quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Descaso: Medicamentos perdem a validade e vão parar no lixo da cidade de Parelhas/RN.

DESCASO:Centenas de medicamentos lacrados foram parar no lixo por causa da validade vencida em Parelhas-RN, município da região Seridó do Rio Grande do Norte e que fica a 250 quilômetros de Natal.

A cidade é administrada pelo prefeito Alexandre Petronilo (MDB), que está encerrando o mandato. Remédios de vários tipos, muitos ainda na caixa e que não foram distribuídos para a população de Parelhas, foram encontrados em compartimentos nos fundos do Hospital Dr. José Augusto Dantas, que fica na região central da cidade e é administrado pela prefeitura.

Os medicamentos foram encontrados na última segunda-feira 07/12,  por assessores do prefeito eleito, Dr. Tiago Almeida (PSDB).

 A coordenadora da equipe de transição para a nova gestão, a advogada Patrícia Gambarra, afirmou ao Agora RN que achou no lixo uma grande variedade de remédios, inclusive alguns usados no tratamento de pacientes com Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus.

De acordo com a advogada, os medicamentos estão fora da data de validade, o que inviabiliza a distribuição para a população. Alguns remédios, segundo ela, venceram há cerca de quatro anos. Ela denunciou o caso à Polícia Civil, registrando um boletim de ocorrência na Delegacia de Parelhas.

Patrícia Gambarra pede que o material seja apreendido para investigação. A coordenadora da equipe de transição afirma que a atual gestão ainda não explicou como os medicamentos foram parar no lixo.

AGORA RN


Governo do RN recomenda que municípios suspendam eventos públicos e privados.

A governadora Fátima Bezerra (PT) publicou um decreto nesta quarta-feira (09/12), no Diário Oficial do Estado, suspendendo os eventos promovidos ou patrocinados pelo Governo do Rio Grande do Norte que impliquem em aglomeração de pessoas. O decreto ainda recomenda que os municípios adotem “medidas necessárias para a suspensão de shows e eventos públicos ou privados de massa”.

O Governo também se compromete a disponibilizar aos municípios suas forças de segurança pública, por meio das operações do Programa Pacto pela Vida, para dar o apoio complementar necessário à implementação das medidas sanitárias de enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus.

Para publicar o decreto, que já está em vigor, o governo considerou o aumento dos casos da COVID-19 no Brasil e no Rio Grande do Norte, além da decretação de estado de calamidade pública em razão da grave crise de saúde pública decorrente da pandemia da COVID-19 (novo coronavírus) por meio do Decreto Estadual nº 29.534, de 19 de março de 2020.

Fonte: Portal Grande Ponto

Copa Libertadores: Grêmio e Santos duelam no Olimpico/RS nesta quarta feira 09.

Grêmio e Santos farão duelo brasileiro nas quartas de final da Libertadores da América. A primeira partida será nesta quarta-feira, às 19h15 (de Brasília), na arena em Porto Alegre/RS.

O Tricolor deve contar com os retornos do zagueiro Kannemann e do meia Jean Pyerre ao time titular. O técnico Renato Gaúcho faz mistério, mas a dupla deve sair jogando.

No Peixe, Lucas Veríssimo deve atuar depois de cogitar ficar fora pela insatisfação com o insucesso na negociação com o Benfica, de Portugal. Luiz Felipe está suspenso e Arthur Gomes fora em função da covid-19.Soteldo, um dos destaques da equipe de Cuca, prevê um grande duelo.

Confira as prováveis escalações:

GRÊMIO: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Maicon, Matheus Henrique e Jean Pyerre; Luiz Fernando, Pepê e Diego Souza
Técnico: Renato Gaúcho

SANTOS: John, Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison (Jobson), Diego Pituca e Soteldo; Marinho, Lucas Braga (Sandry) e Kaio Jorge
Técnico: Cuca

Gazeta Esportiva

 

 

 

Justiça define data e horário para a diplomação dos eleitos em Fernando Pedroza e mais três cidades.

A Justiça eleitoral definiu o cronograma para a diplomação dos eleitos na eleição municipal de 2020, respectivamente nas cidades que corresponde a 18ª zona eleitoral da comarca de Angicos/RN.

Seguindo os protocolos estabelecidos para o ato de diplomação as cidades de Fernando Pedroza, Angicos, Afonso Bezerra e Santana do Matos, terão seus candidatos a prefeito-vice, vereadores titulares e suplentes diplomados.

A justiça definiu apenas a data e horários para a realização da solenidade. A data será dia 17 de dezembro, uma quinta-feira e o horário será das 14:h ás 17h. As regras constituídas não permitem a presença de convidados.

Pelo cronograma da justiça, a diplomação começa a partir das 14 horas. Seguindo a ordem por municípios. As 14:h serão diplomados os candidatos eleitos em Afonso Bezerra, o prefeito Neto de Zoraide e o vice João Batista Alves (Batistão), além dos vereadores titulares e suplentes.

Na sequência as 15 horas , serão diplomados os eleitos de Angicos. prefeito Pinheiro Neto e a vice Cinara Dantas, além dos vereadores titulares e suplentes.

As 16 horas, teremos a diplomação dos eleitos de Fernando Pedroza, prefeita Sandra Jaqueline e o vice João Maria Braga, além dos vereadores titulares e suplentes.

Por último, as 17 horas, acontecerá a diplomação dos eleitos da cidade de Santana do Matos, prefeita Maria Alice  e vice Franciclaudio Barbosa (Kaká), além dos vereadores titulares e suplentes.

