quinta-feira, 6 de maio de 2021

Fernando Pedroza: Em 2021 chuvas chegam a 258 mm, informa EMATER local.

As chuvas caídas durante o ano de 2021, em Fernando Pedroza, cidade localizada na região central potiguar não tem sido suficiente para a subsistência do homem do campo no que tange as lavouras.

Segundo informações do técnico agrícola da EMATER local, Nelielson Lemos, as chuvas também não tem sido suficiente para encher os principais açudes do município, pois a maioria está abaixo do volume hídrico da capacidade máxima.

De acordo com o pluviômetro instalado na sede da secretaria municipal de agricultura o volume de chuvas acumuladas em 2021, totaliza de 258 mm.

Janeiro: 20,30 mm

Fevereiro: 81,40 mm

Março: 55,40 mm

Abril: 72,20 mm

Maio: 28,90

Ao todo choveu no município de Fernando Pedroza-RN, 258 milímetros em 2021.

Detalhe: em 2020 choveu ao todo 540 mm.

Presidente Bolsonaro assina decreto que antecipa pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS.

O presidente Jair Bolsonaro assinou na última terça-feira, 04 de maio o decreto que antecipa o pagamento do13º para aposentados e pensionistas do INSS. A medida será publicada nesta quarta-feira, 05 de maio no Diário Oficial da União. Normalmente, o pagamento do 13º ocorre em agosto e novembro.

Segundo o decreto, o pagamento ocorrerá em duas parcelas: a primeira, será paga entre os dias 25 de maio e 8 de junho. A segunda será paga com os benefícios do mês de junho, entre 24 de junho e 8 de julho.

A antecipação do 13º para os aposentados faz parte do pacote de medidas do governo para mitigar os efeitos da pandemia e estimular a atividade econômica. Em 2020, também houve antecipação do pagamento e a primeira parcela foi paga em abril e a segunda, em maio.

O objetivo do governo é aumentar a renda de aposentados e pensionistas para incentivas a movimentação da economia e favorecer a recuperação econômica.

Tomba Farias (PSDB) quer enfrentar Fátima Bezerra (PT) em 2022.

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) confirmou em entrevista a rádio Santa Cruz AM, de Santa Cruz que pode ser o candidato a governador apoiado pela oposição da Governadora Fátima Bezerra, que naturalmente será candidata à reeleição pelo PT.

Ex-prefeito de Santa Cruz, cidade do Trairi potiguar por duas vezes, o deputado Tomba fez todos os seus sucessores desde que saiu de lá.

No terceiro mandato de deputado, aproveitou o final de semana que passou para articular apoios para seu projeto de disputa majoritária.

 


ABC vence Globo FC em Ceará-Mirim e larga bem no segundo turno.

O ABC venceu o Globo FC por 2 a 1 na tarde desta quarta-feira,05-05 na estreia das duas equipes no segundo turno do Campeonato Potiguar de 2021. O Alvinegro marcou com Helitão e Gabriel Recife (contra), e Negueba descontou para a Águia de Ceará-Mirim.

Com o resultado conquistado no Estádio Barretão, o ABC soma os três primeiros pontos e se iguala ao Santa Cruz, que bateu o Potiguar na terça-feira. O Tricolor tem a vantagem no saldo de gols.

 

O ABC volta a campo no domingo, encarando o Força e Luz no Frasqueirão, às 16h. O Globo joga na segunda-feira, contra o Palmeira, também no Frasqueirão, às 15h.


Ainda pelo campeonato estadual o América empatou com o Força e Luz em 2x2.

 

Carnaubais (RN) vai decretar "Lockdown" a partir de sexta-feira, informa secretária.

O Decreto 024/2021 começará a valer em Carnaubais-RN a partir das 0h01min. de sexta-feira (07-05). As medidas impõem restrições para circulação de pessoas e funcionamento de atividades econômicas, com exceção dos serviços essenciais, como supermercados, farmácias, oficina, imprensa e postos de gasolina, entre outros. Bares, restaurantes, sorveterias e outros serão fechados durante a vigência do decreto. 

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Marlízia Veras, o município está em situação de colapso e a saída é endurecer as medidas e intensificar a fiscalização para cumprir o que determina o decreto, de 07 a 17 de maio de 2021, em Carnaubais. CONFIRA O ATUAL BOLETIM MUNICIPAL DA COVID-19.

O que pode funcionar 

Serviços relacionados à saúde, incluídos os serviços médicos, hospitalares, entre outros; 

Farmácias, drogarias e similares, bem como lojas de artigos médicos e ortopédicos; 

Supermercados, mercados, padarias e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar, vedada a consumação no local; 

Serviços funerários; 

Serviços de imprensa e veiculação de informação jornalística; 

Oficinas, serviços de locação e lojas de autopeças referentes a veículos automotores e máquinas, apenas para atendimento de veículos em serviço no cumprimento das medidas contidas neste Decreto; 

Postos de combustíveis e distribuição de gás; 

Atividade agropecuária; 

Casas lotéricas, correspondentes bancários e similares. 

O que fica proibido 

O funcionamento para atendimento presencial de bares, restaurantes, quiosques, lanchonetes, sorveterias e similares, no âmbito deste Município; 

Realização de feira livre no âmbito do município de Carnaubais durante a vigência das medidas estabelecidas neste Decreto; 

O acesso para fins recreativos às lagoas, açudes, cachoeiras, balneários, clubes, rios e similares, bem como piscinas, inclusive aquelas em locais de uso coletivo; 

O funcionamento de academias, centros de treinamentos e atividades físicas individuais ou coletivas em vias públicas, espaços públicos e privados; 

O acesso de vendedores, ambulantes e representantes comerciais, oriundos de outras cidades com a finalidade de desempenho de suas funções neste município; 

Toda e qualquer reunião, pública ou privada, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitem, independentemente do número de pessoas, exceto na modalidade remota; 

Visitas em casas e prédios, exceto pelos seus proprietários ou por pessoas que estejam desempenhando atividade ou serviço essencial; 

A circulação e oferta dos serviços de moto táxi, inclusive para transporte intermunicipal, exceto nos casos de utilização para serviço essencial ou tratamento de saúde. 

Atividades coletivas de natureza religiosa de modo presencial no município em igrejas, templos, espaços religiosos e estabelecimentos similares. 

 

Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...