quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Mulher é presa por bater em idosa de 86 anos em Natal; vítima é sogra da agressora.

Policiais civis da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Natal prenderam em flagrante, nesta terça-feira 8, uma mulher suspeita de agressão física contra uma idosa de 86 anos. A vítima é sogra da agressora.

A nora, Luciana Pereira Rodrigues, de 42 anos, foi presa por lesão corporal e maus-tratos. Segundo as investigações, os crimes teriam ocorrido por volta das 12h. Logo depois, a vítima foi acompanhada de seu filho até a delegacia para prestar queixa, onde foram apresentadas as lesões corporais, motivo pelo qual a suspeita foi presa em flagrante em seu apartamento, na Praia do Meio, na Zona Leste de Natal.

Ainda segundo as investigações, a idosa já havia sofrido violências físicas duas vezes, somente no último final de semana, possivelmente praticadas também pela mesma agressora.

Luciana Pereira foi conduzida até a delegacia e encaminhada ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.

 

 

Prefeitura de Fernando Pedroza firma parceria com a UFERSA/Angicos para oferta de cursos.

A Prefeitura Municipal de Fernando Pedroza, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo-SMECTur, representada legalmente pela Professora Francisca Vanúzia da Silva Gonçalves firma parceria com a UFERSA/Angicos para oferta do Curso de Extensão Brincadeira, Linguagem e Imaginação.

O Processo de Formação Continuada dos Professores e Profissionais de Educação deve ser uma preocupação diária de todo Gestor Público e um compromisso com a valorização, mas acima de tudo com a Qualidade do Ensino que respondo diretamente ao desenvolvimento e o crescimento intelectual da População, pois a educação implica na “formação humanística expandido para uma capacidade de se agir na vida prática guiado pelas virtudes de se compreender situações conflituosas.”

Neste sentido, a Profa Francisca Vanuzia, atual secretária de Educação, firma uma relevante parceria com a UFERSA, campus de Angicos, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – Proec, cuja mediação é feita com a Profa dra Elaine Sobral que acompanha o Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem – EDUCLIN; Entendendo  que a formação contínua  é imprescindível para a qualificação dos nossos profissionais  e uma oferta de serviços que de fato atenda às necessidades de aprendizagem das nossas crianças e estudantes, o Profissional de Educação precisa estar bem preparado para dar conta da sua função, que é preparar muito bem, intelectualmente as novas gerações .

O Curso de Extensão sobre Brincadeira, Linguagem e Imaginação na Infância, acontecerá nos moldes à distância em razão da Pandemia, assegurando a saúde dos nossos profissionais, para essa formação foram cadastrados 21 Profissionais da Educação Infantil, entre Gestores escolares, Docentes, Coordenadores Pedagógicos, Estagiários e Técnicos – Pedagógico (smectur), o curso terá uma duração de 15 meses e carga horária de 120 horas,  fomentando assim a criação de espaços e materiais lúdicos nas Instituições de Educação Infantil das Redes Municipais de Ensino, dos quais Fernando Pedroza abraça com muita responsabilidade este projeto, se compreende acima de tudo que a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica que inquestionavelmente faz toda diferença no desenvolvimento infantil e garante o sucesso acadêmico  do indivíduo, bem como o sucesso pessoal e profissional. O curso de extensão terá início nesta próxima Terça-feira, 15/09, com o Encontro de Abertura, a temática tratada será Brincadeira e Cultura Lúdica na infância que será ministrada pela Profa Jacyene Melo (UFRN).

Os profissionais recebem com muito entusiasmo essa formação...

“Essa formação é um verdadeiro presente para todos nós, enquanto profissionais. Representa valorização e cumprimento da responsabilidade da secretaria de   educação e do município com a capacitação de seus profissionais. A partir de agora, abracemos a oportunidade e vamos investir em nós com uma excelente participação” (Coordenadora Pedagógica)

“Estou muito feliz por esta oportunidade oferecida para nosso CMEI.” (Docente)

“Estamos imensamente felizes por essa parceria com a UFERSA e com a aceitação de todos vocês da Educação Infantil na participação do curso. Sabemos da importância e necessidade de formação continuada e essa oportunidade não poderíamos deixar passar. Desejo a todos muita dedicação e sucesso nessa nova jornada de aprendizagem. Fico feliz de fazer parte desse momento. (Profa Vanuzia – Dirigente de Educação)



Ressaltamos o compromisso da Gestão Municipal, Prefeita Sandra Jaqueline, com o Plano Municipal de Educação, pautando a gestão feita a muitas mãos.

FRANCISCA VANUZIA DA SILVA GONÇALVES

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E TURISMO

PORTARIA Nº 012/2020

 

 

 

 

Covid-19: População brasileira será vacinada a partir de janeiro de 2021, diz ministro.

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello​, afirmou nesta terça-feira 08/09/2020 que o país dará início em janeiro à vacinação da população contra o novo coronavírus. Em reunião ministerial, o ministro disse que as primeiras doses devem chegar a partir do início do próximo ano e que o plano é já imunizar “todo mundo”.

