sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Governo Federal abre vagas para formação de novos agentes de saúde.

Municípios interessados em aderir ao programa do Governo Federal "Mais Saúde com Agente", já podem se cadastrar. Gestores locais de saúde devem aderir, via sistema e-Gestor , entre os dias 26 de janeiro e 08 de fevereiro de 2024.

A segunda turma do programa oferta 180 mil vagas para os cursos técnicos de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Agentes de Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (ACE). 

O edital de adesão foi publicado na última quarta-feira (24/01).

“A ação é uma estratégia para ampliação do programa com objetivo de preparar agentes para as novas atribuições das categorias e para os desafios que se apresentam no trabalho em saúde nas comunidades. Com isso, buscamos qualificar ainda mais essas e esses agentes para um sistema público de saúde resolutivo, justo e participativo”, pontua a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Pinto. (foto acima)

CBF divulga tabela da Copa do Nordeste; clássico América x ABC será na 6º rodada.

À Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na noite dessa quinta-feira 25, a tabela detalhada da Copa do Nordeste de 2024.

O início da competição será no próximo dia 03/02, e o Rio Grande do Norte terá dois representantes na disputa.

Dois clubes representam o futebol do RN na competição.

O América-RN que garantiu sua vaga por ter sido Campeão Potiguar em 2023 e o ABC que assegurou sua participação após eliminar Sousa/PB e Iguatu/CE na fase seletiva.

Confira os jogos dos representantes potiguares:

Jogos do  América/RN

1º – Fortaleza/CE x América – 03/02 – Arena Castelão

2º – América x Itabaiana/SE – 11/02 – Arena das Dunas

3º – Bahia x América – 15/02 – Arena Fonte Nova

4º – América x Treze/PB – 21 ou 28/02 – A DEF

5º – Juazeirense/BA x América – 06 ou 13/03 – A DEF

6º – América x ABC – 20 ou 21/03 – Arena das Dunas

7º – Altos/PI x América – 23 ou 24/03 – A DEF

8º – América x Náutico/PE – 27/03 – A DEF

Jogos do ABC FC

1º – ABC x Maranhão – 04/02 – Frasqueirão

2º – Vitória x ABC – 10/02 – Barradão

3º – ABC x Botafogo/PB – 15/02 – Frasqueirão

4º – Ceará x ABC – 21 ou 28/02 – Arena Castelão

5º – ABC x CRB – 06 ou 13/03 – A DEF

6º – América x ABC – 20 ou 21/03 – Arena das Dunas

7º – ABC x Sport – 23 ou 24/03 – A DEF

8º – River x ABC – 27/03 – A DEF

O Clássico Rei acontecerá na sexta rodada dia 20/03 e o mando de campo será do América, com a partida sendo realizada na Arena das Dunas. 

Isso é  Brasil! Pedro Velho-RN se prepara para 3ª eleição para prefeito em menos de 4 anos.

Após cassações sucessivas de candidatos desde as eleições municipais de 2020, a cidade de Pedro Velho, na Região Agreste do Rio Grande do Norte, vai passar pela terceira eleição para a prefeitura em menos de quatro anos no próximo dia 03 de março de 2024.

No último domingo (21/01) terminou o prazo para as convenções partidárias. Já os partidos tiveram até essa quinta-feira (25/01) para registrarem as candidaturas, de acordo com o calendário estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN) em dezembro do ano passado.

Entenda as cassações:

A população de Pedro Velho elegeu, em outubro de 2020, nas eleições regulares do município, Derjelane Macedo (PSDB) e Inácio Costa (PSDB), como prefeita e vice. Em março de 2022, no entanto, a Justiça Eleitoral cassou a chapa por abuso de poder político e determinou novas eleições.

Em novembro de 2022, os eleitores da cidade voltaram às urnas e elegeram Edna Lemos (PSB) e Rejane Costa como prefeita e vice em uma eleição suplementar. Edna já estava no cargo interinamente por ser a então presidente da Câmara Municipal e foi eleita com 51% dos votos para o Poder Executivo.

Em setembro de 2023, no entanto, a Justiça Eleitoral cassou a chapa de Edna e da vice Rejane por abuso de poder econômico (compra de voto) durante a campanha eleitoral.

O candidato eleito na eleição suplementar em março próximo terá uma gestão tampão até o fim de 2024.

Já em outubro de 2024 haverá novas eleições municipais em todo o Brasil, seguindo o calendário eleitoral regular. Essa, inclusive, será a quarta eleição no município em quatro anos.

DETALHE: Desde setembro de 2023, o município é gerido interinamente por Francisco Gomes (PROS), que é presidente da Câmara Municipal da cidade. Ele segue dessa maneira até o dia 03 de março, quando um novo prefeito será eleito na eleição suplementar.

Denúncia anônima leva policia à recuperar veículo roubado na grande Natal.

Uma operação ilegal de desmanche de carros foi descoberta na tarde desta quinta-feira (25), no bairro do Planalto, Zona Oeste de Natal. A ação ocorreu após denúncias anônimas à Polícia Militar, indicando a presença de um foragido da justiça no local.

Os agentes de segurança chegaram ao imóvel situado na rua Alice Câmara, onde se depararam com vários veículos desmontados e peças automotivas soltas. Após uma análise, descobriu-se que um dos carros, um Ford Ka completamente desmontado, estava registrado como roubado desde o dia 23 de Janeiro em Nova Parnamirim.

A Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) foi acionada para dar continuidade às investigações. O agente Maykell Tales, da DEPROV, destacou que há um aumento recente nos registros de furtos e roubos de veículos no estado.

O proprietário do local não foi localizado durante a ação, mas sua identidade já foi descoberta.

Apagão: Prédios da prefeitura de Lajes (RN) tem luz cortada pela Cosern.

Na manhã dessa quinta feira (25/01), a Cosern, Companhia Energética do Rio Grande do Norte, cortou o fornecimento de energia elétrica de vários prédios públicos da prefeitura municipal de Lajes-RN, geridos pelo prefeito Felipe Menezes (MDB).

Segundo informações foram cortados o fornecimento de energia dos seguintes locais; Matadouro Público Municipal, Estação das Artes, prédios da  Secretaria Municipal de Assistência Social e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, além do poço tubular no assentamento Boa Vista.

Diante desta situação negativa a prefeitura municipal de Lajes não emitiu nenhuma nota esclarecedora á população sobre a suspensão do fornecimento de energia elétrica dos prédios públicos, através da Cosern.

A cena do descaso foi registrada pelos moradores da cidade!

Do blog: O corte de energia elétrica nos prédios municipais de Lajes foi por falta de dinheiro? Acredito que não! Pois a prefeitura municipal recentemente contratou um show com a cantora Michele Andrade no valor de R$ 135 mil reais para animar o carnaval desse ano. Com a palavra o gestor municipal.

Campeonato Potiguar: América goleia Globo FC e se isola na liderança no Grupo A.

O América-RN não tomou conhecimento do Globo e goleou a Águia por 4 x 0, em partida realizada na tarde dessa quinta-feira 25 de janeiro de 2024, na Arena América.

Após uma primeira etapa abaixo, na volta do intervalo os comandados de Marquinhos Santos atropelaram o adversário e construíram a goleada que isolou o alvirrubro na liderança do Grupo A da competição.

Souza, Brener (contra), Rafinha e Giovani marcaram os gols da vitória. O América com a vitória, chegou aos dez pontos.

O próximo compromisso será na segunda-feira, dia 29 de janeiro, novamente contra o Globo pelo returno, às 19h45, na Arena das Dunas em Natal. 

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...