segunda-feira, 9 de abril de 2018

Justiça: Após cadeia em Lula, delegado e procurador falam em prisão de novos alvos.

Após a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado na Lava Jato, investigadores ligados à operação dizem que os próximos passos devem ser o aprofundamento das apurações contra líderes de outros partidos, assim como a aprovação de mudanças na legislação penal e o fim do foro privilegiado.

O delegado da Polícia Federal Milton Fornazari Júnior, responsável pela Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros em São Paulo (Delecor), afirmou em uma rede social que “agora é hora de serem investigados, processados e presos os outros líderes de viés ideológico diverso, que se beneficiaram dos mesmos esquemas ilícitos que sempre existiram no Brasil (Temer, Alckmin, Aécio etc).”
Estado procurou no sábado as assessorias do presidente Michel Temer (MDB), do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do senador Aécio Neves (PSDB-MG), mas até a noite deste domingo, 8, nenhuma delas se havia manifestado.

Temer foi denunciado duas vezes e é investigado em um inquérito pela Procuradoria-Geral da República. Aécio foi denunciado e é investigado na Lava Jato. Alckmin é investigado em inquérito por caixa 2 no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em razão da delação da Odebrecht.

O texto de Fornazari foi publicado no sábado, 7, no momento em que Lula era levado pela PF para Curitiba (PR). A um amigo que lhe perguntou se podia compartilhar, ele respondeu: “Fique à vontade”.
Neste domingo, 8, porém, o policial o retirou do ar. E publicou novo texto: “Para você que gosta de me monitorar aqui, não adianta se articular, vamos continuar prendendo os corruptos de todos os gêneros”.


GIRO DO ESPORTE: 
Zagueiro Carli faz gol no final e Botafogo fatura o Carioca contra o vasco.

Com muito drama, emoção e gol no último lance da partida, o Botafogo derrotou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, levou a decisão para os pênaltis e, com atuação decisiva do goleiro paraguaio Gatito Fernández, que defendeu duas cobranças, encerrou um jejum de cinco anos sem título do Campeonato Carioca.
Em campo, o jogo foi nervoso, muito truncado e com poucas chances de gol, muito em função da boa marcação vascaína, que conseguiu segurar as investidas botafoguenses mesmo após ficar com um a menos no final do primeiro tempo, quando Fabrício foi expulso por entrada dura na panturrilha de Luiz Fernando, mas não contava com o faro de artilheiro do zagueiro Joel Carli.
Com direito a muito drama e emoção, o argentino foi ao ataque e, em lance de oportunismo, pegou rebote dentro da área e chutou rasteiro no meio do gol para marcar aos 49 minutos o gol que levou a decisão às penalidades.
Nas cobranças, brilhou a estrela de Gatito Fernández, que viu o seu companheiro Rodrigo Pimpão parar no uruguaio Martín Silva, mas defendeu as cobranças de Werley e Henrique e saiu em direção à torcida para comemorar o 21.º título estadual do Botafogo. Com 34 taças, o Flamengo é o maior campeão, seguido por Fluminense, com 31, e Vasco, com 24.
Corinthians vence no tempo normal, bate Palmeiras nos pênaltis e fatura o título.

O Corinthians se tornou campeão paulista com cara de Corinthians. O time não tremeu no Allianz Parque lotado, domou o ambiente de favoritismo do Palmeiras neste domingo e chegou ao segundo título estadual consecutivo graças à frieza e ao controle de quem venceu por 1 a 0 no tempo normal, com um gol no primeiro minuto, e confirmou a conquista nos pênaltis, com vitória por 4 a 3.
A final teve um roteiro como a torcida corintiana gosta. Foi preciso sofrer, aguentar e ser humilde diante de um rival favorito que ganhou por 1 a 0 em Itaquera o jogo de ida. 

O herói nas penalidades foi Cássio, que pegou as cobranças de Dudu e Lucas Lima, enquanto Danilo, Romero, Lucca e, por fim, Maycon, confirmaram o título de um clube, que apesar de ser o defensor do título, era zebra para a finalíssima.


Governadores do Nordeste deverão visitar Lula em Curitiba nesta terça-feira 10.