“A gente está fazendo os contratos com quem fabrica a vacina e a previsão é de que essa vacina chegue para nós a partir de janeiro. Em janeiro do ano que vem, a gente começa a vacinar todo mundo”, disse Pazuello.

A pasta prevê que, inicialmente, chegarão ao país 100,4 milhões de doses da vacina, produzida em parceria com a Fiocruz. A estimativa é de que a segunda dose seja disponibilizada no segundo semestre do próximo ano.

Na semana passada, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco,​ disse, no entanto, que a vacina não deve ser para toda a população. “Dentro dos dados da epidemiologia, não há previsão de vacinar 100% da população. Isso não é o normal, mas sim os grupos de risco”, finaliza o mesmo. 

FERNANDO PEDROZA: BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO APRESENTA 39 CASOS RECUPERADOS.

ATENÇÃO!Devemos atender as medidas como o distanciamento social, higiene frequente das mãos e o uso de máscaras devem serem mantidas para que possamos evitar a transmissão e contágio pelo coronavírus.

Brasileirão:Com vários desfalques Fluminense e Flamengo se enfrentam nesta quarta feira (09) no maracanã.

Nesta quarta-feira,(09/09),Fluminense e Flamengo se enfrentam pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã. As equipes voltam a se encontrar após as finais do Campeonato Carioca.

Para esta partida, o técnico Odair Hellmann não divulgou a escalação. Os tricolores tiveram atuação abaixo do normal no segundo tempo contra o São Paulo. Mesmo assim, o comandante pode repetir a formação no clássico.

No Flamengo, o clima é de confiança após a sequência de vitórias no Campeonato Brasileiro. Os rubro-negros estão apenas três pontos atrás do Internacional, atual líder da Série A.

Mesmo com os bons resultados, o fato do técnico Domènec Torrent estar promovendo o rodízio do elenco não está agradando alguns jogadores.

Confira ABAIXO as prováveis escalações:

FLUMINENSE: Marcos Felipe, Calegari, Nino, Luccas Claro e Egídio; Yuri, Dodi e Nenê; Michel Araújo, Wellington Silva e Marcos Paulo
Técnico: Odair Hellmann

FLAMENGO: Gabriel Batista, Isla, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Thiago Maia, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabigol e Michael (Vitinho)
Técnico: Domènec Torrent

 

 

Coronavírus:TSE define protocolo de saúde para eleições municipais.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta terça-feira 8 o Plano de Segurança Sanitária para as eleições municipais de 2020. Em função da pandemia da Covid-19, o tribunal estabeleceu um protocolo com medidas preventivas para eleitores e mesários que vão trabalhar no pleito, que será realizado em novembro. 

Os eleitores só poderão para entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras faciais e deverão higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. A distância de um metro entre as demais pessoas também deverá ser mantida. O TSE recomenda ainda que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação. 

Os cerca de 2 milhões de mesários deverão trocar as máscaras de proteção a cada quatro horas, manter distância mínima de um metro entre os eleitores e os demais mesários, limpar as superfícies com álcool 70% e higienizar as mãos com álcool em gel constantemente. 

Durante a apresentação do protocolo, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, disse que não há segurança sanitária absoluta para evitar contaminações nos locais de votação, mas os riscos foram diminuídos com as medidas adotadas pelo TSE. 

“Nos estamos tomando todas as precauções possíveis e razoáveis na convicção de que minimizaremos o risco de contaminação de quem quer que seja. Segurança absoluta só se não tiver eleição e ninguém sair na rua”, afirmou Barroso. 

 

 

 

  

Municípios brasileiros terão verba federal extra para ‘caçar’ e monitorar o coronavírus.

O governo federal vai fazer a partir de outubro uma liberação excepcional de 370 milhões de reais para os municípios de todo o país e para o Distrito Federal rastrear e monitorar casos da Covid-19. O dinheiro será transferido automaticamente, sem a necessidade de pedido dos gestores locais. O dinheiro será direcionado para as ações de vigilância em saúde e de saúde da família.

Na portaria que determinou a liberação, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, afirma que a medida considerou a “necessidade de planejar e executar respostas adequadas para o enfrentamento da Covid-19, que sejam condizentes com a velocidade da mudança no cenário epidemiológico e o potencial esgotamento da capacidade instalada dos serviços de saúde”.

A expectativa, segundo o governo, é promover a identificação precoce e a assistência adequada aos infectados e interromper a cadeia de transmissão e diminuir o contágio e o número de casos novos da doença. Entre as ações previstas, afirma Pazuello, estão a “redução da circulação de pessoas com sintomas leves para os serviços de urgências ou hospitais, o rastreamento e monitoramento dos contatos de casos de Covid-19 e a identificação de casos graves para encaminhamento aos serviços de urgência e emergência de referência”.

O dinheiro poderá ser usado para pagar até novembro um continente extra de médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais e outras 22 categorias. A portaria determina o número de profissionais que poderão ser custeados por município, de acordo com a população e o quantitativo de pessoas cadastradas por equipe de Saúde da Família. Para cada agente foi fixado o valor de 6.000 reais – eles terão de cumprir jornadas semanais de 20 horas.

 

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...