Já a posse dos eleitos, se dará no dia 1º de Janeiro, como é de praxe sempre acontece na câmara municipal dos respectivos municípios. VEJA ABAIXO CÓPIA DO DOCUMENTO:

Observação: O evento da diplomação ainda terá o local a ser definido pela justiça.

Covid-19:Governadora Fátima Bezerra cobra urgência do governo federal na definição do calendário de vacinação.

Na reunião de governadores com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, realizada em Brasília-DF nesta terça-feira (08/12), a governadora Fátima Bezerra, (PT-RN) pediu urgência na definição pelo Governo Federal de um calendário para a vacinação contra a Covid-19.

"Precisamos de datas e um calendário definido com as etapas e fases prioritárias. Isso requer urgência. É necessário também incluir entre as prioridades os professores e profissionais da educação", afirmou a governadora.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do RN articulou junto aos municípios, na Comissão Intergestores Bipartite, a utilização de R$ 1.195.000.00 para montar as estruturas de conservação, distribuição e aplicação com equipamentos de refrigeração, transporte e conservação de vacinas, capacitação dos vacinadores, para centrais em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Mossoró. "O estado fará adesão de ata de registro de preço e repassará os equipamentos aos municípios", explicou Maura Sobreira, secretária adjunta da Sesap.

Fátima informou que já manteve contatos com o governador de São Paulo, João Dória e com a diretoria do Instituto Butantan para aquisição da vacina CoronaVac, como é conhecido o imunizante da chinesa Sinovac. "Não vamos medir esforços para garantir a vacinação e a imunização da população do nosso Estado", enfatizou a governadora petista.

Fonte: Portal Grande Ponto

 

Após pressão no Paraguai, Palmeiras segura empate contra o Libertad 1x1.

O Palmeiras abriu as quartas de final da Copa Libertadores com um empate por 1 a 1 contra o Libertad, no Estádio Defensores del Chaco no Paraguai. Como marcou fora de casa na noite desta terça-feira, (08/12) o time alviverde avança à semi em caso de 0 a 0 no Allianz Parque/SP.

A equipe brasileira correu riscos durante o primeiro tempo, mas conseguiu sair na frente com gol de cabeça marcado por Gustavo Gomez contra o ex-clube. Na etapa complementar, também de cabeça, Espinoza empatou para o Libertad em falha de Weverton.

O jogo de volta pelas quartas de final da Copa Libertadores está marcado para as 21h30 (de Brasília) da próxima terça-feira (15/12), no Allianz Parque/SP.

Hoje teremos pela copa libertadores no estádio Olímpico em Porto Alegre/RS o clássico Grêmio x Santos, as 21:30h.

Gazeta Esportiva

Deputado Francisco do PT pede a Governadora Fátima Bezerra realização de concurso público para a EMATER.

O deputado estadual Francisco do PT defendeu nesta terça-feira 8 a realização de um concurso público para a Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN). A proposta foi encaminhada pelo parlamentar em forma de requerimento ao Governo do Estado e suas secretarias. O pronunciamento do petista ocorreu durante o horário dos deputados na sessão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

“Temos que reconhecer a importância do trabalho dos servidores da Emater, instituição que tem sofrido uma redução forte do seu quadro funcional. É importante a recomposição por meio de concurso público. Mais uma vez reforço que sabemos dificuldades que estado atravessa do ponto de vista fiscal e financeiro, pelos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas é necessário esforço no sentido de se encontrar um caminho do ponto de vista da legalidade, para que os quadros da Emater possam ser recompostos”, disse Francisco.

Ainda em seu discurso, o deputado acrescentou que apresentou outra solicitação ao Governo envolvendo a Emater, dessa vez solicitando a reestruturação da tabela do plano de cargos, carreiras e salários dos servidores públicos do órgão.

AGORA RN



 

Candidato à presidência da Femurn cobra respeito de Styvenson com prefeitos.

O prefeito reeleito de São Tomé-RN, Babá Pereira (Republicanos) - que também é candidato a presidência da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) -, cobrou respeito do senador Styvenson Valemtin para com os prefeitos do Estado. Babá fez referência a vídeos postados pelo parlamentar onde aparece, seguidamente, criticando a necessidade de debater com os gestores municipais o encaminhamento de emendas para as cidades potiguares.

"Temos o maior respeito pelo senador Styvenson, mas queremos que ele também respeite os prefeitos. O cidadão quando precisa de algo, procura o prefeito do seu município porque é nos municípios onde as pessoas vivem, quem convive com os problemas da cidade junto com os vereadores. Eu estou no meu quarto mandato de prefeito e não cai de paraquedas, foi o povo que me elegeu, assim como aconteceu com os demais gestores do Estado", disse Babá.

Segundo o prefeito, para uma Prefeitura receber emendas parlamentares é preciso seguir à risca uma série de medidas, apresentar um plano de trabalho junto ao ministério, projetos e estar em dia com suas obrigações. "É preciso seguir a lei, prestar contas dos recursos após ter sido executado o convênio, e ainda tem o portal da transparência acessível a todos os cidadãos, o acompanhamento permanente dos MPs, TCEs, Câmaras de Vereadores e procuradorias", lembrou.

No último domingo (06), Styvenson protagonizou um bate boca com seus próprios seguidores em uma rede social.

Fonte: Portal Grande Ponto

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...