segunda-feira, 3 de abril de 2023

Professores da rede estadual em Angicos realizam protesto contra o governo do RN, e cobram o pagamento do Piso Nacional.

Os professores da rede estadual de ensino lotados em Angicos, seguiram em marcha pelas ruas da cidade, na manhã desta segunda-feira, 03, em protesto contra o governo do estado pelo não pagamento do Piso Nacional do Magistério.

Os educadores querem o pagamento do aumento anual, que é de 14,95%, além do pagamento do retroativo de 2022. 

O protesto seguiu pelas ruas e avenidas do município, com paradas estratégicas e discursos de conscientização a população, em frente as três principais escolas: Francisco Veras, de onde saiu, José Rufino e Joana Honório, ponto final das falas. No meio da marcha, também aconteceram paradas ao lado do Banco do Brasil, onde um grande fluxo de pessoas receberam as informações apresentadas pela categoria.


Dois dos representantes do Sinte/RN, regional Cabugi Central, Erinaldo e Caxita, estiveram presentes e ativos no protesto. Levaram a mensagem do sindicato e mostraram que a luta continua firme e forte.

A situação dos professores da rede estadual de ensino em Angicos reflete uma realidade que se repete em diversas partes do país. A falta de investimento na educação e o não cumprimento do Piso Nacional do Magistério são apenas alguns dos desafios enfrentados pela categoria.

É preciso que as autoridades competentes atentem para a importância da educação e valorizem os profissionais que dedicam suas vidas a ensinar. 

Informações no blog do Carlos Costa

Funcionário da prefeitura municipal de Carnaubais-RN comete suicídio.

Na manhã desta segunda feira, 03 de abril de 2023, por volta das 6 horas da manhã, a Policia Militar do destacamento da cidade de Carnaubais-RN, foi acionada com a informação de que um homem teria tirado a própria vida em frente a sua residência, na Bela Vista l, zona rural do município.

Após chegar ao local, os policiais se deparam com o homem já sem vida. A vítima se encontrava enforcamento. 

O homem foi identificado, trata-se de Francisco Paulo Justino, 52 anos de idade, funcionário no setor de educação do município de Carnaubais, no vale do Açu, interior do Rio Grande do Norte.

Paulo, teria usado uma cadeira com alguns tijolos, amarrado uma corda em um pé de arvore em frente a sua residência e cometido o suicídio.

Segundo informações, Paulo foi visto participando de uma festa na noite do  domingo para madrugada desta segunda feira na comunidade do Alemão, bebendo com algumas pessoas e ao chegar em casa cometeu o ato. 

A motivação do suicídio é um mistério por todos. O ITEP já foi acionado para a remoção do corpo a sede do órgão em Mossoró-RN.

CLÁSSICO REI: Com gol nos acréscimos, ABC vence o América na Arena das Dunas.

O ABC venceu o América por 2 a 1, na tarde deste domingo (02/04), no estádio da Arena das Dunas, em jogo válido pelo quadrangular do Campeonato Estadual 2023.

O volante Wallace abriu o placar para o ABC após roubar a bola de Juninho no meio campo e avançar livre, aos 32 minutos do segundo tempo. Seis minutos depois, o atacante americano Wallace Pernambucano se livrou da marcação alvinegra e bateu no canto para empatar o jogo.

Nos acréscimos, o camisa 10 do ABC, Allan Dias, chutou de fora da área e marcou o gol da vitória alvinegra.

Com o resultado, o América se manteve com 10 pontos em 5 jogos no quadrangular. O ABC chegou a 6 pontos, mas com dois jogos a menos que o rival alvirrubro.

O ABC volta a campo na quarta-feira, contra o Potiguar de Mossoró, às 20h, no Estádio Frasqueirão, em Natal. O confronto é válido pela quarta rodada da segunda fase. 

Já o América vai ter que esperar mais um pouco, pois só tem a fazer o clássico contra o ABC, pela última rodada, que ainda não tem data.

Brasil registra alta de 53% dos casos de dengue nos três primeiros meses de 2023.

O Brasil tem registrado um aumento no número de casos de dengue em 2023. De acordo com o Ministério da Saúde, o crescimento foi de 53% na quantidade de casos entre janeiro e março em comparação com o mesmo período do ano passado.

Já são cerca de 400 mil casos investigados no território brasileiro de acordo com o ministério. Além disso, 117 óbitos também já foram registrados.

As pessoas precisam lembrar algo que é extremamente importante: 90% dos focos de dengue ocorrem nas casas. O mosquito da dengue adquiriu hábitos absolutamente urbanos, com voos diurnos. E com isso acabam estando dentro das casas, favorecendo a sua multiplicação.

O Rio Grande do Norte teve 1.200 casos de dengue notificados nos primeiros meses de 2023. É o que aponta o boletim epidemiológico das arboviroses, que foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Bruno Mezenga marca duas vezes; Água Santa bate o Palmeiras e abre vantagem na final do paulistão.


