sábado, 25 de março de 2023

Presídios do RN têm torturas, comida estragada e doenças contagiosas, diz colegiado.

Tortura, maus-tratos, alimentos estragados, casos de doenças contagiosas e a falta de atendimento à saúde são algumas das irregularidades encontradas no Complexo Prisional de Alcaçuz e na Cadeia Pública de Ceará-Mirim, ambos em Natal, capital do Rio Grande do Norte, estado que enfrenta ataques de criminosos há dez dias.

A inspeção nas penitenciárias, realizada entre os dias 21 e 25 de novembro de 2022, consta no relatório sobre a situação do sistema prisional potiguar divulgado, nessa quarta-feira (22), pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) – colegiado vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

No caso dos presídios da Grande Natal, os peritos classificaram a situação como extremamente preocupante. 

O relatório final de 2022 do MNCPT trouxe 138 recomendações ao sistema de justiça, governo estadual e federal para a reversão do quadro. Entre as medidas estão concurso para contratação de policiais penais, capacitação sobre direitos humanos e o uso de câmeras corporais pelos agentes. Também foi solicitada a correção nas falhas no fornecimento de comida, na garantia de higiene e no acesso a saúde, educação e trabalho dos presos.

Onda de violência

Desde o dia 14 de março, ações orquestradas por facções criminosas causam terror à população, com incêndios e tiros contra prédios públicos, veículos, comércios e até residências.  As ações são uma retaliação às condições dos presídios, indicam investigações da polícia.

A custódia de presos está entre os motivos apontados pelos criminosos para a série de ataques no estado.  O estado já confirmou ao menos 300 ataques criminosos registrados desde o início das ações.

ATAQUES NO RN: 185 foram presos e 148 explosivos apreendidos.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed-RN) divulgou os mais recentes números das ações do órgão pelo enfrentamento aos ataques criminosos no estado, até as 18h30 da desta sexta-feira (24).

BALANÇO DAS AÇÕES DAS FORÇAS DE SEGURANÇA

185 suspeitos presos* (sendo 6 adolescentes, 19 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina e 2 tornozelados com grande quantidade de drogas)
42 armas de fogo apreendidas;

6 simulacros de arma de fogo apreendidos;

148 artefatos explosivos apreendidos;

33 galões de combustíveis apreendidos;

14 motos apreendidas;

2 carros apreendidos;

Dinheiro apreendido;

Drogas apreendidas;

Munições apreendidas;

Produtos de furto recuperados.

*Dos 185 suspeitos presos, 22 foram na “Operação Normandia” e 15 na “Operação Sentinela”

Fonte: TN

Amistoso da Seleção: Rony ganha titularidade contra Marrocos.

O atacante Rony, do Palmeiras, será titular da seleção brasileira no amistoso contra Marrocos, neste sábado (25), às 19h (de Brasília), no Estádio Ibn Batouta.

Estreante na Seleção, Rony se destacou nos treinamentos da semana e ganhou a admiração dos companheiros e do técnico Ramon Menezes pela aplicação em campo.

Rony ganhou a posição de Vitor Roque, que começou a semana entre os titulares. Com isso, Rodrygo será deslocado para o centro do ataque da Seleção.

Assim, a escalação da Seleção para o amistoso contra Marrocos deve ser a seguinte: Ederson (Weverton), Emerson Royal, Éder Militão, Ibañez e Alex Telles; Casemiro, Andrey Santos e Lucas Paquetá; Rony, Vini Junior e Rodrygo.

O amistoso terá a transmissão da TV Bandeirantes.

Caern: Campanha de negociação de débitos vai até o começo do mês de abril.

Até o dia 06 de abril de 2023, a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) segue com a campanha de negociação de débitos, oferecendo condições especiais para os clientes que quiserem ficar em dia.

A campanha oferece desconto de 100% dos juros de mora e multas por impontualidade, nas faturas anteriores a dezembro de 2022.
Também haverá desconto de 50% nas multas infracionais.

O consumidor ainda pode parcelar os débitos, dando 5% do valor total da dívida como entrada, sendo possível pagar o restante no prazo de até 60 meses. Débitos anteriores não quitados podem ser incluídos, mas nesses casos, a entrada será de 10% do valor total da dívida.

As negociações podem ser feitas online, pelos canais virtuais da companhia, ou presencialmente nos escritórios e centrais do cidadão, registra texto do órgão de imprensa.

Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...