quarta-feira, 14 de março de 2018

Esporte: Talento lajense (Popó) é destaque com a camisa da seleção brasileira de futsal.

A menina que ganhou o mundo, e que hoje virou destaque no futsal do Brasil, representou de forma extraordinária o Rio Grande do Norte e a sua cidade de origem, Lajes do Cabugi-RN.
Convocada para jogar pela Seleção Brasileira em dois amistosos neste último final de semana, Poliana Karolyna, fez bonito e deixou muitos amantes do futsal do Brasil impressionados com a sua desenvoltura em quadra, no amistoso contra o Paraguai onde ela marcou dois gols.
Popó, como é chamada carinhosamente por seus conterrâneos, fez questão de durante a sua entrevista agradecer a Deus e mencionar a sua família, amigos, o povo da sua cidade Lajes, e o estado do Ceará, onde ela reside, que a recebeu de braços abertos.

Avaliação: Ministério Público cria grupo para analisar folha salarial do governo do RN.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte criou um grupo de trabalho para analisar a folha de pagamento do governo do estado. Nos próximos 60 dias, analistas do órgão vão tratar, importar, cruzar e analisar de dados relativos ao pagamento dos servidores, sob coordenação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A portaria da Procuradoria-Geral de Justiça que cria o grupo foi publicada nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial do Estado, com nome dos servidores responsáveis por esse trabalho.

G1 procurou o Ministério Público para perguntar as razões para criação do grupo e ainda aguarda posicionamento do órgão sobre o assunto.

Os salários dos servidores estaduais do RN são pagos com atraso desde 2016. De acordo com o governo, o problema está no crescimento vegetativo da folha e no aumento do déficit previdenciário atrelados à queda das receitas estaduais durante a crise econômica.

Neste mês de março, o décimo terceiro salário de 2017 ainda não foi pago. O depósito dos vencimentos previstos para dezembro do ano passado deve ser feito ainda neste mês, para os servidores que ganham até R$ 2 mil.

Partido dos Trabalhadores (PT), já discute providências que deverão ser tomadas caso Lula seja preso.

O PT já começa a discutir, ainda de forma discreta, providências que deverão ser tomadas caso Lula seja preso. Uma delas é a escolha de um porta-voz que possa visitá-lo com frequência, transmitindo as opiniões do petista para o mundo exterior.
As prisões restringem as visitas a familiares e amigos, que só podem ver os detentos uma vez por semana. Assim, apenas advogados poderão falar com Lula com frequência. Parlamentares também podem entrar nas prisões com maior facilidade.
Dirigentes do PT acreditam que Lula não permanecerá muito tempo preso. O temor maior é outro: o de que ele seja impedido de se manifestar na TV na campanha presidencial por alguma decisão da Justiça Eleitoral.

Recentemente em uma das três entrevistas que deram origem ao livro “A Verdade Vencerá – o povo sabe por que me condenam”, o jornalista Juca Kfouri perguntou ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a possibilidade de se exilar em uma embaixada amiga em vez de aceitar passivamente a prisão. Lula admite estar pronto para enfrentar a prisão e nega a possibilidade de fuga: “Olha, conheço companheiros que ficaram 15 anos exilados e não tiveram voz aqui dentro, no Brasil”.


Descaso: Alunos e população indignados nas redes sociais cobram do prefeito Deusdete Gomes a escuridão próxima a UFERSA e nas ruas da cidade.


Se não bastasse os assaltos e arrastões na cidade de Angicos recentes, agora a mais de um ano que alunos vem reclamando da escuridão na estrada que dá acesso a UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Angicos.

Já houve ocorrência de assaltos com alunos no local. Segundo populares o prefeito Deusdete Gomes e o secretário municipal de obras Manoel Macêdo são conhecedores do problema, mais não procuram resolver o caos na iluminação pública da cidade.


Segundo informações de moradores,olhando a cidade de longe percebemos muitas falhas na iluminação durante à noite, andando pela praça do INSS tá um "breu" sem solução essas são reclamações recorrentes tantos dos alunos que estudam na UFERSA com os populares que residem na cidade.

Do blog: Vale lembrar que escuridão faz parte da segurança pública, pois ruas escuras facilita a criminalidade.

Lenga-Lenga: Concurso da Policia Militar-RN ainda não tem data para ser republicado oficialmente.

Alvo de questionamentos no último mês devido ao baixo número de vagas para mulheres ou a idoneidade da empresa responsável pela realização das provas, o edital do concurso da Polícia Militar ainda não tem data para republicado. A informação é do secretário estadual de administração, Cristiano Feitosa. A previsão era que o certame fosse publicado na semana passada já com as alterações determinadas pela Justiça.