Governadores do Nordeste pretendem visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR), onde o petista está preso. A visita está sendo organizada para a próxima terça-feira, 10, em horário ainda a ser acertado com a PF.
O encontro foi sugerido pelo governador do Ceará, Camilo Santana, que também é filiado ao PT. De acordo com a assessoria de imprensa do chefe do Executivo cearense, oito dos nove governadores do Nordeste já confirmaram ida à capital paranaense para visitar Lula. Apenas o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), ainda não teria confirmado.
A ordem de prisão contra Lula foi expedida pelo juiz Sérgio Moro na última quinta-feira, 5. O magistrado deu até 17 horas de sexta-feira para o ex-presidente se entregar. O petista, porém, não cumpriu a ordem e só se entregou no início da noite deste sábado, 7. Ele foi transferido de São Paulo a Curitiba em avião da Polícia Federal. Lula cumpre a pena em uma cela especial preparada pela PF.


Giro Policial: Sargento da PM e comerciante são assassinados em São Gonçalo do Amarante.

O Rio Grande do Norte registrou a décima morte de policial militar em 2018. O sargento reformado da Polícia Militar, Helton Cabral da Silva, de 42 anos, foi morto a tiros na madrugada do domingo, 8, em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal.
Ele estava em uma cigarreira quando um veículo parou e os ocupantes começaram a atirar. Além do policial militar, o proprietário do estabelecimento, Flaviano Martins da Silva, de 32 anos, também morreu no local.
Até o momento, ninguém foi preso. Ainda não se sabe a motivação do crime. As duas mortes serão investigadas pela Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa da Polícia Civil.
Com a morte de Helton Cabral, o número de policiais mortos no Rio Grande do Norte subiu para 10 casos. Em todos os registros, os policiais foram mortos no período de folga.
Polícia Civil prende quadrilha suspeita de assaltos a agências bancárias no RN.
Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) efetuaram a prisão, neste domingo, 8, de uma quadrilha especializada em assaltos contra agências bancárias do Rio Grande do Norte.
Foram detidos Alexandre Ferreira da Rocha, com 55 anos, Eliandro Lima de Souza, 41 anos, e Valmir Barbosa de Araújo, 39 anos. Todos os detidos são oriundos do estado de Pernambuco.
Os agentes da Deicor receberam denúncias de que os pernambucanos estavam em uma residência em Parnamirim. Após a identificação dos criminosos, os policiais foram até o local e efetuaram as prisões.
Na residência utilizada como esconderijo foram encontrado R$ 20 mil, em cédulas, além de documentos, equipamentos utilizados para romper caixas eletrônicos e munições.
Os criminosos foram encaminhados para a sede da Deicor. Eles revelaram que o plano era assaltar uma agência bancária na Avenida Prudente de Morais, em Natal.
Todos os autuados os detidos possuem antecedentes criminais por roubo ou furto a bancos.

POLITICA:Troca-troca: Janela partidária movimenta 59 deputados federais.

Terminou à meia-noite da última sexta-feira (6) o prazo para deputados federais, estaduais e distritais mudarem de partido para se candidatar às eleições deste ano, sem risco de perder o mandato. Balanço parcial divulgado pela Câmara dos Deputados mostra que, até o momento, 59 parlamentares trocaram de partido.

O período que permite a mudança, denominada “janela partidária”, começou no dia 8 de março. O prazo não inclui vereadores, porque não haverá eleições este ano na esfera municipal.

O DEM e o PSL foram os partidos que mais ampliaram suas bancadas: cada um ganhou sete deputados. Dessa forma, o DEM passou de 33 para 40 deputados; e o PSL, de 3 para 10 deputados.

O MDB registrou a maior perda: até o momento, 11 deputados saíram do partido. A comunicação sobre a troca de partido é feita diretamente à Justiça Eleitoral, e não há prazo para que essas informações sejam enviadas à Câmara.

O balanço consolidado das trocas da janela partidária será divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 18 deste mês.

Educação: Prazo para pedir isenção no Enem é ampliado para 15 de abril.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A data final, inicialmente marcada para 11 de abril, foi adiada para o dia 15 de abril.

Também foi prorrogado o prazo para os candidatos que tiveram isenção no ano passado e faltaram aos dois dias de prova justificarem sua ausência, para continuar tendo o benefício.

Segundo o Inep, o objetivo da mudança é dar mais tempo para que os participantes possam se adequar às novidades desta edição, “garantindo, assim, a isonomia a todas as pessoas com direito à gratuidade da taxa de inscrição do Exame”, diz o instituto.

Tanto o pedido de isenção como a justificativa de ausência devem ser feitas na Página do Enem 2018. Todos os interessados em fazer o Enem 2018, isentos ou não, deverão fazer a inscrição no exame entre 7 e 18 de maio.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...