os dois estavam na penitenciária de Mossoró-RN desde setembro de 2023 e estavam em isolamento.

Até o momento, não há informações sobre o paradeiro dos criminosos.

Através de NOTA, a Secretaria de Estado da Segurança da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED/RN), juntamente com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP/RN), informaram que estão dando total apoio ao Sistema Prisional Federal, inclusive com o uso dos helicópteros Potiguar 02, que já está em Mossoró, e Potiguar 01, que permanece em Natal.

“O Governo do Estado já fez contato com as secretarias de Segurança Pública da Paraíba e do Ceará para a realização de ações integradas de reforço policial nas divisas entre os estados”, disse a nota.

Detalhe: Essas são as primeiras fugas registradas na unidade prisional.

A Polícia Federal investiga a responsabilidade pela fuga.

Mocidade Alegre é campeã do carnaval de São Paulo em 2024.

Vencedora em 2023, a Mocidade Alegre é novamente campeã do carnaval de São Paulo de 2024, somando 12 títulos e despontando como segunda maior vencedora do campeonato paulistano. A Dragões da Real ficou na segunda colocação, e a Acadêmicos do Tatuapé, em terceiro lugar. 

A escola de samba desfilou com o samba-enredo “Brasiléia Desvairada: a busca de Mário de Andrade por um país”, repleto de referências às expedições que o intelectual e escritor fez pelo Brasil.

O resultado foi decidido no último quesito, Harmonia, quando Dragões da Real e Mocidade dividiam a liderança, com a pontuação máxima, com 210 pontos. O título foi celebrado por representantes da agremiação durante a apuração, no sambódromo do Anhembi.

Vale registrar que a escola de samba Vai-Vai segue como maior vencedor do carnaval paulistano, com 15 campeonatos. 

O desfile das campeãs está marcado para o próximo sábado, (17/02).

Informações da TN on line

Chuva de garrafas de vidro deixa feridos no carnaval em Tibau-RN.

Os festejos de Carnaval em Tibau, no Oeste Potiguar, terminaram em confusão e ferimentos na madrugada desta terça-feira (13/02). Durante a apresentação do cantor Dodô Pressão, foliões teriam jogado garrafas de vidro para cima e duas pessoas ficaram feridas.

De acordo com a Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 3 horas da madrugada. O artista se apresentava em um trio elétrico quando houve um tumulto. O relato policial indica que as garrafas teriam sido arremessadas para o alto sem um alvo específico.

Um homem acabou atingido na cabeça, sem gravidade, e recebeu atendimento médico no local. Uma mulher foi acertada na perna e precisou ser levada ao hospital da cidade. Após o socorro, ela foi liberada.

As pessoas que teriam começado a "chuva de garrafas" conseguiram se dispersar pela multidão. De acordo com a PM, apesar da ocorrência, o Carnaval do município tem seguido dentro da normalidade.

Mais de 370 mil eleitores potiguares estão inaptos a votar; saiba como regularizar.

O Relatório de Distribuição do Eleitorado por zona/município do mês de janeiro, feito pelo sistema de cadastro eleitoral ELO, apontou que no Rio Grande do Norte, dos 2.973.160 eleitores, 370.961 estão com títulos cancelados e 20.163 com títulos suspensos.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, a regularização deve ser feita até 08 de maio próximo.

Com base no relatório, os municípios de Natal, Mossoró e Parnamirim concentram o maior número de potiguares inaptos a votar, seja por cancelamento ou suspensão do título. 

Para regularizar o seu título de eleitor e garantir o direito ao voto e à participação efetiva na democracia do país, o eleitorado com cadastramento irregular pode procurar a Zona Eleitoral da sua cidade para resolver sua situação. Mais dúvidas podem ser esclarecidas no Autoatendimento Eleitoral. 

Final da Libertadores 2024 será em Buenos Aires, anuncia federação argentina.

A final da Copa Conmebol Libertadores 2024 será realizada em Buenos Aires. A Associação de Futebol Argentina (AFA) anunciou na segunda-feira (12/02) que a capital do país será sede da decisão da principal competição entre clubes da América do Sul.

Entretanto, não houve indicação do estádio que abrigará o duelo em jogo único valendo a "glória eterna".

Segundo apuração do portal Ge, a tendência natural é que a final da Libertadores seja no estádio Monumental, do River Plate, recentemente reformado e com 83 mil lugares, o maior da América do Sul.

Detelhe: O Palmeiras é o atual campeão do torneio continental.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...