Essas alterações dizem respeito a adequação do edital a exigências legais que passam a valer em abril deste ano para ingresso na Polícia Militar do RN, como o nível superior também para soldados.

O Governo do Estado já havia se manifestado favoravelmente a essas inclusões, contudo, na última semana, o processo acabou sendo alvo de novos questionamentos, um deles feito pelo Ministério Público do RN, sobre o número de vagas disponíveis para mulheres.

Isso porque das mil vagas abertas para a PM, apenas 62 são destinadas para o público feminino. Na segunda-feira, 12, o Governo do Estado foi ao Ministério Público prestar esclarecimentos, mas a solução ainda não parece resolvida. 

Outro ponto alvo de questionamento foi o da empresa contratada para o certame, o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo, o Ibade. Segundo a Associação de Praças da PM, o Instituto já seria alvo de investigações em outros estados.

Sobre o caso, o Governo do Estado afirmou que a dispensa de licitação para a contratação do Ibade “tem Fundamento Legal. 

GIRO DO ESPORTE

Libertadores: Vasco estreia na fase de grupos com derrota para Universidad de Chile.

O Vasco não foi feliz na estreia da fase de grupos na Copa Libertadores da América. Em partida disputada na noite desta terça-feira, em São Januário, a equipe cruz-maltina foi derrotada pela Universidad do Chile por 1 a 0, gol marcado por Araos, no segundo tempo.
O resultado fez o Vasco cair para a terceira colocação do grupo 5, ainda sem pontos ganhos. O time chileno assumiu a segunda posição, com 3 pontos. O líder da chave é o Racing, da Argentina, também com 3 pontos, e o Cruzeiro, derrotado no primeiro jogo, ocupa a lanterna.No final do jogo, a torcida, frustrada com o resultado, vaiou a equipe.
Na próxima rodada, o Vasco enfrentará o Cruzeiro no Mineirão, enquanto a Universidade do Chile receberá o Racing em Santiago.

O Flamengo, pressionado, encara o Emelec nesta quarta no Equador.

Pressionado após empatar por 2 a 2 com o River Plate da Argentina, em casa, o Flamengo volta a campo nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Estádio George Capwell, em Guayaquil, no Equador, em confronto válido pela segunda rodada do Grupo D da Copa Libertadores.
Todos os quatro times estão empatados com um ponto, já que os equatorianos iniciaram a disputa ficando no 1 a 1 com o Independiente Santa Fe na Colômbia.
Paulo César Carpegiani, comandante do Flamengo, sabe que a pressão existe, mas pediu a seus jogadores tranquilidade.
“É importante jogarmos de maneira inteligente, valorizando a posse de bola e não aceitando a correria do Emelec”, finaliza Carpegiani.

Já o Corinthians tenta a primeira vitória na Libertadores contra o Lara nesta quarta 14.

Depois de se classificar no Campeonato Paulista e antes de disputar o mata-mata da competição estadual, o Corinthians tenta sua primeira vitória nesta edição da Copa Libertadores da América na noite desta quarta-feira, contra o Deportivo Lara-VEN, às 21h45 (de Brasília), no estádio de Itaquera, no segundo duelo da equipe pelo Grupo 7 da competição.
Com um ponto conquistado na tabela de classificação após o empate sem gols contra o Millonarios-COL, em Bogotá, o time do Parque São Jorge quer fazer valer o seu mando de campo para assumir a liderança da chave, atualmente nas mãos dos próprios venezuelanos, que derrotaram o Independiente-ARG na estreia e agora tentam surpreender outro campeão da América.
Para o embate, Carille promoverá o retorno de Balbuena e Rodriguinho, poupados diante do Botafogo-SP, no final de semana, e de Fagner e Clayson, que estavam suspensos. Jadson, que também ficou fora no domingo para descansar, sentiu dores na coxa direita e acabou cortado da lista de relacionados. Emerson Sheik, então, ganhará uma chance de ser titular.










Violência:Pastor teria abusado sexualmente de mais de 10 mulheres em Minas Gerais.