O primeiro jogo da final do Campeonato Paulista de 2023 teve emoção, jogadas duras, chances perdidas e vitória histórica do Água Santa por 2 a 1 sobre o Palmeiras, neste domingo (02), na Arena Barueri-SP.

Valente, o time de Diadema quebrou a invencibilidade do Verdão na temporada com dois gols de Bruno Mezenga, o segundo nos acréscimos do segundo tempo – Endrick fez o gol palmeirense.

O time de Abel Ferreira cometeu falhas que não costuma cometer, mostrou desorganização, e o Água Santa se aproveitou disso, criando oportunidades e até acertando uma bola na trave.

Palmeiras e Água Santa fazem o jogo de volta da final do Paulistão no próximo domingo, no Allianz Parque, às 16h (de Brasília). O time de Diadema depende só de um empate para conquistar o título, enquanto o Verdão precisa vencer por dois gols de diferença. Vitória alviverde por um gol leva a decisão para os pênaltis. 

Antes de decidir o Paulistão, o Palmeiras estreia na Libertadores quarta-feira (05), contra o Bolívar, em La Paz, as 21:30hs.

Capotamento na BR-304 em Fernando Pedroza provoca a morte de taxista angicano.


No inicio da tarde desse domingo, 02 de abril de 2023, aconteceu um capotamento automobilístico no km 157 da BR 304, no município de Fernando Pedroza-RN, envolvendo um veiculo tipo GM/Classic-Spirit. O acidente ocorreu por volta das 13 horas.

De acordo com as informações o condutor do veículo veio a óbito ainda no local. Trata-se do taxista Netones Assunção.

O taxista era uma pessoa bastante conhecida com mais de 30 anos de profissão na cidade de Angicos-RN. A ocorrência contou com atendimento da PM local, PC/ITEP e PRF.

Nossos pêsames aos familiares e amigos do taxista Netones!

Agricultor morre após ser atingido por touro enquanto vacinava gado no interior do RN.


Na tarde deste domingo (02/04), um homem identificado como Raimundo Filho, foi morto por um touro enquanto tentava vacinar o gado em sua propriedade localizada na zona rural do município de Marcelino Vieira, no Alto Oeste potiguar.

De acordo com relatos preliminares, Raimundo havia acabado de separar o touro do restante do gado para aplicar a vacina. No entanto, o animal acabou se desvencilhando da corda que o prendia e investiu contra o homem.

A vítima não conseguiu escapar a tempo e foi atingida pelo touro, que o chifrou várias vezes.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas quando chegou ao local, Raimundo já havia falecido em decorrência dos ferimentos causados pelo touro.

A notícia da morte do agricultor deixou a população local abalada, pois Raimundo era bastante conhecido na região. 

Conta de luz segue com bandeira verde em abril, decide Aneel.

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, na última sexta-feira (31/3), a manutenção da bandeira tarifária verde no mês de abril, ou seja, sem cobrança de taxa extra na conta de luz do consumidor.

A expectativa da Aneel é manter a bandeira tarifária verde ao longo de 2023. A previsão é de que o país finalize o período úmido com um alto nível de armazenamento nas hidrelétricas, com patamares acima de 90%.

“A oferta abundante de recursos de origem hidráulica tem proporcionado condições favoráveis para a produção de energia no país”, destacou a Aneel em nota. O Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu o nível de 85,1% de armazenamento e os principais reservatórios do país em 28 de março.

A bandeira verde é adotada desde abril de 2022, quando os reservatórios apresentaram um alto abastecimento. A condição acarreta alívio nas contas de energia elétrica dos consumidores.

Audiências de custódia libertam 59,2% dos presos durante ataques criminosos no RN.

Um balanço do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) aponta que 59,2% das audiências de custódia realizadas entre os dias 14 deste mês (quando iniciaram os ataques criminosos no Estado) e a última terça-feira (28) resultaram em liberdade concedida aos acusados.

O levantamento aponta que, no período, foram realizadas 317 audiências, das quais  182  tiveram como resultado a emissão de alvarás de soltura para liberdade provisória e 135 mandados de prisão (conversão para preventiva).

Considerando apenas Natal, 60,4% das audiências (162) do período tiveram como definição a liberdade provisória dos acusados. Além da capital, os números totais do levantamento se referem às Centrais de Flagrantes de Mossoró e Pau dos Ferros. Em Mossoró, das 41 audiências, 16 resultaram em alvarás de soltura; em Pau dos Ferros, quatro das oito audiências definiram que o acusado tinha direito à liberdade provisória.

Para as entidades que representam as forças policiais do Rio Grande do Norte, o número de liberdades concedidas a acusados é preocupante. Segundo a  presidente do Sindicato dos Policiais Civis do RN (Sinpol-RN), Edilza Faustino, a sensação é de “enxugar gelo”,

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...