Está preso preventivamente o pastor Wilson Jorge Ferreira, de 51 anos, apontado pela Polícia Civil como autor de uma série de crimes sexuais contra mulheres frequentadoras da Igreja do Evangelho Quadrangular, que fica no Bairro Salgado Filho, Oeste de Belo Horizonte.
Relatos iniciais que constam no inquérito apontam que ele teria feito mais de 10 vítimas, praticando diversos abusos desde beijos no pescoço, lambidas nas orelhas e toques por todo o corpo das mulheres. Wilson foi preso em casa, no Bairro Novo Eldorado, em Contagem, Minas Gerais, e será levado ao presídio José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Grande BH.
Há um caso, inclusive, de uma menor de idade que teria sido abusada durante quatro anos, quando tinha entre 12 e 16 anos. Segundo a delegada Larissa Mascotte, que coordena as investigações, ele se aproveitava de sua posição de pastor para desqualificar possíveis denúncias e também zombava das vítimas.
“Ele falava que tinha muitos amigos que eram policiais, autoridades, político e por isso ele ficaria impune. Falava que era muito influente e as vítimas ficavam com medo de enfrentá-lo. Ele também começava a desacreditar as vítimas perante aos cultos e perante aos outros fiéis da igreja”, afirma a delegada.
Os crimes aconteciam na maioria das vezes nas dependências da igreja, mas também há relatos de abusos durante caronas que o pastor oferecia às fiéis.
Ao ser apresentado pela Polícia Civil na Delegacia Especializada de Combate à Violência Sexual, o pastor se negou a responder as perguntas dos jornalistas. Para a Polícia Civil ele negou todas as acusações falou o delegado.

SAÚDE: Governo lança campanha para ampliar adesão à vacina contra HPV e meningite C.

Para tentar melhorar os índices de cobertura vacinal, que estão bem abaixo da meta estabelecida, o Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira, 13, uma campanha publicitária para vacinar jovens e adolescentes contra meningite e HPV.
A iniciativa, que vai até dia 30, é feita de forma simultânea com um movimento para convencer escolas públicas a aderirem a estratégia de promover dias de vacinação dentro dos estabelecimentos para  estudantes. Logo que a vacinação de HPV foi introduzida no Brasil, em 2014, escolas aderiram de forma maciça à estratégia.
Atualmente, 48,9% das meninas de 9 a 14 anos completaram as duas doses de vacina. Os indicadores da primeira dose são mais expressivos: 79,2%. “Mas não é suficiente. A proteção somente se estabelece com as duas doses”, alerta a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues. Entre meninos de 11 a 14 anos, a cobertura vacinal é de 43,8%, apenas com a primeira dose.
A meta é vacinar 80% de adolescentes  entre 11 e 14 anos – um público alvo maior do que no ano passado, quando a vacina era oferecida para jovens entre 12 e 13 anos. Tanto a vacina contra HPV como a de meningite  C  estão disponíveis durante todo o ano, nos postos de saúde.
O Ministério da Saúde estima que ocorram  16 mil casos de câncer de colo de útero por ano, com 5 mil óbitos. Mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos casos de cânceres de pênis estão relacionados ao HPV.
A vacina contra meningite, por sua vez, é aplicada aos três, cinco e 12 meses. Um reforço deve ser dado na adolescência.

Justiça: Prefeito e vice da cidade de João Câmara são cassados por abuso de poder.

Na tarde desta terça-feira (13), em sessão plenária, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte cassou o diploma do representante do Executivo Municipal de João Câmara e também do vice-prefeito.

No processo 698-53 da relatoria do desembargador Ibanez Monteiro, o pleno, com à unanimidade de votos e de acordo com a Procuradoria Eleitoral, negou provimento ao recurso e confirmando a sentença do juiz de primeiro grau, cassou o diploma de Maurício Caetano Damascena, prefeito, e Holderlin Silva, vice-prefeito e o vereador Luiz de Berre por abuso de poder econômico e politico.

A decisão da Corte terá efeito imediato. O Presidente da Câmara, Daniel Enfermeiro, assumirá a prefeitura interinamente por ate 180 dias, prazo necessário para que ocorra novas eleições no município de João Câmara.

Fim da greve: Em audiência, vigilantes aceitam voltar ao trabalho a partir desta quarta-feira 14.

O Sindicato dos Vigilantes aceitou suspender a paralisação que já dura 15 dias, e voltar ao serviço a partir desta quarta-feira, 14. Representantes da categoria estiveram reunidos no Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc) com o Sindicato das Empresas de Segurança Privada do RN (Sindesp/RN).
Na ocasião, ficou acordado que os vigilantes terão um aumento salarial de 2,2%; que o vale-alimentação terá valor reajustado para R$ 15,50, mantido desconto de 20%; que o intervalo intrajornada será de uma hora, facultada indenização de até meia hora caso não usufruído integralmente.
Além disso, também foi decidido entre as partes que 20% do valor das horas dos dias de paralisação não sofrerão descontos; 40% serão descontados parceladamente e proporcionalmente por seis meses; e outros 40% compensados proporcionalmente por seis meses sob pena de conversão dos dias não compensados em desconto único.
Do blog: Com o retorno dos vigilantes hoje, a expectativa é que os bancos também voltem a abrir as portas das agências para a população do Rio Grande do Norte.

Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...